BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva retraída, dependendo da causa, dá para recuperar.

gengiva-retraída-causas-e-recuperar-post-blog

A gengiva retraída pode ser recuperada por cirurgia com ou sem enxerto gengival – mas o sucesso destas técnicas dependem da causa. Conheça as situações indicam ou contraindicam o tratamento cirúrgico para recuperar a recessão gengival.

 

 Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengiva retraída, quais as causas para isto?

 

Recuperar gengivas retraídas é um dos principais motivos para consultas ao periodontista, o dentista especializado neste tipo de tratamento. Além dos danos estéticos ao sorriso, o aumento na sensibilidade dos dentes a alimentos frios e ácidos, a maior dificuldade para remoção da placa bacteriana e, ainda pior, os riscos aumentados para perdas dentárias podem acompanhar este problema que, infelizmente, pode ser impossível de ser recuperado.

 

Antes de mais nada, é preciso entender que a retração gengival não é uma doença e, sim, uma sequela da destruição da estrutura periodontal (osso, ligamentos e tecidos gengivais) que sustenta as raízes dentárias. Atualmente, apesar das inúmeras pesquisas científicas conduzidas para reparar ou regenerar esta delicada estrutura, muito pouco pode ser feito neste sentido. Por ora, o que se pode fazer é reposicionar a gengiva retraída, de forma cirúrgica, a sua posição original – mas isto, quando dá.

 

A retração gengival pode ser o resultado de uma ou mais causas atuando de forma conjunta. Um exemplo de recessão tecidual multicausal é a que aparece devido à pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias durante a escovação contra gengivas finas e delicadas. Conheça as causas e fatores predisponentes para o aparecimento e progressão de gengivas retraídas:

 

  periodontite;

 

  trauma por escovação ou outros instrumentos de higienização oral;

 

  tratamento ortodôntico;

 

  alergias inflamatórias;

 

  fungos e vírus;

 

  biotipo gengival fino e delicado (fator predisponente);

 

  doenças metabólicas, endócrinas ou imunlógicas.

 

gengiva retraída fio dental e escova dental
Causas para gengivas retraídas: no detalhe, cicatriz retracional causada por uso traumático do fio dental.

 

 

Quando é possível recuperar gengivas retraídas?

 

O tratamento para reposicionar as gengivas retraídas ao seu local original sobre os dentes é essencialmente cirúrgico. Conhecida como cirurgia plástica gengival para recobrimento de raiz dentária exposta, é uma técnica eficiente mas que não funciona para todos os casos. Um exemplo de condição irreversível é a recessão gengival por periodontite, cujas sequelas – como a perda das gengivas localizadas entre os dentes – tornam impossíveis sua recuperação por qualquer técnica cirúrgica disponível.

 

Por outro lado, para um grande número casos, a recessão gengival não é acompanhada da perda das gengivas localizadas entre os dentes. É o caso, por exemplo, da retração causada por excesso de força durante a escovação dos dentes ou, ainda, em situações em que movimentações ortodônticas combinadas a condições predisponentes causam apenas recessões frontais.

 

A viabilidade e previsibilidade da plástica gengival para recobrimento de raiz dentária exposta só pode ser determinada em consulta odontológica realizada pelo dentista especialista em periodontia ou ainda pelo clínico geral. Nela, exames clínicos periodontais identificam as causas, presença de gengivas entre dentes, biotipo tecidual, posicionamento dos dentes na arcada dentária e outras condições que interferem nos resultados do tratamento.

 

recessão gengival tratamento para recuperar cirurgia gengiva
Retração gengival com manutenção das gengivas entre dentes (papilas gengivas): prognóstico favorável na recuperação com cirurgia sem enxertos.

 

 

Como recuperar as gengivas retraídas?

 

A cirurgia plástica gengival é a única forma para recuperar gengivas retraídas. Para facilitar a comunicação entre dentista e paciente, as técnicas são divididas com ou sem enxerto gengival – este, um procedimento adicional indicado para casos mais complexos ou em que a previsibilidade da técnica simples é baixa.

 

cirurgia gengival simples

 

Quando nos estágios iniciais, a recessão gengival pode ser recuperada através de cirurgia sem enxerto. Com pós-operatório mais simples e fácil de ser seguido, esta técnica também exige outros requisitos para que os resultados sejam satisfatórios, como biotipo tecidual favorável e dentes razoavelmente alinhados. 

 

cirurgia com enxerto de gengiva autógeno (próprio paciente)

 

Recessões teciduais extensas ou localizadas em áreas com prognóstico desfavorável são indicações da cirurgia com enxerto gengival coletado do próprio paciente (autógeno). Divida entre técnicas com enxerto gengival livre, pouco utilizada, ou enxerto de conjuntivo, mais comum, traz maior previsibilidade de resultados porém exige dedicação redobrada do paciente com relação ao pós-operatório do tratamento.

 

cirurgia com enxerto de gengiva alógeno

 

A substituição de enxertos gengivais coletados do próprio paciente por versões fabricadas a partir de matrizes animais é uma alternativa que traz pós-operatório mais simples e facilidade técnica operatória. Por outro lado, desvantagens como custos financeiros extras e restrição da técnica a casos com extensa recessão tecidual precisam ser levados em conta antes de iniciar o tratamento.

 

gengiva retraída cirurgia enxerto gengival
Enxerto gengival fabricado a partir de matriz animal posicionado sobre raiz dentária exposta – após, é realizada o recobrimento com as gengivas do próprio paciente.

 

 

Quais são os tratamentos alternativos?

 

Os tratamentos alternativos à plástica gengival para recobrir raiz dentária exposta podem ser necessáriaos seja por impossibilidade da técnica cirúrgica ou simplesmente porque a recessão tecidual não traz danos estéticos ou funcionais consideráveis.

 

Para uma grande parte dos casos, não fazer nada pode ser a melhor alternativa após o restabelecimento da saúde das gengivas, a identificação das causas para a recessão e a adoção de técnicas de higiene oral que preveniam infecções periodontais ou traumas por uso inadequado de escova dentária. Por outro lado, a adoção de tratamentos alternativos pode ser necessário para eliminar problemas como a dor e sensibilidade dentária aumentada por exposição da raiz dentária ou eliminação de áreas retentivas de placa bacteriana.

 

dessensibilização

 

A dor e sensibildiade aumentada durante a ingestão de alimentos frios e ácidos – incluindo, aí, os doces e carboidratos rapidamente fermentáveis – pode acompanhar a exposição das raízes dentárias. A aplicação de agentes dessensibilizantes sobre estas áreas é uma tratamento simples, rápido e eficiente e que pode ser a única necessidade terapêutica nas pequenas recessões teciduais.

 

restauração dentária

 

Retrações gengivais que ocorrem em áreas estéticas e raízes dentárias expostas e desgastadas por cerdas de escovas dentárias podem ser passíveis de restauração dentária em resina ou porcelana. Com funções estéticas, de diminuição da sensibilidade dentária e redução de áreas retentivas de placa bacteriana, este pode ser um tratamento alternativo à cirurgia plástica gengival. Mas é preciso atenção redobrada na execução desta técnica já que a excução inadequada desta técnica pode piorar ainda mais o problema.

 

retração de gengiva restauração com resina
Restauração dentária em resina em retração gengival extensa pode dificultar a higienização dos dentes e aumentar a recessão gengival causa por escova de dente.

 

 

Por que a recessão gengival por periodontite não pode ser recuperada?

 

A periodontite é uma infecção causada por bactérias presentes na placa bacteriana. Como é de se esperar, a higienização oral deficiente é a causa mais comum para este problema, que pode ainda ter seu aparecimento e velocidade de progressão intensificados por fatores genéticos ou predisponentes como consumo de tabaco, diabetes e algumas doenças imunológicas, endócrinas e metabólicas.

 

Na peridontite, a retração gengival ocorre de forma diferente da que aparece, por exemplo, por excesso de força durante a escovação ou movimentações ortodônticas inadequadas. Nela, os danos ósseos e gengivais são mais severos, acometendo, em quase todos os casos, todo o entorno das raízes dentárias – motivo que impede ao periodontista aplicar técnicas cirúrgicas para recuperar gengivas retraídas.

 

As pesquisas científicas para recuperar gengivas retraídas por periodontite trazem, por ora, resultados desanimadores. Técnicas ainda recentes de regeneração óssea ainda encontram-se restritas ao ambiente universitário, não disponíveis comercialmente a ainda carentes de soluções técnicas compatíveis com o dia-a-dia do periodontista. Nestes pacientes, a prevenção e adoção de técnicas de escovação eficientes e habituais são essenciais para evitar a progressão na destruição do osso que suporta as raízes dentárias.

 

gengiva retraída com enxerto gengival falhas
A perda da gengiva entre dentes, a papila gengival, não pode ser recuperada pela técnica com enxerto gengival.

 

 

Como prevenir que as gengivas retraiam?

 

Para muitos indivíduos, a retração gengival leve é apenas uma questão de tempo (fisiológica). Condições como tecidos gengivais finos e delicados e dentes projetados facilitam o aparecimento da recessão mesmo quando cuidados extensivos são adotados. Ainda assim, a adoção de hábitos para evitar acúmulo de placa bacteriana e trauma por escovação já pode ser suficiente para acabar com este problema que vem tirando o sono de muitos pacientes.

 

A utilização de escovas dentárias macias para evitar o aparecimento e progressão da retração gengival é eficiente mas necessita de acompanhamento do dentista – utilizada de forma inadequada, pode ser causa para gengivites, periodontites e progressão da recessão tecidual. Veja como prevenir a recessão gengival:

 

visitas periódicas ao periodontista;

 

adoção de escovas dentárias com cerdas macias e técnicas de higiene oral menos traumáticas e mais eficientes;

 

 uso adequado e atraumático do fio dental – utilizado de forma incorreta ele pode ajudar na progresssão da recessão tecidual;

 

 cirurgia gengival preventiva para modificação do biotipo gengival;

 

Saiba mais o tratamento de gengivas retraidas clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog