BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Infiltração e cárie em coroa dentária: o que fazer?

infiltração por cárie em coroa dentária post

A infiltração por cárie em coroa dentária em porcelana é uma das principais causas para perda de dentes. Mas uma série de informações e dicas sobre o problema pode ajudar no diagnóstico e tratamento deste problema.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Causas e riscos para cáries e infiltrações em coroa dentária não são tão óbvias.

 

Entre as piores notícias que você pode receber sobre seus dentes é a infiltração por cárie em coroa dentária a que traz mais receios. E não é apenas porque, na maioria das vezes, ela não pode ser visualizada – em muitas situações, nem mesmo a imagem radiográfica consegue dar a exata dimensão do problema. São os disgnósticos tardios e os riscos elevados para a perda de dentes os principais motivos para prognósticos complexos e pouco animadores.

 

Para quem não sabe, a infiltração por cárie dentária sob coroa de prótese dentária – ou mesmo restaurações em resina ou porcelana – é uma cavidade estreita, de progressão lenta e quase sempre sem dor, e que é o resultado direto da destruição por cárie da interface entre dente e prótese. Entretanto, nem toda infiltração é sinal de cárie dentária. O problema é que, na maioria das vezes, além do elevadíssimo risco de perdas de dentes associadas à infiltração por cárie dentária, não é possível indicar a atividade ou não de lesões cariosas nestas infiltrações. Veja, abaixo, as principais causas para o problema:

 

• acúmulo de placa bacteriana

A higiene oral deficiente resulta no acúmulo de placa bacteriana, responsável não apenas por doenças periodontais como gengivite e periodontite, mas também pelas cáries dentárias – e dispositivos protéticos como coroas e facetas laminadas são pontos críticos para o acúmulo dessa placa.

 

• mal adaptação da coroa dentária

Próteses dentárias fixas mal adaptadas ocorrem por vários motivos, como moldagens inadequadas ou erros na produção laboratorial destes dispositivos – o que só facilita o acúmulo de placa bacteriana e, ainda pior, pode até mesmo impossibilitar o acesso de escovas, fio dentais ou outros instrumentos de higiene oral em várias áreas críticas para o aparecimento de infiltração cariosa.

 

• coroas dentárias antigas 

Próteses dentárias, assim como restaurações em resina e outros dispositivos em porcelana, possuem um tempo limite de vida – difícil de delimitar e que depende de fatores como a qualidade dos materiais utilizados, técnicas de confecção e outras características. Como o passar do tempo, retrações das gengivas, dissolução dos cimentos para fixação de coroas dentárias e degradação das bordas destes dispositivos colaboram para facilitar a infiltração por cárie entre a coroa dental e o próprio dente.

 

infiltração em coroa dentária e cárie
Destruição radicular por cárie dentária próximas a coroa dentária em porcelana.

 

 

Sinais e sintomas nem sempre são conclusivos. 

 

Ao contrário do que se pode imaginar, a dor não é o sintoma mais frequente associado à infiltração por cárie sob coroa em porcelana. Aliás, ela pode nem mesmo estar entre os três mais comuns. Coroas dentárias soltas, inflamações gengivais e fio dental que, durante a higiene das próteses, partem-se ou desfiam com frequência são sinais clínicos que despertam dúvidas à respeito da perda de adaptação por infiltração.

 

O exame clínico realizado pelo dentista é feito através da sondagem de toda a circunferência de contato entre a coroa protética e dentes. E os exames radiográficos, sempre obrigatórios, auxiliam ao dentista no dimensionamento da real extensão da infiltração – o que nem sempre é possível. De qualquer forma, é a sondagem quem conta para o diagnóstico. Simples, rápida e precisa com relação à existência do problema.

 

infiltração por cárie dentária em coroa dentária
Infiltração por cárie sob coroa dentária (seta à esquerda) e sob restauração dentária (seta à direita). (fonte/internet)

 

 

O tratamento de cárie e infiltração em coroa em porcelana requer abordagem urgente.

 

Por que é tão urgente o tratamento para infiltração por cárie em coroa dentária de porcelana? Em primeiro lugar, porque as infiltrações são, na maioria das vezes, mais extensas do que parecem. Um dos principais motivos que levantam suspeitas para problemas são coroas e próteses dentárias extensas (pônticos) soltas. E, nesses casos, o prognósticos para remoção do dente são quase tão elevados quanto para as fraturas de coroas dentárias.

 

Um segundo motivo que indica a urgência para tratamento é a ocorrência relativamente baixa para quadros de dor, seja ela crônica ou aguda – que quando aparecem, os danos estruturais aos dentes já estão em estado bastante adiantado. Já quando a coroa dentária está fixa sobre dentes com tratamento de canal (endodôntico), o problema é ainda maior, já que a cárie dentária pode progredir livremente. É por isso que é tão urgente o tratamento em indivíduos com suspeitas de infiltração cariosas em dentes com próteses dentárias.

 

 

Os tratamentos, um a um.

 

Se a urgência na abordagem ao problema é a primeira coisa a ser feita, selecionar a melhor técnica para tratar a infiltração é o segundo passo para tratamentos eficazes. E, na maioria das vezes – isso para não dizer todas as vezes, a remoção da coroa protética é o caminho mais óbvio. Além de permitir o acesso direto para dimensionamento da real extensão da destruição estrutural, ela também permite o acesso de instrumentos dentários para a solução do problema. Veja os tratamentos mais comuns:

 

• restauração da área infiltrada

Em raras situações, e apenas em casos com cavidades (infiltrações) mínimas sob coroas dentárias, é possível a remoção da cárie dentária ali presente. Entretanto, é sempre um procedimento envolto em dúvidas devido à limitação imprecisa para o diagnóstico quando da não remoção da prótese dentária.

 

• remoção da coroa, restauração da área infiltrada e confecção de nova prótese.

Comum, a remoção da coroa dentária infiltrada garante o acesso direto para diagnóstico preciso e tratamento. Neste procedimento, o dentista remove a prótese e a cárie dentária, e então confecciona novo dispositivo protético.

 

• remoção da coroa, restauração da área infiltrada, tratamento de canal e confecção de nova prótese.

Por vezes, a extensão da infiltração cariosa é tão extensa que os tecidos contidos na cavidade pulpar do dente (vasos sanguíneos, tecidos e nervos) estão inflamados e infeccionados. Nesses casos, a única solução é o tratamento de canal (endodôntico). Também pode ser necessária, dependedo da extensão da destruição dentária pela cárie dentária, a instalação de pinos ou núcleos protéticos para reforço e suporte das novas próteses dentárias.

 

• remoção do dente

Quando a destruição do dente já atingiu áreas abaixo das gengivas e estruturas de suporte dos dentes (osso alveolar), pode ser necessária a remoção da raiz dentária comprometida – uma última opção terapêutica, já que a cirurgia periodontal para aumento de coroa dentária é um procedimento cheio de recursos para salvar dentes bastante comprometidos por infiltrações cariosas.

 

 

Sobre as limitações do exames radiográficos no diagnóstico de infiltrações cariosas.

 

A dificuldade para o diagnóstico da extensão da infiltração por cárie dentárias sob coroa e restauração dentária traz implicações. Isso porque, para indivíduos sensíveis ao preço, procedimentos como a remoção da coroa dentária aliada ao tratamento de canal e instalação de pino protético são entendidos como proibitivos.

 

A ausência de dor, outra situação que implica em decisões equivocadas, é uma situação comum para infiltrações cariosas mesmo em dentes com canais não tratados – o que a associa à baixa urgência para o tratamento. Um problema, já que boa parte das perdas dentárias por infiltrações se dão em dentes com antigas suspeitas – ou mesmo diagnósticos já fechados.

 

E, do lado dos dentistas, as limitações para diagnósticos de cárie dentária sob próteses dentárias com metal ou porcelana colocam o profissional em uma verdadeira corda bamba: como alertar o paciente, de forma convincente, sobre os riscos elevados para perdas dentárias nestas situações. Uma situação sempre complicada, cujo registro em prontuário sobre o problema pode ser o único – e infeliz – procedimento tomado.

 

infiltração e cárie em coroa dentária em porcelana rx
Imagens radiográficas não permitem verificar a extensão de infiltrações abaixo de coroas protéticas.

 

 

Algumas informações e dicas sobre infiltrações que você precisa saber:

 

A odontologia é quase uma ciência dos detalhes. Todos os procedimentos são cheios deles, e que influenciam diretamento nos resultados finais. E nos tratamentos com coroas dentárias em porcelana, seja sobre metal ou na técnica com zircônia ou porcelana pura, não poderia ser diferente. Infelizmente, não dá para conhecer todos eles, mas algumas dicas simples sobre o problema de infiltração em coroa dentária em porcelana, com ou sem cárie dentária infiltrada, já é suficiente para evitarmos muitos desses problemas.

 

gengivas inchadas e sangrantes podem ser sinal de retenção de placa bacteriana por cavidades cariosas e infiltrativas;

 

próteses dentárias soltas são sempre suspeitas para as infiltrações por cárie dentária;

 

respeite o limite de vida dos dispositivos protéticos com porcelana ou metal (coroas, pônticos, restaurações e laminados cerâmicos);

 

o raio x não consegue evidenciar a real extensão (e até mesmo a existência) para infiltrações cariosas;

 

infiltrações profundas não são indicadas para fechamentos diretos com restauração dentária em resina – para casos assim, remova a coroa dentária;

 

dificilmente é possível readaptar a prótese dentária removida para tratamento do problema;

 

coroas dentárias construidas com zircônia e porcelana oferecem bordas finas e ao mesmo tempo estéticas – o que é excelente para diminuir o risco para acúmulo de placa bacteriana;

 

após o diagnóstico para infiltração por cárie em coroa em porcelana, examine a situação clínica de outras próteses e restaurações dentárias;

 

idosos, pela diminuição da salivação e habilidade motora, são mais suscetíveis para o problema – para este indivíduos, coroas dentárias com desenhos adaptados facilitam a higiene e diminuem os riscos para a infiltração por cárie dentária em restaurações e coroas.

 

 

Saiba mais infiltração, próteses dentárias e restaurações com estes posts:

Voltar para o blog