BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva escura: causas, tratamento e recuperação estética explicados.

gengiva escura post blog

Conheça as causas, tratamento e recuperação estética de gengivas escuras em contato com dentes, próteses dentárias ou implantes dentários.

 

Luís Gustavo Leite é especialista em gengivas (periodontista) e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengiva escura, quais as causas para este problema?

 

Um problema comum e que costuma provocar danos estéticos severos ao sorriso é o aparecimento de gengivas escuras. Mais comum quando aparece em contato com próteses dentárias em porcelana ou implantes dentários, seu tratamento e recuperação pode ser complexo quando as causas vão além da gengivite e periodontite, as infecções associadas à higiene oral ineficiente ou não realizada.

 

Embora raras, doenças até mesmo graves podem estar por trás das gengivas escurecidas – um problema sério para o indivíduo que costuma protelar a consulta ao dentista. Conheça as principais causas para gengivas escuras em contato com dentes naturais ou dispositivos protéticos, ou que aparecem em áreas distantes e profundas da cavidade oral:

 

gengivite e periodontite;

translucidez excessiva da gengiva, transparecendo as partes metálicas de próteses dentárias fixas e implantes dentários;

manchamento (tatuagem) pelo metal de restauração dentária com amálgama;

manchamento (tatuagem) pelo metal de prótese dentária fixa;

alergias ao metal ou a cremes dentais;

herpes zoster, candidíase, líquen plano, penfigóide (doenças não induzidas por placa bacteriana);

tumores  e leucemia.

 

gengiva escura escurecida
Gengiva escura: causas precisam ser investigadas desde a translucidez do implante dentário após perda de osso (foto) a tumores malignos que podem apresentar-se com sinais clínicos semelhantes.

 

 

Diagnóstico é importante para descartar periodontite e outras doenças sérias.

 

O diagnóstico das causas para gengivas escuras é simples e realizado no consultório do dentista após exame clínico – como no caso da gengivite e periodontite. Exames radiográficos, sanguíneos ou até mesmo biópsias podem ser exigidos quando sinais clínicos diferentes ou adicionais aos comumente encontrados nas doenças periodontais, como o sangramento, edema e áreas avermelhadas, são encontrados.

 

Várias doenças gengivais que podem escurecer as gengivas apresentam sinais e sintomas clínicos semelhantes à gengivite e periodontite. O mais comum, até pela maior frequência com que aparecem, é tratar inicialmente estas duas infecções que são causadas pela higiene oral deficiente ou inexistente. Passadas algumas semanas, e parmecendo o sangramento gengival espontâneo ou provocado, os edemas e as áreas avermelhadas, exames adicionais são exigidos para um diagnóstico mais preciso.

 

Doenças como o herpes zoster, líquen plano e penfigóide, associados a desordens imunológicas, frequentemente apresentam sinais clínicos parecidos entre si – incluindo gengivas escuras em alguma situações -, o que exige biópsia para a identificação correta da causa e adoção de tratamento específicos. Outros doenças mais sérias, como a leucemia, podem já despertar suspeitas na primeira consulta devido ao exagero das suas manifestações clínicas, exigindo exames sanguíneos imediatos para descartar a doença.

 

gengiva escura escurecida protese dentaria
Metal utilizado na confecção de alguns tipos de próteses dentárias em porcelana frequentemente estão por trás do aparecimento de gengivas escurecidas.

 

 

Tratamento para gengivas escuras: da gengivoplastia ao enxerto gengival.

 

Quando o diagnóstico não identifica como causa para gengivas escuras doenças infecciosas como a gengivite ou a periodontite – ou mesmo doenças não induzidas por bactérias como tumores e eritemas -, o mais provável é que o escurecimento gengival seja o resultado do excesso de translucidez da gengiva transparecendo o metal presente em próteses dentárias fixas ou implantes dentários. Neste casos, o tratamento pode envolver procedimentos mais complexos como a gengivoplastia, enxerto de gengiva e enxerto de osso.

 

Gengivoplastia e gengivectomia

Procedimentos utilizados em cirurgia plástica gengival utilizados para modificar o contorno das gengivas ao redor dos dentes, próteses dentárias fixas e implantes dentários, a gengivoplastia e a gengivectomia podem ser necessárias para construir uma arquitetura óssea e tecidual mais compatível com a estética e a higienização das gengivas.

 

Enxerto de gengiva

Indicado para eliminar aumentar a espessura de gengivas ao redor de implantes dentários, próteses dentárias e dentes escurecidos após tratamento de canal, o enxerto de gengiva é um procedimento que pode utilizar tanto o tecido coletado do próprio paciente quanto os tecidos sintetizados. Eficiente, este tratamento exige atenção com relação ao seu pós-operatório cuidadoso e à seleção correta do tecido utilizado no procedimento.

 

Enxerto de osso

Indicada no tratamento de gengivas escuras ao redor de implantes dentários, o enxerto de osso é mais comumente realizado com materiais sintetizados de matrizes animais (bovinas). As indicações para este tratamento é o recobrimento do implante dentário descoberto de osso.

