BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

A fisiologia do sorriso e seu impacto no bem-estar: coração, pulmões, músculos e sistema imunológico.


Você sabia que sorrir produz efeitos emocionais de positividade e bem-estar e impactos diretos sobre o sistema imunológico, cardíaco e muscular, previne o envelhecimento e pode até evitar a obesidade ? Nesse artigo vamos olhar atentamente a fisiologia do sorriso na interação com órgão e sistema do seu corpo, e como ele afeta o seu estado de espírito.

Muito além de ser o principal sinal de empatia social, sorrir é fisoilogicamente fundamental para a manutenção do bem-estar físico e mantel. Veja como sorrir pode melhorar a sua vida.

Por Luís Gustavo Leite, dentista em Porto Alegre.

Bem-estar emocional e positividade:

Há algum tempo atrás li um livro do ganhar do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman. O livro chama-se Fast and Slow, e é, na verdade, um livro de psicologia sobre o comportamento humano em tomadas de decisões – o escritor é um psicólogo. Um desses livros que a gente compra em livraria de sala de embarque, mas é interessante. Entre as inúmeras pesquisas apresentadas pelo livro, uma, em especial, chamou-me a atenção. Uma pesquisa aonde um grupo de pessoas, em condições controladas, são obrigadas a tomar algumas decisões em condições posturas normais ou em condições aonde a posição postural dos músculos da face envolvidos no sorriso estão, através da simples presença de um lápis preso horizontalmente pelos lábios, próximos à posição fisiológica facial de sorrir. Somente o fato dos músculos estarem em posição próxima a que ficamos durante um sorriso espontâneo modifica o resultado das tomadas de decisões, tornando mais otimistas as tomadas decisões com os músculos faciais próximos ao sorriso espontâneo.

Podemos observar ainda mais diretamente o efeito fisiológico direto de um sorriso intenso, ou mesmo de um conjunto de sorrisos ao longo do dia. É muito interessante, observe-se os efeitos sobre o seu corpo.

Coração:

Ao sorrir, o ritmo cardíaco aumenta. E muito. Se em repouso nosso coração tem, em média, 70 pulsações por minuto, durante uma boa gargalhada nosso ritmo cardíaco pode ir a 120 pulsações por minuto. Uau, isso é puro exercício ! E quando a pulsação aumenta, mais sangue está circulando pelo seu corpo e oxigenando ainda melhor as células e tecidos do seu corpo, excelente para a saúde do seu corpo.

Músculos abdominais:

Os músculos abdominais são os mais exigidos durante o sorriso. E o tipo de intensidade do sorriso produz um excelente exercício que ajuda todo o sistema gastrointestinal, ajudando no processo de digestão e excreção.  E também ajuda a revigorar o sistema hepático.  Sério !

Pulmões:

Ao sorrir, aumento o volume de ar inspirado pelos pulmões. Além de melhorar a resistência aeróbia, mais ar entrando no pulmão é sinal de menos dióxido de carbono e vapores residuais nos seus alvéolos, melhorando, também, a tenacidade dos tecidos pulmonares.

Vasos sanguíneos.

O maior bombeamento sanguíneo decorrente de um vigoroso sorriso – ainda mais para quem ri constantemente – promove uma dilatação dos vasos sanguíneos, originando uma redução automática da pressão sanguínea. E em paralelo a tudo isso ocorre um relaxamento muscular global.

Sistema imunológico.

Sorrir intensamente reduz o nível de cortisol e adrenalina, hormônios presentes e, de certa forma, responsáveis químicos pelo estresse emocional. Quanto menos esses hormônios estão presentes em nosso organismo, mais fortalecido está nosso sistema imunológico. É por isso que frequentemente “pegamos uma gripe” quando estamos estressados. Presente nos gânglios linfáticos e na medula óssea, alguma células de defesa do organismo aumentam a sua quantidade presente, melhorando as defesas de nosso organismo.

 

Luís Gustavo Leite, dentista em Porto Alegre.

Voltar para o blog