BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia: o que é, quem pode fazer e como é a cirurgia.


Gengivoplastia, o que é, quem pode fazer, como é a cirugia, quais os riscos, o antes e depois, sua diferença da gengivectomia e outras informações essenciais explicadas por um dentista especialista em gengivas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivoplastia (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O que é gengivoplastia?

 

A gengivoplastia é uma técnica de cirurgia plástica gengival utilizada para mudar a arquitetura (formato) do osso e das gengivas que envolvem os dentes, seja ela com finalidade estética ou funcional.

 

 

Quem pode fazer a gengivoplastia?

 

As indicações da gengivoplastia são amplas e vão desde o alinhamento das gengivas e correção do sorriso gengival às adaptações para restabelecer a saúde durante o tratamento da periodontite ou das fraturas de dentes.

 

Qualquer um pode fazer a gengivoplastia, mas existem as indicações específicas para ela, como:

 

sorriso gengival;

gengivas grandes (hiperplasia);

gengivas desalinhadas;

dentes fraturados;

sequelas da periodontite;

problemas com implantes dentários.

 

Gengivoplastia: recorte inicial já realizado segue uma linha planejada após os exames radiográficos e simulações estéticas.

 

 

Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?

 

É preciso estar atentos às diferenças entre a gengivoplastia e a gengivectomia, duas técnicas que muitas vezes confundem pelas indicações semelhantes. A principal diferença entre elas é que, na gengivectomia, o dentista remove (recorta) apenas a gengiva em excesso ou desalinhada.

 

Por sua vez, a gengivoplastia remove, além das gengivas, o osso que circunda as raízes dentárias. É por isso que ela é a mais indicada para casos mais complexos de problemas de alinhamento, como o sorriso gengival. Por outro lado, ela traz um pós-operatório mais cuidadoso e com tempo de recuperação mais prolongado do que a gengivectomia.

 

 

 

Como é a cirurgia da gengivoplastia?

 

A gengivoplastia é realizada no consultório do dentista e o tempo médio da cirurgia são 2 horas. O passo-a-passo do tratamento é simples. Após a anestesia, são realizados os recortes das gengivas na posição em que se deseja que elas permaneçam. Feito isso, parte-se para o descolamento e rebatimento das gengivas recém recortadas, o que dá livre acesso ao dentista para modificar o contorno do osso ao redor do dente.

 

O recorte do osso ao redor das raízes é feito de forma muito cuidadosa, milímetro a milímetro. Quando o recorte do osso não é realizado, as gengivas costumam “voltar a crescer”. O procedimento todo não dói, e após o término da remoção óssea as gengivas são suturas, com pontos, no local planejado pelo dentista.

 

 

Quais são os exames necessários ao tratamento?

 

Para que os resultados sejam previsíveis e seguros, exames prévios e planejamento detalhado são essenciais. Veja os exames prévios necessários à gengivoplastia:

 

exame clínico da saúde gengival;

exame periodontal da profundidade das gengivas;

tomografia computadorizada;

exames fotográficos;

exame de sangue simples.

 

 

A gengivoplastia dói?

 

Ao contrário do que se imagina, a gengivoplastia não dói. É o que descreve a maioria dos pacientes operados, que relatam que o uso de analgésicos leves, passados pelo periodontista, são suficientes para conter a dor e o desconforto nas primeiras 24 horas.

 

 

Quem não pode fazer a gengivoplastia?

 

Existem pacientes que não podem fazer a gengivoplastia, ainda que de forma temporária. É o caso, por exemplo, daqueles que possuem infecções como a gengivite e a periodontite, apresentam potenciais complicações para a cicatrização como a diabetes não controlada ou discrasias sanguíneas que podem resultar em hemorragias prolongadas.

 

Infecções gengivais, com a periodontite e a gengivite, exigem tratamento prévio antes da gengivoplastia com fins estéticos.

 

 

Quais os riscos da gengivoplastia?

 

A gengivoplastia não traz riscos para perdas dentárias mas pode, quando mal planejada e executada de forma equivocada pelo dentista, trazer contratempos que podem até mesmo ser irreversíveis, como:

 

gengivas desalinhadas;

black spaces (espaços entre os dentes sem gengivas);

retração gengival;

sensibilidade temporária.

 

 

A gengiva volta a crescer depois da gengivoplastia?

 

Não deveria. Isto porque, quando a técnica utilizada é a recomendada e a execução pelo dentista se dá de forma correta, os resultados da gengivoplastia são permanentes, sem riscos para que a gengiva volte a crescer.

 

 

A cirurgia é reversível?

 

A gengivoplastia é praticamente irreversível. Uma vez recortadas as gengivas e o osso que circunda as raízes dentárias, o tratamento não pode ser totalmente revertido. 

 

Problemas como o aparecimento de black spaces, que é um espaço vazio entre os dentes aonde as gengivas deveriam estar, podem, em alguns casos, serem revertidos por técnicas como o enxerto gengival ou a cirurgia plástica gengival simples.

 

 

Como é a gengivoplastia para corrigir o sorriso gengival?

 

O sorriso gengival é a exposição exagerada, ao sorrir ou falar, das gengivas localizadas acima da partes visíveis dos dentes. Quando este problema tem como causa apenas o crescimento exagerado da gengivas, a técnica mais recomendada é a gengivectomia, que não exige a remoção do osso localizado ao redor dos dentes e trás pós-operatório mais simples.

 

Já quando o sorriso gengival é resultado do crescimento do osso sobre os dentes, ou ainda quando as arcadas dentária são volumosas, o tratamento recomendado é a gengivectomia. Ambas as técnicas seguem o mesmo padrão cirúrgico utilizado em outros tipos de plásticas gengivais.

 

Sorriso gengival: planejamento de recorte das gengivas e osso é essencial para otimizar os resultados estéticos.

 

 

Antes e Depois: como é a simulação da gengivoplastia?

 

A simulação de procedimentos em odontologia estética é importante para aumentar a segurança e previsibilidade dos resultados. Duas das técnicas mais utilizadas para simular o antes e depois da gengivoplastia são a simulações fotográfica e o mockup, uma simulação em resina realizada diretamente sobre os dentes.

 

Apesar da precisão dos exames tomográficos, pode haver pequenas diferenças entre a simulações e os resultados finais da gengivoplastia. Assim, pacientes mais exigentes com o hiper alinhamento das gengivas precisam estar atentos às limitações destas simulações do tipo antes e depois.

 

 

Como é a recuperação da gengivoplastia?

 

A recuperação da gengivoplastia é simples e só exige do paciente um único dia livre de atividades de trabalho ou escolares. Apesar da extensão da cirurgia, a dor é descrita como leve e restrita ao dia da cirurgia – e isto quando os analgésicos, simples, não são utilizados pelo paciente.

 

Nos primeiros 3 dias as gengivas incham e ficam avermelhadas. Depois, a área operada já começa a desinchar e a retornar a sua coloração normal. A maioria dos pacientes retorna às atividades de trabalho já no dia seguinte à cirurgia, já que, para estes, as áreas inchadas e avermelhadas não são muito visíveis.

 

 

Quem faz a gengivoplastia?

 

Qualquer dentista está apto a fazer cirurgias gengivais. Mas existem os periodontistas, que são os dentistas especialistas em gengivoplastia. Além de tratar as doenças gengivais, como a periodontite, eles também são especializados em cirurgias plásticas gengivas estéticas ou funcionais.

 

 

A gengivoplastia leva pontos?

 

Na maioria dos casos, sim. Os pontos usados na gengivoplastia são necessários para unir e fixar rigidamente as gengivas no local planejado pelo dentista. Além disso, ela também elimina ou minimiza eventuais sangramentos que podem ocorrer nas primeiras horas passadas da cirurgia.

 

São necessários entre 7 a 14 dias para que os pontos da gengivoplastia sejam removidos. Mas existem casos em que elas não são necessários. Exemplos disto são as cirurgias realizadas em um único dente, ou ainda quando a técnica utilizada é a gengivectomia, que não exige a remoção do osso localizado ao redor dos dentes.

 

Dentes mal posicionados trazem desafios ao alinhar gengivas.

 

 

Como é a cicatrização da gengivoplastia?

 

A cicatrização da gengivoplastia é relativamente rápida. Para a maioria dos pacientes, o auge da vermelhidão e edema (inchaço) das gengivas ocorre no terceiro dia passado da cirurgia. Depois disso, as gengivas vão desinchando e adquirindo uma cor mais normal.

 

Assim como outros tipos de cirurgia plástica gengival, como a cirurgia para recuperar gengivas retraídas, são necessários até 14 dias para que os sinais de inchaço e vermelhidão desapareçam por completo. Mas não se preocupe com os compromissos sociais ou de trabalho, porque já a partir do sétimo dia praticamente não é possível os sinais da cirurgia – mesmo naqueles que possuem sorriso gengival.

 

 

Retração gengival: a gengivoplastia pode recuperar gengivas retraídas?

 

A retração gengival é a exposição das raízes dentárias. Causada, principalmente, pela periodontite e pelo excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contra os dentes, ela pode exigir até mesmo procedimentos mais complexos como o enxerto gengival para ser recuperada.

 

A gengivoplastia não está indicada para recuperar a retração gengival. Para isto, a cirurgia plástica gengival para recobrimento de raiz dentária exposta é o tratamento mais indicado.

 

 

Como são os cuidados e o pós-operatório da gengivoplastia?

 

Cuidados durante o pós-operatório da gengivoplastia são essenciais para evitar complicações e demora na cicatrização das gengivas. Enquanto no primeiros 3 dias está restrita ao paciente a ingestão de alimentos rígidos e quentes, a prática de exercícios físicos pode ser restringida por até 7 dias para evitar sangramentos ou prolongamento do tempo do edema.

 

O uso de enxaguantes bucais de uso profissional e escovas especiais são necessários nos primeiros 7 dias passados da cirurgia. Após, já é possível retornar às atividades físicas normais, à mastigação de alimentos mais rígidos e à escovação convencional dos dentes.

 

 

Qual o valor da gengivoplastia?

 

O valor da gengivoplastia varia de dentista para dentista. Em alguns casos, o preço do tratamento é cobrado conforme o número de dentes envolvidos, ou ainda conforme a complexidade da cirurgia.

 

Procedimentos como a simulação fotográfica ou mockups (simulação direta sobre os dentes) podem encarecer o valor da cirurgia. E quando o tratamento é combinado com lentes de contato dental, facetas de porcelana ou próteses dentárias fixas, os custos podem ter seu valor aumentado devido à maior complexidade destes procedimentos estéticos.

 

 

A gengivoplastia pode ser feita usando o aparelho ortodôntico?

 

A hiperplasia gengival é o crescimento exagerado das gengivas que costuma acometer os indivíduos em tratamento ortodôntico. A maior causa para isto é a higiene oral deficiente. Entretanto, nem sempre a causa para gengivas sobre os dentes é de origem bacteriana, como o próprio sorriso gengival.

 

Durante o tratamento ortodôntico, a gengivectomia é a técnica mais indicada. Já a gengivoplastia é melhor indicada quando feita após a remoção  do aparelho ortodôntico, mas nada impede ao paciente mais exigente com os resultados do seu tratamento que ela seja realizada durante o uso do aparelho ortodôntico.

 

Hiperplasia causada por higienização oral precária (foto) é indicada para a gengivectomia simples.

 

 

Existem alternativas mais simples para alinhar gengivas?

 

Sim. A gengivoplastia é uma técnica indicada para alinhar gengivas quando a remoção do tecido em excesso é a que traz resultados mais previsíveis e eficientes.

 

Entretanto, em alguns casos, o alinhamento das gengivas pode ser realizado através da cirurgia plástica gengiva para recobrimento de raiz dentária exposta. É o caso, por exemplo, dos desalinhamentos que tem como causa a retração gengival.

 

 

Quanto tempo é preciso esperar após a gengivoplastia para iniciar procedimentos com lentes de contato dental e facetas de porcelana?

 

A gengivoplastia é frequentemente indicada para melhorar os resultados estéticos no tratamento com lentes de contato dental e facetas de porcelana. Alem de alinhar as gengivas, ela confere maior harmonia e proporcionalidade ao sorriso durante a construção dos laminados cerâmicos.

 

Um tempo médio entre 90 a 120 dias de espera após a gengivoplastia é necessário para iniciar os procedimentos com próteses dentárias fixas em porcelana, lentes de contato dental e facetas de porcelana. Este tempo é importante para que o sulco gengival, um pequeno espaço entre a bordas das gengivas até a parte mais funda deste, esteja formado e consolidado, sem riscos para alterações de posição com o passar dos anos.

 

 Saiba mais sobre gengivoplastia clicando aqui:

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog