BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Nova técnica com facetas em porcelana é mais segura e estética.

Luis Gustavo Morato Leite dentista Porto Alegre #3

As facetas em porcelana utilizadas em tratamentos dentários com mudanças radicais da forma e cor dos dentes estão presentes na maioria dos casos com grande exigência estética. Os resultados estéticos desse tratamentos são muito dependentes da qualidade do material utilizado e oferecem riscos aos dentes devidos aos desgastes que podem ser necessários sobre as superfícies desse dentes. Um nova técnica com facetas em porcelana oferece riscos mínimos e grandes resultados nos tratamentos com facetas em porcelana.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

As porcelanas ( cerâmicas ) utilizadas nos tratamentos odontológicos de alto impacto com lâminas e facetas em porcelana são muito eficientes na reprodução de detalhes ópticos como transparências, opalescências e cores, porém podem necessitar de desgastes dentários que, se não forem bem planejados e executados, podem trazer sérios prejuízos aos dentes – principalmente nos tratamentos para grandes mudanças na forma e posição dos dentes.

 

Entretanto, em muitos casos excelentes resultados estéticos para transformações do sorriso podem ser alcançados com variações mais finas das lâminas em porcelana, e que não necessitam de desgastes dentários.  Essas variações mais finas são popularmente conhecidas como lâminas ou lentes de contato dental em porcelana.

 

O fragmento cerâmico é uma nova técnica que deriva da própria lente de contato dental. São soluções estéticas recém introduzidas no mercado odontológico e indicados para os tratamentos odontológicos meticulosamente planejados para alterar apenas as áreas dentárias que estão em desarmonia estética. Ao contrario das técnicas com lentes de contato dental e facetas em porcelanas, os fragmentos não recobrem toda a superfície dentária porque, em muitos casos, não é todo o dente que está em desarmonia.

 

As lentes de contato, apesar de não necessitarem de desgastes dentários, podem ser utilizadas apenas em casos muito específicos e raros – apesar de toda a popularidade entre os pacientes dessa técnica. Os fragmentos em porcelana são resultados do desenvolvimento de cerâmicas e técnicas inovadoras de acabamento e polimento final, específicas para lidar com a delicadeza e sutileza das peças fora de boca. Os fragmentos cerâmicos, além de não necessitarem de desgastes dentários, não trazem maiores riscos aos dentes em tratamento.

 

 

Facetas em porcelana: uma visão da técnica mais utilizada – e mais invasiva aos dentes.

 

Os tratamentos com facetas em porcelana ainda representam a maior parte dos tratamentos estéticos em dentes anteriores, junto com as facetas dentárias com resina composta. As porcelanas utilizadas nos tratamentos com as facetas também evoluíram, passando das porcelanas convencionais para as porcelanas injetadas, com grande ganho estético e de resistência. O principal motivo pela maior indicação e uso das facetas em porcelana é que a maioria dos pacientes procuram os dentistas para mudanças mais radicais, normalmente envolvendo dentes com muitas restaurações dentárias, dentes com desgastes severos por bruxismo e, em menor número, para correções em dentes mal posicionados ou apinhados.

 

Os fragmentos cerâmicos não necessitam recobrir todo o dente para solucionar problemas estéticos de forma.
Os fragmentos cerâmicos não necessitam recobrir todo o dente para solucionar problemas estéticos de forma.

 

O planejamento é fundamental para os tratamentos com facetas em porcelana porque ele permite ao dentista antever a menor quantidade necessária de modificações e desgastes nos dentes para que o resultado desejado seja alcançado. Através do planejamento também é esclarecido ao dentista o número de dentes que realmente são necessários para as transformações, já que os pacientes veem aos consultórios com ideias de modificações em muitos dentes e que, após o planejamento, observa-se que um número menor de dentes é necessário para o resultado final.

 

Indicações : dentes escurecidos que não respondem ao tratamento de clareamento dental, dentes com restaurações muito extensas e profundas nos dentes anteriores, dentes intensamente desgastados pelo bruxismo, dentes mal posicionados e apinhados e, também muito comum, reconfiguração dental de arcadas com ausências congênitas de grupos dentários como os incisivos laterais.

 

Vantagens : versatilidade e excelentes resultados estéticos para correção de uma grande gama de problemas estéticos de cor, forma e posicionamento, resistência à fratura e alterações de cor e a maior durabilidade dental entre todos os materiais e técnicas existentes, e um número pequeno de consultas para realizar todo o tratamento.

 

Desvantagens : desgastes da superfície dentária – e que são irreversíveis, e exigência de grande habilidade técnica do técnico laboratorial ( protético ).

 

 

Lentes de contato dental em porcelana: a primeira evolução para tratamentos mais seguros.

 

As lâminas e lentes de contato dental em porcelana são confeccionadas com as mesmas porcelanas das facetas, porém em espessuras menores, e são assim denominadas para facilitar o entendimento para o paciente sobre a variação de espessura entre elas. A diminuição da espessura dessas cerâmicas só foi possível porque as porcelanas evoluíram, oferecendo uma nova possibilidade para os casos em que o tratamento estético não era indicado porque envolvia desgastes desnecessários. O tratamento estético com facetas em porcelana para dentes com poucas necessidades estéticas não é recomendado.

 

Indicações : fechamento de espaços entre os dentes, alteração da cor dos dentes para tons muito claros e correções de forma para situações específicas como má formação congênita.

 

Vantagens : não necessitam de desgastes dentários e reversibilidade ( remoção das peças cerâmicas ) .

 

Desvantagens : impossibilidade de utilização em dentes anteriores com muitas restaurações e com variações de cor inadequadas e desarmônicas, bruxismo – independente da existência ou não de desgastes dentários e alterações pronunciadas de forma.

 

 

Fragmentos cerâmicos: nova técnica com riscos mínimos aos dentes é derivada das lâminas em porcelana.

 

Os fragmentos cerâmicos são partes ou fragmentos bastante finos e delicados derivados das facetas dentárias em porcelana. Essas estruturas em porcelana são tão delicadas que para um sistema próprio de polimento e acabamento superficial foi desenvolvido porque nas técnicas anteriores esse acabamento era realizado pelo protético a temperaturas próximas a 1000 graus – e que trazem riscos de desadaptação e enfraquecimento aos fragmentos.

 

Na técnica com fragmentos cerâmicos o tratamento é planejado sobre modelos em gesso obtidos por moldagens das arcadas dentárias. O dentista pode até utilizar essa simulação para fazer os mockups, que é um test-drive com resinas dentárias aplicadas sobre os dentes do paciente e que simulam o resultado final que será obtido com os fragmentos em porcelana.

 

Uma simulação digital também pode ser realizada e tem grande importância para a observação dos resultados em proximidade com os lábios. Esses procedimentos são comuns a todos os tratamentos com porcelanas dentárias para facetas e lâminas. A técnica com fragmentos cerâmicos difere das outras pela capacidade de várias simulações diretas sobre os dentes com total reversibilidade e também pela mínima intervenção do dentista sobre os dentes na solução estética. Talvez seja essa a técnica definitiva para muitas décadas à frente.

 

Um aspecto importante da técnica com fragmentos cerâmicos – e que a diferem da técnica com facetas em porcelana – é a necessidade de um tratamento muito efetivo de clareamento dental, com perfeita harmonização da cor. As situações com manchamentos e amarelamentos que não podem ser resolvidos não são indicados para os tratamentos com os fragmentos cerâmicos, sendo melhores resolvidos pelas lâminas e facetas.

 

Indicações : as indicações dos fragmentos são as mesmas das lentes de contato.

 

Vantagens : reversibilidade, facilidade de simulação tipo test-drive sobre os dentes e possibilidade de ajustes finais sobre os próprios dentes.

 

Desvantagens : assim como as lentes de contato em porcelana, não podem ser utilizadas sobre dentes com extensas restaurações, desarmonias de cores e manchas que não podem ser resolvidas com o clareamento dental e limitação na alteração da forma dos dentes para casos que necessitam de grandes transformação de forma e cor do sorriso.

 

 

A importância do planejamento nos tratamentos estéticos com porcelanas dentárias.

 

Os tratamentos odontológicos com lâminas e facetas em porcelana para mudanças profundas na cor e formato do sorriso, embora bastante populares, são relativamente recentes. Antes das facetas com porcelanas, o tratamento envolvia o desgaste total dos dentes e utilização de próteses dentárias do tipo coroas em porcelana.

 

O desenvolvimento de novas porcelanas, mais resistentes e com ainda melhores propriedades estéticas, permitiram aos dentistas efetuar desgastes dentários apenas na porção anterior dos dentes, até a evolução nos dias atuais, que permitem o desgastes apenas da porção dos dentes que não estão alinhados ou para a substituição de restaurações dentárias extensas. É uma evolução e tanto, mas que depende da qualidade do planejamento.

 

A finalidade do planejamento estético para os tratamentos com fragmentos, lâminas e facetas em porcelana é minimizar a necessidade de desgastes dentários e, quando possível, promover transformações sem a necessidade desses desgastes. Além disso, o planejamento permite ao paciente observar se o resultado pretendido agrada esteticamente e está harmonizando com lábios e rosto do paciente. Os fragmentos cerâmicos permitem ainda uma variedade de simulações e test-drives ( mockups ), situação muito interessante.

 

 

O tempo de tratamento com os fragmentos cerâmicos.

 

Os tratamentos com fragmentos cerâmicos são, assim como as facetas em porcelanas ou as lentes de contato dental, tratamentos rápidos, com tempo médio de execução, entre procedimentos de clareamento dentário e planejamento, moldagens e colagens dos fragmentos, entre 14 a 21 dias.

 

SAIBA MAIS SOBRE FACETAS E LENTES DE CONTATO:

Voltar para o blog