 

gengivoplastia
Gengivoplastia e enxerto de gengiva podem ser necessárias para recuperar a estética de gengivas escuras em áreas anteriores do sorriso.

 

 

Substituindo próteses dentárias problemáticas: escolha o tipo ideal.

 

A recuperação da gengivas escurecidas em contato com prótese dentária fixa pode ser realizada apenas com a substituição do dispositivo protético. Mas para que o procedimento dê certo, é preciso antes selecionar entre diversos tipos de coroas de porcelana e pônticos dentários sem metal já que, para cada caso de gengiva escura, existe um tipo ideal.

 

Prótese dentária em porcelana pura

Confeccionada com materiais semelhantes aos utilizados em laminados cerâmicos do tipo faceta de porcelana e lente de contato dental, a prótese dentária em porcelana pura é ideal para recuperar gengivas escuras devido ao metal utilizado na construção dos dispositivos protéticos, eliminado procedimentos mais complexos como o enxerto de gengiva ou osso.

 

Prótese dentária em porcelana sobre zircônia

Ideal para esconder partes escurecidas dos dentes seja por escurecimento após tratamento de canal ou manchamentos por corrosão das partes metálicas de pinos e coroas dentárias, a prótese dentária em porcelana sobre zircônia também proporciona estética marcante – o que faz dela a ideal para recuperar gengivas escuras em contato com implantes dentários.

 

Prótese dentária em zircônia pura

Pouco lembrada na hora de recuperar gengivas escurecidas, a prótese dentária em zircônia pura é perfeita para dentes posteriores – seus resultados são inferiores às demais técnicas. Apesar de eficiente, é preciso estar atento às alergias gengivais à zircônia que, apesar de frequentes, são pouco lembradas.

 

protese-dentaria-fixa-com-porcelana-pura-blog-post
Prótese dentária em porcelana e zircônia eliminam o problema de escurecimento de dentes e gengivas.

 

 

Gengivas escuras em implantes dentários, um problema muito comum.

 

Gengivas escuras em contato com próteses dentárias é um problema comum. As causas para este tipo de escurecimento da gengivas originam-se nas partes metálicas da prótese dentária conectada ou então do titânio (metal) utilizado na construção do dispositivo implantodôntico.

 

Este é o caso, por exemplo, da perda óssea ao redor do implante dentário que, devido ao excesso de translucidez da gengiva, acaba por transparecer o titânio utilizado na construção deste dispositivo implantodôntico. O tratamento para recuperar gengivas escuras nesta situação vão do enxerto gengival associado ao não ao enxerto de osso à remoção do dispositivo implantodôntico nos casos em que as perdas ósseas são extensas.

 

retração gengival gengiva escura implante dentário
Exame de gengivas com coloração alterada (escura) em prótese sobre implante dentário: retração gengival e perda do implante dentário são riscos quando o diagnóstico e tratamento não são realizados.

 

 

Microabrasão gengival é tratamento simples para recuperar gengivas escurecidas.

 

Um tratamento simples e eficiente para recuperar gengivas escuras é a microabrasão gengival. Realizada em uma única consulta, o procedimento, semelhante ao peeling dérmico utilizado para remover manchas sobre a pele, remove as camadas mais superficiais das gengivas e mucosas que apresentam manchas escurecidas.

 

O mecanismo pelo qual a microabrasão elimina a gengiva escureca é essencialmente mecânico. Utilizando delicadas brocas diamantadas, o dentista promove uma esfoliação superficial das áreas com manchas que, depois de removidas, exigem cuidados pós-operatórios. O tempo de recuperação, rápido, não requer mais do que dois a três dias do paciente livre de atividades sociais e de trabalho – período em que a vermelhidão no local tratado já começa a desaparecer, restabelecendo a estética das gengivas.

 

Apesar de eficiente, a microabrasão gengival tem indicações restritas. Além das gengivas escurecidas pela pigmentação por metal de restaurações dentárias em amálgama, também é indicada para a remoção de manchas melanômicas que podem incomodar aos pacientes mais exigentes com a estética do seu sorriso.

 

 

Alergia ao metal de prótese dentária também é causa para gengivas escurecidas.

 

A reação inflamatória alérgica ao metal utilizado na confecção de próteses dentária atinge 20 % das mulheres. Com sinais e sintomas comum à gengivite, como sangramento e vermelhidão junto às bordas metálicas destes dispositivos, traz diagnóstico difícil e atento com relação ao diagnóstico diferencial de outras doenças com manifestações clínicas semelhantes.

 

O tratamento da alergia ao metal de próteses dentárias fixas requer a remoção e uso de provisórios em acrílico até que a inflamação desapareça – algo que costuma acontecer em até 14 dias. Após este período, é selecionado um material livre de metal – incluindo a prótese dentária em zircônia, que é um óxido metálico – por versões como a coroa em dissilicato de lítio ou silicato de lítio, dois materiais bastante utilizados em facetas de porcelana e lente de contato dental.

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog