BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento caseiro para gengiva retraída é irreal e traz riscos à saúde.

tratamento caseiro para gengiuva retraída post blog

A recessão gengival é irreversível por métodos tradicionais não cirúrgicos. Mas um punhado de notícias sobre tratamentos caseiros para gengiva retraída traz riscos elevados para agravar doenças gengivais pré-existentes e mascarar problemas ainda mais graves.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Uma série de reportagens e postagens sobre tratamentos caseiros para gengiva retraída vem fazendo sucesso nos meios de comunicação. Prometendo recuperar raízes dentárias expostas, formulam óleos, pastas e cremes com métodos pouco usuais de administração. É quase irresistível não adotá-los. Mas o problema é que, além de irreais, trazem riscos elevados para acentuar doenças gengivais e à saúde em geral.

 

O apelo emocional para recuperar gengivas retraídas é grande. Afinal, os danos estéticos ao sorriso são intensos e marcantes. Associando efeitos antinflamatórios – comprovados! – de diversas plantas e substâncias sobre gengivas, estas reportagens dão a entender que a retração gengival pode ser recuperada ou prevenida adotando-se os tratamentos caseiros – um erro de interpretação que pode gerar problemas ainda mais graves. Que tal ouvir o que um dentista tem a dizer a respeito?

 

tratamento caseiro e retração gengival
O reparo e regeneração do osso e gengiva retraída por tratamentos caseiros: desafios à ciência odontológica. (fonte/internet)

 

 

Tratamentos caseiros não regeneram o osso reabsorvido, uma característica de gengivas retraídas.

 

A adoção de hábitos saudáveis na prevenção de doenças é mais do que necessário. Eu mesmo sou um adepto de carteirinha de uma alimentação natural e balanceada. O problema é que uma filosofia de vida “natureba” traz exageros, um viés comum a todo tipo de idealismo. E, no caso da adoção de tratamentos caseiros para retração gengival, a situação é ainda mais grave.

 

A retração gengival tem como causas comuns a periodontite, um tipo de gengivite mais grave causada pelo acúmulo de placa bacteriana, e o trauma das gengivas por excesso de pressão de cerdas de escovas e outros dispositivos de higiene oral. Em ambos os casos ocorre a reaborção do osso que reveste as raízes – o resultado é a gengiva retraída que você nota. Em outras palavras, a retração gengival é sinal de reabsorção óssea que só pode ser reparada ou regenerada através de cirurgias gengivais. Algo realmente impossível por tratamentos caseiros.

 

Chá verde e gengivas
Chá verde: efeitos comprovados na redução da inflamação gengival são insuficientes para a regeneração e prevenção de gengivas retraídas.

 

 

Porque a gengiva retraída não volta ao normal com o tempo – nem com tratamento caseiro.

 

São várias as plantas e substâncias químicas associadas à diminuição dos sinais inflamatórios em gengivas. Muitas delas, como é o caso do eucalipto ou associação de chás verdes, têm até mesmo comprovação científica por centros de pesquisas odontológicas de respaldo. A questão, outra vez, é que a redução da inflamação gengival, além de não eliminar a causa da doença gengival, não regenera o osso perdido característica da gengiva retraída. Mas será, então, que a retração gengival volta ao normal com o tempo?

 

Gengivas retraídas não voltam ao normal com o tempo. E a motivo para o problema é que não existem, até agora, medicações para regenerar o osso reabsorvido, ou mesmo promover um crescimento (hiperplasia) gengival que recubra, com saúde e funcionalidade, raízes expostas pela recessão. Até mesmo as cirurgias plásticas gengivais para recobrimento de raízes expostas são limitadas apenas à reconstrução das gengivas, sem recuperação do osso ao redor de raízes. E, ainda assim, cheias de revéses clínicos.

 

tratamento caseiro placa bacteriana gengivite
Placa bacteriana acumulada junto às bordas gengivais: sem removê-las, nem mesmo os efeitos anti-inflamatórios sobre gengivas podem ser percebidos.

 

 

Tratamentos efetivos para reconstruir a arquitetura gengival perdida pela retração.

 

Três artigos científicos são incluídos para embasar a ideia falsa de controle de inflamação gengival e recuperação de gengiva retraída com tratamentos caseiros – dois deles, realizados pela ADA, a Associação Ameriana de Odontologia. O que em nenhum momento é citado – e que, sim, constam nestes estudos – é que as causas para a recessão gengival não são elimadas, que o uso de remédios caseiros podem aumentar os riscos para o problema e que, principalmente, a recuperação de gengivas retraídas se dá através de cirurgias. E que tal conhecer algumas delas?

 

✓ cirurgia mucogengival

O tratamento mais tradicional para recobrir raízes dentárias expostas (retração gengival) é a cirurgia mucogengival. Nesta técnica, incisões relaxantes permitem ao dentista reposicionar as bordas gengivais na posição ideal antes da recessão aparecer. Além de prática, traz pós-operatório mais tranquilo e rápido. Traz, entretanto, limitações para casos mais complexos. É uma variação técnica da gengivoplastia.

 

✓ cirurgia mucogengival com enxertos

Uma técnica mais versátil e previsível para recobrir raízes dentárias expostas utiliza enxertos gengivais coletados do próprio pacientes, em regiões distantes à área a ser tratada. Mais eficiente do que a cirurgia gengival sem enxertos, tem no pós-operatório mais delicado uma desvantagem técnica óbvia.

 

 

Os riscos à saúde pela adoção de remédios caseiros no combate a doença gengival.

 

À margem da inutilidade dos tratamentos caseiros para gengiva retraída, encontram-se os problemas que advém dessas terapias. O primeiro dele é a progressão da retração pela manutenção dos fatores responsáveis pela situação, como a presença de placa bacteriana internamente às gengivas ou o trauma mecânico pelo excesso de força durante a escovação. Mas outras consequências da adoção das terapias caseiras para tratamento da recessão são ainda mais preocupantes:

 

perdas dentárias pela progressão da periodontite;

 

traumas mecânicos e químicos às gengivas;

 

agravamento de doenças cardíacas e diabetes pela manutenção do quadro inflamatório gengival;

 

mascaramento de doenças com manifestações gengivais como HIV e leucemia;

 

descamação da mucosa oral;

 

manchamento e escurecimento dos dentes;

 

alteração do paladar.

 

tratamento caseiro gengivite
A manutenção das doenças gengivais crônicas pode ser o resultado da tentativa de terapias caseiras: riscos para doenças cardíacas, respiratórias e até mesmo depressão.

 

 

O melhor remédio para previnir doenças gengivais e retração é a higienização oral correta.

 

A manutenção das causas para as doenças gengivas crônicas é um dos problemas que a adoção de tratamentos caseiros pode trazer. Além de não prevenir ou reparar a gengiva retraída, pode gerar ou agravar a saúde oral e geral. A melhor forma para prevenir a retração da gengiva é mesmo atuar na raiz do problema. E, para isso, somente a eliminação e controle da placa bacteriana e forças excessivas durante a higienização dos dentes.

 

É bem verdade, entretanto, que a maioria das notícias e reportagens sobre remédios caseiros para gengivas retraídas recomenda consultas odontológicas concomitantes à terapia doméstica. O que não faz sentido algum, já que a elimação das causas do problema, aliada à higienização eficiente e atraumática às gengivas, é mais do que suficiente para prevenir o aparecimento do problema.

 

Também é importante estar atento às doenças gengivais agravada por doenças sistêmicas. É o caso, por exemplo, da infecção pelo HIV e leucemia, com quadros de inflamação severos mesmo na presença de mínima placa bacteriana aderida aos dentes. Gengivas inchadas e inflamadas, sangramento gengival espontâneo ou durante a higienização dos dentes e gengivas retraídas são moticos suficientes para procurar o seu dentista. Só assim é possível estabelecer medidas preventivas e curativas eficientes e responsáveis.

 

 

saiba mais sobre estética e saúde das gengivas acompanhando os posts abaixo:

Voltar para o blog