BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de contato dental e bruxismo: os limites e problemas explicados.


A lente de contato dental pode ser utilizada para recuperar os danos aos dentes provocados pelo bruxismo. Veja os limites e problemas deste tratamento, e como utilizá-las, de forma segura, na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Bruxismo e dentes desgastados: como isto acontece?

 

O bruxismo é um dos principais motivos para consultas ao dentista. Característico pelas dores frequentes na cabeça e pescoço que aparecem de tempos em tempos, ele tem como sinal mais comum os desgastes nos dentes, sejam eles frontais ou posteriores. Mas como isto acontece?

 

O bruxismo provoca apartamentos e ranger dos dentes durante o sono. A maioria dos indivíduos afetados pelo distúrbio, os bruxômanos, não sabe que isto acontece com muita frequência. Com o passar dos anos, os diminutos desgastes diários vão se acumulando. Ao final de alguns anos, os danos estéticos já são visíveis, principalmente quando o bruxismo aparece de forma severa.

 

A causa para o bruxismo é uma alteração do reflexo neuromuscular dos músculos mastigatórios. Além do fator genético, a ansiedade também está por trás do aparecimento e intensificação do distúrbio. Quando não tratado a tempo, além dos desgastes em dentes, problemas como fraturas de dentes e restaurações tornam-se frequentes.

 

 

A lente de contato dental no tratamento do bruxismo.

 

A lente de contato dental é a mais famosa técnica entre as disponíveis com facetas dentárias. Diferente da faceta de porcelana, ela não exige desgastes dentários de adaptação prévios à sua colagem aos dentes. Apesar desta característica que traz mais segurança ao tratamento, ela é limitada ao recuperar dentes desgastados, tortos ou com problemas de cor.

 

O uso de lentes de contato dental na recuperação de desgastes em dentes causados pelo bruxismo é até comum. O problema, é que quando utilizado em casos não indicados, ele traz riscos para fraturas ou descolamentos frequentes. O que, na verdade, não surpreende, principalmente quando utilizados nos indivíduos cujo distúrbio se dá de forma severa.

 

Apesar dos limites e problemas no uso de lentes de contato dental na recuperação de dentes afetados pelo bruxismo, ele é um tratamento eficaz. Mas para que sejam duráveis, sem contratempos, é preciso respeitar as limitações impostas pelo material e pela intensidade e danos já provocados pelo distúrbio neuromuscular.

 

 

Limites: quem pode utilizar lentes de contato dental na recuperação de danos pelo bruxismo.

 

Realizar o tratamento com lente de contato dental em pacientes com bruxismo exige precisão na indicação da técnica. É, sem dúvida, o fator que está por trás do sucesso ou insucesso do tratamento. Veja algumas características que os portadores de bruxismo precisam ter para evitar problemas futuros, como fraturas e descolamentos:

 

desgastes nos dentes causados pelo bruxismo devem ser leves

dentes devem estar modernamente alinhados

não tem histórico de fraturas nos dentes por bruxismo

dentes não podem ter restaurações dentárias extensas

pacientes devem estar tratado do bruxismo: sem dores, desconfortos.

força muscular de apertamento dos dentes deve ser leve.

 

 

Problemas: uso incorreto de lentes de contato dental no tratamento do bruxismo.

 

Falhas no tratamento com lentes de contato dental são raras. Quando acontecem, as causas mais frequentes são erros de indicação da técnica, onde as delicadas lâminas de porcelana utilizadas para recobrir os dentes são expostas a forças e impactos muito além do que podem suportar. Veja os problemas mais comuns com lentes de contato dental no tratamento do bruxismo:

 

fraturas de pequenos cantos;

fraturas de corpo inteiro,

trincas;

descolamentos;

espessura excessiva (resultado estético deficiente).

 

 

As alternativas às lentes de contato dental para recuperar dentes desgastados.

 

Existem alternativas às lentes de contato dental para recuperar dentes desgastados por bruxismo. Da reconstrução simples com restaurações em resina às eficientes facetas de porcelana, veja os tratamentos mais utilizados:

 

Restauração em resina

A forma mais simples, e com preço mais em conta, é a restauração em resina. Entretanto, é também a mais frágil. Para lidar com a baixa durabilidade desta técnica ao recuperar dentes desgastados pelo bruxismo, indica-se seu apenas nos casos mais leves do distúrbio.

 

Faceta de porcelana

Eficiente para desgastes leves a medianos, a faceta de porcelana tem elevada durabilidade e resultados estéticos marcantes. Entretanto, requer desgastes dentários prévios à sua colagem.

 

Faceta de resina

Assim como a restauração em resina, a faceta de resina é indicada para casos selecionados de bruxismo, em que as forças musculares de ranger e apartamento dos dentes são leves.

 

Fragmento cerâmico

Técnica semelhante à lente de contato dental, o fragmento cerâmico, também chamado de restauração dentário tipo on-lay, é uma alternativa durável. O preço mais elevado do tratamento é sua principal desvantagem.

 

Coroa dentária de porcelana

A coroa dentária em porcelana é a técnica mais resistente e durável para recuperar os desgastes em dentes provocados pelo bruxismo. Por exigir desgastes dentários prévios até mesmo nas áreas não estéticas, é indicado apenas para os casos mais severos do distúrbio.

 

 

Placa de bruxismo é parte do tratamento.

 

Uma parte dos pacientes em tratamento com lentes de contato dental já utiliza placas para bruxismo. O motivo para isto é, além das dores de cabeça e na face e a dificuldade para abrir a boca, os desgastes dentários que aparecem nos dentes anteriores.

 

Independente do uso anterior ou não, a placa para bruxismo deve ser confeccionada ao final do tratamento com lentes de contato dental ou facetas de porcelana. As indicações para seu uso, que vão além da prevenção de fraturas dos laminados cerâmicos, é eliminar ou diminuir os reflexos neuromusculares de ranger e apartamento dos dentes.

 

O tipo de placa de bruxismo mais indicado pós tratamento com lentes de contato dental é o rígido, feito em acrílico. Mais eficiente para diminuir o ranger e apartamento dos dentes, é mais durável e proporção uma noite de sono mais revigorante.

 

Voltar para o blog