BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia, passo a passo: dos exames iniciais ao pós-operatório.

gengivoplastia passo a passo

Gengivoplastia, passo a passo, lista todos os procedimentos da cirurgia plástica gengival mais realizada em consultórios odontológicos. Com informações sobre exames iniciais, moldagens e simulação fotográfica, preparativos, tempo de tratamento, pós-operatório e cuidados, organize sua agenda.

 

Luís Gustavo Leite é dentista graduado e especializado em gengivoplastia (periodontia) pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Gengivoplastia, a plástica gengival essencial ao seu sorriso.

 

A gengivoplastia, a mais eficiente técnica cirúrgica para alinhar gengivas, vem ganhando espaço entre os procedimentos em odontologia estética. Simples e eficiente, tem indicações tão variadas como a correção do sorriso gengival ou a otimização estética para procedimentos com lentes de contato dental e próteses dentária fixa – simplicidade que exige, porém, atenção com relação ao passo-a-passo do tratamento.

 

A adoção de um protocolo em cirurgias plásticas de gengivas vai além de garantir mais segurança e previsibilidade ao tratamento. Procedimentos estéticos exigem precisão e atenção a todos os detalhes e exigem conciliar a agenda do pacientes aos períodos de repouso e cicatrização ou similar, de forma realista, a posição final dos tecidos gengivais. Em outras palavras, seguir à risca o passo a passo da gengivoplastia.

 

gengivas finas gengivoplastia
Exame clínico para definir o biotipo gengival e limites para o recorte das gengivas.

 

 

Gengivoplastia, passo a passo.

 

Indepedente da técnica cirúrgica utilizada na plástica gengival, é preciso seguir um protocolo de procedimentos que vai dos exames clínicos e radiográficos até os cuidados pós-operatórios que podem estender-se por até 60 dias passados do tratamento. Conheça, passo a passo, a gengivoplastia explicada nas suas etapas mais importantes:

 

1º Passo: Exames clínicos e radiográficos

Na primeira consulta, exames clínicos avaliam características como o biotipo gengival, linha do sorriso e saúde das gengivas. Moldagens para obtenção de modelos em gesso e tomadas fotográficas para análise e simulação também são realizados, assim como solicitados exames radiográficos simples ou até mesmo mais sofisticados como tomografias computadorizadas.

 

2º Passo: Simulação fotográfica e mockups

Esta etapa, que também pode ser realizada junto à profilaxia e adoção de cuidados pós-operatórios à gengivoplastia, é dedicada à análise e aceitação, pelo paciente, das simulações de resultados realizados sobre fotografias digitais, modelos em gesso ou diretamente sobre os dente (simulação direta sobre os dentes).

 

3º Passo: Profilaxia e cuidados pré-operatórios

A consulta pré-operatória é importante para garantir que os dentes estejam limpos e as gengivas com saúde no dia da cirurgia – sangramento gengival e edemas característicos de gengivites e periodontite trazem riscos à precisão de recorte e cicatrização tecidual. Procedimentos como remoção de tártaro e placa bacteriana subgengival e adoção de escovas dentárias especiais e bochecos com agentes químicos deplacantes também fazem parte dos cuidados pré-operatórios.

 

4º Passo: Gengivoplastia

É a consulta em que a cirurgia plástica gengival é realizada. O tempo do procedimento, que depende do número de dentes envolvidos e da técnica cirúrgica, pode variar entre trinta minutos a até duas horas (procedimento médio para seis a oito dentes anteriores). Além do recorte estético das gengivas, anestia e sutura fazem parte dos procedimentos que, ao final, exigem a prescrição de analgésicos simples e eventual suporte antibiótico.

 

5º Passo: Cuidados pós-operatórios

Os cuidados pós-operatórios à gengivoplastia dependem de fatores como extensão e técnica cirúrgica e ainda a realização concomitante de outros procedimentos como o recobrimento de raiz dentária exposta (retração gengival). Restrições a alimentos duros e quentes e higienização no local operado fazem partes dos dois ou três primeiros dias, concomitantes aos bochechos com agentes químicos que impedem o acúmulo de placa bacteriana junto aos tecidos gengivais.

 

6º Passo: Remoção de suturas

As suturas utilizadas em cirurgia plástica gengival são realizadas com fios finos e em cores semelhantes às gengivas, o que favorece a rápida retomada das atividades sociais e de trabalho. Para removê-las, espera-se entre dez a quatorze dias de cicatrização até que os tecidos gengivais estejam consolidados e normalizados.

 

7º Passo: Cicatrização final

A cicatrização da gengivoplastia pode ser divida em fases. Na primeira, que vai da cirurgia periodontal até o quinto dia, estão presentes o inchaço e vermelhidão característicos dos procedimentos cirúrgicos em gengivas; na segunda, que vai até o décimo dia, diminuição no edema e coloração tecidual próxima ao normal trazem conforto estético ao paciente; já a partir do décimo dia, os sinais cirúrgicos são imperceptíveis.

 

gengivoplastia planejamento da cirurgia
Correções que necessitam de remodelamento ósseo são indicações da gengivectomia, uma versão mais radical da cirurgia plástica gengival.

 

 

Cicatrização: por que pode ser preciso aguardar até 90 dias?

 

A cicatrização tecidual visual da gengivoplastia é rápida. O auge dos edemas e vermelhões, que aconte lá pelo terceiro dia pós procedimento, estão praticamente ausentes no décimo dia e já não mais trazem contratempos estéticos ao paciente – medicações antinflamatórias, por exemplo, nem mesmo são descritas para não atrapalhar o processo cicatricional natural e indolor das gengivas.

 

Por outro lado, quando a gengivoplastia antecede procedimentos com próteses dentárias fixas ou laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental ou faceta de porcelana, pode ser preciso aguardar até noventa dias. Apesar de imperceptíveis, as pequenas mudanças na forma e maturação tecidual que ocorrem neste período dificultam, ao dentista, moldagens e seleção da posição das bordas destes dispositivos em porcelana, já que ainda podem modificar-se mesmo após a instalação definitiva.

 

cirurgia plastica gengival pro e contra
Contra-indicação: Tratamento prévio da gengivite e periodontite são obrigatórios na plástica gengival essencial estética.

 

 

Cuidados pós-operatórios da gengivoplastia são simples.

 

Cuidados pós-operatórios implicam diretamento no sucesso de procedimentos em plástica gengival. Enquantos cirurgias para recuperação de gengivas retraídas com enxerto de gengiva exigem dedicação e paciência nos primeiros sete dias, técnicas mais simples com gengivoplastia trazem uma pequena lista de restrições e cuidados fáceis de serem seguidos.

 

Nos primeiros dois a três dias passados da gengivoplastia, os cuidados pós-operatórios exigem a ausência de atividades esportivas e trituração de alimentos rígidos no local operado. A higiene oral é modificada para uso de escovas dentárias macias e auxiliadas por instrumentos especiais de higienização umidecidos por agentes químicos deplacantes. No período seguinte, são retiradas apenas as restrições à atividades físicas intensas.

 

cirurgia gengival pós-operatório enxerto
Cuidados pós-operatório são essenciais para manter gengivas operadas livres de contatos traumáticos e acúmulo de placa bacteriana.

 

 

Gengivoplastia dói?

 

Agora que você já conhece o passo a passo da técnica mais famosa de plástica gengival, provalvelmente deve estar pensado o mesmo que todo mundo: gengivoplastia dói? A princípio, não deveria doer.

 

A cirurgia para gengivoplastia não dói por motivos muito simples: o procedimentos é realizado sob intensa analgesia local e o período pós-operatório é passado sob a ação de analgésicos simples que, sim, são suficientes para prover conforto durante a fase de cicatrização. Até mesmo o tempo de uso destes medicamentos são curtos: até 48hs após a cirurgia.

 

 

Saiba mais sobre gengivoplastia clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog