BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia e gengivectomia: cirurgias além da estética gengival.

post blog gengivectomia e gengivoplastia

Gengivoplastia ou gengivectomia, duas técnias de cirurgia plástica gengival essenciais para alinhar e nivelar gengivas podem significar coisas diferentes depende da filosofia de trabalho. Que tal conhecer um pouco mais sobre a diferença entre elas para corrigir desde detalhes simples até mesmo o sorriso gengival?

 

por Luís Gutavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Cirurgia plática gengival, em busca da simetria do sorriso.

 

A assimetria facial é um condição que afeta a todos. Diferenças na altura e alinhamento de olhos e orelhas, descentralização do nariz e queijo e dessimetria entre as hemi-faces são regras para todos os indivíduos. E quando analisamos o sorriso, uma lista interminável de falhas no alinhamento e nivelamento de gengivas e dentes fica logo evidente. Mas não é preciso entrar entrar em desespero, já que a ausência de simetria facial não impacta tanto assim na beleza orgânica.

 

A harmonia facial é mais importante do que simetria exata entre os elementos geométricos do rosto. Não à toa, construção de sorrisos milimetricamente alinhados e nivelados pode até mesmo resultar no estranhamento perceptivo. Mas parece que com as gengivas a situação as coisas funcionama de forma diferente: quanto mais alinhadas e niveladas, melhor é o resultado. E para alcançar tudo isso, é precio conhecer um pouco mais sobre a cirurgia plástica gengival nas técnicas gengivoplastia e gengivectomia.

 

gengivoplastia e gengivectomia cirurgia
Pequenas correções no alinhamento de gengivas são indicações das cirurgias gengivais.

 

 

Diferença entre gengivoplastia e gengivectomia varia conforme a filosofia de trabalho.

 

O nivelamento e alinhamento de gengivas fazem parte do arsenal de técnicas das cirurgias plásticas em gengivas. Entre estas, a gengivoplastia e gengivectomia são as mais simples para acompanhar tratamentos com restaurações dentárias, próteses fixas, facetas em porcelana e lentes de contato dental. Mas é preciso conhecer as diferenças entre elas para que os resultados do tratamento não sejam motivos para frustrações e contratempos.

 

Para uma parte dos dentistas, gengivoplastia e gengivectomia são recortes de gengivas executadas da mesma forma, com a diferença que, enquanto a primeira tem finalidade estética, a segunda é feita sobre gengivas em excesso que decorrem de doenças gengivais como a periodontite. Já para uma outra parcela dos dentistas – incluído, aqui, o autor deste artigo -, a diferença entre gengivoplastia e gengivetomia diz respeito à remoção adicional do osso localizado abaixo da gengiva recortada.

 

gengivoplastia e gengivectomia
A simetria das gengivais impacta na harmonia do sorriso.

 

 

Indicações da gengivoplastia e gengivectomia são quase idênticas.

 

As indicações da cirurgia plástica nas técnicas gengivoplastia e gengivectomia são mais importantes do que as diferenças cirúrgicas entre elas. E, de fato, uma ampla gama de situações são beneficiadas pelo nivelamento e alinhamento de gengivas, harmonizando ainda mais os resultados estéticos de diversos procedimentos odontológicos até mesmo do dia-a-dia clínico do dentista. Veja uma lista com procedimento dentários otimizados pelas cirurgias plásticas gengivais sem enxertos ou movimentações cirúrgicas de tecidos gengivais.

 

restaurações dentárias;

 

prótese dentária fixa;

 

lentes de contato dental e facetas laminadas;

 

correção do sorriso gengival alto;

 

eliminação de bolsas periodontais;

 

harmonização do sorriso.

 

 

Pós-operatório é tranquilo mas requer cuidados.

 

Cirurgias estéticas em gengivas podem aumentar o tempo de tratamento quando procedimentos, como lentes de contato dental, estão programados. O tempo de recuperação da cirurgia gengival nas técnicas gengivoplastia ou gengivectomia depende de fatores como a extensão e localização. Em média, em procedimentos mais extensos, é preciso ficar entre 24 a 72 horas sem atividades sociais e profissionais. Neste período, o pós-operatório exige alimentação é pastosa e fria é uma série de cuidados para higienização precisam ser tomados para não atrapalhar na cicatrização das gengivas.

 

O tempo de espera pós cirurgia gengival para dar início a tratamentos com restaurações, laminados e próteses dentárias fixas pode exigir até 90 dias. Cuidados pós-operatórios recomendados para gengivoplastias e gengivectomias podem ser breves mas quando o procedimento é concomitante à remoção de osso pode ser preciso esperar alguns meses até que as gengivas adquiram forma e consistencias definitivas.

 

 

Sorriso gengival.

 

A exposição exagerada das gengivas ao sorrir é uma condição estética indesejável conhecida como sorriso gengival. Mais comum em mulheres, impacta diretamente a autoestima quando o problema é severo. Nestas condições, a gengivectomia é uma opção para eliminar ou amenizar o défict estético proveniente do problema.

 

As causas para o sorriso gengival são variadas. Erupção alterada dos dentes, crescimento exagerado do osso maxilar ou hipermobilidade dos lábios são as mais comuns. O diagnóstico da condição é imprescindível para que o prognóstico cirúrgico seja o mais preciso possível. As alternativas terpêuticas podem ir além da gengivectomia. É o caso da conteção cirúrgica labial ou cirurgias ortognáticas, tratamentos mais complexos mas que podem ser a única solução para problemas estéticos severos.

 

sorriso gengival alto gengivectomia
O sorriso gengival alto.

 

 

Retração gengival.

 

A cirurgia plástica gengival para recobrimento de raízes dentárias expostas é um tratamento cada vez mais solicitado por pacientes exigentes com a estética do sorriso. Realizada com ou sem enxertos de gengivas, são diversas as técnicas cirúrgicas para corrigir o problema da retração gengival, em apenas um ou vários dentes adjacentes.

 

A gengivectomia e gengivoplastia podem até fazer parte do tratamento da retração gengival, mas não são técnicas que descrevem os procedimentos cirúrgicos para correção da recessão gengival.

 

Bolsas periodontais.

 

A progressão da perda do osso que envolve dentes é resultado da periodontite, uma doença infecciosas das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana junto e internamente às gengivas. Como resultado perda óssea progressiva, ou até mesmo do tratamento para remover as bactérias presentes na placa e tártaro, podem haver o aparecimento de bolsas periodontais, uma gengiva sem suporte ósseo.

 

Em algumas situações, a bolsa periodontal pode dificultar a higienização das gengivas, servindo como fator para a reinfecção periodontal. Nestes casos, a cirurgia gengivoplastia faz-se necessária para reconstruir uma anatomia compatível com saúde e prevenção.

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival e gengivoplastica:

Voltar para o blog