BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina é reversível e fácil de remover.

faceta de resina remover retirar reversível post

A faceta de resina é reversível e o tratamento para remover este delicadao laminado é simples e rápido. Conheça mais detalhes do procedimento para retirár e recuperar a cor e brilho originais dos seus dentes.

 

Luís Gustavo Leite, dentista, é periodontista e também especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, a técnica mais versátil para transformar sorriso.

  

As transformações marcantes do sorriso com facetas dentárias laminadas ocupam os primeiros lugares na lista de desejos da maioria dos pacientes. Responsáveis por correções marcantes na cor e forma dos dentes, a elevada capacidade de harmonização facial destas delicadas lâminas são tão intensas que as novas relações entre dentes, gengivas e lábios com os outros componentes da face terminam por construir um novo rosto.

 

Entre as técnicas para transformação do sorriso está a faceta de resina, uma versão mais rápida e com preço mais em conta. Mas são as recentes reduções na diferença de resultados estéticos e de durabilidade frente às lentes de contato dental e facetas de porcelana os motivos que fazem dela a melhor opção para muitas situações. E o resultado disso tudo é mais comodidade para quem deseja renovar o sorriso de forma rápida e sem ter que se preocupar com custos elevados.

 

 

Reversível e fácil de remover: duas características insuperáveis da faceta de resina.

 

Basta uma leitura rápida nos prós e contras das facetas de resina para entender porque esta técnica é tão versátil. Entre suas inúmeras vantagens frente aos laminados cerâmicos, a facilidade para ser removida sem causar danos aos dentes confere ao tratamento a característica única de reversibilidade – para muitos pacientes, esta é a mais importante.

 

Nos tratamentos com faceta de porcelana, os desgastes dentários são parte importante do tratamento. Se por um lado esta redução da estrutura dentária permite correções e modificações mais intensas na cor e forma do sorriso, por outro confere irreversibilidade ao tratamento. Uma vez desgastados, os dentes sempre precisarão de algum tipo de faceta dentária laminada para recompor tanto a estética quanto a função dos dentes.

 

Além de reversível, a faceta de resina é fácil de retirar, sem riscos aos dentes. Uma propriedade tão importante deste tratamento essencial à odontologia estética que desvantagens importantes, como a menor durabilidade, podem pesar pouco na hora de selecionar a técnica ideal para corrigir a cor e forma dos dentes.

 

 

Como é o tratamento para remover (retirar) a faceta de resina.

 

O tratamento para remover facetas de resina é simples e não traz riscos aos dentes. Realizado em um único dia, o procedimento, que pode durar até 4 horas dependendo do número de dentes, inicia-se pela remoção das camadas mais superficiais através de delicadas brocas diamantadas. Nesta etapa, a remoção apenas das camadas mais superficiais é importante para evitar que a broca entre em contato com a superfície dos dentes, danificando-os.

 

A segunda etapa do tratamento é a que remove as camadas internas em contato direto com os dentes. Para isto, o dentista utiliza discos de lixos que eliminam as resinas residuais, sem que danos aos dentes. Parte mais demorada do procedimento para retirar a faceta de resina, é também a que exige mais paciência do paciente pela relativa demora do procedimento.

 

Já o polimento para recuperar o brilho das superfícies dentárias é a última etapa do tratamento. Nela, além do uso de lixas rotatórias mais delicadas, o dentista ainda pode utilizar produtos especiais para remover manchas residuais que costumam aparecer sobre o esmalte dentário. Por fim, o clareamento dental recuperar o amarelamento ou outros problemas de cor. Ao final de todas estas etapas os dentes estão exatamente como eram antes – em alguns casos, até melhores.

 

 

Ao contrário da faceta de porcelana, reparos são fáceis e rápidos.

 

A dificuldade para fazer reparos é uma característica desta da faceta de porcelana. Ainda que existam, sim, sistemas desenvolvidos para reparos de pequenas fraturas, frustrações com laminados cerâmicos trincados ou quebrados costumam ser elevados quando a única forma de recuperar a estética inicial da lâmina é removê-la e confeccionar uma nova.

