BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina: conheça as vantagens e desvantagens da técnica.

faceta de resina vantagens e desvantagens blog post

Conheça as vantagens e desvantagens da faceta em resina para corrigir a cor e forma dos dentes frente a técnicas como a lente de contato dental e a faceta em porcelana.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS. Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, a técnica mais utilizada para harmonizar sorrisos.

 

As transformações de impacto do sorriso ocupam os primeiros lugares na lista de desejos de muitas pessoas. Correções marcantes na cor e forma dos dentes, populares entre famosos e artistas, podem ser até mesmo essenciais para recuperar a autoestima em indívuos com problemas estéticos severos. E, entre as técnicas disponíveis para recuperar a harmonia do sorriso está a faceta em resina composta, uma procedimento que pode ser a melhor escolha em muitas situações.

 

A faceta de resina, a versão mais rápida e com preço mais em conta entre as técnicas com facetas dentárias laminadas, é o tratamento mais utilizado para corrigir problemas na cor e forma dos dentes. Mas apesar de tanta praticidade, é preciso estar atento às vantagens e desvantagens da faceta de resina para não ficar frustrado com os resultados finais do tratamento. Conheça um pouco mais sobre este procedimento que pode ser o ideal para recuperar a estética do seu sorriso.

 

faceta de resina vantagens e desvantagens
Faceta resina: vantagens e desvantagens devem ir além dos excelentes resultados estéticos da técnica.

 

 

Vantagens da faceta de resina.

 

Toda as técnicas com facetas dentárias laminadas apresentam vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em conta na hora de selecionar a mais apropriada. Entratanto, quando o procedimento selecionado é a faceta de resina, um rigor ainda maior nesta fase é essencial para compensar algumas limitações impostas pela resina composta, um material versátil mas que apresentam desvantagens comparadas às porcelanas odontológicas (cerâmicas).

 

As vantagens da faceta de resina devem-se, principalmente, ao preço mais em conta, rapidez do procedimento e desgastes dentários reduzidos para casos de transformações marcantes do sorriso. Conheça uma lista com as vantagens desta técnica pouco lembrada na hora de recuperar de sorrisos com problema de forma, cor e harmonia:

 

✓ tratamento pode ser realizado em consulta única;

 

✓ dispensa uso de provisórios;

 

✓ menor desgaste dental;

 

✓ preço baixo comparado a lentes de contato dental e faceta de porcelana;

 

✓ resultados estéticos satisfatórios;

 

✓ facilidade para realizar consertos;

 

reversibilidade quando aplicada sem desgastes dentários.

 

faceta de resina vantagens
Tratamento em consulta única: praticidade e vantagem da faceta de resina.

 

 

Desvantagens da faceta de resina.

 

As desvantagens da faceta de resina costumam ser ofuscadas pelo preço mais em conta e rapidez do procedimento. Não à toa, muitos dos pacientes em tratamento com laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta de porcelana já possuem facetas de resina instaladas sobre seuus dentes. Conheça algumas características desta técnica que não podem ser esquecidas:

 

✓ perda do brilho e amarelamento mais rápido comparados a técnicas com porcelanas;

 

✓ pequenas fraturas são frequentes;

 

✓ limitação estética para transformações estéticas de impacto;

 

✓ limitação funcional em pacientes com bruxismo severo;

 

✓ exigem manutenção frequente para repolimento superficial;

 

faceta de resina desvantangens desgastes por bruxismo
Desvantagens: faceta de resina é técnica limitada para recuperar dentes desgastados por bruxismo.

 

 

Acerte nas indicações para evitar frustrações com resultados.

 

O sucesso do tratamento com faceta dentária laminada em resina composta está na indicação correta do tratamento. A recuperação de dentes desgastados por bruxismo, por exemplo, é uma situação que pode contraindicar o dispositivo laminado na maioria das vezes em que o problema ocorre. A correção de dentes severemente escurecidos pós tratamento com canal ou manchados por antibióticos é uma situação pouco promissora para ser solucionada pela técnica. Acompanhe esta pequena lista com indicações que levam em conta as vantagens e desvantagens da faceta de resina:

 

✓ fechamento de espaços entre dentes (diastemas);

 

✓ recuperação de fraturas extensas;

 

✓ recuperação de dentes cariados;

 

✓ modificação na forma dos dentes;

 

✓ alinhamento de dentes;

 

✓ recuperação (limitada) de dentes escurecidos;

 

Facetas em resina : espaços entre os dentes anteriores ( diastemas) são exemplos de indicações da técnica.

 

 

A qualidade da resina utilizada é essencial à técnica.

 

As vantagens e desvantagens da faceta de resina estão diretamente ligadas ao material utilizado no tratamento. Resultados estéticos insatisfatórios e perda precoce no brilho e cor dos dentes são ocorrências frequentes quando resinas compostas convencionais – como as utilizadas em restaurações dentárias – são utilizadas. Para que os resultados desta técnica sejam duráveis e com estética marcante é preciso utilizar resinas específicas.

 

As resinas compostas específicas para procedimentos com facetas dentárias laminadas são impregnadas com cerâmicas (porcelana), uma característica que confere maior resistência a fraturas e ainda traz cores e transparências ideais para as elevadas exigências estéticas para uso em dentes anteriores.

 

 

Faceta em resina versus faceta em porcelana: diferenças.

 

O cuto mais em conta da faceta em resina pode ser o fator de escolha para indivíduos sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos – e o início para contratempos que costumam tirar o sono de muita gente. As situações que contraindicam a técnica não são absolutas, ou seja, nem sempre são fatores para a seleção de técnicas dependendo da forma e intensidade com que aparecem. É o caso, novamente, do bruxismo, que pode aparecer de forma leve ou severa e modificar as restrições à técnica.

 

A diferença entre a faceta de resina e faceta de porcelana vai mais além do preço. Além de mais resistentes e duráveis, o procedimento com porcelana é mais competente para reproduzir detalhes ópticos com cores e transparências que podem ser essenciais nos tratamentos que exigem resultados marcantes.

 

Dicas em facetas em porcelana.
Indicações diferentes para facetas em porcelana e resina.

 

 

Manutenção frequente não pode ser esquecida.

 

Entre as vantagens e desvantagens da faceta de resina está a manutenção frequente do laminado quando comparado à lente de contato dental e faceta de porcelana. O tempo para estas consultas situam-se entre 4 a 6 meses, período em que a modificação da superfície da resina pela ação de produtos presentes nos alimentos, corantes e desgastes superficiais que aparecem ao escovar os dentes já pode ser notada e incomodar aos pacientes mais exigentes com a harmonia do seu sorriso.

 

A consulta de manutenção para laminados estéticos com resina é rápida. Além de verificar a integridade da faceta dentária contra a presenção de infiltrações, o dentista remove e recupera a camada mais superficial do dispositivo laminado, devolvendo o brilho e lisura perdidos ao longo dos meses. Mas é preciso estar atento a estes procedimentos, já que, com o passar dos anos, as limitações à recuperação estética das facetas dentárias em resina vão impondo um limite de vida ao tratamento.

 

Saiba mais sobre faceta de resina:

Voltar para o blog