BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

9 dicas para o tratamento de gengiva machucada por prótese dentária.

gengiva machucada e machucando protese

Gengivas machucadas por prótese dentária podem ser um martírio diário para o portador de dentadura ou ponte móvel. 7 dicas essenciais ajudam a eliminar contra-tempos como a dor, desconforto e dificuldades durante a mastigação característicos do problema.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

1. Evite ajustar você mesmo as próteses dentárias que estão machucando gengivas: isso pode piorar o problema.

 

Tentativas de desgastes e ajustes caseiros em próteses dentárias como dentaduras e pontes são comuns – e pouco efetivas. E como se não bastasse a ineficácia do procedimento, na maioria das vezes o que se vê é exatamente o contrário: um alívio momentâneo e passageiro do desconforto em gengivas machucadas por prótese, e que volta em poucas horas ou dias.

 

O ajuste e reparo correto para dentaduras e pontes sobre gengiva machucada precisa de equipamentos e dispositivos que estão à mão apenas do dentista. Interromper o uso da prótese e procurar ajuda profissional é o caminho mais fácil para solucionar no tratamento da gengiva machucando sob prótese dentária.

 

 

2. Dentaduras e pontes móveis tem durabilidade e tempo de vida que podem estar vencidos.

 

Gengivas machucando por contato traumático com próteses dentárias são situações frequentes no difícil processo de adaptação à dentaduras e pontes novas, ou no uso diário com dispositivos protéticos antigos e mal adaptados. E quando este último é o motivo para a dolorosa condição, a substituição e confecção de nova prótese dentária é o tratamento correto para restabelecer a saúde em gengiva machucada e traumatizada por dentadura ou ponte móvel.

 

A dentaudura e a ponte móvel (prótese parcial removível) tem, sim, tempo de vida: 4 anos. Essa durabilidade média é calculada com base nos desgastes das partes acrílicas das próteses e, principalmente, na perda óssea progressiva que acontece abaixo desses dispositivos protéticos. A situação é mais crítica em portadores de dentaduras, em que a prótese está totalmente apoiada sobre o osso e gengiva do paciente. Uma informação tão importante e tão pouco divulgada!

 

protese machucando a gengiva reembasamento
prótese dentária machucando gengivas: o reembasamento pode prolongar o uso de dentaduras cujos dentes estão com poucos desgastes.

 

 

3. O descanso diário do uso da prótese por pelo menos 8 horas é fundamental para a saúde de gengivas machucadas.

 

O descanso diário no uso de próteses dentárias, de pelo menos 8 horas, diminui o risco para o aparecimento de gengivas machucadas por prótese dentária. Gengivas e mucosas em contato com bases de dentaduras e pontes necessitam de descanso descompressivo. Outra vantagem do descanso diário descompressivo é que ele traz mais conforto e facilidade para a mastigação e fala no dia seguinte ao desuso da prótese.

 

gengiva machucando sob dentadura e prótese
gengiva machucando sob prótese (dentadura): imagem com destaue para área de compressão excessiva por falta de desuso e descanso dos tecidos gengivais.

 

 

4. Respeite as limitações para a mastigação de alimentos duros e fibrosos para evitar traumas às gengivas.

 

A eficiência mastigatória em indivíduos portadores de dentaduras e pontes é afetada pelas limitações naturais das próteses dentárias. Algumas pesquisas apresentam dados para a diminuição na eficiência mastigatória para portadores de dentaduras duplas (arcada superior e inferior) em até 85%. Uma situação preocupante. As pontes móveis, apesar de mais eficientes que as dentaduras, também trazem desafios para a incisão e mastigação de alimentos mais duros, pegajosos e fibrosos.

 

O exesso de força durante a mastigação é motivo frequente para a reclamação de prótese dentária machucando gengivas. O portador de dentaduras e pontes móveis precisa ser conscientizado e treinado para as limitações à mastigação impostas por próteses dentárias móveis. A seleção e corte dos alimentos precisa ser personalizado para as possibildiades e limitações de cada dispositivos, e cada paciente. Um procedimento simples e muito eficaz.

 

 

5. Gengiva machucada e com sangramento exige a descontinuação de uso da prótese dentária por até 3 dias.

 

Dor, sangramento e gengivas inchadas e inflamadas são alguns dos sinais para prótese machucando gengivas. Exceto para a dor, que pode fazer parte da adaptação à próteses sob determinadas circunstâncias, qualquer uma das outras condições exige a suspensão imediata para o uso de dentaduras ou pontes. E por até 3 dias ininterruptos. Além de lenta, a recuperação da saúde em mucosas e gengivas machucando sob próteses podem prolongar-se por semanas quando o contato com o dispositivo protético é contínuo.

 

O uso de medicações contra a dor (analgésicos sistêmicos como dipironas, ou tópicos como xilocaínas) e inflamação gengival (corticóides de uso tópico) devem ser prescritos e utilizados com cautela, já que podem mascarar problemas maiores como o uso indevido ou má confecção da prótese dentária. O alívio para a dor não resolve o problema para gengivas machucando por prótese dentária com problemas para adaptação saudável.

 

 

6. Considere os defeitos na confecção do dispositivo protético como causa para próteses machucando gengivas.

 

A antiga regra para a adaptação a próteses dentárias como dentaduras ou pontes móveis nunca pôde ser levada a sério: “são os indivíduos que adptam-se às próteses, e não as próteses aos indivíduos”. Em outras palavras: prótese dentária são duras e rígidas, cabendo ao osso e tecidos moles orais a difícil missão de acostumar-se, na marra, à rigidez do dispositivo. Uma ideia errada e que traz complicações e muita dor de cabeça para dentistas e pacientes.

 

Para a maioria dos pacientes, a adaptação à prótese dentárias devidamente confeccionadas se traduz por desconforto para os primeiros dias de utilização do dispositivo. Gengivas machucando sob próteses dentárias é sinal para problemas de confecção em dentaduras ou pontes móveis, ou gengivas pouco aptas para o uso de próteses dentárias (hiperplasia gengival e infecção fúngica por cândidíase oral).

 

7. A cirurgia corretiva da hiperplasia gengival (crescimento de gengiva flácida sob próteses) é um tratamento pouco lembrado.

 

O uso de próteses dentárias, principalmente dentaduras, por períodos acima do recomendado ( 4 anos) está relacionado com o crescimento da gengiva flácida (hiperplasia gengival) sob a base acrílica de próteses dentárias. Trata-se da adaptação do organismo visando compensar a perda óssea progressiva do rebordo em contato com a prótese, garantindo, assim, o selamento responsável pela estabilidade da dentadura.

 

Entretanto, quando muito crescida, a gengiva hiperplasiada pelo uso de próteses antigas fica sensível à compressão das bases dos dispositivos protéticos. Qualquer mordida, mesmo sobre alimentos com pouca resistência à mastigação, é motivo para dor, irritação, cortes e, ainda mais comum, inflamação e aparecimento de zonas vermelhas e inchadas. Para esses indivíduos, a remoção cirúrgica da gengiva hiperplasiada e confecção de nova prótese é o único tratamento eficaz.

 

 

8. A infecção fúngica por candidíase também precisa ser considerada no problema para a gengiva machucada por prótese.

 

A candidíase oral, infecção fúngica inflamatória pela candida albicans, é um problema frequente em portadores de próteses dentária antigas ou com gengivas machucadas. A doença também está associada à deficiência na higiene das gengivas e próteses utilizadas. Flacidez e fragulidade tecidual, áreas vermelhas extensas ou múltiplos pontos avermelhados, além da dor e cortes constantes estão entre os principais sinais e sintomas da condição.

 

O tratamento se faz pelo uso de antifúngicos específicos e confecção de nova prótese dentária. Também é precisoter em mente que a gengiva machucada por trauma oriundo de prótese dentária facilita a infecçao pela candida albicans. O diagnóstico preciso para o problema deve ser realizado pelo dentista, já que o auto-diagnóstico é difícil e pode ser motivo para o aparecimento de outras complicaçoes.

 

gengiva machucando e machucada
Gengiva machucada por uso de prótese dentária: infecção fúngica associada.

 

 

9. A associação entre câncer bucal e gengiva machucada sob prótese dentária é um problema sério.

 

O desconforto doloroso e a dificuldade para mastigar, características da gengiva machucada sob prótese dentária, são problemas que mascaram um situação bem mais preocupante: o risco ao aparecimento do câncer bucal. E olha que não são poucos os programas governamentais para a prevenção do câncer bucal por problemas em prótese dentárias como dentaduras, ou mesmo a ponte móvel.

 

A mucosa oral é um tecido sensível a qualquer tipo de trauma. É exatamente por isso que o uso de piercings presos em lábios e línguas preocupam tanto: também estão associados ao câncer bucal. Lembre-se que a gengiva machucada por próteses com dentaduras e pontes previsa de tratamento urgente. E, quando por algum motivo ele não é possível, suspender o uso de qualquer dispositivo protético é uma atitude prudente e necessária. O importante é não continuar com a gengiva machucando por prótese dentária com problemas.

 

 

Considerações finais sobre próteses dentárias machucando gengivas.

 

Próteses dentárias, como dentaduras e pontes, machucando gengiva e mucosa oral, necessitam de consulta odontológica para resolver o problema. As tentativas de auto-ajustes, como os desgastes realizados em dentaduras pelo próprio paciente, raramente solucionam o problema. No máximo, são soluções momentâneas para o problema da gengiva machucando sob prótese dentária.

 

A dor e desconforto durante a mastigação não é uma condição normal. A resistência do paciente para a adaptação “na marra” ao problema pode dai início a processos inflamatórios crônicos, com perda óssea progressiva e hiperplasia gengival. Além disso, o risco ao aparecimento de câncer por traumas em mucosas deve sempre ser lembrado ao pacientes com prótese machucando gengivas. Procure o seu dentista. É mais fácil, e rapidamente você volta a levar uma vida mais confortável e saudável.

 

 

Saiba mais sobre próteses dentárias, dentaduras e pontes móveis com estes posts:

Voltar para o blog