BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas e lentes de contato dental são reversíveis até certo ponto.

lente de contato dental faceta reversível reversibilidade remover

A técnica com faceta e lente de contato dental é reversível? Conheça algumas considerações sobre a reversibilidade destes famosos laminados cerâmicos e descubra até aonde é possível remover lentes e facetas sem riscos aos dentes.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lente de contato dental e faceta em porcelana, glamour em estética do sorriso que exige atenção.

 

A popularidade dos tratamentos estéticos de transformação do sorriso extrapola qualquer outro tipo de procedimento odontológico. Não à toa, já é uma das principais causas para agendamentos em consultórios dedicados à estética dental. E as grandes estrelas destes procedimentos são os laminados cerâmicos utilizados nas técnicas com lentes de contato dental e facetas em porcelana.

 

Apesar da divulgação intensa de tratamentos tipo antes-e-depois com laminados cerâmicos, são poucas as informações disponíveis a respeito de problemas e cuidados que precisam ser tomados antes de iniciar o tratamento. E, entre elas, a característica reversível da lente de contato dental e faceta em porcelana é uma das que mais merecem atenção – uma detalhe importante quando os resultados estéticos e de adaptação são insatisfatórios.

 

 

Problemas com laminados cerâmicos podem exigir a remoção imediata dos laminados.

 

A reversibilidade das lentes de contato dental e facetas dentárias laminadas é fundamental para solucionar falhas em procedimentos com laminados cerâmicos. Dependendo do problema, a remoção precisa ser feita quase imediatamente. É o caso, por exemplo, de quadros com dores intensas e espontâneas ou resultados estéticos desastrosos que, embora raros, são suficientes para gerar quadros severos de ansiedade e depressão psicológica.

 

A sensibilidade dentária leve e moderada imediata à adesão definitiva dos laminados cerâmicos, embora não desejada, pode estar presente primeiros dias e semanas. Já quando as dores são intensas e ocorrem independente da estímulos frios externos à cavidade oral, a remoção imediata das lentes de contato dental e facetas em porcelana deve ser levada em conta para evitar quadros prolongados de sofrimento e limitações sociais e profissionais.

 

Na outra ponta dos problemas com lentes de contato dental e facetas laminadas está o resultado estético insatisfatório. As causas para este problema vão da ausência de planejamento estético e testes de simulação ao uso de laboratórios de prótese dentária sem experiência na técnica ou ainda à colagem prematura dos laminados cerâmicos sem aprovação final do paciente. Veja uma lista de problemas associados com o tratamento:

 

sensibilidade severa a alimentos frios associada a desgastes dentários;

 

dores constantes não estimuladas associadas a desgastes dentários;

 

infiltração por cárie dentária devido à adaptação deficiente;

 

sangramento e inflamação gengival associada a bordas deficientes dos laminados;

 

retração gengival adaptativa a laminados cerâmicos com bordas inadequadas;

 

harmonia e estética deficientes.

 

 

A reversibilidade de facetas e lentes de contato dental: isto realmente existe?

 

Falhas em tratamentos odontológicos são comuns e podem ser o resultado não apenas de erros operacionais por parte dos dentistas, mas de limitações inerentes à técnica odontológica disponível. É preciso entender que a odontologia é uma ciência em desenvolvimento e que, neste sentido, a reversibilidade de procedimentos odontológicos é importante para compensar os problemas que podem aparecer durante o tratamento.

 

A característica reversível de lentes de contato dental e facetas em porcelana pode ter significados diferentes entre os pacientes. Enquanto para uns significa a reversão completa para a situação inicial antes de iniciar os procedimentos, para outros pode ser apenas a possibilidade para remover ou substituir laminados cerâmicos antigas ou problemáticas por outras novas.

 

 

Até onde o tratamento com lentes de contato dental e facetas é reversível?

 

A lente de contato dental, diferente da faceta em porcelana, não utiliza desgastes dentários na superfície externa dos dentes para ser instalada. Isto dá a ela a possibilidade, nem sempre possível, para ser removida sem danos ao esmalte dentário. Já a técnica que desgasta a superfície dos dentes não permite a reversibilidade ao estado anterior ao tratamento – motivo pelo qual exige planejamento extenso e indicações precisas.

 

Por outro lado, ambas as técnicas permitem, na maioria dos casos, a remoção parcial ou total dos laminados colados para corrigir problemas estéticos de cor e forma – ou apenas para trocar facetas e lentes que estão antigas. De qualquer forma, este procedimento exige planejamento e depende de fatores como a intensidade do desgaste dentário realizado, localização dos dentes na arcada e até mesmo as características anatômicas individuais de cada dente.

 

A reversibilidade dos laminados cerâmicos, portanto, pode ser parcial para algumas situações, ou completa para outros casos. O mais importante, entretanto, é saber que, mesmo para casos cujos problemas decorrem de falhas no planejamento estético ou desgastes dentários realizados de forma incorreta, dá para remover as lentes de contato dental e facetas em porcelana com riscos mínimos aos dentes.

 

 

Sobre a técnica para remover lentes de contato dental e facetas.

 

Ao remover facetas laminadas e lentes de contato dental, o dentista pode optar pela remoção total ou parcial – uma série de fatores técnicos implicam nesta decisão. A técnica com remoção total dá-se através do desgaste completo do laminado cerâmico colado sobre os dentes, já que nenhum tipo de laminado pode ser descolado integralmente por outra técnica.

 

A técnica com remoção total exige planejamento, experiência e delicadeza para não afetar a superfície dentária adesivada. Não à toa, esta técnica pode tomar uma dia inteiro de trabalho do dentista – é o caso dos protocolos estéticos com seis ou oito dentes anteriores.

 

Já a técnica com remoção parcial permite ao dentista eliminar apenas as partes problemáticas das lâminas, deixando, assim, intactas as superfícies em contatos com os dentes. Além de mais segura, permite inúmeras trocas e substituições de lentes de contato dental e facetas em porcelana que, ao longo da vida do paciente, podem ser necessárias.

 

Removidas, o tratamento para substituir lentes de contato dental e facetas segue o protocolo normal para o tratamento, que vai desde a profilaxia, tratamento gengival e clareamento dental ao planejamento e simulações estéticas fotográficas ou diretas sobre os dentes, os mockups.

 

 

Os riscos envolvidos na remoção de laminados cerâmicos.

 

Remover lentes de contato dental e facetas em porcelana trazem riscos aos dentes. O mais frequente deles é a necessidade para tratamentos endodônticos (canal) em dentes cujos desgastes dentários de adaptação foram profundos e próximos à câmara pulpar – local aonde estão nervos e vasos sanguíneos.

 

Fraturas ou perdas dentárias por falhas em tratamentos com laminados cerâmicos são raras, assim como nos procedimentos para substituição de lâminas problemáticas. O que não dá é protelar a remoção de facetas em porcelanas e lentes de contato dental associadas a inflamações e sangramentos na gengiva, dificuldade para higienização e dores intensas e constantes que não cessam passados alguns dias ou semanas após a finalização do tratamento.

 

 

Dicas para aumentar a durabilidade de lentes de contato dental e facetas em porcelana.

 

A durabilidade dos laminados cerâmicos é o que mais importa quando o tratamento dá-se de forma bem sucedida. Brilho, cor e detalhes precisam manter-se por muitos anos – ou décadas – exatamente como no dia da colagem definitiva. E para aumentar ainda mais intactas as qualidades ópticas das lâminas, algumas medidas simples podem protelar a troca ou substituição de lentes de contato dental ou facetas laminadas envelhecidas:

 

utilizar escovas com cerdas macias durante a higienização dos dentes;

 

manter uma rotina diária de higienização das gengivas com fio dental;

 

evitar o consumo excessivo de refrigerantes e alimentos cítricos;

 

o consumo de vinho, em excesso, também pode diminuir o tempo de vida dos laminados cerâmicos;

 

evitar o uso de jatos de bicarbonato de sódio e instrumentos vibratórios durante a profilaxia realizada pelo dentista em consultório odontológico.

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental e facetas em porcelana.

Voltar para o blog