BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas em resina em 7 dicas indispensáveis antes de fazer.


Recuperar a harmonia das cores do sorriso com tons mais claros e modificar as formas dos dentes são possibilidades que as facetas em resina podem proporcionar.  Mas nem todos podem se beneficiar com essa técnica, pois algumas características das resinas compostas utilizadas nas facetas podem frustar expectativas muito elevadas ou causar problemas ainda maiores. Conheça 7 dicas indispensáveis sobre facetas em resina com informações sobre durabilidade, resistência, cor, resultados, possibilidades e problemas – e que todo paciente deveria saber antes de iniciar o tratamento. Selecionadas com base nas dúvidas surgidas durante o atendimento clínico, descubra muitas informações imprescindíveis mesmo para quem já iniciou o seu tratamento.

 

 

1. OS RESULTADOS ESTÉTICOS COM AS FACETAS EM RESINA SÃO PRÓXIMOS ÀS FACETAS EM PORCELANA.

 

A evolução das propriedades ópticas das resinas compostas trouxe grandes recursos de imitação das principais propriedades ópticas presentes nos dentes naturais, como as transparências, cores e pigmentos característicos. Detalhes difíceis de serem imitados, como manchas ou trincas, já podem ser reproduzidos sem maiores dificuldades. É verdade que as facetas em porcelana apresentam maiores recursos do que as facetas em resina para produzir detalhes que precisam ser reproduzidos em tratamentos mais sofisticados com alto impacto estético, porém muitos casos podem ser satisfatoriamente resolvidos com as facetas em resina. A opção financeira não deve ser o fator mais importante na escolha entre resinas ou porcelanas em tratamentos estéticos de impacto com facetas.

 

 

2. A POSSIBILIDADE DE REPARO A QUALQUER MOMENTO É UMA CARACTERÍSTICA ÚNICA DAS FACETAS EM RESINA.

 

Reparar pequenas ou até mesmo grandes extensões de fraturas traz muita tranquilidade aos tratamentos dentários com facetas em resina. Por serem menos resistentes que as facetas em porcelana, as fraturas em facetas em resina devem ser encaradas como evento não raros. Já a frequência recorrente desses problemas são indícios de falha de execução, má qualidade dos materiais envolvidos ou indicação errada da técnica. Independente da causa da fratura, a possibilidade de reparo imediato em uma faceta em resina é importante porque dá mais segurança e viabilidade ao tratamento.

 

 

3. TRATAMENTOS COM GRANDES MUDANÇAS ESTÉTICAS NO SORRISO PODEM SER FEITAS EM APENAS UM DIA.

 

Reconstruir a cor e forma de um sorriso em apenas um dia é uma característica que apenas as resinas compostas podem proporcionar. Diferente da técnica com porcelanas aonde as facetas são construídas sobre modelos em laboratórios de próteses dentárias, as facetas em resina são construídas camadas por camadas diretamente sobre o dente do paciente. E esse pode ser um fator decisivo na hora de optar entre resinas ou porcelanas como o material empregado nas facetas. Acompanhado por um planejamento minucioso, os resultados finais de modificação do sorriso com as resinas podem ser efetivos e duradouros. Em um único dia é possível fotografar, simular, realizar consulta para profilaxia e clareamento dental, aprovar o planejamento e realizar as modificações com as facetas em resina. A comodidade da rapidez do tratamento, ao meu ver, é a maior indicação da técnica.

 

Indicações para as resinas que vão além das facetas. (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
Indicações para as resinas que vão além das facetas. (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

 

4. QUANDO O TRATAMENTO REQUER DESGASTES NOS DENTES, OS DESGASTES PARA FACETAS EM RESINA SÃO MAIS PROFUNDOS DO QUE NA TÉCNICA COM PORCELANAS.

 

Alguns tratamentos dentários com grandes modificações estéticas de cor e forma podem necessitar de desgastes dentários para a remoção de resinas antigas ou permitir a adaptação de facetas em posição e espessuras ideais. Quando o planejamento do tratamento prevê desgastes aos dentes, esses são mais profundos do que os utilizados para as facetas em porcelana. Resinas e porcelanas são materiais muito diferentes – enquanto o primeiro é um polímero, o segundo é uma cerâmica. As porcelanas conseguem bons resultados de resistência e qualidade óptica (estética) com espessuras menores do que as necessárias para a técnica com facetas em resina. Essa maior necessidade de profundidade de desgaste dentário aliado à menor durabilidade das facetas em resina devem ser levadas em conta na hora de selecionar o material ideal para o tratamento.

 

 

5. AS FACETAS EM RESINA PODEM AMARELAR RAPIDAMENTE QUANDO HÁBITOS COMO INGERIR CORANTES, CAFÉS, VINHOS E NICOTINA FAZEM PARTE DA DIETA.

 

Manter os excelentes resultados que podem ser conseguidos com as facetas em porcelana é a parte mais complicada do tratamento. E entre as propriedades estéticas que podem ser perdidas, a cor é a mais emblemática. A resina composta, material utilizado nas facetas, é sensível à acão de corantes alimentares, fumo, vinhos, cafés e legumes verdes – só para citarmos alguns exemplos de substâncias com alto poder de alteração da cor das facetas em porcelana. Além disso, com o passar do tempo não apenas a camada mais superficial altera de cor – todo o corpo da resina torna-se opaco e amarelado. É a característica plástica (polimérica) que traz essa desvantagem que frustra muitos indivíduos e que deve ser lavada em consideração na hora de optar entre a porcelana e a resina. Quando as camadas com resinas nos tratamentos com facetas necessitam de grandes profundidas para que os resultados sejam satisfatórios, a troca constante dessas facetas devido ao amarelamento pode aproximar-se ou mesmo atingir a parte mais interna do dente, a polpa dentário. A consequência disso? Tratamento de canal.

 

 

6. A ESCOVAÇÃO E AÇÃO DE ÁCIDOS PRESENTES NOS ALIMENTOS REMOVEM O BRILHO OU ATÉ MESMO DETALHES ANATÔMICOS DA SUPERFÍCIE DAS FACETAS.

 

A perda do brilho e lisura da superfície das resinas pelo atrito das cerdas das escovas é um problema que acomete não apenas os tratamentos com facetas, e que pode tirar o sono de muitos pacientes. O que acontece é que muitas das propriedades estéticas presentes nas facetas em resina – como transparências e reflexões de luz – dependem diretamente do grau de polimento superficial. Quando esse polimento é perdido, as facetas ficam opacas e perdem a naturalidade, conferindo aspectos estéticos desagradáveis ao sorriso. Em alguns casos a pressão demasiada das cerdas das escovas podem até mesmo deformar a superfície das facetas, tornado-as abauladas. Escovas dentárias com cerdas macias são indispensáveis para não agredir a superfície dessas resinas. Além disso, a ação abrasiva de diversos tipos de alimentos, como refrigerantes e bebidas ácidas, degrada a superfície mais externa das facetas em resina, facilitando a adesão e infiltração de corantes no corpo dessas facetas.

 

 

7. A QUALIDADE DAS RESINAS UTILIZADAS NAS FACETAS FAZ A DIFERENÇA.

 

Destreza técnica e planejamento exaustivo são fundamentais aos resultados estéticos nos tratamentos com facetas em resina. Mas um ponto pra lá de importante passa despercebido para muitas pessoas : a qualidade dos materiais utilizados no tratamento.  Existem dezenas de marcas e composições de resinas compostas disponíveis no mercado, com grandes variações de composição química e estruturais. Resinas com melhores qualidades permitem polimentos mais efetivos, tem melhores propriedades ópticas, maior resistência à fratura e amarelamento. Resinas com qualidade inferior necessitam de trocas e repolimentos constantes, oferecendo riscos aos dentes que decorrem da substituição frequente desses materiais.

 

 

Embora inferiores em muitas características às facetas em porcelana, as porcelanas podem, sim, ser indicadas para uma infinidade de situações que necessitam de transformações estéticas ou funcionais em dentes anteriores. De forma geral, os tratamentos estéticos com grande mudança de cor e forma devem ser restritos às facetas em porcelana. As fraturas dentárias extensas em dentes anteriores, por exemplo, já representam uma indicação para o uso de resinas em reconstruções extensas de dentes fraturados. De qualquer forma, converse com o seu dentista antes de optar pelo material do seu tratamento.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE FACETAS, RESINAS E TRATAMENTOS :

Voltar para o blog