BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva escurecida por prótese pode exigir cirurgia com enxerto.

gengiva escurecida e escura cirurgia prótese dentária enxerto gengival

A gengiva escurecida em contato com prótese dentária fixa pode ser um problema mesmo após a troca do dispositivo protético. Conheça a cirurgia corretiva que corrige gengivas escuras e recupera a estética do sorriso em dentes anteriores.

 

 por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Gengiva escurecida por prótese dentária, como isso acontece?

 

Defeitos estéticos no sorriso costumam atingir em cheio a autoestima dos indivíduos acometidos pelo problema. Entre eles, o que mais vem levando pacientes a consultas odontológicas é o escurecimento de gengivas em contato com prótese dentária fixa, uma situação ainda mais complicada quando dá-se sobre dentes anteriores.

 

O aparecimento de gengivas escurecidas em contato com dispositivos protéticos tipo metalocerâmico (porcelana + metal), ao contrário do que se imagina, não se dá por manchamento. Na maioria das vezes, é a translucidez gengival revelando bordas de próteses dentárias ou raízes escurecidas a principal causa para o problema. E quando isto acontece, a cirurgia plástica gengival com enxertos é o tratamento de eleição.

 

gengiva escurecida prótese dentária com metal
Gengivas escurecidas associadas a próteses dentárias com metal e porcelana: a retração das gengivas aumenta o dano estético.

 

 

Doenças gengivais podem ser a causa para manchas escuras.

 

Gengivas escuras e acinzentadas nem sempre tem como causas o escurecimento dentário pós tratamento de canal ou manchamento metálico proveniente de próteses dentárias fixas. Bastante comuns, inflamações gengivais de origem bacteriana associadas à higiene oral deficiente – gengivite e periodontite – apresentam-se como gengivas inchadas, escurecidas e que sangram com facilidade podem ser a causa para o dano estético.

 

O melanoma, um tipo de câncer que se origina a partir de melanócitos, também pode atingir gengivas e exigir tratamento oncológico rápido. Aparecendo sob a forma de manchas escuras e sem bordas delimitadas, é frequentemente confundido com o manchamento gengival por tatuagem por amálgama de prata ou prótese dentária fixa. A dor e sangramento das gengivas nem sempre faz parte do quadro clínico desta lesão maligna, fato pelo qual muitos indivíduos acometidos pelo problema protelam a procura por atendimento odontológico desta doença grave e que pode levar ao óbito do paciente.

 

gengivite
Gengivite e periodontite também podem ser a causa para gengivas escuras junto a próteses dentárias fixas com em metal.

 

 

Quando trocar a prótese dentária fixa não elimina as gengivas escuras.

 

A substituição de próteses dentárias em porcelana com estrutura interna em metal – a técnica metalocerâmica – nem sempre elimina gengivas escuras e manchadas. Nestes casos, a troca por coroas em porcelana pura ou com estrutura interna em zircônia proporciona um alívio estético que pode ser insatisfatório para indivíduos mais exigentes com a estética do sorriso.

 

As causas para a manutenção da gengiva escurecida mesmo após a troca de próteses dentárias metalocerâmicas vão do manchamento tecidual metálico ao escurecimento severo de raízes dentárias por falhas no tratamento de canal.

 

Outra causa para fracassos ao substituir coroas protéticas é o manchamento de raízes dentárias pelo metal proveniente de pinos ou próteses metalocerâmicas. Em todos estes casos, a solução definitiva dá-se através da cirurgia plástica gengival associada a enxertos coletados do próprio paciente ou provenientes de matrizes artificiais ou animais.

 

 

A cirurgia plástica gengival na correção de gengivas escuras.

 

Gengivas finas trazem desafios a diversos procedimentos odontológicos. Além de mais suscetíveis à retração gengival por traumas de escovação ou movimentações ortodônticas, são ineficientes para bloquear estruturas escuras localizadas abaixo delas.

 

Um dos objetivos da cirurgia plástica gengival é aumentar a espessura deste tecido. Quanto maior o ganho de volume, maior é a capacidade para bloquear tons escuros provenientes de raízes dentárias escurecidas, bordas de próteses dentárias e implantes dentários em titânio. Diferente da gengivoplastia e gengivectomia, são procedimentos mais complexos e que exigem cuidados pós-operatórios específico.

 

gengiva fina cirurgia plástica gengival
Translucidez gengival: gengivas finas e transparentes não conseguem bloquear raízes dentárias esquecidas ou bordas metálicas de próteses dentárias.

 

 

Enxerto gengival, tipos e técnicas.

 

O enxerto gengival é um tratamento bastante utilizado para recobrir raízes dentárias expostas por retração. A técnica mais comum é a que utiliza apenas a parte interna de gengivas coletadas do próprio paciente, em áreas como o palato ou pastes posteriores de maxilas. O objetivo deste procedimento é conferir estabilidade para que os resultados finais sejam efetivos, recobrindo a raiz dentária exposta e recuperando a estética do sorriso.

 

Outra utilidade para este tipo de cirurgia é aumentar a espessura de gengivas escurecidas por translucidez excessiva. Os resultados dessa terapia estética, que já podem ser visualizados nos primeiros dias de cicatrização, é ideal para eliminar o escurecimento causado por bordas de próteses dentárias ou raízes escurecidas por contaminação metálica ou falha em tratamento endodôntico.

 

A utilização de enxertos artificiais, em estágio de pesquisa avançado e com lançamentos recentes pela indústria odontológica, mostra-se promissor para eliminar a etapa mais complexa do tratamento, a coleta de gengivas do próprio paciente. Por ora, a introdução recente desta técnica requer cuidados na indicação, principalmente para escurecimentos mais severos.

 

 

Pós-operatório da cirurgia plástica gengival com enxerto exige cuidados.

 

Diferente de outros procedimentos cirúrgicos em odontologia, o sucesso da cirurgia plástica com enxerto de gengiva depende bastante dos cuidados pós-operatórios. Uma lista repleta de restrições alimentares, de hábitos e higienizações específicas é dividia em duas partes. A primeira dela inclui os cuidados que precisam ser tomados nos cinco primeiros dias, como evitar a escovação no local do procedimentos e ingestão de alimentos rígidos.

 

A segunda semana do processo de cicatrização do enxerto gengival é mais simples e já permite ao paciente retomar hábitos alimentares. Mas não pense que as restrições serão eliminadas. Pelos próximos 7 dias deverão ser utilizados instrumentos de higiene oral específicos para não traumatizar o sítio cirúrgico ainda recente. O fim das restrições dá-se mesmo é no décimo quarto dia passados da cirurgia, período no qual os resultados finais já quase podem ser visualizados.

 

encerto gengival prótese dentária
Trans-cirúrgico para enxerto de gengivas junto a bordas de próteses dentárias.

 

 

Retração gengival pode comprometer resultados.

 

Gengivas submetidas à cirurgia plástica com enxertos para aumento de espessura não estão imunes à recessão por trauma de escovação ou resultado de doenças periodontais. E quando isto acontece, o que se vê é o retorno dos halos escuros e acinzentados ao redor de próteses dentárias fixas.

 

A adoção de medidas preventivas contra a retração gengival é essencial para garantir resultados permanentes. Além da adoção de técnicas de higiene oral eficientes e utilização de escovas dentárias adequadas, é preciso seguir à risca as consultas de manutenção organizadas pelo dentista responsável pelo tratamento.

 

 

Gengiva manchada por incorporação do metal pode ser recuperada por peeling.

 

Gengivas escurecidas podem ser o resultado da incorporação de partículas metálicas provenientes de próteses dentárias fixas e restaurações com amálgama de prata. Diferente do problema cuja origem é a translucidez excessiva de tecidos finos, o aumento de espessura através de enxertos não trará resultados satisfatórios.

 

O manchamento gengival pode acometer apenas as camadas mais superficiais. Quando isto acontece, a remoção dos tecidos mais externos (peeling) pode remover as manchas escuras e recuperar a harmonia do sorriso. O tratamento é simples e realizado em consulta única, e o pós-operatório exige apenas cuidados simples. Sem dúvida, uma alternativa importante que não pode ser esquecida mas que exige diagnóstico preciso para não frustrar pelos resultados estéticos deficientes.

 

 

Enxerto ósseo é indicado para recuperar estética gengival em implantes dentários.

 

Gengivas escurecidas são problemas frequentes em tratamento com implantes dentários. Assim como acontece em muitos casos associados a dentes naturais, o defeito estético tem como causa a translucides excessiva das gengivas evidenciando o titânio de dispositivos implantados ou mesmo a borda metálica de próteses dentárias em metal.

 

Em condições ideais, o titânio dos implantes dentários encontram-se submersos – ou ao nível – do osso maxilar. Com o passar dos anos, perdas ósseas decorrentes de infecções bacterianas (periimplantite) ou estresse mecânico, as duas causas mais frequentes, expõem as roscas metálicas destes dispositivos. Quando isto acontece em indivíduos com gengivas finas, o aparecimento de margens escurecidas junto a próteses dentárias podem até mesmo ser resultado da exposição direta do implante.

 

A correção de gengivas escurecidas sobre implantes dentários com roscas desprotegidas dá-se através do enxerto ósseo associado a enxerto gengival. O procedimento, realizado em consulta única e que pode utilizar tanto materiais coletados do próprio paciente (autógenos) quanto fabricados (exógenos), é eficaz para recupera a estética gengival.

 

 

Correção cirúrgica do sorriso gengival pode ser necessária.

 

O sorriso gengival é um problema que afeta quase 20% das mulheres. Caracterizado pela exposição excessiva das gengivas, tem causas diversas como o crescimento maxilar exagerado ou a erupção dentária alterada. Nestes indivíduos, o escurecimento gengival associado a próteses dentárias fixas é sentindo de maneira ainda mais intensa.

 

A correção cirúrgica do sorriso gengival pode ser necessária para corrigir o problema do manchamento gengival por incorporação de partículas metálicas provenientes de próteses dentárias ou restaurações, ou ainda para recuperação estética em indivíduos com múltiplos implantes dentários com trazem dificuldades técnicas para a confecção de coroas dentárias harmônicas e naturais.

 

saiba mais sobre gengiva escurecida e manchada:

Voltar para o blog