BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Personalização do sorriso com facetas em porcelana.


Personalização do sorriso com lâminas e facetas em porcelana, informações sobre técnicas e indicações indispensáveis ao paciente antes de iniciar um tratamento.

 

Por Dr. Luís Gustavo Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre. 

 

Personalização dos detalhes dentários com facetas em porcelana.

 

Uma parte muito importante dos trabalhos com envolvimento estético anterior, seja ele com facetas e lâminas em porcelanas ou mesmo com coroas protéticas – que é, em termos mais leigos, uma faceta que envolve toda a parte dentária visível e que vai até a borda da gengiva, é restabelecer pontos comuns que simulem as características de superfície dos dentes naturais.

 

Não é fácil tal objetivo. Os dentes possuem estruturas químicas e físicas diferentes das porcelanas dentárias ( cerâmicas com finalidade odontológica ). O que buscamos, na verdade, é tentar mimetizar o máximo possível essas características próprias e únicas da estrutura dentária e seus complexo e único sistema de prismas através da técnica de facetas e lâminas em porcelana.

 

 

Como personalizar o meu tratamento?

 

A personalização é um conjunto de tratamentos indispensáveis para um resultado máximo com harmonização de cor e forma entre os dentes, o sorriso e o rosto do paciente. A personalização de um sorriso com lâminas e facetas dentárias com porcelana é um tratamento que vai aquém dos tratamentos convencionais aonde o protético – que não vê o paciente – é quem dita as normas estéticas. Na personalização dos tratamentos os procedimentos protéticos finais são feitos junto ao próprio paciente, testando exaustivamente os melhores resultados estéticos e harmônicos dos tratamentos.

 

 

MAPEAMENTO. O mapeamento exaustivo das características e propriedades ópticas são indispensáveis para harmonizar os novos dentes em porcelana com os dentes já existentes. Os novos tratamentos dão mais importância aos efeitos ópticos de transparência, fluorescência e reprodução dos detalhes do que à própria cor dos dentes. As escalas de cores já se adaptaram a essa nova realidade e hoje a seleção começa antes pela seleção do valor de cor do que a própria matiz.

 

SIMULAÇÃO. O resultado final de um tratamento pode ser simulado de várias formas. Uma delas é a simulação digital, que pessoalmente acho que pode confundir o paciente quanto ao verdadeiro resultado final do seu tratamento. As simulações de enceramento sobre os modelos de gesso são eficientes para avaliar a funcionalidade das novas formas que serão conseguidas com as porcelanas.

 

Um outro tipo de simulação – mais eficiente que as outras duas – é a simulação tipo mock-up, feita diretamente sobre os dentes, simulando com resinas o formato final e até mesmo algumas propriedades ópticas das porcelanas. Em alguns casos, entretanto, a técnica de mock-up só pode ser vista na fase de provisórios.

 

Harmonia : tudo é importante nos tratamentos com facetas em porcelana dentária.
Harmonia : tudo é importante nos tratamentos com facetas em porcelana dentária.

 

QUALIDADE TÉCNICA DO LABORATÓRIO. Os tratamentos com lâminas e facetas em porcelana são feitas em laboratório protéticos. Os melhores serviços odontológicos que trabalham com facetas em porcelana utilizam apenas técnicos laboratoriais de ponta – poucos são os técnicos realmente habilidosos para trabalhar com essas porcelanas. É importantíssimo certificar-se com o seu dentista sobre a qualidade e referência do técnico laboratorial.

 

PERSONALIZAÇÃO EM CONSULTÓRIO. O resultado final do tratamento só pode ser visto quando as facetas estão finalmente instaladas aos dentes do paciente. É nesse momento que são verificados os resultados de harmonia, adaptação, cor e efeitos de transparência e fluorescência, e quase sempre alguns detalhes são ainda necessários para a finalização desses trabalhos. Antes da cimentação final as facetas dentárias em porcelana ainda podem ser pintadas, promovendo alterações suaves na cor e características como pigmentações, manchas ou até mesmo trincas.

 

 

As características que fazem a diferença nos tratamentos com facetas em porcelana.

 

COR

 

A seleção de cor é o primeiro passo na confecção de tratamentos com facetas e laminados em porcelana. Primeiro é preciso realizar um cuidadoso clareamento dental e tentar obter o máximo resultado possível. Realizado o tratamento, é hora de fotografar e planejar o caso.

 

É interessante realizar o planejamento e simulação digital após executar o clareamento porque depois de clareados os dentes nós ficamos com outra percepção sobre o que realmente precisamos fazemos. O clareamento pode diminuir o número de facetas ou laminados necessários, diminuindo o preço final do tratamento sem prejuízo de um ótimo resultado estético.

 

Pronto o clareamento, vamos para a cor das facetas e laminados em porcelana. Como normalmente realizamos a transformação estética apenas com os seis dentes anteriores superiores ( porque eles representam quase a totalidade da percepção estética que temos de um sorriso ), podemos realizá-las na mesma cor final dos dentes após o clareamento prévio ou até um tom mais claro.

 

O que não fica interessante é realizá-las em tom muito mais claro do que os dentes inferiores, por exemplo. Por isso, é importantíssimo  o clareamento prévio.

Seleção de pigmentos para a construção de efeitos ópticos.

TRANSLUCIDEZ

 

A translucidez é o fenômeno óptico através do qual podemos observar os efeitos ópticos da luz ao atravessar objetivos translúcidos. E os nosso dentes são translúcidos. Se a translucidez não está presente os dentes ficam com um aspecto “chapado”, com aspecto de papel. Vejo muitos tratamentos assim, e realmente não agradam.

 

Propriedades ópticas precisam ser mapeadas e reproduzidas.
Propriedades ópticas precisam ser mapeadas e reproduzidas.

 

Os efeitos de translucidez são um enorme desafio para o técnico responsável pela confecção das facetas. Quanto melhor a técnica e habilidade pessoal, melhor o resultado conseguido, e, claro, maior o preço cobrado pelo trabalho.

 

 

FLUORESCÊNCIA

 

A fluorescência é uma propriedade óptica de reflexão de luz com mudança no espectro dessa onda. Na odontologia esse efeito é importante para que os dentes não fiquem com características de cor superficiais – é como se uma superfície de vidro fosse pintada, impossibilitando a visão do que está abaixo dela.

 

É preciso que a camada mais externa das porcelanas sejam translucidas e fluorescentes, assim como as camadas mais internas dessas porcelanas são também fluorescente. Esse conjunto de fluorescências das camadas de porcelanas simulam as camadas de esmalte e dentina naturais aos dentes.

 

 

A arte da personalização com porcelanas dentárias.

 

A confecção desses trabalhos com facetas e lâminas em porcelana, por parte do protético, envolve técnica e treinamento, mas a habilidade pessoal é o que importa nesses trabalhos. O dentista tem que estar muito bem assistido por um laboratório para garantir um trabalho com bons resultados e que agrade aos seus pacientes.

Em Porto Alegre, muitos dentistas estão aptos a executar esse tipo de tratamento. Alguns profissionais possuem mais intimidade com essa técnica, como os especialistas em próteses dentária e dentística restauradora. Dê muita importante para que seu dentista planeje e simule os resultados, realize provisórios que já possam simular os resultados finais e, principalmente, que estejam amparados por excelentes laboratórios protéticos.

 

Aproveite e leia também o post detalhado com o guia de informações com todas as indicações, vantagens e desvantagens das diversas técnicas de fragmentação, lentes de contato, lâminas e facetas em porcelana. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA.

 

Saiba mais sobre facetas e lâminas em porcelana:

Voltar para o blog