BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Jaqueta em porcelana tem tipos específicos para dentes mais estéticos.


O tratamento com jaqueta em porcelana, em dentes com altas necessidades estéticas, é sempre envolto por dúvidas e muita ansiedade – mas conhecer os tipos de jaquetas na técnica com prótese dentária fixa pode acabar com esses problemas.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Jaqueta em porcelana, pivô ou coroa: o básico sobre próteses dentários.

 

O tratamento com prótese dentária fixa é recheado de terminologias que confundem não apenas a pacientes. A confusão gerada pelo uso de termos como jaqueta em porcelana, coroa dentária e pivô, por exemplo, é apenas uma delas. E como não dá para selecionar a melhor técnica sem entender as diferenças entre elas, entender um pouco mais sobre estes dispositivos protéticos não custa nada.

 

Jaqueta em porcelana e coroa em porcelana são exatamente a mesma coisa. Quando falamos nelas, estamos nos referindo a uma prótese dentária fixa, confeccionada em cerâmica (porcelana), e que reconstitui a coroa de apenas um dente – ou implante dentário. Já o pivô difere da jaqueta e coroa por ser fundida (corpo único) ao pino de sustentação – e que é preso internamente às raízes dentárias. Em outras palavras, o pivô é a coroa e o pino de sustentação em uma peça única.

 

jaqueta para dentes tipos
Tipos mais comuns de jaquetas dentárias em porcelana: sobre metal (metalocerâmica), sobre zircônia e em cerâmica (porcelana) pura.

 

 

Os tipos de jaquetas em porcelana e suas indicações, uma a uma.

 

A grande variedade de próteses dentárias fixas, na técnica com jaqueta, precisa ser bem entendida porque erros nas indicações podem ser só o início para diversos problemas. Um exemplo disso é o tratamento com jaqueta em porcelana pura sobre dentes escurecidos ou pinos metálicos, cujo resultado pode ser uma prótese escurecida e que coloca em risco a harmonia do sorriso. Confira abaixo os principais tipos de jaquetas dentárias, e veja como as indicações diferem entre elas:

 

• jaqueta em resina acrílica sobre metal (metaloplástica)

A baixa durabilidade, limitação estética e mal cheiro frequentes a este tipo de prótese dentária fixa faz da técnica com resina acrílica um tratamento obsoleto. A forma clássica de confecção deste tipo de dispositivo protético é na forma de pivô, cuja coroa é unida, em corpo única, ao pino protético. O preço mais em conta é o único apelo para uso deste tipo de jaqueta.

 

• jaqueta em porcelana sobre metal (metalocerâmica)

A prótese dentária fixa em porcelana sobre metal é a referência em tratamentos de dentes fraturados ou destruídos por cáries dentárias. E é o preço o grande atrativo para este tipo de jaqueta em porcelana – é o dispositivo protético em porcelana mais em conta. A técnica também está disponível sob a forma de pivô – mas já abandonada de utilização devido às limitações estéticas e de durabilidade.

 

• jaqueta em porcelana sobre zircônia

Versatilidade e resultados estéticos elevados são características da jaqueta em porcelana com zircônia. Resistentes e duráveis, são indicadas desde próteses dentárias unitárias até arcadas com muitos dentes ausentes (pônticos) – próteses sobre implantes dentários e dentes que trazem desafios estéticos mais elevados, como o escurecimento dental e pinos metálicos, são outras situações muito bem resolvidas nesta técnica.

 

• jaqueta em porcelana sobre alumina

A técnica que une porcelana à alumina traz resultados estéticos semelhantes aos dispositivos com zircônia. A diferença está na menor resistência da alumina, limitando as indicações para jaquetas unitárias. Apesar do glamour e sucesso da técnica em anos recentes, é pouco utilizada dada a popularidade e facilidade para a confecção laboratorial das jaquetas dentárias em porcelana sobre zircônia.

 

• jaqueta em porcelana pura

É a técnica com resultados mais estéticos e naturais. Não à toa, é utilizada nos tratamentos de transformação de impacto do sorriso. O uso combinado com facetas laminadas e lentes de contato dental é outra vantagem da técnica. Traz, entretanto, 3 contraindicações que precisam ser levadas em conta: dentes escurecidos, pinos metálicos e reabilitação de áreas com dentes perdidos (extraídos).

 

jaqueta dentária metalocerâmica
As bordas das jaquetas dentárias metalocerâmicas estão mais associadas a retrações em gengivas comparadas às técnicas sem metal.

 

 

Os erros mais comuns na seleção de próteses dentárias fixas em em dentes anteriores.

 

Erros na seleção de jaquetas dentárias são fáceis de acontecer. Resultados frustrantes como dentes acinzentados ou esbranquiçados, que não harmonizam com o sorriso ou que trazem desafios à higienização de dentes e gengivas são apenas alguns de muitos contratempos das falhas de escolha do melhor tipo de prótese dentária. Mas dá, sim, para selecionar a melhor técnica e evitar problemas como ter que conviver com desarmonias estéticas por muitos anos.

 

A seleção de próteses dentárias em porcelana pura, por exemplo, é restrita a pilares naturais (dentes) ou pinos de fibra em cores próximas a dentes naturais. Outro erro comum na seleção de próteses dentárias é a utilização de jaqueta metalocerâmica em dentes anteriores, em pacientes mulheres – além dos elevados riscos para escurecimento das raízes dentárias e gengivas, também estão associadas a inflamações alérgicas destes tecidos.

 

Outro erro comum no tratamento com jaqueta dentária é a combinação inadequada de técnica com facetas laminadas e lentes de contato dental. Combinadas de forma inadequada, resultam em dentes sem harmonia e com diferenças de cores que podem frustrar a indivíduos mais exigentes. Pequenos detalhes que podem trazer muita dor de cabeça quando não observados.

 

jaqueta em porcelana gengiva
A técnica com jaqueta em porcelana sobre metal traz desafios de compatibilidade com gengivas.

 

 

Substituindo jaquetas antigas e problemáticas por próteses sem metal.

 

Retrações em gengivas, bordas metálicas aparecendo, raízes dentárias escurecidas expostas, perda do brilho e amarelamento são apenas alguns dos problemas mais frequentes às jaquetas dentárias antigas. E quando não dá mais para conviver com próteses com tantas limitações estéticas, é preciso substituí-las. Mas, apesar da facilidade e urgência do procedimento, é preciso estar atento a diversos detalhes que contam nos resultados finais do tratamento.

 

Trocar e substituir jaquetas antigas exige planejamento e exames radiográficos. Antes de iniciar o procedimento, é preciso certificar-se da qualidade das raízes e do tratamento de canal, quando presente. Provisórios podem ser confeccionados nas mesmas cores e formas de jaquetas antigas, para evitar muitas variações antes da instalação das próteses novas. E as gengivas precisam estar saudáveis e com formas redefinidas.

 

O tratamento de substituição de jaqueta dentária em porcelana dura, em média, de 7 a 21 dias. Doenças gengivais e retratamentos endodônticos (de canal ) podem exigir até 2 meses adicionais para que tudo esteja perfeito antes de começar as moldagens para as próteses dentárias definitivas. A remoção de pinos metálicos antigos devem ser realizados – desde que não traga riscos para fraturas e perfurações de coroas dentárias. Simples e eficaz, a troca de jaquetas antigas e danificadas traz alívio estético e mais saúde para as gengivas.

 

 

Fique atento a detalhes sobre pinos protéticos e tratamentos endodônticos (canal).

 

Muitos detalhes contam para resultados mais estéticos e duráveis no tratamento com jaqueta em porcelana em dentes anteriores. E o uso de pinos de reforço e sustentação de próteses dentárias estão entre os mais importantes. Existem diversos tipos de pinos e núcleos protéticos, fabricados em metal, fibra de carbono e vidro. Enquanto os dois primeiros são mais resistentes, o último é mais estético e essencial para tratamentos mais harmônicos com dispositivos protéticos em porcelana pura.

 

O tratamento de canal é procedimento essencial nos procedimentos com próteses dentárias. Muitas vezes, no tratamento com jaqueta dentária em porcelana, o dente já chega com o canal tratado – só que a qualidade do mesmo é insuficiente para o suporte de pinos protéticos ou, ainda pior, estão associados a lesões ósseas crônicas que são descobertas durante os exames radiográficos. E, para estas situações, o retratamento de canal é importante para garantir a durabilidade do tratamento.

 

jaqueta dentária pilar
Uso de pilares em fibra de vidro traz mais resultados mais harmônicos em tratamentos com jaquetas em porcelana pura.

 

 

Durabilidade e alta resolutividade estética da jaqueta dentária em porcelana sem metal merece atenção especial.

 

O tratamento com prótese dentária com porcelana sobre metal (metalocerâmica) é o padrão de referência para jaquetas em porcelana. Além de ser a mais utilizada, traz durabilidade e possibilidade de uso para áreas com vários dentes perdidos – e com preços mais em conta comparados às técnicas em zircônia ou porcelana pura. Entretanto, o uso de metal pode ser uma escolha inadequada a médio e longo prazo. Entenda o porquê.

 

A jaqueta em porcelana pura (cerâmica de dissilicato de lítio) está associada a resultados mais estéticos e duráveis. E não fica só nisso. A menor incidência de infiltrações por cáries dentárias e biocompatibilidade com dentes e gengivas são vantagens marcantes da técnica sem metal, eliminando problemas como alergias ao metal de próteses em pacientes mulheres.

 

Indivíduos exigentes com resultados estéticos nos tratamentos com próteses dentárias encontram nas técnicas sem metal dispositivos que simulam diversos detalhes ópticos comuns aos dentes naturais, como transparências e fluorescências – além de cores mais harmônicas. Se as exigências são para transformações e sorrisos marcantes, as contraindicações para dispositivos com metal são óbvias.

 

 

Dicas básicas para não errar na escolha do melhor tipo de jaqueta em porcelana.

 

E que tal conhecer outros detalhes que também contam nos resultados finais dos tratamentos com jaquetas dentárias em porcelana? Veja uma lista abaixo com diversas dicas para dentes e sorrisos mais naturais e harmônicos, e sem riscos para problemas na cor, resistência e durabilidade.

 

o tratamento de doenças gengivais (gengite e periodontite) prévio ao tratamento com jaquetas dentárias não pode ser esquecido;

 

o clareamento dental melhora – e facilita – o tratamento com próteses dentárias em dentes anteriores;

 

pinos metálicos e dentes escurecidos são contraindicados para o tratamento com jaquetas em porcelana pura;

 

20% é a incidência de alergias inflamatórias gengivais provocadas pelo metal de dispositivos com metal, em mulheres;

 

a retração gengival, na técnica de jaqueta sem metal, não exige a substituição da prótese dentária por problemas de exposição das bordas;

 

o escurecimento de gengivas e raízes dentárias é um problema frequentemente associado a jaquetas dentárias em metal;

 

certifique-se da qualidade do tratamento de canal quando da sua existência – é possível retratá-lo!;

 

o uso de pinos em fibra de vidro, além de melhorar os resultados estéticos, diminuem o tempo do tratamento;

 

jaquetas em porcelana sem metal também podem ser utilizadas sobre implantes dentários;

 

 

Aproveite para ler outros posts sobre próteses dentárias na técnica em jaqueta, coroa e pivô.

Voltar para o blog