BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina: o que é, quem pode fazer e o que dá para corrigir com ela.


Saiba o que é faceta de resina, quem pode fazer, o que pode ser corrigido, quando não está indicada, e outras informações como tempo de tratamento, diferença com faceta de porcelana e lente de contato dental, durabilidade, desgastes nos dentes e riscos aos dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivas (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O que é faceta de resina?

 

A faceta de resina é uma entre várias técnicas com faceta dentária lâminada para recuperar ou transformar a cor e forma dos dentes. Para isso, ela precisa recobrir toda a parte estética (visível) dos dentes com lâminas de resina composta, um material resistente e capaz de reproduzir as propriedades de cor, transparência e opalescência presentes nos dentes naturais.

 

 

Quem pode fazer?

 

Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer o tratamento com faceta de resina. Desde a recuperação de dentes fraturados, em adultos ou crianças, à reconstrução estética do sorriso, o tratamento com faceta dentária laminada não tem restrições quanto a sua aplicação.

 

faceta de resina vantagens
Faceta de resina: confeccionada em uma única consulta, traz vantagens além do preço mais em conta.

 

 

O que pode ser corrigido com a faceta de resina?

 

São vários os problemas estéticos que podem ser corrigidos. Do fechamento de espaços entre dentes, como os diastemas, à alteração da cor, das correções de forma à otimização estética após tratamento com aparelho ortodôntico, são inúmera as possibilidades para esta técnica considerada a mais versátil disponíveis. Conheça as indicações da faceta de resina:

 

fechamento de diastemas;

fechamento de “black spaces”;

correção de cor;

correção de forma;

aumento de comprimento e volume dos dentes;

recuperação de desgastes causados por bruxismo.

 

 

Quando a faceta de resina não é indicada?

 

Apesar de versátil, nem todo problemas de cor, forma e alinhamento dos dentes pode ser recuperado por esta técnica. Entre estes casos estão o apinhamento dental, em que os dentes estão “amontoados” uns sobre os outros, e também o bruxismo severo, em que mais de 20% dos dentes anteriores já estão desgastados. Veja os casos em que a faceta de resina não está indicada:

 

apinhamento dental (“dentes amontoados”);

bruxismo severo;

retração gengival extensa;

escurecimento dental severo (antibióticos e fluorose dental);

inclinações dentárias pronunciadas.

 

faceta de resina desvantangens desgastes por bruxismo
Bruxismo traz desafios na recuperação de dentes gastados com facetas de resina.

 

 

Como funciona o tratamento?

 

O tratamento é iniciado após os exames clínicos e fotográficos realizados para comprovar se a técnica pode realmente ser feita. Feito isso, uma simulação direta do tipo mockup é feita para que dentista e paciente observem os efeitos imediatos do tratamento, determinando o número exato de dente necessários a transformação estética do sorriso.

 

A faceta de resina tem funcionamento simples. Aplicada, camada a camada, diretamente sobre os dentes, são construídas lâminas que conferem todas as características de cor e forma presentes nos dentes naturais. A cor, que pode ser selecionada a partir de uma paleta de cores disponíveis pelo fabricante, é escolhida pelo próprio paciente. 

 

 

Quanto tempo dura o tratamento?

 

Só é preciso um dia para recuperar vários dentes com facetas de resina. Mas fique atento, entretanto, com alguns procedimentos que podem ser necessários antes de iniciar o tratamento. É o caso, por exemplo, do clareamento dental e do tratamento gengival – alguns deles podem até exigir alguns meses de espera, como é o caso da gengivoplastia.

 

 

É preciso desgastar os dentes para a faceta de resina?

 

Nem sempre. Ainda que a faceta de porcelana seja caracterizada pelos desgastes na superfície dos dentes, na técnica com resina esta redução da estrutura dental nem sempre é preciso. 

 

Para saber quando é realmente necessário desgastar o dente no tratamento com faceta de resina, questões como inclinações dentárias, presença de restaurações antigas em resina e exigências estéticas individuais são levadas em conta para determinar se os desgastes são essenciais para que os resultados estéticos sejam naturais e harmônicos.

 

Desgastes na superfície dos dentes podem ser necessários para remover defeitos como manchamentos por antibióticos ou fluorose.

 

 

Qual é a cor mais bonita? Como é feita a seleção?

 

A seleção da cor para faceta de resina ou faceta de porcelana é parte essencial do tratamento. Entre as cores mais utilizadas estão o A1 e B1, tons indicados para resultados mais naturais, e o BL4 e BL3, tons selecionados para aqueles que desejam efeitos de dentes clareados.

 

Já para os pacientes que exigem dentes brancos, a escolha por cores como o BL2 e BL1 é a pedida ideal. Mas fique atento: a reprodução de efeitos de transparência e opalescência nestes tons super brancos pode não soar tão naturais; e também à diferença de cor resultante entre as facetas de resina e os dentes naturais que fiquem evidentes quando estar cores são utilizadas.

 

 

A faceta de resina é reversível?

 

Quando o tratamento é realizado sem desgastar a superfície do dente, a faceta de resina é reversível, ou seja, pode ser removida e os dentes voltam a ser o que eram antes. Para isso, basta remover as camadas de resina com delicadas tiras de lixa. Depois, é só polir novamente o esmalte dentário para recuperar o brilho.

 

Já a faceta de resina realizada após o desgaste do dente não apresenta características de reversibilidade. Isto ocorre porque, uma vez desgastada a superfície do dente, sempre que a camada de resina é removida é preciso instalar algum tipo de faceta dentária laminada, como a faceta de porcelana e a lente de contato dental – ou então utilizar a mesma técnica anterior.

 

 

Quais são os prós e contras da faceta de resina?

 

Tratamento em saúde tem prós e contras que precisam ser levados em conta na hora de selecionar a melhor técnica ou simplesmente verificar sua viabilidade. Conheça os prós e contras da faceta de resina nos procedimentos para alterar a cor e forma dos dentes:

 

Prós

resultados estéticos marcantes;

realizada em uma única consulta;

fácil para reparar pequenas fraturas;

preço mais em conta.

 

Contras

durabilidade menor;

indicações mais restritas comparada às técnicas com porcelanas;

pequenas fraturas podem ser frequentes.

 

 

Qual a diferença entre a faceta de resina e a faceta de porcelana?

 

A principal diferença entre faceta de resina e faceta de porcelana é o material utilizado. Enquanto a porcelana é mais resistente aos desgastes e amarelamento que aparecem ao longo dos anos, a resina amarela e desgasta-se com mais facilidade.

 

Outra diferença importante é a necessidade para desgastes dentários na superfície dos dentes – algo essencial à técnica com porcelana. Já na técnica com resina, esta redução na estrutura dental nem sempre é necessária – um dos motivos que fazem dela a mais versátil.

 

faceta de porcelana
faceta de porcelana: delicadeza e resistência para procedimentos estéticos mais duráveis.

 

 

Qual a diferença entre faceta de resina e lente de contato dental?

 

A comparação entre estas duas técnicas é bastante lembrada por pacientes em consulta.  Isto acontece devido à existência da lente de contato dental em resina, uma alternativa com preço mais em conta à porcelana. A questão do desgaste dentário também é outra diferença lembrada. Lentes de contato dental não exigem desgastes dentários para serem realizados, o que pode ser essencial à técnica com faceta dentária.

 

 

Qual o melhor material?

 

Ao contrário do que se imagina, são diversas as opções de resinas disponíveis para tratamento com faceta dentária. Para ter uma ideia, as variações de qualidade destes materiais são tão grandes que uma mesmo fabricante disponibiliza até três versões diferentes de uma mesma marca – diferenças que modificam radicalmente a resistência e resultados estéticos finais.

 

O material mais indicado para facetas de resina é o que traz porcelana incorporada. Mais resistente a desgastes, também traz menor amarelamento ao longo dos anos, é mais resistente a fraturas e mantém o brilho e polimento por muito mais tempo quando comparado aos materiais mais simples.

 

A seleção do material no tratamento com faceta dentária laminada é essencial nos casos que exigem o máximo destas técnicas, como o bruxismo.

 

 

O que é a lente de contato dental de resina?

 

A lente de contato dental em resina é uma versão da faceta dentária laminada que não exige desgastes na superfície do dente. Além de mais segura, é rápida e fácil para ser feita. Suas desvantagens ficam por conta das restrições de indicações – como nos tratamento realizados sobre dentes escurecidos após tratamento de canal ou manchados por antibióticos ou fluorose.

 

 

Que problemas podem aparecer com o tempo?

 

Problemas com facetas dentárias laminadas, ainda que raros, podem aparecer com o passar dos anos. O mais comuns são as pequenas fraturas, que costuma trazer contratempos na agenda do paciente mais ocupado. As causas para estes problemas tem origem no uso de materiais de baixa qualidade e na deterioração natural das resinas quando submetidas ao ambiente úmido e ácido da cavidade oral. Veja os principais problemas com facetas de resina:

 

pequenas fraturas;

descolamentos;

amarelamento;

perda do brilho;

manchamentos.

 

 

Se quebrar, dá para consertar?

 

 

É fácil e rápido consertar a faceta de resina quebrada – uma vantagem marcante desta sobre a faceta de porcelana e a lente de contato dental. Para isso, bastam alguns minutos para recuperar desde pequenas fraturas a partes maiores que podem soltar-se como resultado de quedas ou o bruxismo severo.

 

 

Quanto tempo dura a faceta de resina?

 

Ao contrário da faceta de porcelana, são poucos os estudos sobre a durabilidade da faceta de resina. A causa para a dificuldade em medir quanto tempo dura este tratamento está na variabilidade da qualidade do material utilizado e também nas diferenças técnicas entre os dentistas.

 

Em média, uma faceta dentária confeccionada com material de qualidade superior (resina reforçada com porcelana) dura entre 4 a 6 anos – período este em que fatores como a cor original e brilho ainda mantém-se satisfatórios. Veja os fatores que interferem no tempo de duração da faceta de resina:

 

qualidade da resina utilizada;

habilidade do dentista;

consumo de alimentos que pigmentam (café, chimarrão, cigarros);

hábitos deletérios (morder canetas, roer unhas);

bruxismo;

faltas às consulta para manutenção.

 

 

Quanto custa a faceta de resina?

 

O preço da faceta de resina varia de dentista para dentista. Questões como o material utilizado e o número de dentes envolvidos acabam influenciam no custo final do tratamento. 

 

Em média, o preço de uma única faceta de resina situa-se entre 25% a 50% do preço de uma única faceta de porcelana. Já quando a comparação é com a restauração dentária em resina, o custo médio é 2X o valor do procedimento restaurador – valores médios.

 

 

Quais são os riscos aos dentes no tratamento com faceta de resina?

 

O tratamento com faceta de resina é seguro aos dentes. Mas para que tudo ocorra sem contratempos, é preciso utilizar uma série de protocolos e técnicas para garantir segurança e resultados previsíveis ao procedimento. 

 

Entre os dispositivos que garantem segurança ao tratamento está o guia de desgaste, que garante uma redução mínima na estrutura dental, evitando problemas, por exemplo, como a sensibilidade à ingestão de alimentos frios. Veja os principais riscos e danos aos dentes que podem aparecer no tratamento com faceta de resina:

 

sensibilidade ao frio;

infiltração por cárie dentária;

inflamação gengival;

pulpite (tratamento de canal).

 

Faceta em resina ou porcelana qual é mehor dente quebrado
Faceta de resina pode ser utilizada para recuperar dentes quebrados, mas pequenas fraturas podem ser frequentes.

 

 

O que é mockup?

 

A simulação do tipo antes-e-depois nos tratamentos com facetas dentárias laminadas permite ao dentista estabelecer a cor, forma e planos de mastigação que mais combinam com o sorriso do paciente. Além da técnica fotográfica, a simulação realizada diretamente sobre os dentes, também conhecida como mockup, mostra-se um recurso essencial para otimizar os resultados e evitar frustrações após o término dos procedimentos.

 

 

É preciso ficar com provisórios?

 

Não. Confeccionadas em um único dia, não é preciso, como na técnica com laminados cerâmicos, aguardar alguns dias com provisórios em resina enquanto o laboratório de prótese dentária apronta. Basta comparecer à consulta ao dentista para sair com os dentes com cores e formas novas e estonteantes.

 

 

E quanto ao bruxismo e dente escurecido após canal?

 

O bruxismo é um reflexo neuromuscular involuntário de apertar e ranger os dentes. Além de causar desgastes nos dentes, ele também é causa para fraturas frequentes em dentes e restaurações. O bruxismo severo, que é quando mais de 20% do dente já está desgastado, contraindica am faceta de resina devido aos riscos elevados para fraturas. 

 

O aparecimento de dente escurecido pode ser o resultado de falhas durante o tratamento de canal. Nestes casos, a faceta de porcelana traz resultados mais efetivos.

 

dente-acinzentado-por-falha-em-tratamento-endodôntico-tratamento-de-canal-#2
Dentes escurecidos após tratamento de canal podem exigir técnicas mais efetivas com porcelana para serem recuperados.

 

 

Dá para trocar a faceta dentária laminada quanto vezes eu quiser?

 

A troca (substituição) de facetas dentárias laminadas podem ser realizadas várias vezes – mas não quantas vezes o paciente quiser. Questões como a quantidade de desgaste realizado no dente – que varia de dentista para dentista – interferem no número de vezes que o procedimento para trocar e substituir a faceta de resina pode ser realizado.

 

 

Clareamento dental precisa ser realizado antes?

 

É recomendado. O clareamento dental, seja na técnica caseira ou realizada pelo dentista no consultório, é importante para evitar diferenças de cor entre dentes naturais e dentes revestidos com facetas dentárias laminadas.

 

 

Como a gengivoplastia pode ajudar nos resultados estéticos?

 

A gengivoplastia é uma técnica indicada para eliminar gengivas grandes ou alinhar gengivas. Bastante utilizada na recuperação do sorriso gengival, ela é essencial para nivelar pequenas diferenças de altura que fazem toda a diferença nas transformações de impacto do sorriso.

 

A gengivoplastia deve ser realizada 90 dias antes de iniciar o tratamento com faceta de resina. Além dos cuidados pós-operatórios que exigem dedicação e diversas restrições durante até 14 dias passados da cirurgia plástica gengival, é preciso esperar tempo suficiente para que as bordas gengivais estejam consolidadas, sem riscos para desadaptações junto às margens das facetas dentárias.

 

gengivoplastia
Gengivoplastia realizada antes do tratamento com facetas dentárias laminadas otimiza os resultados estéticos finais.

 

 

O consumo elevado de café e cigarros impede a realização do tratamento?

 

Não. Cafés, cigarros, chimarrão e até mesmo legumes verdes, quando consumidos em excesso, pigmentam, de fato, as superfícies dos dentes naturais e resinas de restaurações dentárias e facetas dentárias. Entretanto, as consultas semestrais ao dentistas podem ser utilizadas para o repolimento superficial do material, devolvendo o brilho inicial e eliminando as manchas escuras e marrons que costumam aparecer com o tempo.

 

Saiba mais sobre faceta de resina.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

 

Voltar para o blog