BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina: os problemas, antes e depois do tratamento.

faceta de resina problemas post blog

As facetas de resina podem trazer problemas originados antes, durante e depois do tratamento – mas que podem ser evitados tomando pequenos cuidados.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e prótese dentária, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Facetas de resina, as vantagens e desvantagens da técnica mais rápida para transformar sorrisos.

 

As transformações de impacto do sorriso estão na lista de desejos de muitos indivíduos. Indicadas para corrigir a cor e forma dos dentes, procedimentos como as lentes de contato dental, a mais popular entre as técnicas com facetas dentárias laminadas, permitem reproduzir simetrias e detalhes ópticos até mesmo difíceis de serem encontrados em artistas e modelos.

 

Entre as técnicas disponíveis, a faceta em resina é uma alternativa mais rápida, e com preço mais em conta, e que pode ser até mesmo a melhor escolha dependendo do caso. Realizada diretamente sobre os dentes, uma única consulta pode ser o suficiente para resultados estéticos marcantes cada vez mais próximos às porcelanas dentárias.

 

Apesar da praticidade, é preciso entender um pouco mais a fundo sobre este procedimento em odontologia estética que pode ser o mais utilizado nos próximos anos. Conheça as vantagens e desvantagens da faceta de resina, e compare você mesmo as características únicas desta alternativa mais rápida e em conta comparada aos laminados cerâmicos:

 

Vantagens

pode ser realizada em uma única consulta;

 

resultados estéticos marcantes;

 

facilidade para reparos;

 

preço mais em conta;

 

Desvantagens

pequenas fraturas podem ser frequentes;

 

menor durabilidade;

 

contraindicações variadas: bruxismo, dentes severamente escurecidos.

 

faceta dentária laminada
Faceta de resina: resultados estéticos marcantes dependem da qualidade do material utilizado e indicações corretas.

 

 

Problemas com facetas de resina tem origens antes e depois do tratamento.

 

Ao contrário do que se imagina, a durabilidade dos laminados cerâmicos, nas técnicas com faceta de porcelana e lente de contato dental, é elevada. Diversas pesquisas científicas trazem dados próximos que mostram que, quando indicadas e executadas de forma protocolar, apenas 5% deles, passados dez anos do tratamento, necessitam ser substituídos. É por isso que, na maioria das vezes, os problemas associados a eles decorrem mais do uso de laboratórios e materiais de qualidade inferior, execução incorreta e indicações inapropriadas.

 

Da mesma forma, os problemas com facetas de resina decorrem do uso de materiais inadequados e indicações incorretas. Os mais comuns, como a perda de brilho e amarelamento precoce, são até mesmo mais comuns do que as frequentes fraturas – estas, podem ser reparadas com facilidade. Para evitar contratempos frequentes e frustração com o resultado estético do tratamento, pacientes e dentistas precisam estar atentos às características da técnica e evitar a tentação para um procedimento que pode ser realizado em uma única consulta, e a preço mais em conta.

 

faceta de resina material de baixa qualidade
Problemas em faceta de resina: técnicas inadequadas podem diminuir a durabilidade do tratamento.

 

 

Problemas antes e durante o tratamento.

 

Procedimentos estéticos exigem protocolos clínicos para eliminar riscos aos dentes ou frustrações com os resultados finais do tratamento. Com relação à técnica com faceta dentária em resina, a atenção com relação aos fatores que contraindicam esta técnica, como o bruxismo severo ou dentes escurecidos após tratamento de canal ou manchados pelo metal de prótese dentária fixa metalocerâmica, é a parte mais importe. Veja uma lista com os principais problemas originados antes e durante o procedimento:

 

indicação incorreta da técnica;

 

falta de planejamento (imagens, modelos e mockups);

 

uso de resina dentária de baixa qualidade;

 

desgastes dentários desnecessários;

 

aplicação incorreta da técnica.

 

 

Problemas depois do tratamento.

 

Os problemas com facetas de resina que aparecem depois do tratamento são consequências dos erros realizados antes e durante o procedimento. Enquanto as pequenas fraturas são aceitáveis devida à limitação do próprio material, questões como infiltração por cárie dentária e até mesmo halitose – ambas associadas a falhas na adaptação das resinas – também ser comuns. Veja uma lista com os contratempos que podem aparecer quando os cuidados com o tratamento não são levados a sério:

 

resultados estéticos frustrantes;

 

fraturas extensas;

 

amarelamento e perda de brilho precoce;

 

infiltração cariosa por mal adaptação;

 

dificuldade para higienização junto às gengivas;

 

tratamento de canal (endodôntico).

 

 

Faceta de resina é reversível – mas não em todos os casos.

 

Quando os problemas aparecem, remover (retirar) as facetas de resina é um procedimento possível (reversível), e até mesmo rápido. Entretanto, nem sempre o procedimento pode ser entendido como reversível. Isto porque, quando o tratamento é precedido por desgastes dentários, a estrutura dentária desgastadas não pode mais ser recuperada.

 

Remover a faceta de resina exige uma única consulta e o procedimento é seguro aos dentes. Quando realizado sobre estruturas dentárias que não foram desgastadas, um polimento final garante brilho e luminosidade ao esmalte dentário exatamente como era antes do tratamento. Entretanto, quando os desgastes dentários foram necessários à técnica, um novo recobrimento com faceta dentária laminada é essencial para recompor a estética e função mastigatória.

 

A substituição de facetas de resina com problemas por técnicas mais sofisticadas com facetas de porcelana ou lentes de contato dental podem, em algumas situações, ser necessárias para eliminar problemas e indicações erradas realizadas no procedimento original. Já em outros casos, a solução exige apenas a reconfecção do procedimento realizado.

 

faceta dentária em porcelana desgastes dentes
Desgastes dentários utilizados na remoção de esmalte dentário exigem protocolos de segurança para evitar problemas e riscos aos dentes.

 

 

Faceta de porcelana ou resina: qual delas é a melhor?

 

A discussão sobre quem é a melhor, faceta de porcelana ou resina, é antiga. De fato, até a introdução de resinas dentárias reforçadas por cerâmica, as diferenças de durabilidade, resistência e resultados estéticos entre as duas técnicas eram grandes o bastante para restringir a técnica com preço mais em conta aos indivíduos mais sensíveis ao preço de procedimentos mais sofisticados.

 

Hoje em dia, em diversas situações, as ainda existentes diferenças entre facetas de porcelana e resina podem ser irrelavante em diversos casos, o que favore a aplicação da técnica mais simples. Em outros casos, como transformações estéticas rápidas para entrevistas de emprego ou eventos sociais inesperados, a possibilidade para correções imediatas na cor e forma dos dentes em uma única consulta acaba pesando na seleção pelo laminado resinoso. Ainda assim, exames clínicos rigorosos e discussão sobre vantagens, desvantagens e problemas de cada tratamento precisam ser discutidos entre paciente e dentista para que os resultados finais sejam previsíveis e coerentes com o planejamento.

 

 Saiba mais sobre o tratamento com faceta de resina.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

 

Voltar para o blog