BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Durabilidade de facetas e lentes de contato dental surpreende pela longevidade.

facetas e lentes durabilidade capa

Os tratamentos com laminados em porcelana como as facetas e lentes de contato dental possuem segredos que fazem com que a durabilidade seja mais uma entre as excelentes características desses materiais. Post abordando os problemas que diminuem e as técnicas que aumentam a durabilidade desses tratamentos para eliminar dúvidas triviais como “quanto tempo duram as facetas e lentes de contato dental?”.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Facetas e lentes de contato dental (laminados cerâmicos) na visão do profissional.

 

Os tratamento com lentes e facetas em porcelana evoluíram e estão com planejamentos mais precisos quanto ao resultado final e com porcelanas melhoradas quanto às cores e transparências e às propriedades que aumentam a sua durabilidade. Tudo importa e contribui para aumentar a longevidade dos laminados cerâmicos, e entender um pouco mais profundamente esses dois pontos são importantes para você entender quanto tempo duram as facetas e lentes de contato dental.

 

Problemas como o descolamento das facetas em porcelana, motivo para muita dor de cabeça tanto para dentista como pacientes, hoje são praticamente inexistentes. Adesivos mais resistentes e específicos para a colagem desses materiais não só eliminaram os contra-tempos como descolamentos frequentes como também contribuíram para aumentar a durabilidade dos laminados.

 

Além disso, a introdução de porcelanas odontológicas mais resistentes trouxe mais confiança e segurança na vida desses pacientes – suficientes para uma mastigação tranquila e sem restrições. Ainda mais transparentes, opalescentes e resistentes ao amarelamento do que as cerâmicas da geração anterior, cores mais naturais, harmônicas e vibrantes podem ser empregadas para casos esteticamente muito desafiadores, aumentando o poder de correção para dentes muito escurecidos e manchados – inclusive para dentes com problemas de escurecimento por antibióticos.

 

Os tratamentos de transformação com facetas e lentes de contato dental ainda não é rotina aos consultórios odontológicos os tratamentos de transformação com facetas em porcelana e lente de contato dental porque os procedimentos clínicos envolvidos são delicados e complexos. Entretanto, quando todos os cuidados tipo passo-a-passo e as precauções com relação à segurança e durabilidade estão presentes em todas as etapas do tratamento, os tratamentos com facetas e lentes eliminam problemas e intercorrências que contra-indicam a técnica.

 

 

Entendendo a durabilidade das facetas e lentes de contato dental.

 

A durabilidade dos tratamentos com facetas e lentes de contato dental em porcelana é entendido como o tempo total de permanência, em condições estáveis, sem fraturas, sem infiltrações e esteticamente compatíveis – pouca alteração de cor e brilho. O assunto é, sim, uma preocupação para dentistas, e é exatamente para eliminá-lo que estudos odontológicos sobre a durabilidade das facetas e lentas têm sido realizados.

 

Um deles, por exemplo, realizado em pacientes tratados nos EUA, constatou que, passados dez anos da instalação dos laminados, menos de 4%  dos tratamentos necessitavam de substituição imediata de uma ou mais peças. Os problemas mais frequentes, curiosamente, eram as desadaptações das peças por infiltrações cariosas.

 

 

Quanto tempo duram as facetas ou lentes de contato dental ?

 

Durabilidade e manutenção do brilho e cores originais em facetas e lentes de contato dental são pontos importantes e que influenciam na escolha da técnica e tipo de laminado. Embora o conceito de durabilidade, como vimos, seja o conjunto da resistência à fratura e infiltração e manutenção das propriedades ópticas, é preciso pensar ainda mais a longo prazo porque o tratamento envolve, sobretudo, a saúde do paciente. Não existe um estudo que aponte uma data de validade para facetas e lentes de contato dental, indicando com precisão o números de anos para a troca desses laminados.

 

O importante é que o tratamento seja planejado para que muitos e muitos anos passem sem ocorrências de descolamentos ou fraturas e, principalmente, infiltrações. Esperar que nenhum contra-tempo apareça por um período mínimo de 10 anos é, como mostram as pesquisas científicas, plausível.

 

A experiência clínica, na  verdade, traz resultados até surpreendentes: a perda de brilho e amarelamento devido a hábitos agressivos aos laminados cerâmicos durante a escovação e alimentação – como a ingestão de alimentos cítricos – é que indicaram a substituição das facetas e lentes de contato dental em porcelana. O importante mesmo é saber que a durabilidade das lentes de contato dental e facetas tem limites, medidas preventivas que aumentam a longevidade e que, principalmente, o resultado dos tratamentos com laminados cerâmicos não é eterno.

 

facetas e lentes durabilidade
facetas e lentes de contato dental : durabilidade e manutenção da cor exigem planejamentos e bons materiais.

 

 

Situações que exigem a substituição das facetas e lentes de contato.

 

As facetas e lentes de contato dental em porcelanas podem apresentar problemas que afetam a durabilidade e exigem a substituição imediata dos dispositivos. Os principais problemas apresentados :

 

• descolamentos

Descolamentos de lentes e facetas são situações raras em situações normais de mastigação. Quando aparecem, decorrem de falhas na execução das etapas de cimentação ou uso de materiais com baixa qualidade.

 

• infiltrações cariosas

Assim como nas próteses dentárias, falhas na adaptação das bordas dos laminados cerâmicos criam espaços que facilitam o acúmulo da placa bacteriana. O resultado ?  Lesões cariosas na interface entre dente e laminado.

 

• fraturas

É o problema com facetas e lentes de contato dental mais temido pelos pacientes, e que podem decorrer do planejamento incorreto do tratamento ou falha de confecção laboratorial do peças em porcelana.

 

• amarelamento.

O manchamento ou amarelamento dos laminados é o principal motivo para a substituição de lentes de contato e facetas.

 

• perda do brilho

Os alimentos podem conter ácidos que atacam a superfície das porcelanas e podem levar à perda do brilho, ficando opacas. Entretanto, esse é um problema mais encontrado em cerâmicas mais antigas.

 

durabilidade-facetas-e-lentes-de-contato-dental
Durabilidade de facetas em resina : os problemas encontrados em facetas em porcelana ocorrem com maior frequência e mais rápido do que nas facetas em porcelana.

 

 

Os motivos que explicam os problemas na durabilidade de lentes e facetas – e que não deveriam existir.

 

Os problemas de durabilidade das facetas e lentes de contato dental em porcelana estão diretamente relacionados à três falhas que podem ser evitadas sem maiores dificuldades.

 

falha no planejamento

A falha de planejamento ocorre quando a técnica a ser utilizada (facetas, lentes de contato dental ou fragmentos cerâmicos) são indicadas incorretamente – como, por exemplo, a indicação de lentes de contato para áreas com forças mastigatórias muito intensas e pesadas – ou quando a seleção do tipo de porcelana utilizada também é incorreta.

 

execução inadequada dos procedimentos

Os tratamentos odontológicos marcantes com facetas e lâminas em porcelana exigem que o dentista siga à risca um protocolo de procedimentos (passo-a-passo) para que tudo dê certo e não apareçam contra-tempos no futuro. Pular algumas dessas etapas aumentam os riscos para o aparecimento de problemas durante e após o tratamento. O tratamento com facetas e lentes de contato é delicado e exige experiência.

 

baixa qualidade dos materiais.

Já existem uma variada gama de materiais específicos para procedimentos com facetas e lentes. A baixa qualidade deles afeta diretamente a durabilidade desses tratamentos, trazendo desde descolamentos espontâneos dos laminados até infiltrações cariosas.

 

baixa qualidade do laboratório protético.

Laminados cerâmicos misturam tecnologia de ponta com talento artístico. E a dificuldade de juntar essas duas características em um mesmo local faz das facetas e lentes de contato dental um trabalho que só pode ser executado com excelência por um número reduzido de estabelecimentos.

 

uso indevido e hábitos para-funcionais.

Assim como acontece com outros materiais, as porcelanas odontológicas também têm limites de fadiga. Tentativas de abertura de objetos e embalagens com dentes recobertos por laminados cerâmicos estão sujeitos a fraturas. A presença de detritos mais duros entre os alimentos também podem levar aos mesmo problemas. E os hábitos para-funcionais como roer unhas ou morder canetas também são motivos para descolamentos e fraturas.

 

bruxismo

O bruxismo não é uma contra-indicação, em si, para o tratamento com facetas ou lentes de contato dental. Existem níveis de desgastes dentários que devem ser levados em conta na hora de escolher a técnica e material adequado ao laminado. Casos médios ou severos de bruxismo podem necessitar de coroas dentárias como forma de recuperação e prevenção de desgastes dentários.

 

facetas e lentes durabilidade #2
Facetas e lentes de contato : seleção de cor durante o planejamento do tratamento.

 

 

Sobre os problemas de sensibilidade dentinária pós cimentação das facetas em porcelana.

 

A sensibilidade dentinária aumentada pós a cimentação definitiva (colagem) das facetas em porcelana pode ter início imediatamente após a execução do procedimento – ao contrário das lentes de contato dental, que não apresentam problemas desse tipo decorrentes da colagem.

 

E o pior é que a sensibilidade dentária aumentada pode aparecer mesmo que, durante a fase de provisórios, tudo tenha ocorrido sem nenhum problema aparente. Vários são os motivos para que a sensibilidade apareça: desgastes dentários excessivos, não utilização de dessensibilizantes ou recobrimento extenso sobre as raízes dentárias (experiência do autor). Em último caso, a sensibilidade dentinária aumentada pode requerer o tratamento de canal (endodôntico) para a eliminação definitiva da dor. A boa notícia é que o tratamento pode ser realizado sem que seja necessária a remoção das facetas e lentes de contato dental.

 

 

Atitudes que aumentam a durabilidade de lentes e facetas dentárias.

 

As consultas clínicas para revisão e manutenção das lentes e facetas são importantes para aumentar a durabilidade desses laminados. Nessas consultas o dentista avalia a integridade das margens e acúmulo de placa ou tártaros próximos a esses limites. Mas não é apenas no consultório do dentista que os procedimentos de prevenção podem ser realizados. Algumas atitudes dos pacientes também ajudam a aumentar a durabilidade de facetas e lentes de contato dental.

 

evitar o consumo de alimentos ácidos

Refrigerantes, iogurtes e molhos com tomates são alguns alimentos que agridem a superfície das porcelanas de lentes de contato dental e facetas e diminuem a durabilidade desses laminados.

 

evitar o consumo de alimentos que pigmentam dentes naturais

As porcelanas utilizadas em facetas e lentes são bem mais resistentes que os dentes naturais para resistir ao amarelamento ou manchamento por pigmentos presentes em alimentos. O problema é que, enquanto os tratamentos para clareamento dentário podem recuperar as cores originais dos dentes, os laminados não possuem  tratamentos para recuperação da cor e do brilho. Chás, cafés, nicotina, corantes alimentares e legumes verdes são exemplos de alimentos com grande potencial para alterar a cor de lentes de contato dental e facetas.

 

utilizar escovas com cerdas macias

As escovas dentárias com cerdas duras podem riscar a superfície cerâmica dos laminados. Utilizar escovas com cerdas macias aumentam a durabilidade de lentes de contato dental e facetas.

 

manter um bom padrão de higiene oral

A acúmulo de placa bacteriana sobre a superfície dos laminados cerâmicos podem não apenas alterar o brilho dessas peças como provocar manchamentos e infiltrações nas bordas em contato com os dentes. A escovação e uso de fio dental em pacientes com laminados deve ser revisada e repassada de tempos e tempos, e influenciam diretamente na durabilidade das facetas e lentes de contato dental em porcelana.

 

 

Planejamento, ponto de partida para aumentar a durabilidade de facetas e lentes de contato dental.

 

Invista no planejamento do seu tratamento com lentes e facetas em porcelana. O preço do planejamento normalmente é cobrado separadamente do resto do tratamento, e embora corresponda à etapa mais importante, corresponde a uma pequena parte do preço final do tratamento.

 

As simulações fotográficas, embora populares e com grande apelo promocional, não são tão eficazes aos planejamento com facetas e lentes de contato dental porque o resultado final costuma ficar diferente – simulações sobre modelos em gesso são mais eficazes nesse sentido.

 

Nos tratamentos com lentes de contato é possível fazer uma simulação direta sobre os dentes. São os mockups, simulações tipo test-drive que costuma impressionar os pacientes e trazem excelentes referências de correções e harmonia. Solicite ao seu dentista que sejam feitas todas essas etapas.

 

E, por fim, não vá ao seu dentista com uma ideia prévia de revestir todos os seus dentes com os laminados cerâmicos. Para saber o número exato de dentes necessários existe o planejamento, aonde é possível verificar, com precisão, o número de dentes necessários para resultados marcantes e harmônicos. A durabilidade e qualidade dos tratamentos odontológicos com lentes de contato dental e facetas passa, sobretudo, pelo planejamento do tratamento.

 

 

Saiba mais sobre laminados cerâmicos e estética dentária:

Voltar para o blog