BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia em 7 dicas essenciais para alinhar suas gengivas.

gengivoplastia 7 dicas do tratamento post

A gengivoplastia é uma cirurgia indispensável para alinhar gengivas e harmonizar o seu sorriso. Conheça 7 dicas essenciais sobre indicações, pós-operatórios, cuidados, tempo de recuperação, diferença da gengivectomia e outras informações para você alinhar suas gengivas e seu sorriso, sem surpresas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista periodontista e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengivoplastia, a plástica gengival mais do que essencial.

 

Junto com as transformações do sorriso com lentes de contato dental, a gengivoplastia ocupa os primeiros lugares entre os procedimentos estéticos mais realizados nos consultórios odontológicos. Além de alinhar gengivas, esta delicada cirurgia também pode ter funções tão distintas como eliminar o sorriso gengival ou melhorar os resultados estéticos de tratamentos com próteses dentárias ou facetas de porcelana – ou simplesmente melhorar a harmonia do sorriso.

 

E para facilitar a vida de quem está pensando em iniciar o tratamento, uma série de dicas sobre os 7 principais pontos sobre a gengivoplastia mostra-se essencial para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e ainda prevenir surpresas durante a cirurgia plástica gengival – e contratempos com a sua agenda profissional ou escolar:

 

 

1. indicações.

 

A gengivoplastia é um procedimento essencialmente estético. Realizada de forma isolada ou combinada com outros procedimentos odontológicos, são inúmeros os casos beneficiados por esta sofisticada técnica em plástica gengiva. Veja as principais indicações do tratamento:

 

alinhamento gengival;

 

correção do sorriso gengival;

 

otimização estética de próteses dentárias em porcelana;

 

otimização estética de lentes de contato dental e facetas de porcelana;

 

 

2. Como é feita a gengivoplastia.

 

A gengivoplastia pode ser realizada por duas técnicas diferentes. A primeira, e mais fácil, é realizada pela recorte e remoção das gengivas que estão em excesso ou desalinhadas. Já a outra, mais complexa, exige o rebatimento de todo o tecido gengival para que o osso localizado abaixo das gengivas possa ser remodelado de forma a garantir que as gengivas permaneçam estáveis após a cirurgia – o que exige vários pontos de sutura e pós-operatório mais cuidadoso. Em média, o tempo de tratamento fica entre 15 a 45 minutos, isto para 6 dentes anteriores.

 

 

3. Diferença entre gengivoplastia e gengivectomia.

 

A gengivoplastia, ao contrário da gengivectomia – um procedimento funcional indicado para recuperar desde dentes cujas cáries dentárias e fraturas localizam-se abaixo das gengivas ou ainda remover hiperplasias teciduais causadas por medicações ou doenças sistêmicas – é um procedimento estético. Em ambas, a remoção do osso que circunda as raízes dentárias pode estar presente.

 

 

4. tempo de recuperação e cuidados pós-operatórios.

 

Organizar a agenda para compatibilizá-la com os cuidados pós-operatórios da gengivoplastia é importante para evitar surpresas com os dias necessários longe de atividades sociais e esportivas. Em média, reserve entre três a quatro dia em repouso para que os inchaços e vermelhidões característicos do procedimento já estejam praticamente imperceptíveis. Também é preciso estar atento às restrições de alimentação e adoção de hábitos de higiene oral apropriados para a cirurgia plástica gengival – dedicação e paciência são parte do sucesso da cirurgia.

 

 

5. Cicatrização e tempo de espera para iniciar outros procedimentos.

 

Após a remoção dos pontos de sutura e retirada dos cuidados pós-operatórios, ainda é preciso esperar algumas semanas para que as bordas das gengivas estejam estabilizadas e com textura e espessura consolidadas. Quando o objetivo da gengivoplastia é otimizar os resultados de próteses dentárias em porcelana ou laminados cerâmicos, um tempo mínimo de 90 dias em espera é essencial para que o dentista posicione as bordas destes dispositivos em lugares estéticos, sem riscos para erros de posicionamento das bordas em porcelana ou retração gengival.

 

 

6. Exames iniciais e simulação.

 

Os exames iniciais são importantes para avaliar questões como a saúde e o tipo de gengiva e a quantidade deste tecido em excesso. Dependendo da complexidade do caso, exames radiográficos simples e tomografias são solicitados para que o periodontista também avalie a quantidade de osso que precisará ser removida – essenciais para a estabilidade e resultados estéticos finais.

 

 

7. Preço.

 

Comparado a procedimentos estéticos sofisticados com lentes de contato dental, a gengivoplastia é um tratamento com preço bastante em conta. Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00. Procedimentos auxiliares como simulações digitais ou diretamente sobre os dentes (mockups), ao mesmo tempo que otimizam e trazem mais precisão à plástica gengival, aumentam os valores finais da terapia.

 

Saiba mais sobre gengivoplastia clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog