BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva sangrando espontaneamente exige atenção redobrada.

gengiva sangrando post

Se você está com a gengiva sangrando espontaneamente, este post é para você. As causas e tratamentos para o problema do sangramento gengival não provocado que, muitas vezes, pode ser sinal para doenças mais agressivas.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengiva sangrando, um problema comum que pode mascarar problemas graves de saúde.

 

O sangramento eventual da gengiva é uma situação comum que quase ninguém consegue escapar. Quando estamos escovando os dentes ou passando o fio dental, por exemplo, podem ser percebidos pequenos sinais de sangue nestes dispositivos de limpeza. E as causas para o problema quase sempre são as deficências na remoção da placa bacteriana ou o trauma sobre as gengivas por excesso de força ao escovar ou passar o fio dental. Mas nem sempre a situação é tão inocente – principalmente quando a gengiva sangra de forma espontânea, várias vezes ao dia.

 

Uma coisa que muita gente não se dá conta, entretanto, é que a gengiva que sangra sozinha pode não ser causada apenas de falhas eventuais na higiene oral. O simples fato para a existência de hemorragia gengival constante já demonstra a existência de um processo inflamatório crônico que está atuando de forma mais agressiva.

 

E como se não bastassem os riscos para retrações gengivais irreversíveis e perdas de dentes – o sangramento gengival espontâneo pode ser sinal para periodontites mais severas, doenças como leucemia ou infecção pelo HIV podem  ser a verdadeira causa para o problema. E para isso é preciso atenção redobrada.

 

gengiva sangrando perda de osso
Abertura cirúrgica evidenciando perda severa de osso que não podia ser detectada visualmente. (fonte/internet)

 

 

Sangramento gengival espontâneo e provocado: diferenças e importância.

 

O sangramento gengival pode ocorrer de duas formas: provocada ou espontânea. No primeiro caso, a hemorragia é percebida imediatamente ou após alguns segundos do contato das bordas das gengivas com escovas dentárias ou fio dental, ou até mesmo com o trauma por alimentos mais duros. E é exatamente por isso que o dentista insere, durante os exames para verificar a saúde periodontal, uma pequena sonda entre o dente e a gengiva. A simples presença de sangramento provocado já é sinal de que alguma coisa pode estar errada.

 

A outra forma para a hemorragia em gengivas é o sangramento gengival espontâneo, que aparece sozinho, várias vezes aos dia, e traz diversos contratempos. Embora não seja uma regra válida para todas as situações, a existência de gengiva sangrando de forma espontânea preocupa por estar associada a casos mais graves de processos inflamatórios em gengivas, tanto para as causadas pela hoigienização deficiente quanto pelas originadas por doenças que, muitas vezes, acontecem independente do acúmulo de placa bacteriana.

 

gengivas sangrando exames

 

 

Sangramento gengival associado às gengivites e periodontites comuns.

 

A gengivite e periodontite são duas doenças crônicas que acometem as estruturais periodontais (gengiva, osso e ligamento periodontal) e que, para o caso da periodontite, pode levar à perda de dentes ou defeitos permanentes na arquitetura gengival – retração gengival. Já classificadas como as duas doenças mais prevalentes nos seres humanos, podem estar presentes por vários anos na forma de gengivas inflamadas e inchadas e, principalmente, que sangram espontaneamente.

 

A causa para a gengivite e periodontite é o acúmulo de placa bacteriana entre o dente e a gengiva. Quando não removida – e por contato prolongado com os tecidos gengivais, dá início a um lento processo de inflamação que resulta no sangramento gengival provocado, nos casos mais simples, e espontâneo, nos casos mais severos.

 

O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e tártaro aderidos à coroa e raízes dentárias, aliado à instruções corretas de higienização e controle periódico desses procedimentos. Depois, é só esperar a cicatrização dos tecidos gengivais, eliminado o problema para a gengiva sangrando de forma espontânea.

 

gengiva sangrando e gengivite
Seta apontando acúmulo de placa bacteriana acumula em áreas proximas a gengivas: causas para a maioria dos casos de gengivas sangrando. (fonte/internet)

 

 

Outras causas para o aparecimento de gengivas sangrando espontaneamente.

 

As causas para gengivas sangrando de forma espontaneamente, e que trazem preocupações que podem ir além da perda de dentes ou recessões gengivais, são diversas. Inúmeras doenças sistêmicas apresentam manifestações buscais, assim como acontece para síndromes ou distúrbios. E, na maioria das vezes, a hemorragia das gengivas e mucosas é um dos sinais característicos, junto com tecidos que podem apresentar-se avermelhados, inchados e hiperplasiados (crescidos) na maioria das vezes. Veja uma relação de outras causas para o problema:

 

 

• HIV

A infecção pelo vírus do HIV altera a resposta imune do hospedeiro que, no caso das gengivas, pode ser visto pela presença de gengivas frequentemente sangrando, mesmo em presença de pouco placa bacteriana – condição essencial para o aparecimento do problema, ou em casos mais graves e frequentes (doença periodontal necrosante).  O sangramento pode ser provocado ou espontâneo, dependendo da quantidade de placa acumulada ou carga viral do paciente. O tratamento é feito pelo controle químico e mecânico da placa bacteriana, e eventual uso de antibióticos.

 

• leucemia

O aparecimento de sangramento gengival espontâneo, sem associação com placa bacteriana, é uma das manifestações bucais  frequentes para a leucemia com curso agudo. Além do sangue frequente junto às bordas gengivais, áreas hiperplásicas (crescidas) e tumefação são achados clínicos comuns. O tratamento é o controle químico e mecânico da placa bacteriana, e uso de antibióticos – mesmo em pacientes em tratamento quimioterápico.

 

• má nutrição e desnutrição

Tanto a má nutrição quanto a desnutrição diminuem a resistência corporal à infecções que, no caso das estruturas periodontais, resultam em radicais oxidativos, liberados por fagócitos, que agem na destruição dessas estruturas. Gengivas frequentemente sangrando são achados clínicos frequentes, e o tratamento é semelhante à gengivite e periodontite comum (crônica).

 

• medicamentos

Diversos medicamentos podem causar efeitos sobre as gengivas. Os mais comuns são o crescimento exagerado dos tecidos gengivais e sangramento. As drogas mais comuns são a fenitoína, ciclosporina e nifedipina. A presença de placa bacteriana, entretanto, é essencial para o aparecimento das complicações orais – a diferença, entretanto, é que essas alterações gengivais intensas são desproporcionais ao acúmulo de placa.

 

• doença periodontal necrosante

Um tipo de doença gengival que age de forma rápida, destruindo papilas gengivas e com elevados riscos para perdas ósseas instantâneas, requer especial atenção. Conhecida como PUNA, apresenta gengivas sangrando espontâneamente e bastante avermelhadas. As causas para a doença é a higiene oral deficiente (acúmulo de placa bacteriana) associada a fatores modificadores como o estresse psicológico e infecção pelo vírus HIV. O tratamento é semelhante à periodontite crônica, com eventual uso de antibióticos.

 

• periodontite de progressão rápida

A periodontite que age de forma rápida destruindo o osso que suporta as raízes dentárias é uma doença rara mas que não poderia ficar de fora da lista. Isso porque a ação destrutiva impiedosa da doença traz, além de gengivas sangrando sozinhas, áreas com extensa retração gengival. A doença age com mais frequência em paciente abaixo dos 20 anos ou superior aos 60.

 

• reações alérgicas ao metal de próteses ou restaurações

Aproximadamente 20% das mulheres produzem algum tipo de reação alérgica ao metal presente em próteses dentárias fixas ou restaurações em amálgama. As complicações aparecem sob a forma de ulcerações na gengiva e mucosa, que facilitam o acúmulo de placa bacteriana.

 

• lesões traumáticas

Gengivas machucadas por produtos para higiene bucal, objetos improvisados e com uso frequente para limpeza dos dentes, produtos químicos como aspirina ou cocaína e até mesmo o consumo regular de bebidas quentes podem ser a causa para gengivas sangrando.

 

• gravidez

O aumento dos níveis hormonais do plasma por vários meses aumentam a prevalência e gravidade das gengivites em pacientes grávidas. Nesses indivíduos, o sangramento gengival durante a escovação ou toque são frequentes, assim como o aumento de volume das gengivas. O tratamento é semelhantes ao dado às gengivites crônicas.

 

• diabetes

O diabetes mellitus, desordem na produção de insulina, é caracterizada por inflamações mais intensas que o normal frente à presença de placa baceriana acumulada junto às gengivas. Pelo menos, é o que sugerem diversos estudos sobre o tema. O problema aparece em diabéticos não controlados, e o aparecimento de gengivas sangrando pelo toque de objetos de higiene ou alimentos são frequentes. Para essses indivíduos, além do controle do metabolismo glicênico, consultas odontológicas frequentes são essencias para o controle dos níveis de placa bacteriana acumuladas junto aos dentes.

 

gengiva sangrando drogas
Hiperplasia (crescimento anormal) e sangramento gengival associado a medicamentos.

 

 

Tratamentos

 

O tratamento para gengivas sangrando, associada ou não à presença de placa bacteriana junto aos dentes (higiene oral deficiente) é quase sempre o mesmo. Remoção profissional de placa e tártaro, reeducação das técnicas e hábitos de higienização, controle químico e eventual administração de antibióticos são procedimentos comuns. A diferença pode ser a frequência das consultas odontológicas para monitorar a eficiência da escovação e controle dos níveis de placa bacteriana.

 

gengiva sangrando necrosante ulcerativa
Doença gengival necrosante é frequentemente encontrada em pacientes estressados (no detalhe, a necrose das papilas gengivais) (fonte/internet).

 

 

Fique atento: doenças gengivais também podem ser causa para doenças sistêmicas.

 

Se você está preocupado com gengivas sangrando de forma espontânea, é bom saber também que as doenças inflamatórias gengivais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana também podem ter efeitos sobre outras partes do corpo humano.

 

A periodontite (forma mais agressiva da gengivite), por exemplo, traz farta documentação científica associando o problema com doença cardíaca coronariana. O risco para desfechos adversos da gravidez e complicações respiratórias são outras complicações da doença periodontal crônica. Até mesmo a depressão psicológica, por suposta diminuição de serotonina por prostaglandinas liberadas pelas inflamações da gengiva, tem sido documentada.

 

O mais importante é saber que a simples existência de gengiva sangrando, de forma espontânea ou provocada, pode sinal para doenças mais complexas ou causas para complicações de saúde que vão muito além dos danos gengivais. A dica é não adiar a consulta ao dentista para diagnosticar as causas para o sangramento e proceder aos tratamentos adequados.

 

 

saiba mais sobre saúde gengival com os seguintes posts:

Voltar para o blog