BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivoplastia, passo a passo: um guia essencial para alinhar gengivas.

gengivoplastia passo a passo

Conheça a gengivoplastia, passo a passo, e descubra como a técnica mais comum da cirurgia plástica gengival para nivelar e alinhar gengivas pode ajudá-lo a construir um sorriso mais harmônico e marcante.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre. 

 

Gengivoplastia, técnica essencial para alinhar e nivelar gengivas.

 

A gengivoplastia é parte essencial das transformações de impacto do sorriso. Não à toa, tratamentos com lentes de contato dental e facetas laminadas contam que este tipo de cirurgia gengival para nivelar e alinhar gengivas – procedimentos obrigatórios para alcançar resultados mais harmômicos e marcantes. E tanta badalação em torno da técnica tem, sim, razão de ser: os resultados costumam ser marcantes e indispensáveis.

 

Mas apesar das múltiplas utilidades desta técnica cirúrgica plástica gengival, é preciso estar atento às indicações corretas do tratamento. Cirurgias que resultam em gengivas desalinhadas e sem harmonia com lábios são frequentes. E para entender com esta técnica plástica-cirúrgica pode ajudá-lo, nada mais prático do entender como é realizada a gengivoplatia, passo a passo.

 

gengivoplastia passo a passo sorriso gengival
Sorriso gengival alto é uma das indicações para a cirurgia gengivoplastia

 

 

Indicações mais comuns.

 

pequenas correções de forma

Rápidas e com pós operatório curto, as pequenas correções de gengivas são indicadas para corrigir curvaturas imperfeitas. O procedimento, comum, não requer planejamento e não necessita de suturas.

 

nivelamento gengival

O objetivo do nivelamento gengival é equalizar as alturas das gengivas entre si. Por exemplo: incisivos lateriais precisam ter as partes mais altas das gengivas com forma e altura semelhantes – e o memos segue para incisivos centrais, caninos e demais dentes da arcada dentária.

 

alinhamento das gengivas com lábios

Alinhar as gengivas com os lábios é essencial nos tratamento com laminados cerâmicos. E o resultado deste tipo de gengivoplastia é conferir ainda mais harmônia aos tratamentos odontológicos de impacto.

 

correção do sorriso gengival

A exposição exagerada das gengivas acima dos dentes ao sorrir ou até mesmo falar é denominado sorriso gengival. E quando as causas para este problema estético é o crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes, a gengivoplastia é o tratamento indicado para recuperar a harmonia do sorriso pelo aumento das coroas dentárias.

 

eliminação de gengivas hiperplasiadas (crescidas)

O crescimento exagerado das gengivas pode ser o resultado da ingestão de determinados medicamentos, doenças como a leucemia aguda ou até mesmo consequência da respiração bucal crônica. Nestes indivíduos, a cirurgia plastica gengivoplastia, além da função estética, tem como objetivo facilitar a remoção da placa bacteriana durante a higienização dos dentes.

 

 

A gengivoplastia, passo a passo.

 

A cirurgia plástica gengival, na técnica gengivoplastia, quase sempre segue um protocolo, tipo passo-a-passo, para que os resultados sejam previsíveis e sem complicações. Veja um exemplo disto com esta sequência de procedimentos para correção de sorriso gengival combinado com facetas em porcelana .

 

✓ profilaxia e tratamento gengival;

 

✓ exames radiográficos e clínicos, levantamento fotográfico e moldagens para simulações e planejamento;

 

✓ aprovação do planejamento;

 

✓ cirurgia para gengivoplastia;

 

✓ remoção da sutura.

 

gengivoplastia cirurgia plástica da gengiva
Gengivoplastia para nivelamento gengival.

 

 

Pós-operatório.

 

Ao contrário do pós-operatório da cirurgia plástica gengival com plastia óssea ou técnicas com enxertos de gengiva para recobrimento de raiz dentária exposta, na gengivoplastia os dias posteriores ao procedimento constuma ser amenos. A cirurgia para sorriso gengival, por exemplo, cuja remoção de gengiva se dá forma extensa, recomenda-se resguardo de 3 dias. Passado este período, já é possível retornar às atividades sociais e de trabaçho normalmente. Após 7 dias, a alimentação com dieta mais fibrosa e rígida pode ser retomada sem riscos de insucesso no tratamento.

 

 

Sorriso gengival.

 

A exposição exagerada das gengivas ao sorrir, o sorriso gengival, é uma condição comum e que afeta até a autoestima. O problema pode, que tem várias causas, requer diagnóstico e planejamento de tratamento precisos porque, na maioria das vezes, os resultados da cirugia plástica gengival tipo gengivoplastia são irreversíveis.

 

A cirurgia para correção do sorriso gengival por gengivoplastia traz resultados positivos quando as causas do problema são o crescimento excessivo da gengiva ou a erupção passiva alterada. O crescimento ósseo excessivo da maxila ou a hiperatividade dos lábios – outras causas, menos frequentes – requerem técnicas cirúrgicas adicionais que vão desde a diminuição do osso que circunda os dentes (osteoplastia) a até mesmo a cirurgia para diminuição de atividade dos músculos labiais.

 

 

Doenças gengivais podem trazer resultados imprevisíveis.

 

A gengivite e periodontite, doenças infecciosas causadas pelo acúmulo de placa bacteriana junto e internamente às gengivas, interferem no sucesso da cirurgia plástica gengival. E isso acontece porque, quando as infecções estão presentes, a inflamação das gengivas diminui a previsibilidade cicatricional do recorte feito pelo dentista. Outro problema associado às doenças gengivais associadas ao acúmulo de bactérias proveniente da placa é o sangramento excessivo durante a cirurgia plástica gengival. Um problemão.

 

O tratamento de raspagem e polimento da coroa e raiz dentária para remoção de placa bacteriano e tártaro pode ser suficiente para restabelecer a saúde das gengivas. O ideal é que os procedimentos sejam realizados, no mínimo, 15 dias antes da gengivoplastia – principalmente para casos mais severos das doenças gengivais.

 

gengivite complicações
Doenças gengivais causadas por placa bacteriana como gengivite e periodontite necessitam de tratamento prévio à cirurgia plástical gengival.

 

 

Cirurgia plástica gengival.

 

A cirurgia plástica das gengivas engloba uma série de técnicas que vão desde a remodelação gengival unicamente pelo recorte tecidual (gengivolplastia) até procedimentos com enxertos ósseos e gengivais para recuperar a altura e largura tecidual. Em algumas situações, duas técnicas – ou a combinação delas – pode ser indicadas para a solução estética do mesmo problema. Variações e adptações de procedimentos também podem ser necessários para adaptar-se às condições anatômicas locais ou exigências estéticas – e isso sem falar no passo-a-passo que modifica na mesma proporção.

 

A simplicidade técnica das cirurgias gengivais apenas remoção da gengiva em excessivo ou com contorno inadequado pode deixar passar em branco resultados mais expressivos. O tratamento da retração gengival com enxertos, por exemplo, traz pós-operatório mais delicado e tem passo-a-passo mais complexo, mas ainda assim compensa pela harmonização estética do sorriso que se faz de forma mais delicada e ainda mais precisa. Não descartar outras técnicas é essencial para evitar frustrações com o resultados finais do tratamento.

 

 

Problemas e complicações.

 

A gengivoplastia é uma técnica com poucas complicações. A mais comum, por exemplo, decorre principalmente do recorte indevido das gengivas por ausência de planejamento estético do tratamento. O mais importante é ficar atento às recomendações do dentista para o período pós-operatório e certificar-se de que o passo-a-passo e a saúde das gengivas estejam corretos antes de iniciar o tratamento. Com planejamento adequado e paciência, os resultados melhorar a estética do sorriso ao harmonizar gengivas com dentes lábios. Um procedimento indispensável.

 

 

Gengivoplastia e gengivectomia: entenda as diferenças.

 

A confusão entre os termos gengivectomia e gengivoplastia confunde até mesmo a dentista. E com razão, já que, dependendo da escola odontológica, eles podem indicar técnicas diferentes. E para não aumentar ainda mais a confusão, considerar que ambos signifiquem a mesma coisas – a remoção da gengiva em excesso ou sem harmonia, sem mudança na estrutura óssea – é o ideal quando o objetivo do tratamento é puramente estético.

 

 

Preço.

 

Quanto custa a gengivoplastia? Muito provavelmente, esta é uma questão pode levar o paciente a contratempos com o seu tratamento. Isso porque, além da dificuldade para comparação de orçamentos após várias consultas odontológicas, ainda existem os custos referentes ao tratamento gengival e simulações. Fica quase impossível para o paciente, portanto, selecionar o dentista baseado apenas com os valores em mãos.

 

Assim, certifique-se de que todas as etapas necessárias a este tipo de cirurgia plástica gengival estejam incluídos no seu orçamento, e que o passo-a-passo da gengivoplastia traga segurança aos resultados finais. É a melhor garantia para que tudo dê certo e saia examente como planejado.

 

 

Saiba mais sobre gengivoplastia e cirurgia plástica gengival:

Voltar para o blog