BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas de resina: em um único dia, transforme o seu sorriso.


A faceta de resina é a técnica ideal para as transformações rápidas na cor e forma dos dentes. Veja como é o tratamento, quais são as indicações, vantagens e desvantagens, e outras informações sobre problemas e durabilidade desta alternativa simples à faceta de porcelana ou lente de contato dental.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, o que é?

 

A faceta de resina é uma lâmina de resina que reveste apenas as partes estéticas e visíveis dos dentes. Realizada pelo dentista diretamente sobre o dentes, ela não requer moldagens ou laboratórios, e pode ser confeccionada com cores e efeitos ópticos semelhantes aos dentes naturais.

 

A faceta de resina é uma das três técnicas que compõem as facetas dentárias. As outras duas são a faceta de porcelana e a lente de contato dental, que são construídas com porcelana odontológicas.

 

 

Um único dia: tempo de tratamento curto é o maior destaque da técnica.

 

Apesar de menos conhecida, a faceta de resina é a mais versátil entre as técnicas de transformações do sorriso. O maior destaque dela é mesmo o tempo curto de tratamento. Em apenas um único dia, é possível modificar a cor e forma dos dentes – e isto até mesmo em uma arcada inteira.

 

Para ter uma ideia da sua praticidade, entre 6 a 8 horas de tratamento já é possível revestir até 12 dentes. Pode parecer bastante tempo, mas comparada às lentes de contato dental, por exemplo, ela é incomparavelmente um procedimento rápido e repleto de vantagens – como poder ser alterada ou reparada a qualquer tempo.

 

 

Indicações: quem pode fazer o tratamento com facetas de resina.

 

Apesar das suas inúmeras vantagens, nem todo mundo pode fazer o tratamento. Exemplos de casos não indicados são as arcadas dentárias com dentes muito tortos e desalinhados, ou ainda quando os dentes estão excessivamente projetados para a frente (overjet dentário).

 

Para evitar frustrações com o resultado final do tratamento, são necessários exames clínicos e radiográficos para verificar a real possibilidade para uso desta técnica. Ainda assim, dá pra ter uma ideia das indicações das facetas de resina:

 

dentes já estão relativamente alinhados;

dentes possuem diferenças suaves de cor;

presença de espaços entre dentes (diademas);

pequenos desgastes por bruxismo;

restaurações existentes em resinas não são extensas;

ausência de próteses dentárias em dentes anteriores.

 

 

Como são feitas as facetas de resina.

 

As facetas de resina são aplicadas diretamente sobre a superfície dos dentes, que precisam estar limpos e polidos. Existem duas técnicas de confecção. A primeira, mais simples, aplica uma camada única de resina, em uma mesma cor. Mais rápida, traz como desvantagens a pouca naturalidade ao imitar dentes naturais.

 

A segunda técnica de confecção é a que aplica diferentes camadas de resinas sobres os dentes. Elas são feitas assim para imitar as diferentes camadas de cores e transparências presentes nos dentes naturais. Os resultados estéticos, mais naturais, são mais próximos aos procedimentos com lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

Na maioria das vezes, não é necessário desgastar os dentes e nem anestesiar. Para dar maior previsibilidade ao tratamento, alguns dentistas utilizam guias de confecção elaboradas a partir de simulações – porém estas exigem um dia a mais de tratamento.

 

A percepção e gosto estético variam de paciente para pacientes. Enquanto alguns optam por facetas dentárias mais naturais, outros desejam superfícies uniformes.

 

A última etapa é o polimento das facetas de resina. Assim como acontece na qualidade das resinas utilizadas, a confecção de superfícies polidas e brilhantes são importantes para evitar a perda de brilho e amarelamento precoce.

 

 

Vantagens e desvantagens.

 

Selecionar o melhor tratamento, faceta de resina ou faceta de porcelana, exige exames clínicos cuidadosos. Fatores como bruxismo, alinhamento dos dentes, necessidades estéticas ou presença de restaurações dentária extensas levam em conta as vantagens e desvantagens de cada material.

 

Para quem ainda não está familiarizado com termos como laminados cerâmicos ou lentes de contato dental, conhecer um pouco as vantagens e desvantagens das facetas de resina é ainda mais essencial:

 

Vantagens

preço mais em conta

pode ser realizada em um único dia

facilidade para reparos

resultados estéticos marcantes

 

Desvantagens

menor durabilidade

consulta periódica para polimento

pequenas fraturas podem ser recorrentes

dependência direta da qualidade da resina utilizada.

 

 

A qualidade da resina utilizada influencia nos resultados.

 

Frustrações com os resultados estéticos nos tratamentos com facetas de resina são comuns. Entre as causas, as indicações equivocadas, que é quando a técnica é previsivelmente pouco eficiente para o caso, e a baixa qualidade das resinas utilizadas são as mais comuns.

 

Atualmente, uma grande variedade de resinas está disponível no mercado. Dos materiais mais simples utilizados para restaurações dentárias comuns às sofisticadas resinas que contém porcelana (cerâmica) incorporada, a variação na qualidade dos materiais acompanha a previsível variação dos preços.

 

Melhores resinas trazem resultados estéticos superiores. Materiais mais sofisticados, por exemplo, disponibilizam cores e efeitos ópticos muito próximos aos laminados em porcelana, além da maior durabilidade e resistência ao amarelamento ao longo dos anos.

 

 

Problemas e durabilidade das facetas de resina.

 

O menor tempo de tratamento e preço mais em conta da técnica trazem contrapartidas. Não à toa, além da menor durabilidade comparada às facetas dentárias em porcelana, contratempos costumam ser frequentes quando a qualidade do material é baixa ou o tratamento é indicado de forma errada.

 

Entre os problemas mais comuns com facetas de resina estão as pequenas fraturas, que costumam ser frequentes nos portadores de bruxismo. Outro é a perda de brilho, em que as superfícies rapidamente ficam opacas e esbranquiçadas – e quase sempre associadas a resinas de baixa qualidade.

 

Já com relação à durabilidade da faceta de resina, o fato é que elas duram menos quando comparadas às facetas de porcelana ou às lentes de contato dental. A razão para isto são as limitações naturais das resinas, que não tem a mesma resistência aos desgastes e ao amarelamento tão característicos dos laminados cerâmicos.

 

 

Facetas de porcelana e lentes de contato dental são alternativas mais sofisticadas.

 

A faceta de resina é uma alternativa com preço mais em conta, e ainda é rápida para ser feita. Entretanto, para quem não quer se incomodar com pequenos contratempos que a técnica traz, e ainda exige resultados estéticos mais naturais, os laminados cerâmicos, nas técnicas com facetas de porcelana e lentes de contato dental, são alternativas mais recomendadas.

 

As diferenças entre a faceta de resina e a faceta de porcelana, ou ainda entre as lentes de contato dental, podem ser difíceis de entender sem a ajuda do dentista e exames clínicos detalhados. Em muitas situações, como nas pequenas transformações, mais de uma técnica está corretamente indicada para o tratamento.

 

A principal vantagem da lente de contato dental, por exemplo, é que ela não requer desgastes nos dentes para ser feita. Por outro lado, suas indicações são mais restritas. Já a faceta de porcelana, por sua vez, exige desgastes dentários mas é a técnica recomenda para transformações de impacto em dentes com problemas de alinhamento, mandamentos severos e presença de muitas restaurações antigas em resina.

 

 

Simulação, clareamento e tratamento gengival exigem dias adicionais.

 

Realizar o tratamento em um único dia pode ser pouco vantajoso para muitos indivíduos. Isto acontece porque, quando se quer melhorar ainda mais os resultados estéticos, procedimentos como as simulações do tipo mockup ou o clareamento dental exigem alguns dias adicionais de tratamento.

 

Entre os tratamentos prévios mais comuns às facetas de resina estão os tratamentos gengivais para eliminar o sangramento das gengivas e tratar doenças como a gengivite e a periodontite. 

 

Outro procedimento prévio comum é a gengivoplastia, que nivela e alinha as gengivas para resultados estéticos mais marcantes. De qualquer forma, para quem tem um tempo a mais disponível, o tratamento com facetas de resina requer planejamento prévio atento para que sua indicação seja correta e os resultados finais sejam próximos ao esperado.

 

Voltar para o blog