BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia prévia à lente de contato dental traz estética de impacto.

gengivoplastia lente de contato dental post blog

A gengivoplastia é técnica de cirurgia plástica gengival prévia ao tratamento com lente de contato dental para trazer ainda mais impacto estético ao seu sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengivoplastia, cada vez mais essencial à odontologia estética de impacto.

 

As transformações de impacto do sorriso com lentes de contato dental são populares pelas correções marcantes na cor e forma dos dentes. Apesar da fama, o que quase ninguém sabe é que muito da harmonia e naturalidade desses procedimentos é resultado da gengivoplastia, uma técnica de alinhamento gengival que pode fazer toda a diferença.

 

A gengivoplastia é uma entre várias técnicas de cirurgia plástica gengival. De execução simples, é realizada por recorte simples das gengivas ou, para casos mais complexos, por modificação da arquitetura óssea que sustenta os tecidos gengivais. 

 

A necessidade estética para nivelar e alinhar gengivas antes de procedimentos com lentes de contato dental pode não ser tão óbvia como parece. Até mesmo a simulação digital sobre fotografia pode deixar a desejar com relação às melhoras estéticos nos tratamentos com lentes de contato dental e facetas de porcelana. E para entender um pouco sobre isto, este artigo traz informações para aqueles que pretendem transformar o sorriso com técnicas com laminados cerâmicos.

 

 

Gengivoplastia simples ou associada à osteoplastia: conheça as técnicas.

 

Existem muitas confusões a respeito das diferenças entre a gengivoplastia e gengivectomia – mas não é difícil entendê-las. Enquanto a primeira diz respeito a procedimentos com finalidades estéticas, a gengivectomia é restrita à correção de gengivas com tamanho e forma inadequadas quando associadas a doenças gengivais – como a periodontite – ou outras condições em que o recorte das gengivas é essencial à manutenção da saúde gengival. 

 

A gengivoplastia simples consiste no recorte simples das gengivas. Em alguns casos, nem mesmo é necessária a realização de pontos de suturas. São exemplos desta técnica simplificada a correção de casos isolados de gengivas desalinhadas ou correção do sorriso gengival causado por erupção tardia dos dentes – duas condições comuns em pacientes em tratamento com lentes de contato dental.

 

Já a gengivoplastia com remodelamento do osso que sustenta as gengivas exige maior atenção com relação à técnica e ao pós-operatório mais cuidadoso. Além de oferecer maior recurso técnico ao dentista especialista em periodontia, este tipo de procedimento impede a recidiva do tratamento (gengivas voltam a crescer para a posição inicial antes da cirurgia), um problema comum à técnica mais simples.

 

 

Gengivoplastia prévia à lente de contato dental, passo a passo.

 

A gengivoplastia traz passo-a-passo simples que explica, em parte, porque ela é cada vez mais utilizada em diversos procedimentos em odontologia estética. Conheça as etapas essenciais desta técnica:

 

(1) tratamento gengival para remoção de placa bacteriana e tártaro associados à gengivite e periodontite;

 

(2) moldagens e fotografias para simulação digital e sobre modelo;

 

(3) análise das simulações e aprovação do planejamento;

 

(3) cirurgia gengival;

 

(4) período com suturas de até 10 dias;

 

(5) remoção dos pontos de sutura;

 

(6) período de estabilização (até 90 dias);

 

 

Simulação digital requer cuidados para evitar frustrações com resultados.

 

A simulação digital é cada vez mais utilizada nos procedimentos com prótese dentária fixa em porcelana e técnicas com faceta dentária laminada – incluída, aí, a prática e versátil faceta de resina. Realizada sobre imagens obtidas por fotografias ou escaneamento digital, a antecipação de resultados estéticos tem objetivos que vão da estimulação do tratamento à discussão, entre paciente e dentista, da cor e forma ideal dos novos dentes.

 

Diferente dos procedimentos com lentes de contato dental, a posição final das gengivas depende da capacidade individual de cicatrização. Características como o tipo de gengiva, a posição dos dentes no arco ou a presença de retração gengival – apenas para ficarmos nas mais conhecidas – também interferem no planejamento ou no tempo de cicatrização (estabilização das margens das gengivas).

 

As diferenças de resultados entre planejamento digital e cirurgia plástica gengival não costumam ser superiores a 1mm, um valor pequeno mas que pode fazer toda a diferença aos indivíduos mais perfecionistas ou com desejos estéticos irrealistas.

 

 

Pós-operatório e recuperação da gengivoplastia.

 

A gengivoplastia tem pós-operatório e recuperação que exigem planejamento com relação aos dias em repouso, longes de compromissos sociais e de trabalho.

 

De forma geral, os cuidados pós-operatórios são comuns aos procedimentos cirúrgicos mais simples em odontologia. Diferente da cirurgia plástica gengival utilizada para recobrir raiz dentária exposta (retração gengival), cuidados simples como evitar exercícios físicos nas primeiras 48 horas e realizar bochechos com agentes deplacantes por até 10 dias podem ser suficientes para que a cicatrização ocorra de forma indolor e sem contratempos.

 

À maioria dos casos, aconselha-se ao paciente a realização da gengivoplastia às quintas ou sexta-feiras. O período de edema cirúrgico costumam durar 3 dias e pode atrapalhar compromissos de trabalho ou sociais – dependendo da quantidade de exposição das gengivas ao falar ou sorrir. 

 

 

Programe-se: tempo de espera antes da lente de contato dental é de 90 dias.

 

Passadas 3 semanas da gengivoplastia, edemas e cicatrizes cirúrgicas já são praticamente imperceptíveis a olho nu – ainda assim, será preciso esperar um pouco mais para iniciar os procedimentos com lentes de contato dental.

 

A consolidação das gengivas após gengivoplastia prévia a lente de contato é imperceptível passados os primeiros 30 dias da cirurgia. A maturação tecidual e de adesão das gengivas aos dentes exigem até 90 dias e são importantes para evitar o afastamento das gengivas das bordas das lentes de laminados cerâmicos e próteses dentárias fixas quando o tratamento é realizado de forma prematura.

 

Tratamentos estéticos de impacto do sorriso geram níveis elevados de ansiedade. Pacientes pressionando dentistas para acelerar tempo de cicatrização ou outros procedimentos essenciais ao tratamento combinado entre gengivoplastia e lente de contato dental podem levar a resultados estéticos desfavoráveis. O ideal mesmo é ter paciência com o tempo de cicatrização e com os cuidados pós-operatórios exigidos aos procedimentos.

 

 

Novas técnicas em cirurgia plástica gengival para nivelar e alinhar gengivas.

 

A harmonização das gengivas com dentes e lábios pode ser essencial aos tratamentos com lentes de contato dental ou facetas de porcelana. Na maioria das casos, a gengivoplastia é suficiente para alinhar gengivas que encontram-se crescidas sobre os dentes e escondem a parte mais estética dos dentes, o esmalte dentário.

 

Além da gengivoplastia e gengivectomia, diversas técnicas em cirurgia plástica gengival estão disponível não apenas para alinhar, mas também para nivelar os tecidos gengivais. O nivelamento gengival é indicado para casos como gengivas retraídas por reabsorção óssea junto a raiz dentária fraturada ou sobre implante dentário.

 

A cirurgia para recuperação de retração gengival sem enxerto de gengiva é um procedimento cada vez mais comum ao dia-a-dia do especialista em periodontia. Com funções que vão da prevenção de novas recessões teciduais a tratamento da sensibilidade dentária à recomposição estética do sorriso, ela também pode ser necessária para otimizar os resultados de procedimento com lentes de contato dental.

 

 

Saiba mais sobre o tratamento com gengivoplastia.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog