BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas em porcelana trazem simulação digital e “test-drive” aos tratamentos dentários.


Os tratamentos odontológicos com lâminas e facetas em porcelana são aqueles procedimentos  capazes de transformar e alterar a cor e forma do sorriso – ou, como dizem os pacientes, o “sorriso de artista”. São procurados por todas as faixas de idade, desde adolescentes a até mesmo pessoas na terceira idade, transformando o sorriso de pacientes com extensas e amareladas restaurações em resina, dentes gastos pelo bruxismo ou com problemas de espaços e apinhamentos.

 

Luís Gustavo Morato Leite é dentista graduado e especializado em periodontita e prótese dentária, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Nos últimos anos, novas porcelanas e técnicas melhoraram os resultados estéticos e tornaram os tratamentos mais duráveis e, principalmente, mais seguros. E para aproveitar ao máximo os resultados estéticos com esses novos materiais, novas ferramentas como a simulação digital fotográfica e os testes de forma apelidados como test-drive de facetas em porcelana são aliados agora indispensáveis nesses tratamentos.

 

A simulação digital e os test-drives (mock-ups) com resinas já são procedimentos essenciais para esses tratamentos. Se antes o desafio era produzir facetas em porcelanas esteticamente perfeitas, hoje a maior dificuldade encontrada pelos dentistas é a plena satisfação da ansiedade e desejo por transformações estéticas profundas e tecnicamente impossíveis de serem realizadas, indo além das enormes possibilidades de tratamento proporcionados por excelentes técnicas com clareamentos dentários, trocas de restaurações em resina e das porcelanas para lentes de contato e facetas.

 

Felizmente é uma situação mais comum com pacientes muito jovens, com ideias não realistas sobre o seu tratamento – mas presentes em pacientes adultos com desejos de mudanças que vão além das proporcionadas pelos tratamentos dentários com facetas em porcelana. Mesmo desenvolvidos para auxiliar dentistas e pacientes em busca de melhores resultados, os resultados da simulação digital permitem indicar ou contra-indicar o tratamento com facetas para pacientes difíceis em satisfazer a sim mesmos.

 

 

A simulação digital nos tratamentos com lentes de contato dentais e facetas em porcelana.

 

A simulação digital é um procedimento de auxílio para o planejamento ao dentista. Existem programas disponíveis no mercado que simulam alterações na cor e forma dos dentes, e os dentistas mais habilidosos utilizam programas como o Adobe Photoshop para personalizar ainda mais as simulações. É realizada em cima de fotos em “close” do rosto, sorriso e dentes do paciente. A função principal da simulação digital é observar a alteração da forma dos dentes envolvidos no tratamento e observar a relação de harmonia dos dentes com os lábios e com o rosto o paciente.

 

Pequenas modificações – como optar entre cantos dentários mais retos ou curvos – fazem modificações enormes, e devem contentar ao paciente. Também é possível observar o resultado pela simulação de novas restaurações em resina – que antes estavam amareladas e desgastadas, fechamento de espaços e recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo.

 

Planejamento Digital : ferramenta simples e auxiliar nos tratamentos com facetas dentárias para desgastes dentários por bruxismo ou restaurações amareladas.
Planejamento Digital : ferramenta simples e auxiliar nos tratamentos com facetas dentárias para desgastes dentários por bruxismo ou restaurações amareladas.

 

 

Embora seja uma boa referência das possibilidades de transformação dos dentes por clareamentos, troca de restaurações amareladas e alteração de formas dos dentes, os resultado finais são sempre melhores que as simulações digitais devido à dificuldade em reproduzir os detalhes de brilho, textura e transparência que observamos quando as facetas em porcelana estão cimentadas sobre os dentes. Quando o paciente gosta do resultado da simulação digital, em boca o resultado agrada ainda mais a esse paciente – daí a importância desse procedimento de planejamento.

 

 

Experimente sobre seus dentes um pouco dos resultados finais do seu tratamento.

 

Já é possível aos pacientes observar muito do resultado final do seu tratamento com a técnica com mockups. Nessa técnica, resinas dentárias especiais são aplicadas diretamente sobre os dentes na forma de facetas ou provisórios já com o formato final do tratamento. A harmonia das formas pode então ser analisada para que possa ser repetida nas peças definitivas de facetas em porcelana.

 

Tratamento indicados para dentes com desgastes dentários pelo bruxismo, amarelados pelo tempo ou com restaurações em resinas são os mais indicados para o uso de test-drives com resina. É tão indispensável que já é rotina aos consultórios dentários o uso de provisórios com essas resinas especiais – já no formato final do tratamento. O test-drive com resinas das facetas em porcelana é tão importante quanto as maquetes arquitetônicas para o arquiteto.

 

O test-drive com facetas pode ser feito para tratamentos com lentes de contato, lâminas ou facetas em porcelana. Quando as lentes de contato são os dispositivos escolhidos pelo dentista, podem ser aplicada diretamente sobre o dente sem nenhum procedimento dentário anterior.

 

Já as lâminas e facetas em porcelana, por necessitarem de adaptações da superfície como a remoção de restaurações amareladas e mal-adaptadas em resina e desgastes na superfície para permitir as correções planejadas, são adaptadas após os procedimentos de preparo dos dentes.

 

Em todos esses casos o paciente e o dentista observam diretamente se o planejamento dos novos dentes estão harmoniosos com dentes, lábios e rosto do paciente e, se houver necessidade de alguma alteração, podem ser feitas no mesmo instante da instalação pelo acréscimo, desgaste ou polimento das resinas dentárias desses dispositivos.

 

 

Test-drive como provisórios: seguros e resistentes até para o período de espera pelas facetas em porcelana.

 

As resinas utilizadas em test-drives com as facetas em porcelana – ou mesmo as próteses dentárias – foram desenvolvidas para oferecer resistência, segurança e boas propriedades estéticas para, após a aprovação do paciente após a apresentação da simulação digital e do test-drive, servir como provisórios dentários até o final do tratamento – cimentação adesiva das facetas em porcelana.

 

É mais do que interessante porque o paciente irá passar alguns dias com os dispositivos instalados provisoriamente sobre os dentes para que possam ser avaliados em diversas situações do dia-a-dia. E se o encontrar algum detalhe que não lhe agradou, pode comunicar ao dentista a alteração que deseja efetuar – inclusive alterações de cor. Para os dentistas esta técnica apresenta muita praticidade de execução, modificação, visualização e comunicação de detalhes estéticos aos pacientes que estão seriam difíceis de serem explicados.

 

Test-drive : visão antecipada do planejamento do dentista para tratamentos com facetas em porcelana.
Test-drive : visão antecipada do planejamento do dentista para tratamentos com facetas em porcelana.

 

Simulação e test-drive: diminuindo os desgastes dentários.

 

Os tratamentos estéticos em dentes anteriores estão em constante evolução. Das facetas em porcelana para as finíssimas lentes de contato dentais, até a recente técnica com os fragmentos cerâmicos, a simulação digital, o planejamento e o test-drive (mockups) são importantes para o dentista selecionar o melhor dispositivo em porcelana, e que ele obedeça a todos os requisitos de resistência e harmonização estética necessários para a satisfação e necessidade do paciente.

 

É preciso entender que o planejamento estético obedece às possibilidades funcionais dos dentes. Isso significa que, em muitos casos, podem existir condições em que a relação entre os dentes da arcada superior e inferior podem oferecer limitações de forma ao tratamento. A simulação digital e o test-drive não são mais tratamentos opcionais para deleite do paciente ou de dentista, mas são fundamentais para oferecer o tratamento mais harmônico, funcional e seguro aos pacientes, principalmente para tratamentos mais complexos como recuperação de dentes desgastados por bruxismo ou transformação de grupos dentários presente nos tratamentos em pacientes que não possuem os incisivos laterais – agenesia dentárias.

 

Ainda em dúvida? Consulte nosso FAQ (perguntas frequentes)

Saiba mais sobre tratamento de facetas em porcelana:

Voltar para o blog