BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva retraída em implante dentário: causas e recuperação estética.


Problemas com gengivas retraídas são comuns em implantes dentários. Conheça as causas, o tratamento e a recuperação estética das gengivas através de técnicas simples ou mais complexas como o enxerto de gengiva e o enxerto de osso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengiva retraída em implante dentário, qual a causa para isso?

 

A retração gengival é um dos principais motivos para consultas ao periodontista. E tamanha preocupação tem lá suas razões. Afinal, além dos danos estéticos ao sorriso, dor e sensibilidade e até perdas dentárias também costumam estar associados às gengivas retraídas – um problema que infelizmente também acomete os implantes dentários.

 

O mecanismo como as gengivas retraem junto aos implantes dentários é simples. Quando, por algum motivo, é perdido o osso que envolve a superfície destes dispositivos metálicos, o tecido gengival colaba e sobe, acompanhando a perda óssea. Veja as causas por trás deste tipo de retração gengival:

 

peri-implantite;

implantes dentários mal-posicionados;

contato dentário inadequado (carga excessiva);

bruxismo;

uso traumático da escova de dentes;

doenças ósseas (osteopatias);

medicações.

 

 

Por que a gengiva fica escura junto ao implante dentário?

 

Antes das gengivas retraírem, elas costumam ficar escuras junto aos implantes dentários. Uma das causas para este problema, que quando aparece em áreas estéticas é devastador ao sorriso, é a perda do osso que recobre o metal escuro do dispositivo implantodôntico.

 

Outra causa para as gengivas escuras ao redor de implantes dentários são as gengivas mais finas e delicadas que o normal, o que acaba por deixá-las quase transparentes. Mas o mais comum mesmo é quando tanto a transparência excessiva como a perda do osso estão presentes. Nestes casos, o escurecimento gengival é o mais provável de aparecer.

 

 

 

 

Peri-implantite, a periodontite que acomete o implante dentário.

 

A periodontite é a principal causa para perdas dentárias. Causada por bactérias acumuladas junto às gengivas quando a higiene oral é deficiente, esta infecção que destrói o osso ao redor das raízes dos dentes também está por trás da maioria dos casos de retração gengival – o uso inadequado da escova de dentes também é outra causa frequente.

 

A peri-implantite é uma infecção bastante semelhante à periodontite – a principal diferença é que ela acomete os implantes dentários. Tendo como causa a higiene oral deficiente, é ela quem está por trás da maioria das perdas de implantes dentários e das gengivas retraídas ao redor destes dispositivos.

 

Uma das característica da peri-implantite é que ela, diferente da periodontite, é difícil de ser detectada pelo próprio paciente. Problemas como gengivas inchadas, inflamadas e sangramento gengival, embora comuns, costumam passar despercebidos. O que só favorece a perda óssea progressiva e a retração gengival.

 

 

Tratamento das gengivas retraídas.

 

O tratamento e recuperação das gengivas retraídas ao redor dos implantes dentários é dividido em duas etapas. A primeira é a que identifica e remove as causas e também estabelece padrões para prevení-la. É o tratamento propriamente dito.

 

O diagnóstico pode exigir, além dos exames clínicos feitos no consultório, radiografias simples ou até tomografias. É através deles que o dentista identifica sinais de inflamação e perdas ósseas, identificando as causas para o seu aparecimento. 

 

Quando a causa para a gengivas retraída ao redor do implante dentário é a peri-implantite, o tratamento mais indicado é a raspagem das roscas expostas do dispositivo implantodôntico (remoção de depósitos bacterianos). 

 

Pequenas cirurgias gengivais podem ser necessárias para os casos mais severos de retração e perdas ósseas, em locais de acesso difícil ou quando o tratamento simples não dá certo – quando não é possível restabelecer a saúde das gengivas, sem sinais inflamatórios como o sangramento gengival ou inchaços.

 

Já quando as causas para a retração gengival são implantes mal instalados ou outros problemas, o tratamento costuma ser mais complexo e pode, dependendo do caso, até mesmo exigir a remoção do implante dentário.

 

 

Recuperação estética das gengivas retraídas.

 

Recuperar os danos estéticos provocados por gengivas retraídas é mais do que essencial quando o problema aparece ao sorrir ou até mesmo falar. Os objetivos desta segunda etapa do tratamento são dois: recobrir as partes metálicas expostas do implante dentário e garantir uma espessura suficiente às gengivas para evitar que elas fiquem escuras.

 

A seleção do tratamento restaurador depende das causas da retração gengival e de outras questões técnicas, como a quantidade de osso disponível, o tipo de gengiva, a localização do implante dentário ou ainda algumas características físicas pessoais – como o sorriso gengival, que expõe exageradamente as gengivas ao falar ou sorrir.

 

cirurgia gengival simples

enxerto de gengiva

enxerto de osso + enxerto de gengiva

troca do implante dentário

 

 

Cirurgia gengival simples (sem enxerto de gengiva).

 

Quando a retração gengival acomete dentes naturais, a cirurgia simples para reposicionamento das gengivas é o tratamento mais indicado. A vantagem desta técnica é que ela não requer enxerto de gengiva para ser realizada, o que proporciona um pós-operatório mais simples e uma recuperação ainda mais rápida e confortável.

 

O problema desta técnica é quando a retração gengival acomete implantes dentários. Quando isto acontece, a cirurgia sem enxerto gengival traz resultados pouco animadores. Nestes casos, técnicas mais complexas são necessárias para evitar a recidiva imediata ou no curto prazo da retração tecidual.

 

 

Enxerto gengival em implante dentário aparecendo junto à gengiva.

 

O enxerto de gengiva é bastante utilizado para recobrir as raízes expostas dos dentes, em casos mais severos. Outra indicação para ele é o aumento da espessura das gengivas, o que ajuda a diminuir a recidiva da retração gengival e também pode resolver problemas como gengivas escuras ao redor de próteses dentárias.

 

No recuperação estética do implante dentário aparecendo junto à gengiva, o enxerto gengival é quase sempre necessário. O tipo mais utilizado é o enxerto autógeno, que é coletado do próprio paciente. Também existem outros, como o biossinténtico ou o artificial.

 

A cirurgia com enxerto gengival é realizada em uma única consulta e exige atenção com relação aos cuidados durante o pós-operatório e com o tempo de cicatrização das gengivas. Na maioria dos casos, são exigidos até 7 dias com restrições a praticas esportivas e atenção com o uso de instrumentos especiais para higienizar os dentes. 

 

Já a remoção dos pontos de sutura ocorre lá pelo décimo-quarto dia, momento em que as gengivas são estão desinchadas e como coloração próxima à normalidade.

 

 

Enxerto de osso.

 

O uso de enxerto de osso no tratamento com implantes dentários é comum. No tratamento da retração gengival, ele pode ser essencial para recobrir as partes metálicas do dispositivo implantodôntico exposto, ajudando a restabelecer uma arquitetura óssea e gengival mais favorável, tanto do ponto de vista estético quanto funcional.

 

O recobrimento das partes expostas do implante dentário sempre é acompanhado do recobrimento com gengivas. As técnicas para isto vão desde a cirurgia simples ao enxerto de gengival, dependendo da severidade do caso.  

 

A fonte mais comum do osso utilizado na cirurgia com implantes dentários é de origem animal. Além de trazer um pós-operatório mais simples e rápido, ela é relativamente previsível quando suas indicações de uso, bastante restritas, são respeitadas.

 

 

Remoção do implante dentário após retração gengival.

 

A instalação em posição inadequada do implante dentário é uma das principais causas para problemas estéticos com gengivas. Os erros, técnicos e difíceis de explicar ao paciente, podem favorecer desde a reabsorção do osso local à impossibilidade para construir gengivas estéticas e fáceis para serem limpas (remoção da placa bacteriana).

 

A remoção do implante dentário instalado de forma inadequada, ou quando as perdas ósseas e retrações não podem ser recuperadas por tratamentos convencionais, pode ser necessário. Nesta técnica, o dispositivo implantodôntico é removido e imediatamente substituído por outro, e o procedimento ainda pode estar associado a enxerto de gengiva e enxerto de osso.

 

 

Prevenção.

 

Prevenir a retração gengival junto a implantes dentários é fácil. Além das consultas periódicas ao periodontista, basta seguir os cuidados com a higienização das gengivas treinados no consultório odontológico. E também não dá para esquecer do uso dos instrumentos especiais para remoção da placa bacteriana, que costumam ir além da escova e fio dental.

 

Aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog