BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de contato dental: especialista explica como é o tratamento.


O tratamento com lente de contato explicado por um dentista especialista na técnica traz informações essenciais sobre o que é, quem pode fazer, a durabilidade, diferenças com facetas de porcelana e outros detalhes da técnica mais sofisticada para transformar sorrisos.

 

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em lente de contato dental (próteses dentárias) e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O que é lente de contato dental.

 

A lente de contato dental é uma delicada lâmina de porcelana utilizada para recobrir as partes estéticas (visíveis) dos dentes. Bastante resistente e durável, ela é capaz de reproduzir as cores, transparências e diversos detalhes presentes em dentes naturais desde os tratamentos mais simples para um único dente ou nas transformações de impacto do sorriso.

 

 

Como é o tratamento.

 

O tratamento com lente de contato dental é simples e rápido. Na maioria dos casos, são necessárias apenas três consultas. Na primeira, são realizados o tratamento gengival e também o clareamento dental. 

 

A segunda consulta é dedicada às simulações e às moldagens do dentes. É nela que são verificadas as melhores opções de design para os dentes e retiradas as informações sobre dentes e gengivas que precisam ser mandadas para o laboratório de prótese dentária.

 

A terceira e última consulta é reservada para testar as lentes de contato dental e também colá-las aos dentes. Em alguns casos, pode ser necessária uma consulta adicional para corrigir detalhes de cor e forma até que o resultado seja o mais natural e harmônico possível.

 

 

O que dá para corrigir com a lente de contato dental.

 

As indicações da lente de contato dental vão além da estética do sorriso. Problemas, como pequenos desgastes em dentes por bruxismo ou alterações congênitas no esmalte dentário, também podem utilizar-se desta delicada técnica com laminado cerâmico como tratamento restaurador. Veja o que dá para corrigir com as lentes de contato dental:

 

problemas estéticos de cor e forma dos dentes;

dentes desgastados por bruxismo;

dentes escurecidos;

alterações de cor causadas por antibióticos ou fluorose dentária;

espaços entre dentes (diastemas);

dentes fragilizados por restaurações dentárias em resina.

 

 

É a técnica ideal para transformação do sorriso.

 

As transformações marcantes do sorriso com lentes de contato dental são bastante populares. Corrigindo problemas severos de cor e forma dos dentes, elas são seguras e ficam prontas em poucas semanas. Além disso, ainda trazem elevada durabilidade, alta resistência a fraturas e ao amarelamento e resultados estéticos marcantes – ideais para quem quer transformar o seu sorriso.

 

 

Quem não pode fazer o tratamento.

 

Em algumas situações, a lente de contato dental pode não ser a técnica mais indicada. São o caso, por exemplo, dos dentes severamente desgastados por bruxismo ou escurecidos após falhas no tratamento de canal. Veja as situações que devem ser evitadas para evitar resultados estéticos insatisfatórios ou diminuição na durabilidade do tratamento:

 

desgastes dentários severos por bruxismo;

dentes projetados para frente;

dentes apinhados (tortos e girados);

dentes com muitas restaurações em resina (pouca estrutura dental);

escurecimento dental severo por antibióticos ou fluorose.

 

 

Segurança: a lente de contato dental não requer desgastes nos dentes.

 

A lente de contato é uma técnica não exige que os dentes sejam desgastados – ao contrário da faceta de porcelana. Ainda que vários dispositivos de segurança permitam ao dentista reduzir a estrutura dental (desgaste dentário) de forma segura, evitar os desgastes é sempre uma vantagem do tratamento.

 

A lente de contato dental, que não requer desgastar os dentes, é o tratamento mais seguro entre as técnicas com laminados cerâmicos para transformação do sorriso. Bastam algumas moldagens e um planejamento estético eficiente para que as correções de cor e forma dos dentes sejam feitas de forma segura, com resultados marcantes, sem riscos para problemas futuros aos dentes e gengivas.

 

 

Dentista especialista em lente de contato dental é recomendado ao tratamento.

 

Os tratamentos em odontologia estética podem ser realizados por qualquer dentista. Entretanto, dada a complexidade e detalhamento característicos dos procedimentos com facetas dentárias laminadas, recomenda-se o uso de dentistas especializados em lentes de contato dental – as especialidades odontológicas treinadas para esta técnica são a prótese dentária ou dentística.

 

 

Prós e contras da lente de contato dental.

 

Como todo procedimento em odontologia estética, as lentes de contato dental trazem prós e contras que precisam ser levados em conta na hora de decidir-se pelo tratamento. A maior vantagem destas delicadas lâminas dentárias é mesmo a ausência de desgastes dentários, o que garante mais segurança e praticidade.

 

Prós

não requer desgastes nos dentes;

são reversíveis (podem ser removidas sem danos aos dentes);

resultados estéticos marcantes;

tempo de tratamento curto;

 

Contras

indicações restritas (não podem ser utilizadas em todos os casos).

 

 

Tempo de tratamento com lente de contato dental é curto.

 

Correções marcantes na cor e forma dos dentes de forma rápida é uma das características das lentes de contato dental. Da consulta inicial para verificar a possibilidade de uso da técnica, passando pelas simulações e moldagens e chegando até a colagem das lentes de contato dental, o tratamento dura em média 14 a 21 dias.

 

 

Diferença entre lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

A confusão entre as várias técnicas com facetas dentárias é comum até mesmo entre dentistas. A maior delas é sobre a diferença entre lente de contato dental e faceta de porcelana. E quando ela não está bem esclarecida antes de iniciar o tratamento, surpresas, como os desgastes em dentes não comunicados aos pacientes, podem até mesmo comprometer a relação entre o dentista e o paciente.

 

A diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental é apenas uma: as lentes não exigem desgastes nos dentes. Fora isto, questões como o tipo de porcelana utilizado e até mesmo a espessura dos laminados cerâmicos são exatamente iguais. Fácil de entender.

 

 

Selecionando o número de lentes de contato dental.

 

A seleção do número de dentes que serão recobertos pelas lentes de contato dental é, talvez, a etapa mais importante do tratamento. Enquanto para alguns indivíduos apenas 6 lâminas são suficientes para promover correções marcantes na cor e forma do sorriso, para outros até 12 facetas dentárias podem ser necessárias.

 

A definição do número exato de lentes de contato dental depende de exigências estéticas pessoais e também de fatores anatômicos como a curvatura da arcada dentária ou a abertura em extensão dos lábios – fora outros fatores não menos importantes. E para chegar a este número exato, a simulação do tratamento através de manipulações fotográficas ou aplicadas diretamente sobre os dentes, como na técnica com mockup, são indispensáveis.

 

Gengivas precisam estar saudáveis.

 

Problemas na adaptação de lentes de contato dental junto aos dentes estão por trás da infiltração por cárie dentária e doenças como a gengivite e a periodontite. As causas para estes problemas, ainda que raros, vão de erros na confecção nas lentes às bordas localizadas em áreas profundas das gengivas.

 

O tratamento gengival é necessário para evitar que as moldagens seja realizadas em gengivas inchadas e com outros sinais de gengivite ou periodontite, como o sangramento gengival. Quando isto acontece, problemas como a retração gengival ou manutenção da inflamação gengival costumam aparecer quase imediatamente após a colagem dos laminados cerâmicos.

 

 

Restaurações em resina precisam ser removidas antes.

 

Restaurações dentárias localizadas em dentes anteriores são uma das indicações para lentes de contato dental, facetas de porcelana e facetas de resina. E para que o tratamento satisfaça aos desejos do paciente, a remoção da restauração dentária em resina localizada abaixo do futuro laminado cerâmico é necessária para evitar a formação de áreas escurecidas localizadas abaixo das lentes de contato dental.

 

 

Clareamento dental prévio é essencial.

 

Pouca gente se lembra do clareamento dental prévio ao tratamento com lente de contato dental quando o procedimento é realizado em muitos dentes – como nos procedimentos de impacto que revestem entre 10 a 12 dentes.

 

O clareamento dental, seja na técnica caseira ou realizada em uma única sessão pelo dentista no consultório, é essencial para evitar a formação de manchas abaixo das facetas dentárias e, ainda mais importante, para aqueles que optam por lentes de contato dental em cores muito próximas ao branco.

 

O clareamento dental deve ser realizado, no mínimo, 7 dias antes de iniciar o tratamento. Mas é preciso, entretanto, ficar atento aos dentes que apresentam resistência ao procedimento clareador. Em alguns casos, são necessários até 30 dias até que os dentes estejam satisfatoriamente clareados e livres de manchas.

 

 

Primeira etapa do tratamento: simulação.

 

A primeira etapa do tratamento com lente de contato dental é dedicada, além de outros procedimentos como o clareamento dental e o tratamento das gengivas, à simulação tipo antes-e-depois, seja nas técnicas fotográficas, sobre modelos ou diretamente sobre os dentes (mockups).

 

Entre as técnicas de simulações, o mockup é a mais preciso. Aplicado diretamente sobre os dentes com resinas semelhantes às utilizadas em restaurações dentárias, ele é preciso para mostrar as reais possibilidades de correções na forma dos dentes. Indispensável.

 

 

Segunda etapa do tratamento: moldagem.

 

Se a primeira etapa do tratamento com lente de contato dental pode durar entre 7 a 14 dias, a segunda é realizada em um único dia. É nela que são feitas as moldagens, e que então são enviadas ao laboratório. Mas não espere por uma consulta rápida. São necessárias entre 3 a 4 horas para realizar este procedimento que exige perfeição na reprodução dos dentes e gengivas.

 

 

Escolhendo a cor da lente de contato dental.

 

A escolha por lentes de contato dental em cores brancas – o correto mesmo é chamá-las de cores clareadas – é a opção da maioria dos pacientes. Para muitos deles, porém, o objetivo desta opção é obter os mesmos resultados estonteantes visto em mídias sociais – o que pode induzir a erros estéticos como a perda de naturalidade do sorriso.

 

Até pouco tempo atrás, a cor A1 era a mais utilizada no tratamento com lente de contato dental e facetas de porcelana. Atualmente, a escolha por cores clareadas, como o BL4, BL3, BL2 e BL1 – quanto menor o número, mais próximo ao branco é a cor – vem substituindo as antigas cores mais naturais utilizadas nas transformações de impacto do sorriso.

 

 

Terceira etapa do tratamento: testes estéticos e colagem.

 

A última etapa no tratamento com lente de contato dental é realizada entre 7 a 14 dias após as moldagens. É nela que os laminados cerâmicos, que já chegam prontos do laboratório de prótese dentária, são testados para verificar se a cor e forma mostram-se naturais, alinhados e harmônicos com dentes, lábios e face do paciente.

 

A colagem da lente de contato dental – o termo correto é cimentação do laminado cerâmico – é realizada somente após a aprovação estética do paciente. O ideal é que esta prova seja acompanhada por fotografias para que o paciente veja os resultados estéticos por vários ângulos. 

 

Também recomenda-se que os testes sejam realizados em dias com sol, sem nuvens, para que as cores utilizadas nas porcelanas, assim como os efeitos ópticos de transparências, opalescência e fluorescência, sejam observados em sua totalidade. Dias nublados e chuvosos não são indicados aos testes de cor e design.

 

 

Dicas essenciais para o dia do teste das lentes de contato dental.

 

Muitos pacientes comparecem ansiosos à consulta para testar a lente de contato dental. E com razão, já que, uma vez colada, pouco pode ser feita para melhorá-la. Mas existem, sim, algumas dicas para não precipitar-se na hora de dar o ok para o dentista. 

 

o dia do teste deve estar ensolarado, e quanto mais próximo ao meio-dia, melhor;

os primeiros minutos ao ver as lentes sobre os dentes podem ser de estranheza estética ao paciente – calma, isto é bastante frequente;

não decida-se pela colagem definitiva antes de visualizá-las por, no mínimo, uma hora;

solicite ao dentista fotos em diversos ângulos e iluminações – visualize-as minuciosamente;

é possível fazer simulações fotográficas sobre as lentes em teste – se for possível melhorá-las, reenvie-as para correções;

após uma hora de testes estéticos, você já está pronto para saber se gostou ou não;

a opinião do dentista, é, sim, importante – mas a decisão final para colagem da lente de contato dental é do paciente;

casos mais complexos podem exigir até 3 testes até que os resultados sejam harmônicos e naturais.

 

 

Sem restrições: pode, sim, comer tudo o que quiser com elas.

 

As lentes de contato dental são resistes e você poderá comer tudo o que quiser com elas, sem restrições. Fraturas e trincas, raras, costumam aparecer como falhas durante a colagem da faceta dentária laminada ou por choques durante quedas ou uso parafuncional – como morder canetas.

 

 

Variação no preço da lente de contato dental tem explicações.

 

O preço do tratamento pode variar mesmo entre dentistas especializados em lentes de contato dental. Questões como a qualidade do laboratório utilizado – poucos são especializados em técnicas com facetas dentárias laminadas -, e a experiência do profissional costuma influenciar no valor final do procedimento. Mas preste atenção: o preço mais elevado nem sempre é sinal de máxima qualidade.

 

 

Durabilidade da lente de contato dental surpreende.

 

Ao contrário do que se imagina, a lente de contato dental é tão durável e resistente quanto a faceta de porcelana – a técnica mais utilizada para correções intensas na cor e forma do sorriso. Pesquisas científicas sobre a durabilidade de laminados cerâmicos, independente da técnica, mostram que, passados de anos, mais de 90% deles mostram-se em condições estéticas e de adaptação satisfatórias.

 

 

Porcelana utilizada na lente de contato dental não é tudo igual.

 

A porcelana utilizada em lentes de contato dental tem variações de composição que influenciam nos resultados finais do tratamento. Alguns fabricantes, por exemplo, tem até patente registrada deste materiais – uma das causas para a variação de preço no tratamento com facetas dentárias. Ao iniciar o seu tratamento, converse com o seu dentista sobre o material utilizado e quais as implicações deste sobre os resultados estéticos finais.

 

 

Problemas com lentes de contato dental são raros

 

Embora incomuns, problemas com lentes de contato dental podem aparecer ao longo dos anos. As causas, muitas vezes associadas a técnicas inadequadas, também incluem a negligência dos cuidados com as facetas dentárias e gengivas. Veja os problemas mais comuns que podem aparecer:

 

descolamentos e fraturas;

amarelamento nas bordas;

inflamações gengivais;

perda do brilho;

infiltração por cárie dentária.

 

 

Cuidados e limpeza das lentes de contato dental.

 

Manter as lentes de contato dental sempre bonitas exige muito além das consultas regulares ao dentista. Além da higiene oral regular e eficiente, cuidados como evitar o consumo de alimentos excessivamente ácidos – como o suco de limão muito concentrado – evitam a perda do brilho original das facetas dentárias e prolongam por muitos anos o tempo de vida do tratamento.

 

higienie oral cuidadosa e eficiente;

consultas regulares ao dentista;

evitar consumo de alimentos excessivamente ácidos;

utilizar escovas dentárias com cerdas ultra macias;

utilizar regularmente a placa de bruxismo quando portador do distúrbio.

evitar, durante a consulta para limpeza, equipamento como ultrassom e jato de bicarbonato;

eliminar hábitos parafuncionais como roer unhas e morder canetas.

 

Saiba mais sobre lentes de contas dental. Clique aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog