BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Cuidados com lentes de contato dental não são tão complicados assim.

cuidados lentes de contato dental facetas blog

Cuidados diários simples – mas essenciais – com lentes de contato dental são mais do que suficientes para mantê-las brilhantes e harmônicas ao longo dos anos.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFGRS, em Porto Alegre.

 

 

Lentes de contato dental não são eternas e dá, sim, para preservá-las sem exageros.

 

Quem já passou pelo tratamento com lentes de contato dental sabe bem do que estou falando: passada a alegria das primeiras semanas, logo vem o medo de que o brilho e a cor dos laminados desapareçam ao longo dos anos. E tamanha preocupação faz todo o sentido. Afinal, o tratamento não é eterno e exige cuidados para não danificar as delicadas superfícies em porcelana. Mas não é preciso recorrer a exageros para mantê-las bonitas por muito mais tempo.

 

Um exemplo dos exageros nos cuidados com lentes de contato dental é eliminar da dieta todo tipo de alimentos com pigmentos naturais ou artificiais, ou até mesmo fibrosos. Dá, sim, para preservar a naturalidade e delicadeza destes laminados por muitos anos sem medidas extremas. E esqueça, de uma vez, de medidas malucas como até mesmo adotar a extensa lista do que deve ser evitado durante o clareamento dental caseiro. Preservar por muitos anos a beleza das lentes é mais fácil do que você imagina.

 

cuidados com lentes de contato dental
Brilho, cor e textura podem ser perdidos ao longo dos anos pela ação de corantes e substâncias ácidas presentes na dieta convencional. (fonte/internet)

 

 

Cuidados básicos para lentes de contato dental: o essencial.

 

Os cuidados com lentes de contato dental são poucos, mas incorporá-los ao dia-a-dia é essencial. Alguns deles, inclusive, são recomendados para preservar o esmalte dentário da ação de substâncias presentes na dieta comum. Veja uma lista com medidas preventivas básicas para evitar o aparecimento de laminados opacos e manchados antes do tempo:

 

evite o consumo excessivo de vinhos tintos, inimigos mortais das lentes de contato dental;

 

utilize escovas dentárias com cerdas ultra macias (Curaprox ou Edel White, importadas, ou ainda a Colgate Black, nacional);

 

abandone hábitos parafuncionais como morder unhas e lápis – os riscos para fraturas em facetas e lentes são maiores nesses indivíduos;

 

confeccione placas especiais para bruxismo se o distúrbio já havia sido diagnosticado antes do procedimento estético;

 

diminua o consumo de vinagres, iougurtes e refrigerantes, que, de forma diferente, deixam opacas as superfícies de porcelana de lentes e facetas em porcelana;

 

estabeleça um protocolo para higiene oral sem dispositivos que resultem em riscos ou arranhões sobre os laminados;

 

cafés e cigarros estão, sim, associados ao amarelamento precoce de lentes quando consumidos em quantidades elevadas;

 

não utilize cremes dentários específicos para clarear dentes;

 

cuidado com agentes clareadores profissionais utilizados no clareamento dental caseiro: o contato direto destas substâncias com laminados em porcelana acabam com o brilho do dispositivo.

 

 

Outras dicas para evitar surpresas desagradáveis ao longo dos anos.

 

Danos à superfície de facetas e lentes são motivos para muita dor de cabeça. Isso porque, dependendo da forma ou local em que ocorrem, pode ser preciso substituí-los – ás vezes, no conjunto inteiro de laminados. Um problemão. Veja alguns cuidados com lentes de cuidado dental que não podem passar despercebidos:

 

não utilize equipamentos ultrassônicos ou jatos de bicarbonato em dentes revestidos com laminados durante a consulta odontológica para profilaxia;

 

evite abrir tampas ou rasgar objetos em dentes recobertos com lentes de contato dental – a dica vale também para dentes naturais;

 

procedimentos dentários como restaurações ou tratamento endodôntico (canal) em dentes viziinhos a laminados necessitam de cuidados extras para evitar danos lateriais;

 

pacientes que já utilizam placas para bruxismo necessitam confeccionar novos dispositivos – não tente adaptar as antigas!;

 

durante períodos de atividade muscular nos surtos de bruxismo a placa miorrelaxante deve ser utilizada inclusive durante o dia;

 

o aparelho para contenção dos dentes pós tratamento ortodôntico precisa ser regulado com cuidado para não riscar ou fraturas os laminados.

 

 

Polimentos e reparos em lentes danificadas podem frustrar pelos resultados: melhor prevení-los!

 

A perda do brilho e pequenas fraturas são problemas que diminuem a vida útil de lentes e facetas laminadas em porcelana. Dependo do localização e extensa do problema, pode ser possível reparar o dano que acontece sobre a superfície de porcelana do dispositivo. Mas não fique muito animado com o recurso porque, entre as desvantagens das lentes de contato dental, a dificuldade para repará-las está no topo da lista.

 

O repolimento de laminados danificados sempre resulta em superfícies menos lisas e brilhantes que as originais. A indicação para o procedimento é exclusiva para pequenos reparos realizados exatamente como na técnica para uso em facetas em resina. E a ideia para uso da técnica é apenas para remediar danos estéticos mais elevados. É por isso que seguir a lista básica de cuidados com lentes de contato dental é a melhor forma para garantir dentes claros por muito mais tempo.

 

cuidados lentes de contato dental facetas
As restrições para dietas com alimentos rígidos e fribrosos são as mesmas indicadas para dentes naturais. (fonte/internet)

 

 

Preparando-se para a troca ou substituição de laminados antigos e sem vida.

 

Procedimentos estéticos em odontologia não são para sempre. Clareamento dental e transformações do sorriso com facetas laminadas em porcelana ou lentes de contato dental têm validade que depende da qualidade do material utilizado e dos cuidados utilizados. Ainda assim, como o passar dos anos, pode ser necessário substituir os laminados. E preparar-se antecipadamente para o tratamentos é a maneira ideal para evitar contratempos.

 

O procedimento que substitui facetas e lentes desbotadas ou resultantes de tratamentos desastrosos é delicado. É que a remoção dos laminados antigos requer atenção redobrada para não desgastar a superfície dentária em contato com a lente – na maioria das vezes, algum desgaste superficial acaba ocorrendo. Assim, adotar hábitos e cuidados que aumentem a durabilidade das terapias estéticas em odontologia é a forma mais interessante para diminuir custos e curtir por muito mais tempo um sorriso harmônico e marcante.

 

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental e facetas em porcelana:

Voltar para o blog