BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia pode, sim, ser feita usando o aparelho ortodôntico.


A gengivoplastia pode ser realizada em pacientes em tratamento com aparelho ortodôntico para remover gengivas em excesso (grandes).  

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivoplastia (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre

 

 

Gengivoplastia, o que é e para quem está indicada.

 

A gengivoplastia é mais poderosa técnica de plástica gengival disponível para modificar a forma das gengivas. O segredo de sua eficiência está no remodelamento não apenas das gengivas, mas também do osso que contorna os dentes – um procedimento complexo que pode, entretanto, ser o único capaz de nivelar e alinhar gengivas em casos mais difíceis.

 

A gengivoplastia, dada sua eficácia para correções mais complexas, tem indicações muito além da correção do sorriso gengival, um problema estético mais comum em mulheres e que provoca a exposição exagerada das gengivas ao sorrir. Veja as indicações desta técnica:

 

correção do sorriso gengival;

alinhamento gengival;

nivelamento gengival;

melhora estética para facetas de porcelana e lentes de contato dental;

reconstrução da arquitetura gengival ao redor de implantes e próteses dentárias.

 

gengivectomia e gengivoplastia
Crescimento gengival (hiperplasia) junto a aparelho ortodôntico causado por higiene oral precária.

 

 

Qualquer dentista pode fazer a gengivoplastia?

 

A gengivoplastia é uma cirurgia plástica gengival complexa. Por isso, recomenda-se para realizar este procedimento um dentista especializado em periodontia, que é a especialidade dedicada a tratar a gengivite e a periodontite, recuperar gengivas retraídas ou realizar cirurgias mais técnicas como a gengivoplastia ou o enxerto de gengiva

 

 

As causas para “gengiva grande” junto ao aparelho ortodôntico.

 

A hiperplasia gengival é o crescimento exagerado das gengivas. Frequentemente confundida com as gengivas que ficam “grandes” devido à gengivite ou periodontite, muitas vezes ela aparece concomitante a estes mesmos inchaços – o que faz as gengivas parecem ainda maiores.

 

A principal causa para o aparecimento de “gengivas grandes” junto aos dentes que possuem aparelho ortodôntico é o acúmulo de placa bacteriana, um resultado da higiene oral deficiente. Com o tempo, a inflamação crônica causada por esta infecção bacteriana provoca o crescimento dos tecidos gengivais como reação a estes processos inflamatórios – um problema ainda mais comum em pacientes jovens.

 

As causas para a hiperplasia gengival são diversas. Conheças as várias causas para gengivas grandes em portadores de aparelho ortodôntico:

 

Causas mais comuns:

higiene oral precária;

genética (erupção passiva alterada).

 

Causas mais raras:

medicamentos;

doenças gengivais;

doenças sistêmicas com a leucemia aguda;

tumores e cistos;

síndromes.

 

Gengivite, sinais e sintomas: gengivas inchadas e avermelhadas por acúmulo de placa bacteriana.

 

 

Gengivoplastia pode, sim, ser feita durante o tratamento com aparelho ortodôntico.

 

A gengivoplastia pode ser realizada durante o tratamento com aparelho ortodôntico. Nestes casos, sua principal indicação é a remoção das gengivas crescidas sobre os dentes que tem como causas as erupções (crescimento) alterados dos dentes ou fatores genéticos que implicam no crescimento não apenas das gengivas, mas também de osso sobre os dentes.

 

Em alguns casos, a gengivoplastia é recomendada para ser realizada antes da colocação do aparelho ortodôntico. É o caso, por exemplo, das gengivas que, de tão crescidas, impedem a colagem dos braquetes ortodônticos nas posições centrais dos dentes.

 

 

Gengivectomia é cirurgia mais comum para remover gengivas em excesso junto ao aparelho ortodôntico.

 

A gengivectomia é o recorte simples das gengivas em excesso ao redor dos dentes. Diferente da gengivoplastia, ela não faz remove o osso que circunda as raízes dentárias. A simplicidade desta técnica é tão pronunciada que ela nem mesmo precisa de pontos de sutura. Basta o recorte simples.

 

A gengivectomia é indicada para portadores de aparelho ortodôntico em duas situações. A mais comum é a redução das gengivas que cresceram devido ao acúmulo de placa bacteriana junto aos dentes. É a chamada hiperplasia gengival inflamatória, ou “gengivas grandes”, algo comum de acontecer quando a higienização dá-se de forma precária.

 

Outra indicação da gengivectomia é realizar pequenos alinhamentos de gengivas que não tem o crescimento ósseo excessivo como causa para gengivas grandes próximas ao aparelho ortodôntico.

 

A placa bacteriana está por trás da maioria dos crescimentos gengivais que necessitam de tratamento.

 

 

Gengivoplastia ou gengivectomia: como escolher entre elas?

 

A escolha entre a gengivectomia e a gengivoplastia é técnica e feita pelo dentista, geralmente um especialista em periodontia. Como na maioria das vezes as gengivas grandes junto ao aparelho ortodôntico tem como causa a hiperplasia tecidual causada por higiene oral precária, a técnica recomendada é a gengivectomia.

 

Ja a gengivoplastia tem mais utilidade quando a correção da arquitetura gengival é essencial para que os resultados estéticos do tratamento ortodôntico sejam mais precisos. A presença de osso e gengivas crescidas sobre as coroas (partes visíveis) dos dentes pode atrapalhar no entendimento das movimentações dos dentes e interferir negativamente no alinhamento gengival e dentário.

 

gengivoplastia
Gengivoplastia: alinhamento das gengivas também pode ser feito antes do tratamento ortodôntico.

 

 

Tratamento gengival prévio à gengivoplastia pode recuperar sozinho as gengivas.

 

Em muitos casos, a remoção da placa bacteriana e tártaro localizados juntos às gengivas complementada por higienização eficiente dos dentes e gengivas pode ser suficiente para que as gengivas crescidas regridam ao seu formato original. 

 

O tratamento periodontal deve ser realizado antes de partir logo para a gengivoplastia, em qualquer circunstância. Quando não é eficiente, sozinho, para fazer as gengivas retornarem ao normal, é essencial para garantir que o procedimento cirúrgico seja realizado em tecidos gengivais saudáveis, sem inchaços e sangramento.

 

 

Como é feita a gengivoplastia em pacientes com aparelho ortodôntico.

 

A gengivoplastia é realizada em uma única consulta, levando pouco mais de 2 horas quando feita em até 8 dentes. Uma condição prévia essencial é estar com as gengivas saudáveis no dia do procedimento – o tratamento gengival deve ser realizado 45 dias antes. Dependendo do caso, podem ser recomendados antibióticos.

 

A gengivoplastia tem início após a remoção do fio metálico presente no aparelho ortodôntico. Feito isso, as gengivas são anestesiadas e é então realizada o recorte seguido da suspensão das gengivas operadas. 

 

Após a remoção das gengivas em excesso, dá-se início ao recorte e recontorno ósseos. O formato dessa remoção de osso deve corresponder exatamente aos dos tecidos gengivais recortados. Isso é importante para que a cicatrização da gengiva não altere o formato de recorte delineado.

 

Realizada a remodelação óssea, pontos de sutura são realizados nas pontas das gengivas e repassadas as instruções pós-operatórias. O fio ortodôntico é reposicionado junto aos braquetes ortodônticos na mesma consulta da cirurgia, evitando deslocamentos dos dentes.

 

A higiene oral diária e eficiente previne o crescimento das gengivas.

 

 

Cuidados e pós-operatório da gengivoplastia.

 

O pós-operatório da gengivoplastia exige atenção com relação à agenda do paciente operado. Como os inchaços das gengivas atingem seu auge lá pelo terceiro dia passado do procedimento, alguns dias longe de compromissos sociais e de trabalho podem ser necessários. Já a partir do sétimo dia, entretanto, os inchaços desaparecem e os vermelhidões estão praticamente imperceptíveis.

 

Os pontos de sutura utilizados em cirurgia plástica gengival possuem cores semelhantes às gengivas e são macios – o que facilita os compromissos sociais e de trabalho, sem incomodar ao falar ou mastigar. Retirados entre o décimo e o décimo-quarto dia passados da gengivoplastia, eles coincidem com a recuperação estética das gengivas operadas.

 

Os cuidados após a gengivoplastia realizada em portadores de aparelhos ortodônticos vão das restrições a atividades esportivas durante 7 dias ao uso de instrumentos especiais para higienização dos dentes. Além disso, também é preciso estar atento às restrições alimentares recomendadas para os 3 primeiros dias passados da cirurgia gengival.

 

Veja os cuidados do pós-operatório da gengivoplastia em portadores de aparelho ortodôntico:

 

✓ ingerir alimentos líquidos e pastosos nos 3 primeiros dias;

✓ não escovar as gengivas operadas nos 5 primeiros dias (apenas bochechos com agentes químicos que impedem o acúmulo de placa bacteriana);

✓ evitar esforços físicos nos 7 primeiros dias do procedimento;

✓ utilizar instrumentos especiais de higienização oral;

✓ evitar levantar frequentemente os lábios “para mostrar os resultados amigos e familiares;

✓ fazer compressas geladas nas primeiras 12 horas passadas da cirurgia.

 

 

Tempo de cicatrização das gengivas.

 

A cicatrização das gengivas é rápida. Após os inchaços, que terminam próximo ao sétimo dia, a coloração das gengivas já adquire um tom de normalidade. Entre o décimo quarto e o vigésimo oitavo dia passados, as marcas da cicatrizes já são imperceptíveis, praticamente sem sinais da gengivoplastia.

 

 

Retração gengival pós tratamento com aparelho ortodôntico.

 

A retração gengival pode ter como causa as movimentações dentárias realizadas pelo aparelho ortodôntico. O local mais comum de aparecimento das gengivas retraídas, nestes casos, são os dentes molares. Mas não é apenas neste lugar que ela costuma ocorrer. De incisivos a caninos e pré-molares, ela pode aparecer de forma severa em muitas situações.

 

A retração gengival também pode acontecer como resultado das gengivas grandes junto ao aparelho ortodôntico que não foram tratadas ou recortadas. Isto acontece porque, mascarado pela gengiva em excesso, podem ocorrer perdas ósseas irreversíveis causadas pela bactérias presentes na placa bacteriana acumulada.

 

 

Mantendo as gengivas saudáveis junto ao aparelho ortodôntico.

 

O tratamento e controle da higiene oral é essencial para evitar o crescimento excessivo das gengivas. Como vimos, esta condição, que é infecciosa, pode causar a retração gengival em pacientes propensos a doenças como a gengivite e a periodontite. 

 

Saiba mais sobre gengivoplastia clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog