BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

10 dicas essenciais sobre facetas e lâminas em porcelana.


Conheça 10 dicas mais do que essenciais, e detalhadamente explicadas, sobre facetas e lâminas em porcelana – e lentes de contato em porcelana -, com informações sobre indicações, riscos, prós e contras, e tudo o que você precisa saber antes de consultar o seu dentista e colá-las sobre os seus dentes.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

1. O clareamento dental e a profilaxia prévios ao tratamento são fundamentais.

 

A cor final que você vê nos tratamentos com lâminas e facetas em porcelana é, na verdade, o resultado da combinação das cores de 3 estruturas:  lâmina ou faceta (porcelana) + dente + cimento adesivo. E saber sobre isso é muito importante porque a cor selecionada pelo dentista para o seu tratamento não é determinada apenas pela seleção da cor da faceta presente na escala de cores.

 

Se um dente continua muito amarelado após o clareamento dental prévio ao tratamento será necessária uma faceta bem mais clara para se obter a cor selecionada através dessa mesma escala. As lâminas e facetas podem solucionar a maioria dos problemas de escurecimento profundo dos dentes, mas o clareamento dentário prévio é importante para o resultado final do tratamento. É exatamente por isso que as lentes de contato dental são pouco resolutivas na solução dos problemas de amarelamento, pois são muito finas e incapazes de bloquear as cores de dentes muito amarelados e escurecidos.

 

A seleção de cor dos tratamentos com facetas em porcelana é, essencialmente, pessoal. Enquanto alguns pacientes desejam cores mais próximas ao branco absoluto, outros já optam por cores intermediárias e mais naturais. Muitas vezes a escolha por cores excessivamente brancas para os tratamentos de transformação com facetas em porcelana foge às regras tradicionais de harmonização, já que para pacientes mais exigentes laminados cerâmicos marcantemente brancos são de grande importância. Quase questão de vida ou morte!

 

O mais importante é saber que os riscos de resultados insatisfatórios com relação à cor final das facetas para dentes muito amarelados ou escurecidos são menores quando tratamentos eficientes de clareamento e harmonização de cores são realizados antes dos procedimentos para os tratamentos odontológicos de transformação com facetas e lâminas em porcelana.

 

 

Facetas e Lâminas em Porcelanas : algumas indicações e contra-indicações da técnica.
Facetas e Lâminas em Porcelanas : algumas indicações e contra-indicações da técnica.

 

 

2. As facetas e lâminas em porcelana podem alterar de cor com o passar do tempo.

 

As facetas e lâminas dentárias são dispositivos protéticos personalizados que necessitam ser trocados de tempos em tempos. Em outras palavras, não são eternos! E não existe um tempo padrão que indique a hora certa para trocá-las. Algumas pesquisas científicas indicam mostram que as lâminas e facetas continuam com boas qualidades ópticas mesmo após dez anos de uso, principalmente no que se refere ao amarelamento dessas peças.

 

E, em tratamentos estéticos, dez anos é bastante tempo. Mas isso não significa que eles não podem durar mais do que esse tempo – muito pelo contrário, já que a maioria desses pacientes pesquisados continuam satisfeitos com suas facetas em porcelana já passados alguns anos dessa pesquisa. São resultados mais do que sensacionais.

 

Por outro lado, comparando-se as facetas em porcelana com as facetas em resina ou com dentes naturais, a primeira dá de goleada sobre as outras duas no quesito resistência ao amarelamento. Facetas em porcelanas possuem não apenas melhores propriedades de resistência ao amarelamento como também melhor capacidade de resistir à ação de ácidos provenientes de alimentos como refrigerantes, sucos cítricos e iogurtes. Comparada a outras técnicas com laminados dentários, as transformações estéticas com porcelanas apresentam mais vantagens quando comparadas com outras técnicas como as facetas resina.

 

 

3. Não é preciso utilizar todos os dentes para resultados marcantes e harmônicos.

 

O protocolo padrão aos tratamentos de transformações de impacto do sorriso é revestir apenas os seis dentes anteriores superiores – de canino a canino. E por que apenas esses seis dentes ? Na verdade, esses dentes correspondem a quase 90% da percepção da harmonia estética de um sorriso, segundo algumas pesquisas odontológicas. E é exatamente isso que constatamos nesses tratamentos. O revestimento com facetas em porcelana sobre apenas esses dentes é suficiente para que a percepção final do tratamento seja praticamente total.

 

É claro que, para alguns pacientes – principalmente aqueles com o sorriso realmente muito aberto -, a abordagem terapêutica com facetas apenas dos seis dentes anteriores podem resultar em faixas perceptíveis entre dentes naturais e os laminados, e o resultado estético não é lá muito interessante e harmônico. Para esses pacientes o uso de um dente adicional, em cada lado da arada, pode ser necessário para resolver o problema.

 

Agora vem a dica mais interessante e surpreendente sobre os tratamentos que transformam o sorriso com lâminas e facetas em porcelanas: muitas dessas transformações de efeito são conseguidas abordando-se apenas os quatro dentes anteriores (incisivos centrais e laterais). E são exatamente os tratamentos com facetas em porcelana que envolvem poucos dentes os realizados por artistas e famosos, e que povoam sites e blogs com fotos tipo antes e depois. Em alguns casos, até mesmo o revestimento laminados dos dois incisivos centrais já é suficiente para resultados marcantes e expressivos de transformação do sorriso.

 

A quantidade de dentes envolvidos nos tratamentos com lâminas e facetas depende de um rigoroso planejamento que incluam simulações fotográficas e sobre modelos. A técnica com mock-up – simulações em resina aplicadas sobre os dentes que simulam os resultados finas em porcelana – é uma excelente maneira de observar o resultado final das mudanças propostas.

 

10-dicas-facetas-e-laminas-lentes-de-contato-dental
Exemplo de escala de cor para uso no tratamento com lentes de contato em porcelana.

 

 

4. As simulações fotográficas e sobre modelos são fundamentais aos tratamentos de transformação combinada da cor e forma dos dentes.

 

Os riscos envolvidos nos tratamentos com lâminas e facetas são reduzidos quando um planejamento e um protocolo técnico coerente são seguidos à risca.  As simulações do resultado final tipo antes e depois também são enviadas ao laboratório para a confecção das lâminas e facetas em porcelana. Esses procedimentos sintonizam a expectativa do paciente com o planejamento do profissional, eliminando as subjetividades relativas ao resultado estético final.

 

Muitos procedimentos auxiliares para o planejamento dos tratamentos com grandes transformações estéticas com facetas e lâminas em porcelana estão disponíveis. Particularmente, penso que todos eles são essenciais e influenciam no resultado final desses tratamentos, de forma que utilizo todos eles em meus tratamentos.

 

O diagnóstico e planejamento das necessidades de alterações são os procedimentos mais importantes envolvidos nos tratamentos com facetas e lâminas em porcelana. Esses planejamentos envolvem custos adicionais, porém investir nas consultas de planejamento e simulações e conversar bastante com o seu dentista é fundamental para o sucesso dos procedimentos envolvidos e, principalmente, resultado final.

 

Os procedimentos envolvidos no diagnóstico e planejamento das alterações sobre os dentes com as lâminas e faceta em porcelana são esses:

 

1. Análise facial

As relações dos dentes com o rosto são importantes para estabelecer a harmonia. Através da análise facial o paciente vai entender que o sorriso que melhor combina com o seu rosto não é o sorriso da revista, mas um sorriso personalizado e só seu. São verificados se o meio da arcada corresponde a um linha que passa pelo meio da sua face – porque para a maioria das pessoas essas linhas estão desalinhadas -, as relações dos dentes com os lábios, a abertura total do sorriso e outros detalhes também importantes.

 

2 .Enceramento para diagnóstico das possibilidades com lâminas e facetas em porcelana.

O enceramento para diagnóstico com lâminas e facetas em porcelana é feito sobre modelos em gesso obtidos após a moldagem das arcadas. Sobre esses modelos são elaborados possibilidades de alterações dos dentes após a análise das dimensões dos dentes. Em muitas situações não existem espaços suficientes para as alterações, e o enceramento permite verificar a melhor opção disponível.

 

3. Simulação fotográfica.

A simulação fotográfica é um auxiliar de luxo nos tratamentos com lâminas e facetas em porcelana, com suas próprias particularidades de previsão do tratamento. A função das simulações fotográficas é a análise de harmonia final do tratamento.

 

4. Mock-up.

A versão mais moderna e precisa de simulações de tratamentos dentários com lâminas e facetas em porcelanas são os mockups. Construídos em resina e aplicados sobre os dentes já adaptados para receber os dispositivos em porcelana, eles possuem duas funções: servir como provisórios até a chegada dos trabalhos do laboratório de prótese e funcionar como previsão final dos tratamentos – a técnica mais precisa tipo antes e depois. Fotografar os mockups instalados em boca e enviá-los ao laboratório otimizam os resultados finais dos tratamentos.

 

4. Análise de casos (comparações tipo antes e depois) semelhantes.

Muitas vezes o paciente continua com dificuldades para entender a proposta do dentista para o seu tratamento com lâminas ou facetas em porcelana, mesmo após a visualização das simulações e mockups. A análise de casos tipo antes e depois é uma excelente forma para um entendimento mais amplo dos planejamentos propostos. É muito importante, antes de iniciar os procedimentos para preparo e instalação das facetas, que todas as dúvidas e possibilidades a respeito do tratamento estejam entendidas e esclarecidas, e que todos os pontos de compreensão subjetivas estejam em mútuo acordo entre dentista e paciente.

 

 

Facetas e Lâminas em Porcelana: sequência resumida de consultas em transformações nos seis dentes anteriores.
Facetas e Lâminas em Porcelana: sequência resumida de consultas em transformações nos seis dentes anteriores.

 

 

5. É necessário o uso de provisórios entre as consultas.

 

Os provisórios são necessários sempre que houver alterações na superfície dentária, e algumas precauções devem ser tomadas pelo paciente até que o seu trabalho esteja finalizado. Confeccionados em resina, em algumas situações já são confeccionados em formato próximo ao resultado final com porcelanas.

 

A resistência e conforto dos provisórios depende do tipo de material utilizado, técnica utilizada e diversos outros fatores. Para a maioria dos pacientes em tratamento com facetas em porcelana o período com provisórios não traz maiores dificuldades – além do receio natural de que as lâminas se desprendam dos dentes.

 

A minha sugestão para os indivíduos que planejam realizar tratamentos de transformação com facetas em porcelana é não realizá-los em períodos que o paciente estará distante do dentista – como viagens ou períodos entre festas de final de ano. Organize-se e converse com o seu dentista para que, juntos, encontrem a época ideal para iniciar o tratamento.

 

 

6. O resultado final depende da habilidade artística e técnica do laboratório protético.

 

O dentista pode planejar e simular à perfeição todos os detalhes para as mudanças que seu sorriso necessita, porém sem um laboratório de prótese habilidoso e experiente – e o uso de porcelanas de qualidade premium – um resultado final harmônico e estonteante pode não ser obtido. E são realmente poucos os locais especializados na confeccionados de facetas em porcelana.

 

 

7. As facetas e lâminas não são eternas.

 

Assim como acontece com as lentes de contato dental em porcelana, a troca e substituição das facetas e lâminas pode ser necessária para recuperar a perda das qualidades ópticas e de adaptação presentes no momento da colagem dos laminados, principalmente no que diz respeito à cor. Porém, a perda da qualidade de adaptação ou brilho também podem aparecer com o tempo e causar desconfortos ao paciente.

 

Não há, como já comentado neste post, um consenso sobre o tempo correto de troca dessas peças em porcelana. Até porque, as técnicas mais modernas e que são responsáveis pelos tratamentos mais impactantes não datam de mais de treze anos. O bom é saber que, passados esses anos, a grande maioria das facetas em porcelana continuam em excelente estado de adaptação, cor e brilho.

Facetas e Lâminas em Porcelana : sofisticação na reprodução de detalhes como translucidez e texturas.
Facetas e Lâminas em Porcelana : sofisticação na reprodução de detalhes como translucidez e texturas.

 

 

8. As facetas e lâminas em porcelana podem corrigir problemas de dentes mal posicionados e até mesmo girados.

 

Problemas dentários como o mal posicionamento dos dentes nas arcadas – quando os dentes estão “tortos” ou acavalados – podem ser corrigidos com a técnica, podendo dispensar, em algumas situações, o uso de aparelhos ortodônticos para corrigir esses posicionamentos indevidos. Planejamentos precisos são fundamentais para dispensar o tratamento ortodôntico com vantagens reais aos pacientes. É importante ter em mente que o uso de aparelhos ortodônticos é sempre o tratamento mais indicado para as correções de dentes mal posicionados.

 

O tratamento com lâminas e facetas em porcelana pode ser interessante para pacientes em que o tempo prolongado comuns aos tratamentos ortodônticos é um problema. O uso do aparelho ortodôntico, entretanto, não modifica a forma e a cor dos dentes quando essas alterações são importantes para o tratamento proposto de amplas modificações estéticas, mas traz outras possibilidades estéticas que podem ser satisfatórias. As situações de confronto entre as duas formas de tratamento merecem discussões mais aprofundadas entre o dentista e o paciente.

 

 

9. Na maioria das vezes algum desgaste dentário superficial é necessário.

 

Quando lâminas e facetas dentárias fazem parte do planejamento do seu tratamento odontológico, algum tipo de mudança mais radical é pretendida pelo dentista – tanto com relação às alterações de cor quanto às mudanças de forma e relação dos dentes com os seus lábios e sorriso.

 

O desgaste efetuado pelo dentista dá-se sobre o esmalte dentário, que é a camada mais dura e superficial dos seus dentes. Não é uma camada muita espessa e a remoção parcial dela não oferece danos de resistência ao dentes. Quando a camada abaixo do esmalte dentário (dentina) também precisa ser desgastada, é indicado o tratamento com aparelhos ortodônticos como tratamento prévio para o uso de lâminas e facetas. 

 

Existe um limite técnico do que pode e do que não pode ser alterado com a técnica com as facetas em porcelana, e as mudanças muito radicais não são indicações seguras e vantajosas quando as camadas mais profundas dos dentes serão envolvidas.

 

 

10. As facetas e lâminas em porcelana são melhores dos que as facetas e lâminas feitas resina. (opinião do autor)

 

Embora exista uma ativa discussão entre os dentistas de qual é a melhor técnica – se facetas em porcelana são melhores do que as feitas em resina -, eu penso que o grande debate se dá em torno do tempo de uso versus custo. E quanto custa um faceta ou lâmina em porcelana sobre dente ?

 

As facetas em porcelana custam mais caro do que as facetas em resina e necessitam de mais tempo para serem confeccionadas. As facetas em resina podem sofrer reparo se forem danificadas, ao contrário das facetas em porcelana, são mais baratas e podem ser alteradas com o tempo. Entretanto, as facetas em resina são mais suscetíveis a fraturas e têm importante menor estabilidade de cor, amarelando-se com frequência.

 

Além disso, as facetas em porcelana produzem resultados estéticos mais significativos, reproduzindo muitas propriedades ópticas inerentes aos dentes com grande perfeição, o que não podemos encontrar com tanta qualidade nos materiais resinosos.

 

 

Técnicas e tendências atuais dos tratamentos com laminados cerâmicos (porcelanas).

 

As lentes de contato dental em porcelana são versões mais modernas e seguras do que as facetas em porcelana. Embora as indicações das lentes de contato dental sejam mais restritas, podem ser indicadas para muitas situações antes indicadas para o tratamento com as lâminas ou facetas em porcelana. A principal diferença entre as técnicas é que a lente de contato dental não necessita de desgaste da superfície dentária para obter resultados estéticos marcantes. 

 

Já os fragmentos cerâmicos são os tratamentos que têm recebido mais atenção pelos dentistas que trabalham com transformações odontológicas. Nessa técnica, a superfície dentária é minuciosamente mapeada para que sejam identificados quais as partes dos dentes necessitam de ajustes.

 

A grande vantagem deste procedimento é que apenas as partes com problemas recebem o acréscimo de porcelanas – daí o nome de fragmentos cerâmicos. A desvantagem é que os dentes devem estar rigorosamente clareados e sem presença de manchas. Outro ponto negativo dos fragmentos cerâmicos é que ele só pode ser utilizado para pequenas correções ou fechamento de espaços entre os dentes, os diastemas.

 

O momento atual de desenvolvimento de novas porcelanas e técnicas para os tratamentos com facetas em porcelana é de estagnação, já que os limites ópticos e de resistência provavelmente já tenha atingido o seu ápice. Se as dificuldades enfrentadas nesses procedimentos são menores a cada dia, o preço dos procedimentos ainda devem demorar a cair dada a alta especialidade da mão-de-obra envolvida. Nada que, futuramente, máquina computadorizadas não possam substituir.

 

Aqui, um link interessante: Facetas laminadas do tipo lentes de contato, Ivoclar Vident.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

Saiba mais sobre facetas e tratamentos estéticos:

Voltar para o blog