BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina pode recuperar dente escurecido após canal.

faceta de porcelana e dente escurecido por canal post blog

A faceta de resina pode ser utilizada para clarear dente escurecido após canal mas exige atenção com relaçao às indicações, limitações e problemas da técnica.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Dente escurecido após tratamento de canal. Como isto acontece?

 

O escurecimento de dentes é um problema mais comum do que se imagina. O que começa com um leve desconforto estético com relação à pequena diferença na cor entre dentes anteriores logo se transforma num pesadelo que pode até mesmo ser motivo para restrições em atividades sociais e de trabalho. Mas, afinal, o que pode ter acontecido com este dente?

 

O escurecimento de dentes após tratamento de canal pode acontecer por vários motivos. O mais comum decorre do sangue não removido durante o procedimento endodôntico, o qual, ao degradar-se, oxida liberando ferro – daí o motivo para a coloração escura tão característica do problema. Entretanto, as causas para dentes escuros após canal não param por aí. Conheça outras situações associadas à condição:

 

falhas no tratamento de canal (endodôntico);

 

necrose pulpar por trauma, infiltração cariosa ou reabsorção interna;

 

infiltração sob restauração dentária em resina;

 

alterações anatômicas fisiológicas internas;

 

alteração congênita no esmalte e dentina (camadas de cobertura dos dentes).

 

dente escurecido por canal faceta de resina
Dente escurecido: escurecimento ocorre sem dor e de forma lenta quando associada a falhas no tratamento de canal.

 

 

Faceta de resina pode recuperar dente escurecido após canal.

 

A faceta dentária laminada compreende uma série de técnicas para recuperar a cor e forma dos dentes através do recobrimento das partes estéticas dos dentes. Entre elas, estão as lentes de contato dental, facetas de porcelana e facetas de resina – tecnicamente, todas com possibilidade para recuperar dentes escurecidos por canal.

 

 

A faceta de resina é uma alternativa mais rápida e com custo mais em conta que pode ser a técnica ideal para bloquear dentes escuros após tratamento de canal. Realizada em uma única consulta, tem como desvantagem o desgaste na superfíce do esmalte dentário para poder acomodar a nova camada em resina. Dependendo da intensidade do escurecimento do dente, maior pode ser a quantidade destes desgastes.

 

Existem resinas dentárias específicas para clarear dente escurecido por canal. Os desafios ao dentista ao enfrentar este problema estão no mascaramento dos tons mais escuros, que vão do marron e cinza escuro e que estão localizados nas camadas mais profundas, além da construção das camadas mais externas com resinas transparentes – um fator que pode limitar os resultados estéticos desta técnica.

 

faceta de resina
Faceta de resina: técnica rápida e de baixo custo para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal.

 

 

As limitações da faceta de resina precisam ser levadas em conta.

 

Comparado a outras técnicas com facetas dentárias como a lente de contato dental e a faceta de porcelana, a faceta de resina é menos eficiente para recuperar dente escurecido após tratamento de canal. As indicações para esta técnica são para dentes com tons levemente escurecidos, ou ainda nos estágios iniciais de escurecimento.

 

As limitações da faceta em resina decorrem das propriedades ópticas da resinas dentárias, pouco propícias a bloquear tons escuros – a transparência é uma características destes materiais para reproduzir as camadas mais externas dos dentes naturais. É graças a esta propriedade que permite à luz percorrer todo o corpo dentário que é possível entregar resultados estéticos mais naturais e até mesmo próximos aos vistos em laminados cerâmicos.

 

Dentes escurecidos muito severamente são contraindicados à técnica com faceta em resina. Os resultados deste procedimento, nestas condições, são vistos como dentes acinzentados com luminosidade diferente dos dentes naturais – um problema ainda maior quando o tratamento é realizado sobre um único dente anterior.   

 

dente escurecido por canal cinza e escuro
Trauma dentário: uma das causas para a necrose pulpar e dentes escuros.

 

 

Escurecimento quase sempre é constante ao longo da vida.

 

Outra limitação da faceta dentária laminada em resina é o escurecimento constante do dente ao longo do vida. Na maioira das vezes, o processo de alteração da cor dentária é contínuo e não pode ser parado, o que acaba comprometendo os resultados futuros do tratamento.

 

O paciente em tratamento nesta técnica precisa estar ciente de que a durabilidade dos resultados estéticos são dependentes da manutenção na cor da estrutura dentária interna. O clareamento dental interno prévio ao facetamento dentário pode ser uma alternativa para obter resultados mais estéticos e naturais e prevenir o escurecimento precoce.

 

 

Facetas em resina exigem manutenção frequente: organize-se.

 

Ao contrário dos laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta de porcelana, a faceta de resina exige manutenção frequente. Consultas anuais ao dentista são recomendadas para polimento superficial, um procedimento para recuperar o brilho e remover manhas que aderem-se com maior facilidade à superfície laminada comparadas às lâminas dentárias em porcelana.

 

Outro problema comum às facetas de resina são as fraturas frequentes de pequenas partes. Bruxismo e mordida (oclusão) inadequada podem, conforme a severidade com que ocorre, até mesmo contraindicar a técnica. Nestes casos, a recuperação do dente escurecido por canal deve ser realizado por procedimentos mais resolutivos com as facetas em porcelana ou até mesmo prótese dentária fixa nos casos em que múltiplas restaurações dentárias presentes podem trazer riscos para fraturas.

 

faceta de resina problemas
Faceta de resina: menor durabilidade comparada à faceta de porcelana exigi manutenção frequente.

 

 

Clareamento dental interno costuma recidivar. 

 

O clareamento dental é um procedimento prévio e essencial a qualquer procedimento em odontologia estética. Uma versão desta técnica indicada para clarear dentes escurecidos após canal pode, em diversas casos, recuperar os tons mais escuros e acinzentados típicos deste problema.

 

O clareamento dental interno é realizado por acesso provisório localizado em parte não estética dos dentes. Idealizado para ser realizado em dentes anteriores, podem ser necessarias até cinco consultas para que os resultados sejam satisfatórios. Ao término do tratamento, realiza-se resturação dentária em resina definitiva no ponto de acesso para inserção do material clareador.

 

Existem alguns problemas relacionados ao clareamento dental interno. Diversas pesquisas odontológicas apontam riscos elevados para fraturas de coroas dentárias em condições específicas. Além disso, também existe o problema para a recidiva do escurecimento dental, um problema que parece afetar 50% dos dentes clareados passados 7 anos do tratamento.

 

clareamento dental dente escurecido por tratamento de canal
Clareamento dental interno (dtalhe) é realizado por acesso em parte interna não estética e fechada provisioriamente enquanto o dente vai recuperando a cor.

 

 

Lente de contato dental é até menos eficiente que faceta de resina.

 

A lente de contato é a estrela das transformações de impacto do sorriso mas não é a única técnica utilizada nas correções marcantes na cor e forma de dentes de artistas e famosos. Apesar de serem confeccionadas com os mesmos materiais das facetas de porcelana, as lentes são tão finas e delicadas que apenas pequenas alterações de cor e forma nos dentes são passíveis de correção com este tipo de laminado.

 

Técnicas atuais que alteram as partes internas de lente de contato dental prometem melhorar a capacidade destes laminados na recuperação de dentes escurecidos por canal. Entretanto, não é o que se vê no atendimento clínico. Além de limitadas para bloquear tons escurecidos e amarelados, até mesmo pequenas manchas podem ser evidenciadas após a colagem definitica deste tipo de faceta dentária.

 

Definitivamente, as lentes de contato dental não são indicadas para reverter um único dente escurecido, independente da causa da alteração de cor.

 

 

Faceta de porcelana é técnica mais eficiente. 

 

Entre todas as técnicas com facetas dentárias laminadas, a faceta de porcelana é a mais indicada para correções intensas na cor e forma dos dentes. Mais espessas que as lentes de contato dental, podem ser construídas com camadas internas capazes de bloquear o escurecimento mais intenso causado por uso de determinados antibióticos na infância ou falhas no tratamento de canal.

 

Outra vantagem da faceta de porcelana na recuperação de dente escurecido por canal é a maior resistência à variação de cor frente ao escurecimento dentário constante. Aliando esta característica à sua maior durabilidade, esta técnica é a primeira escolha para quem procura maior resolutividade estética com trocas menos frequentes do laminado.

 

 

Saiba mais sobre o tratamento para recuperar dente escurecido por canal.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog