BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Jaqueta dentária em porcelana traz alternativas mais estéticas.

jaqueta dentária dente

A jaqueta dentária em porcelana, uma técnica com prótese dentária fixa, traz alternativas mais estéticas e duráveis para recuperar a harmonia dos seus dentes e gengivas. 

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especialista em prótese dentária e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Jaqueta dentária e pivô, técnicas antigas com estética e durabilidade deficientes.

 

A troca de dispositivos protéticos antigos é um dos procedimentos mais realizados no consultório do dentista especializado em prótese dentária. Problemas como infiltração por cárie dentária, estética deficiente e aparecimento de áreas escuras juntos às gengivas são apenas algumas das reclamações associadas `as técnicas mais antigas para recuperação de dentes que não podem ser reconstruídos por restauração dentária em resina.

 

Entre as diversas técnicas com prótese dentária fixa em porcelana, a jaqueta dentária em porcelana e o pivô trazem preços mais em conta e estética satisfatória que, dependo do paciente, pode ser o suficiente para recuperar a harmonia do sorriso. Por outro lado, algumas desvantagens destes dispositivos protéticos podem não compensar devido à pequena diferença nos custos comparados a versões mais sofisticadas com coroa em porcelana pura ou zircônia. E para fazer a troca da melhor forma, ler um pouco mais sobre o assunto pode ser indispensável.

 

prótese dentária fixa em porcelana pura
Jauqeta dentária: prótese dentária fixa em porcelana pura é alternativa mais estética e compatível com gengivas.

 

 

Diferença entre pivô e jaqueta dentária não é só o pino de suporte.

 

A confusão entre os vários tipos de próteses dentárias fixas em porcelana é comum. Enquanto a maioria não sabe explicar a diferença entre coroa, pivô e jaqueta dentária – e elas, sim, existem -, alguns nem mesmo sabem explicar o material com o qual foi construída uma ou até várias coroas ou pôntico protético. Pode não parecer, mas o fato é que isso costuma trazer problemas para quem quer renovar a harmonia do sorriso e não está preparado para custos extras envolvidos na substituição de dispositivos antigos.

 

O pivô dentário, menos comum, é uma prótese dentária fixa feita para um único dente. Diferente das demais técnicas, nesta a coroa protética apresenta um pino protético de metal unido de forma inseparável. Técnica obsoleta, ela traz como problemas frequentes a estética deficiente e o aparecimento de gengivas escurecidas. Outra desvantagem é a dificuldade para removê-la, já que o procedimento, que pode exigir algumas hora do dentista especialista em prótese dentária, traz ainda risco para fratura na raiz dentária.

 

A jaqueta dentária é outra técnica antiga mas um pouco mais frequente que o pivô. Semelhante à prótese dentária fixa metalocerâmica, diferencia-se desta pela ausência de porcelana de cobertura nas partes não visíveis – um tanto quanto semelhante às aletas da prótese dentária adesiva. Apesar da sua obsolescência, ela traz algumas características interessantes. Uma delas é evitar desgastes dentários excessivos para sua adaptação. Outra é o conforto mastigatório e menor desgaste dentários nos dentes que entram em contato com ela durante a mastigação, característica que faz dela uma ótima indicação para casos de bruxismo severo.

 

pivô com pino protético
Diferente da jaqueta dentária, no pivô o pino protético em metal está unido à coroa protética.

 

 

Trocar jaqueta dentária: número de consultas, preço, tempo de tratamento e provisórios.

 

A introdução de equipamentos e materiais mais modernos para confecção de próteses dentárias fixas trouxe melhoras na qualidade de adaptação e redução do tempo de tratamento. Atualmente, apenas duas consultas são suficientes para que o paciente já saia do consultório com uma coroa, pivô ou jaqueta dentária instalados e com resultados estéticos bastante satisfatórios.

 

O preço da jaqueta dentária em porcelana depende de fatores como material e laboratório de prótese dentária utilizado. Em média, o custo costuma ser semelhante à confecção de uma única coroa dentária em porcelana. Por outro lado, custos extras com pino protético ou procedimentos realizados em dentes anteriores, que podem exigir várias consultas até que a cor esteja em harmonia com os dentes naturais, podem encarecer o preço final do tratamento.

 

Outros problemas comuns e associados a próteses dentárias em porcelana antigas são as gengivas inchadas e avermelhadas por gengivite ou periodontite, seja por dificuldade para remoção de placa bacteriana por aparecimento de retração gengival ou alergia inflamatória. Por vezes, o clareamento dental, retratamento de canal e uso de pinos protéticos mais estéticos podem ser necessários quando as exigências estéticas do paciente são elevadas. Também não dá para esquecer de outras correções estéticas como a gengivoplastia e gengivectomia, ou ainda restaurações dentárias em porcelana em dentes vizinhos ao pivô, coroa ou jaqueta dentária que serão substituídos.  

 

jaqueta dentária em porcelana trocar
Retração gengival em dentes com jaqueta dentária: tratamento das gengivas pode exigir algumas consultas adicionais ao trocar próteses dentárias antigas.

 

 

Da prótese dentária em porcelana pura à zircônia, alternativas trazem mais estética e durabilidade.

 

As alternativas para tratamento com prótese dentária fixa em porcelana para um único dente são mais estéticas e duráveis. A mais destacada delas é a técnica com porcelana pura. Confeccionada com materiais semelhantes aos utilizados em laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental e faceta de porcelana, também pode ser utilizada para transformações estéticas de impacto do sorriso, em que diferenças de cor e transparências entre coroas individuais e facetas dentárias laminadas podem colocar em risco os resultados estéticos finais.

 

Outra alternativa, a prótese dentária em zircônia, traz duas versões diferentes. Na versão pura, o preço mais em conta contrasta com suas limitações estéticas para uso em dentes anteriores, um fato que faz desta alternativa um opção apenas para dentes posteriores. Já a outra versão, que mistura uma camada externa em porcelana com uma interna em zircônia, traz melhoras estéticas consideráveis, uma característica que faz dela uma indicação comum para procedimentos protéticos sobre implantes dentários, pinos protéticos em metal ou dentes severamente escurecidos após tratamento de canal.

 

Pouco lembrada, a tradicional prótese dentária metalocerâmica também não pode ser esquecida como alternativa à coroa ou jaqueta dentária. Apesar dos problemas associados ao uso de metal em odontologia, como alergias inflamatórias e efeitos de escurecimento em gengivas que podem ser visto até mesmo em gengivas, as cerâmicas atuais trazem resultados estéticos bastante satisfatórios – uma boa opção para pacientes sensíveis ao preço de dispositivos protéticos mais sofisticados.

 

A elevada durabilidade e eficácia estéticas das novas próteses dentárias em porcelana ou zircônia são motivos suficientes para justificar os custos mais elevados desta técnica. Proporcionando bordas mais finas, livres de metal e mais compatíveis com gengivas, podem durar décadas quando bem executadas e acompanhadas de excelentes higiene oral e visitas periódicas ao dentista.

 

protese dentária fixa em zircônia
Prótese dentária em zircônia é alternativa para substituir jaqueta dentária em dentes escurecidos por canal ou que possuem pinos protéticos em metal.

 

 

Pivô dentário em porcelana é causa para gengivas escurecidas.

 

O pivô dentário é um tipo de jaqueta presa ao dente que possui um pino interno unido. Nas técnicas atuais, além das duas partes estarem separadas, o pino dentário é confeccionado em fibra de vidro ou zircônia, ideal para melhorar os resultados estéticos e evitar a intensificação do escurecimento das raízes dentárias.

 

Outro problema bastante comum é o escurecimento das gengivas em contato com a coroa protética. Esta condição, que não é o resultado da alteração de cor do tecido gengival mas sim da excessiva translucidez deste, pode exigir a remoção do pino protético e clareamento dental interno como forma de recuperar a cor original dos dentes. Outra alternativa bastante utilizada pelo periodontista, o dentista especializado em gengivas, é o aumento de espessura tecidual através do enxerto gengival, um opção mais segura à remoção de estruturas metálicas inseridas em raízes dentárias mas que exige atenção com relação ao pós-operatório cuidado e tempo de tratamento mais prolongado.

 

jaqueta dentária dental gengiva
Falhas estéticas em gengivas podem ser o resultado do metal utilizado em pivô, coroa ou jaqueta protética.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária em porcelana clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog