BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva retraída em dente com prótese dentária: recuperando a estética.

gengiva retraída em dente com prótese dentária de porcelana

A gengiva retraída em dente com prótese dentária em porcelana pode ser recuperada por tratamentos que vão da substituição e troca do dispositivo protético à cirurgia para retração gengival. 

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especialista em lente de contato dental e gengivas, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, quais as causas para este problema tão comum?

 

Um dos principais motivos para consultas ao dentista periodontista é a retração gengival. Responsável por problemas que vão dos danos estéticos ao sorriso à sensibilidade dolorosa, esta situação, também conhecida como recessão gengival, cada vez mais ganha a atenção dos pacientes para os riscos de progressão contínua. Mas, afinal, qual a causa para isto?

 

A retração da gengiva, é preciso antes entender, é uma sequela da perda do osso que envolve as raízes dentárias. Na maioria das vezes, estas perdas são causadas pela periodontite, uma infecção bacteriana associada à higiene oral deficiente, ou pela pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias contra os tecidos orais. Entretanto, as causas para gengivas retraídas não ficam só nestas e costumam surpreender pela sua enorme variabilidade:

 

✓ periodontite (infecção bacteriana associada ao acúmulo de placa bacteriana);

 

✓ trauma das gengivas por uso inadequado de escovas dentárias ou outros instrumentos para higiene oral;

 

tratamento ortodôntico;

 

✓ alergia inflamatória ao metal de próteses dentárias;

 

✓ alterações metabólicas ou imunológicas;

 

fungos e vírus;

 

✓ trauma por piercing.

 

gengivas retraídas
Gengiva retraída: causas mais comuns são a periodontite e o trauma por excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contras as gengivas (seta).

 

 

A prótese dentária fixa como causa para gengivas retraídas.

 

Falhas na confecção de próteses dentárias fixas podem causar ou intensificar a retração gengival. Na primeira situação, problemas como o posicionamento errado da borda do dispositivo protético internamente à gengiva (sulco gengival) provocam pequenas reações inflamatórias que, com o passar do tempo, terminam por retrair as gengivas. Situação bastante comum, o objetivo desta manobra realizada pelo dentista é melhorar os resultados estéticos imediatos – mostrando-se, porém, desastrosa alguns meses ou anos à frente.

 

Outra forma como a prótese dentária fixa atua no aparecimento da gengiva retraída é quando ela apresente design incorreto. Falhas como bordas muito espessas ou áreas em que é praticamente impossível ao paciente remover a placa bacteriana junto às gengivas, favorecendo o aparecimento da periodontite.

 

Além destas causas, o aparecimento de gengivas retraídas também pode ser o resultado da inflamação crônica das gengivas por alergia ao metal presente em determinados tipos de próteses dentárias fixas. Mais comum em mulheres, este problema tem diagnóstico difícil e costuma ser identificado somente após sucessos fracassos do tratamento periodontal baseado na remoção e controle da placa bacteriana.

 

gengiva escura e escurecida em prótese dentária de porcelana
Problema apenas no início: o aparecimento de áreas escuras ao redor de gengivas e prótese dentária fixa em porcelana

 

 

Recuperação estética: da cirurgia gengival à substituição da prótese dentária.

 

A recuperação da gengiva retraída e localizada em dentes com próteses dentárias seja do tipo individual, como a coroa ou jaqueta dentária, ou múltiplas, como tipo pôntico dentário, varia conforme a localização, extensão e prioridades estéticas do paciente.  Atualmente, as mais indicadas são a cirurgia plástica para retração gengival e a substituição do dispositivo protético antigo.

 

A cirurgia para gengiva retraída tem entre suas vantagens a recuperação estética do alinhamento gengival. Em muitos casos, este procedimento é tão eficiente que nem mesmo é preciso substituir a prótese dentária em porcelana atingida pelo problema. Já as desvantagens ficam por conta da impossibilidade do uso desta técnica nas recessões causadas pela periodontite.

 

Substituir a prótese dentária fixa antiga pode ser necessário quando as bordas metálicas destes dispositivos não podem ser escondidas pelo procedimento cirúrgico. Em alguns casos, a substituição deve ser realizada posteriormente à cirurgia gengival. Como exemplo disto temos as retrações que aparecem em dentes anteriores, em que o alinhamento gengival é importante para recuperar a estética do sorriso.

 

Em muitos casos, nem mesmo é preciso realizar nada, já que os danos estéticos não são consideráveis e a retração gengival não favorece o acúmulo de placa bacteriana – esta, a causa para infiltração por cárie dentária, gengivite e periodontite. Nestes pacientes, a orientação para uso de escovas dentárias corretas e técnicas de higienização adequadas são importantes para evitar a progressão do problema.

 

gengiva retraída prótese dentária prevenção e tratamento
A higiene oral adequada e uso de instrumento para higienização é parte importante na prevenção de gengivas retraídas por periodontite.

 

 

Trocar a prótese dentária é melhor do que a cirurgia para retração gengival?

 

A maior dúvida com relação à recuperação estética em dentes com prótese dentária em porcelana cuja gengiva está retraída é: trocar o dispositivo ou partir logo para a procedimento cirúrgico? A reposta é “depende”, já que é preciso avaliar diversos fatores para decidir corretamente o melhor tratamento. Veja, abaixo, as indicações ideais de cada um:

 

Trocar apenas a prótese dentária

 

✓ não existe dano estético visível;

 

✓ borda da prótese dentária não transparece metal;

 

✓ facilidade para remover a placa bacteriana.

 

Realizar apenas a cirurgia para gengiva retraída

 

✓ retração gengival tem como causa o trauma de escovação;

 

✓ biotipo gengival é favorável à técnica;

 

✓ desalinhamento severo da gengiva provocado pela recessão tecidual.

 

Realizar cirurgia gengival + troca da prótese dentária

 

✓ prótese dentária com borda metálica em área estética e visível;

 

✓ gengivas escurecidas pelo metal de pinos e próteses dentárias;

 

✓ raízes dentárias expostas com cavidades causadas por trauma de escovação;

 

✓ design desfavorável do pivô, jaqueta ou coroa em porcelana.

 

recessão gengival dente com prótese dentária
Trocar a prótese dentária antiga é, neste caso, tratamento mais simples e rápido.

 

 

Gengivas escurecidas pelo metal de prótese dentária em porcelana.

 

Os danos estéticos provocados por gengivas escurecidas por contato com o metal de dispositivos protéticos como pinos de reforço e coroas em porcelana antigas são reclamações comuns ao dentista especializado em prótese dentária. A causa para este problema é a corrosão interna que o metal presente nestes dispositivos apresenta ao longo do ano, e que passa de forma imperceptível nos estágios iniciais. Quando o paciente percebe, extensas manchas escuras que prolongam-se por todas as gengivas já estão presentes e a sua remoção, além de difícil, nem sempre é possível.

 

A remoção das manchas escuras em gengivas pode ser feita de várias formas. A parte que contorna as jaquetas e coroas em porcelana quase sempre desaparecem após a troca da prótese dentária fixa. Já as manchas mais extensas, que também tem como causa o pino metálico de reforço, podem exigir cirurgia com enxerto de gengiva – um procedimento clínico complexo e longo, e indicado para pacientes que exigem resultados máximos em tratamentos em odontologia estética de impacto.

 

gengiva escura protese dentária implante dentário
Gengivas escurecidas em faixas distante à borda da prótese dentária podem ser causadas pelo metal de dispositivos protéticos como pinos ou implantes dentários.

 

 

Recobrir a raiz dentária exposta com restauração em resina dá – mas não é uma boa ideia.

 

Entre as várias técnicas disponíveis para recuperar os danos causados por gengivas retraídas, a mais utilizada é a restauração dentária em resina para recobrimento de raiz dentária exposta. Além da função estética, este procedimento também tem como objetivo proteger as raízes dentárias dos desgastes causados pelo excesso de pressão das cerdas dentárias contra os dentes, eliminar as cavidades que dificultam a remoção da placa bacteriana e ainda evitar o aparecimento da sensibilidade dentária.

 

Apesar de simples e com preço mais em conta, a restauração dentária é de difícil execução e pequenas falhas quase sempre terminam em infiltração por cárie dentária – e isso sem contar que os resultados estéticos costumam ser desastrosos. É preciso, por sua vez, atenção redobrada com relação ao acúmulo de placa bacteriana junto às gengivas em contato com as resinas. Quando acumuladas, podem perpetuar o aparecimento de gengivas retraídas.

 

 

A cirurgia gengival para gengiva retraída em dente com prótese dentária fixa.

 

A cirurgia plástica gengival traz inúmeros procedimentos que vão muito além do nivelamento e alinhamento das gengivas. Um dos mais realizados no consultório do dentista periodontista, a cirurgia para recobrimento de raiz dentária exposta, é cada vez mais utilizada para recuperar as retrações que acometem dentes com próteses dentárias em porcelana ou implantes dentários.

 

Basicamente, as técnicas cirúrgicas são duas. A primeira, e mais simples, é realizada apenas pelo reposicionamento das bordas gengivais na sua posição original – ou ainda recobrindo as bordas de coroas em porcelana. Já a segunda utiliza o enxerto de gengiva e é indicada para retrações mais extensas e profundas ou pacientes com biotipo tecidual fino, uma característica que oferece resultados mais consistentes e previsíveis e ainda pode ser utilizada como tratamento preventivo para novas recessões.

 

enxerto de gengiva
Enxerto gengival é indicado para casos mais complexos de retração gengival.

 

 

Selecionando o melhor tipo de prótese dentária fixa.

 

Diferente do que acontecia até alguns anos atrás, atualmente o dentista especialista em prótese dentária conta vários tipos de dispositivos protéticos. Enquanto as técnicas mais antigas, como a jaqueta e a coroa dentária metalocerâmica, ainda são bastante utilizadas devido ao seu preço mais em conta, versões mais sofisticadas confeccionadas com porcelana pura, além de mais estéticas, trazem soluções mais compatíveis com as gengivas.

 

De fato, apesar da estética menos apurada e riscos para alergias inflamatórias comuns em mulheres, é possível, sim, utilizar a técnica com porcelana sobre metal sem riscos para o aparecimento de gengivas retraídas. O que é preciso sobre ela é que suas bordas mais espessas e com partes metálicas internas exigem desgastes dentários mais pronunciados e atenção redobrada com relação `a limpeza destas bordas.

 

Para quem procura versões mais estética, a prótese dentária em porcelana pura é a ideal. Com riscos reduzidos para alergias inflamatórias, ela pode ser construída com bordas finas e delicadas que não precisam ser introduzidas internamente as gengivas para que os resultados estéticos sejam precisos. Outra vantagem desta técnica é que ela não precisa ser trocada quando do aparecimento de gengivas retraídas, uma característica que faz dela a ideal para uso em dentes anteriores.

 

prótese dentária em porcelana resina acrílica zircônia tipos
Diferentes tipos de próteses dentárias: metalocerâmica, porcelana pura e zircônia.

 

 

Gengivoplastia e gengivectomia: o alinhamento gengival para estética dental de impacto.

 

O alinhamento de gengivas é um procedimento prévio e comum nos tratamentos estéticos com facetas de porcelana e lentes de contato dental. Idealizado, inicialmente, para recuperar a harmonia do sorriso em pacientes com sorriso gengival, é utilizado para otimizar os resultados de transformações mais radicais na cor e forma dos dentes.

 

Para muitos periodontistas, a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia é apenas didática. Enquanto a primeira pode exigir a remoção e remodelamento do osso ao redor das raízes dentárias, a segunda é realizada apenas pela remoção do tecido em excesso ou desalinhado. A grande vantagem delas é que ambas podem ser aplicadas em procedimentos estéticos com próteses dentárias fixa em porcelana, melhorando ainda mais os resultados estéticos.

 

gengivoplastia
Gengivoplastia: procedimento cirúrgico simples permite alinhar gengivas.

 

 

Como prevenir o aparecimento de gengivas retraídas junto a próteses dentárias.

 

O aparecimento de gengivas retraídas localizadas em dentes com próteses dentárias fixas pode ser prevenida. As primeiras medidas preventivas dão-se ainda durante a confecção dos dispositivos protéticos, etapa na qual o dentista especializado seleciona técnicas mais modernas como a coroa dentária em porcelana pura ou ainda a zircônia, e adotando cuidados para que as bordas destes dispositivos não sejam ele mesmos as causas para a recessão tecidual.

 

Já as medidas de prevenção para gengivas retraídas que devem ser adotadas pelo paciente, ainda mais importantes, são executadas no dia-a-dia após personalização de técnicas de higiene oral e seleção correta de instrumentos de higiene oral orientados pelo dentista especialista em periodontia. Conheça as principais medidas e hábitos de prevenção:

 

✓ higiene oral diária, varias vezes ao dia;

 

✓ técnica de escovação adequada (evitar trauma de escovação);

 

✓ uso de instrumentos adequados para higiene oral;

 

✓ consulta periódica ao dentista periodontista.

 

 

Saiba mais sobre gengiva retraída e prótese dentária fixa clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog