BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas e lentes de contato dental: passo a passo, todo o tratamento.

facetas e lentes de contato dental passo a passo capa

Um guia, passo a passo, indo desde as consultas iniciais até os cuidados com lentes de contato dental e facetas em porcelana, com dicas sobre exames, seleção de cor, indicações, vantagens e problemas das técncicas.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Os tratamentos com facetas e lentes de contato dental, na visão do profissional.

 

Os procedimentos clínicos utilizados em tratamentos odontológicos estéticos de alto impacto já fazem parte da rotina em muitos consultórios dentários. Diferente das primeiras técnicas e porcelanas utilizadas no final dos anos 80, novas linhas de materiais dentários exclusivas para as técnicas com lentes de contato e facetas em porcelana, o desenvolvimento de porcelanas mais estéticas e resistentes, e a introdução de novas técnicas clínicas trouxeram maior resolutividade, conforto e segurança aos tratamentos.

 

Simulações digitais ou protótipos instalados sobre os dentes como a técnica tipo test-drive, fragmentos de porcelana que recobrem superfícies seletivas dos dentes e o uso combinado de técnicas, procedimentos sofisticados até há poucos anos atrás, hoje estão disponíveis e com custos globais e preço final do tratamento mais acessível para os pacientes.

 

Se por um lado as novas técnicas e porcelanas trazem mais segurança, durabilidade e melhores propriedades ópticas como transparências e cores semelhantes aos dentes naturais, por outro o domínio dessas técnicas exige treinamento técnico mais apurado e domínio completo dos procedimentos e protocolos passo a passo de cada etapa. Aliás, o passo a passo da técnica interessa não apenas aos dentistas como também aos pacientes – podendo organizar a sua agenda com as consultas para o tratamento.

 

facetas e lentes de contato dental passo a passo seleção de cor
Passo a passo das facetas e lentes de contato dental : seleção de cor após tratamento gengival.

 

 

O passo a passo no tratamento com facetas e lentes de contato dental.

 

O guia passo a passo do tratamento com a técnica com faceta em porcelana e lentes de contato dental fornece um entendimento rápido e fácil para o paciente. É importante que o paciente conheça todas as etapas do seu tratamento para entender e participar, com o dentista, de variáveis que interfiram no seu tratamento, desde o preço das etapas até as alterações que, ainda que raras após o planejamento, possam aparecer até a última consulta.

 

As etapas do guia passo a passo a seguir são realizadas em um mínimo de 5 consultas, em um protocolo seguro para que o tratamento das gengivas, clareamento dental e planejamento sejam realizados sem contratempos maiores ou aperto do tempo. É possível, sim, a realização do tratamento em um número menor de consultas, desde que as gengivas estejam saudáveis e o dentista possua experiência com planejamento e simulações dos tratamentos com facetas e lentes de contato dental.

 

O tempo médio do tratamento não depende apenas do tempo de confecção das lâminas em porcelana pelos laboratórios de prótese dentária. O tratamento gengival (se necessário), o tempo para clareamento dentário e a aceitação final do planejamento também influenciam no tempo.

 

Em média, o tratamento é feito em 30 dias para pacientes com necessidades de tratamento gengival (gengivites), ou 10 a 14 dias para pacientes apenas com necessidade de clareamento dentário. Alguns dentistas possuem serviços mais otimizados para planejamento e confecção das lâminas, e o tratamento pode ser realizado, sem diminuição de qualidade dos resultados, entre 7 a 10 dias.

 

 

primeira consulta : exame clínico, moldagens, fotografias, exames radiográficos e tratamento gengival.

As moldagens, radiografias e exames radiográficos são auxiliares para a avaliação da saúde dos dentes e gengivas e para o suporte para o planejamento do tratamento. É durante a primeira consulta que o dentista identifica qual a melhor técnica individualizada para correção de cada dente ( facetas, lentes ou fragmentos ), avaliando desde os estresses mecânicos até a intensidade de modificação na cor e forma dos dentes. Já o tratamento gengival é fundamental para que, durante as moldagens, a gengiva esteja sadia e na posição normal, já que gengivas inflamadas são mais volumosas que gengivas saudáveis e atrapalham a confecção das lâminas em porcelana na posição correta.

 

segunda consulta : clareamento dentário profissional, aprovação do planejamento do tratamento.

Continuando o passo a passo do tratamento com facetas e lentes de contato dental em porcelana, na segunda etapa é realizado o procedimento para clareamento dentário. Esse procedimento deve ser feito já com os dentes livres de manchas ou tártaros que impeçam a ação do agente clareador. Nessa consulta também é apresentado ao paciente o planejamento do tratamento, e discutidos alterações e possibilidades dos resultados e as etapas do passo a passo do tratamento.

 

terceira consulta : seleção da cor, preparos de superfícies, moldagens, test-drive com mockups e provisórios.

Na terceira etapa do tratamento é feita a seleção da cor final das porcelanas – já que a seleção das cores não pode ser feita no mesmo dia dos procedimentos para clareamento. As superfícies de esmalte são preparadas ( desgastes ) caso a técnica selecionada é a coberta com porcelana com facetas dentárias.

 

Quando a técnica planejada é a cobertura com lentes, não são necessários desgastes. As lentes de contato dental, diferente das facetas, não necessitam de provisórios, podendo utilizar os mockups ( simulações com resinas no formato final do tratamento aplicadas sobre os dentes ) para visualizar com maior precisão o resultado final do tratamento. No caso das facetas, os provisórios são os próprios mockups – cimentados sobre os dentes e fazendo a dupla função de provisórios e mockup. É a consulta mais demorada e mais importante no passo a passo com facetas em porcelanas e lentes de contato dental.

 

quarta consulta : cimentação definitiva das facetas ou lentes de contato dental.

Seguindo o passo a passo das consultas, a quarta consulta ocorre aproximadamente entre 10 a 14 dias após a consulta anterior. É a consulta em que as lâminas em porcelanas serão testadas sobre os dentes, analisadas e cimentadas.

 

A experiência do dentista e disponibilidade de equipamento laboratorial particular para correção de detalhes sobre as porcelanas é aqui importante para que não ocorram demoradas consultas de ida e volta das porcelanas até o laboratório de prótese para correções. Essas consultas podem ser relatadas pelos pacientes como a parte mais complicada, motivo para o aumento da ansiedade – situação comum em tratamentos estéticos de maior complexidade.

 

quinta consulta : revisão da mordida e adaptação gengival.

Na quinta consulta o dentista verifica a adaptação das gengivas e revisa a mordida do paciente para que tudo esteja ótimo e conforme o planejamento. O paciente é liberado e recebe uma rotina de retorno para consultas convencional, exatamente como as indicadas para os paciente sem o tratamento com porcelanas. É uma vida normal, com todos os hábitos normais de alimentação.

 

facetas e lentes de contato dental passo a passo simulação
Passo a passo das facetas e lentes de contato dental : mockup para simulação.

 

 

Novas tendências dos protocolos passo a passo nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental em porcelana.

 

As novas tendências de materiais e técnicas com lâminas em porcelanas são o uso combinado de técnicas ( facetas, lentes e fragmentos ) para tratamentos com o mínimo desgastes sobre as superfícies dos dentes e reversibilidade ( possibilidade de reverter os dentes para a situação inicial ). Ainda é difícil o domínio da técnica mista porque o resultado final pode apresentar dentes com pequenas mas relevantes diferenças de cor entre si. Nesse tipo de problema, planejamento e experiência do dentista e do laboratório de prótese dentária são fundamentais para que problemas de harmonização de cor não ocorram.

 

Já as novas técnicas, equipamentos e materiais disponíveis no mercado – materiais específicos para o tratamentos com lâminas em porcelana – facilitam a diminuição do número de consulta, alterando o organograma do passo a passo do tratamento. A tendência ainda não aponta para a diminuição do preço desses tratamentos – talvez até o contrário dado a sofisticação dos materiais lançados, porém a qualidade dos resultados finais fazem valer os custos mais elevados desses tratamentos.

 

O momento atual, com técnicas consolidadas e ampla disponibilidade de materiais e porcelanas específicos para o tratamento com facetas em porcelana e lentes de contato dental, traz segurança, confiabilidade e menos problemas aos tratamentos. A durabilidade dos tratamentos com lâminas em porcelanas já é superior aos tratamentos com próteses em porcelana. Entre todas as qualidades que podem ser vistas nessas novas técnicas e porcelanas, a reversibilidade deve ser entendida como o principal ponto para a indicação das técnicas com lentes de contato e fragmentos – estes o presente e o futuro dos tratamentos com porcelanas.

 

 

Saiba mais sobre facetas e lentes de contato dental:

Voltar para o blog