 

Já com as facetas em resina acontece o contrário: os reparos são fáceis e rápidos de serem feitos. Para isto, basta que a parte danificada seja reconstruída com o mesmo material utilizado na sua confecção – incluindo a cor. Os resultados são imperceptíveis e a técnica ainda pode ser utilizada para modificar a forma de tratamentos já realizados.

 

 

Durabilidade: quanto tempo dura a faceta de resina?

 

A durabilidade das facetas de resina pesa na hora de selecionar o tipo ideal de faceta dentária. Ao contrário do que se imagina, os novos materiais reforçados com cerâmicas são duráveis e podem surpreender mesmo ao dentista pouco acostumado com procedimentos em odontologia estética.

 

O tempo médio, em anos, da durabilidade da faceta em resina depende da qualidade do material utilizado, da indicação correta para técnica – casos severos de bruxismo, por exemplo, implicam em menor tempo de vida do tratamento – e dos cuidados tomados pelo paciente. Tamanha variabilidade de fatores implicam, portanto, nos resultados de estudos sobre o quão duráveis são estas técnicas – a maioria deles situando um tempo médio de vida entre 5 a 10 anos.

 

O tratamento para remover e trocar facetas de resina antigas exige a remoção completa da lâmina. O momento ideal para ser realizado depende das necessidades estéticas individuais de cada paciente. O mais recomendado é realizá-lo quando as superfícies apresentam-se amareladas e opacas, e a sua recuperação por reparo é mais complicada e trabalhosa do que a remoção completa e confecção de novas.

 

 

A manutenção anual pode recuperar o brilho e remover manchas.

 

Diferente da porcelana, que pouco sofre com a ação química de corantes e ácidos presentes em diversos tipos de alimentos, as resinas utilizadas nos tratamentos com facetas dentárias laminadas alteram suas superfícies quando agredidas de forma constante. Mas isto não é assim tão preocupante porque dá, sim, para recuperar as superfícies danificadas.

 

A manutenção anual das facetas de resina é recomendada para manter o brilho e remover as manchas acumuladas. O procedimento, que é rápido e pode ser realizado junto com a consulta para limpeza e profilaxia dos dentes, consiste no polimento por discos de lixa. Apesar de eficiente, com o passar dos anos os resultados deste procedimento vão ficando limitados ao amarelamento natural das resinas dentárias utilizadas – ainda assim, suficientes para mantê-las esteticamente naturais e em harmonia com o seu sorriso.

 

Uma das principais causas para a perda de brilho em restaurações dentárias em resina é o uso de escovas dentárias e cremes dentais inadequados. Mais ou menos como acontece quando se utiliza esponjas de aço sobre o inox de panelas mais delicadas, os agentes abrasivos presentes nas pastas de dente e cerdas de escovas dentárias muito rígidas removem o brilho das superfícies destes materiais. E o repolimento anual, neste casos, pode protelar em muitos anos remover as facetas de resina.

 

 

Prevenção: 5 dicas super simples para postergar a troca da sua faceta de resina.

 

Aumentar em vários anos a remoção de facetas dentárias em resina é fácil e pode evitar contratempos com consultas e os novos custos. Da consulta anual para repolimento ao uso de escovas dentárias adequadas, vejo como manter as superfícies sempre brilhantes e com as cores originais por muitos mais anos:

 

realizar a consulta anual para repolimento e manutenção;

 

evitar o consumo de alimentos com corantes fortes ou ácidos;

 

utilizar escovas dentária com cerdas macias e cremes dentais com poucos agentes abrasivos;

 

uso diário de placa para bruxismo para pacientes com o distúrbio;

 

eliminar hábitos parafuncionais como roer unhas ou morder canetas e lápis.

 

Saiba mais sobre faceta em resina clicando aqui.

Ou aproveite para ler os post relacionados:

Voltar para o blog