BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina dura quanto tempo?

faceta de resina dura quanto tempo post

Quanto tempo dura a faceta de resina? Descubra se esta técnica resistente e durável comparada a faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, estética de impacto com preço mais em conta.

 

As transformações de impacto do sorriso ocupam os primeiros lugares na lista de desejos de muitos indivíduos. Com modificações intensas e marcantes na cor e forma dos dentes, foram popularizadas por artistas e famosos com técnicas como facetas de porcelana e lentes de contato dental. Mas tanto glamour e sofisticação traz outro lado pouco comentado: o preço mais elevado do procedimento.

 

A faceta de resina é a técnica, entre várias disponíveis com facetas dentárias laminadas, que traz preço mais em conta e vem ganhando espaço como alternativa viável às transformações do sorriso. Com tempo de tratamento rápido – pode ser realizada em um único dia – e resultados estético excelentes, ela pode ser o procedimento que você está procurando. 

 

A diferença no preço entre facetas de resina e lente de contato dental depende de fatores como honorários do dentista, materiais utilizados e custos laboratorias – a técnica em porcelana exige laboratórios de prótese dentária especializado. Diferenças de preço de até cinco vezes entre as técnicas são comuns, um fator que pesa na hora de comparar características como resistência, durabilidade e resultados estéticos.

 

 

Resultados estéticos são marcantes e naturais.

 

A introdução de resinas compostas para procedimentos com facetas dentárias laminadas elevou consideravelmente os resultados estéticos da técnica. Detalhes como core mais naturais e claras, transparências, fluorescências e opalescências podem ser reproduzidos à perfeição, exatamente como nos dentes naturais.

 

As diferenças de resultados estéticos, comparadas aos laminados cerâmicos nas técnicas com lentes de contato dental e facetas de porcelana, são quase imperceptíveis. Até o mesmo o dentista experimentado nestes procedimentos pode ter dificuldades para diferenciar o material utilizado nos primeiros anos do tratamento. Dadas estas características, saber quanto tempo dura o tratamento é mais do que importante.

 

 

Quanto tempo dura a faceta de resina?

 

O preço mais em conta do tratamento faz surgir, com razão, a dúvida com relação a quanto tempo dura a faceta de resina. Pesquisas científicas sobre a durabilidade de facetas dentárias em porcelena aponta que, passados 10 anos da instalação, 92% delas mostram-se com estética e adaptação satisfatórios, sem necessidade para substituição.

 

Por outro lado, pesquisas científicas sobre quanto tempo dura (durabilidade) de facetas de resina são inconclusivos. Variações na qualidade dos materiais utilizados, na técnica do profissional e indicações não permitem dados tão precisos como os obtidos com laminados cerâmicos.

 

O que se sabe, até agora, é que as facetas de resina são menos duráveis que as versões em porcelana e que propriedades de durabilidade, resistência e manutenção dos resultados estéticos são bastante dependentes do material utilizado e das indicações da técnica. 

 

 

Faceta de resina é resistente? 

 

A resistência a fraturas de facetas de resina são inferiores às versões em porcelana. Fatores como bruxismo, tipo de relação entre as arcadas dentárias (oclusão), extensão sem apoio dentário e materiais utilizados implicam na maior ou menor resistência da técnica.

 

A introdução recente de resinas compostas reforçadas por cerâmica (porcelana) elevou consideravelmente a resistência a fraturas das facetas dentárias. Alem de resultados estéticos melhoradas, esta evolução reduziu os contratempos, antes frequentes, com pequenas fraturas de corpo que exigem visita de reparos ao dentista.

 

Recentemente, a melhora na resistência de facetas de resina possibilitou o emprego da técnica até mesmo para fraturas em dentes anteriores ou mascaramento de dentes escurecidos após tratamento de canal. Se, por ora, estes materiais ainda não são tão resistentes quanto suas versões em resinas, podem ser a escolha ideal para indivíduos mais sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos de transformação do sorriso.

 

 

Fatores que diminuem a resistência e durabilidade.

 

Para entender melhor quanto tempo dura a faceta de resina, é preciso estar atento a alguns fatores que podem fazer da técnica a solução ideal para construção de um novo sorriso ou apenas o início para frustrações com resultados estéticos e contratempos com consertos de pequenas fraturas. Vamos a eles:

 

qualidade do material utilizado;

 

extensão do suporte dentário;

 

bruxismo;

 

tipo de oclusão;

 

técnica do profissional;

 

cuidados com dieta ácida e corantes alimentares.

 

 

Faceta de resina ou faceta de porcelana: comparação.

 

Respostas precisas sobre quanto tempo dura a faceta de resina ainda não possíveis dada as variações de indicações e materiais utilizados pelo profissional. Entretanto, a diferença considerável de preços desta técnica com versões em porcelana suscitam escolhas ainda mais difíceis.

 

Em alguns situações, a técnica em resina pode ser até mesmo a melhor escolha. São os casos, por exemplo, de correções suaves na cor e forma de dentes em pacientes sem desafios mecânicos como o bruxismo ou recuperação de fraturas dentárias extensas.

 

Por outro lado, a faceta de porcelana é sempre uma opção mais inteligente dado os resultados estéticos mais duráveis e maior resistência a fraturas. É quase o mesmo que dizer que, se o preço mais alto do tratamento não importa, ela é a técnica ideal.

 

A manutenção do brilho e cor por tempo consideravelmente mais longos é outra características das porcelanas nos procedimentos com facetas dentárias. A resina composta, apesar dos avanços nas suas propriedades estéticas e de resistência, amarelam e perdo a lisura superficial com o tempo, fato que exige cuidados redobrados com relação à ingestão de alimentos ácidos ou ricos em corantes como vinhos, chás, café e tabaco.

 

De qualquer forma, a seleção da técnica correta depende de exame clínico e radiográfico cuidadoso. Indicações sensatas e emprego de materiais específicos para facetas de resina aumentam a durabilidade e diminuem contratempos com pequenas fraturas ou amarelamento precoce, fazendo desta técnica mais uma alternativa para recuperar a harmonia e estética do seu sorriso.

 

Saiba mais sobre o tratamento com faceta em resina clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog