BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de contato dental pode ser substituída por microabrasão estética.

lente de contato dental e microabrasão do esmalte post blog

A lente de contato dental pode ser substituída pela microabrasão estética quando o objetivo do tratamento é recuperar dentes amarelados e manchados. Conheça as vantagens e desvantagens, problemas e indicações deste procedimento para deixar o seu sorriso mais marcante e sofisticado.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Lente de contato dental, a sofisticação em transformações de impacto do sorriso.

 

Transformações de impacto do sorriso são conhecidas pelas marcantes modificações nos dentes de artistas e famosos. Resultado do recobrimento dos dentes com delicadas lâminas cerâmicas, podem corrigir diversos tipos de falhas na cor e forma dos dente mesmo para os pacientes mais exigentes com os resultados finais de procedimentos estéticos. E entre as diversas técnicas disponíveis, a lente de contato dental, a mais segura entre elas, é uma alternativa eficiente e prática.

 

Ao contrário da faceta de porcelana, a lente de contato dental não exige desgastes dentários, uma característica importante para pacientes distantes de serviços especializados em laminados cerâmicos. Mas apesar de tanto sucesso desta técnica que pode deixar você com um sorriso de artista de Hollywood – e isto sem falar da sua elevada durabilidade -, ela ainda é pouco utilizada, e os motivos não são difícieis de imaginar: preço elevado e necessidade do diversos outros procedimentos como a simulação com mockups e a cirurgia plástica gengival.

 

 

A microabrasão estética como alternativa à lente de contato dental.

 

A microabrasão estética permite remover as camadas mais superficiais do esmalte dentário, a estrutura semitransparente que recobre a parte externa da coroa dentária. Semelhante ao pelling dérmico, o procedimento elimina manchas e irregularidades através da abrasão por esfregaço das microcamadas afetadas por manchas ou porosidade excessiva provenientes de corantes alimentares ou falhas congênitas ou que afetam as etapas de formação dos dentes.

 

A remoção das camadas mais externas do esmalte dentário é uma alternativa à lente de contato dental quando este é indicado para corrigir dentes manchados, independente das causas. Prático, o procedimento é realizado em uma única sessão e utiliza pastas abrasivas especiais esfregadas sob pressão controlada. Podem ser feitas várias aplicações do agente abrasivo até que os resultados finais sejam satisfatórios, com a superfície dentária livre de manchas escuras, pigmentos esbranquiçados ou múltiplas porosidades.

 

Ao final do procedimento microabrasivo, um delicado polimento superficial recupera o brilho original dos dentes, protegendo-os do escurecimento precoce proveniente dos corantes alimentares – tudo o que seus dentes precisam. A aplicação de géis dessensibilizantes com base em flúor ainda ajudam a diminuir eventuais casos de sensibilidade dentária pós procedimentos odontológicos – e que costumam desaparecer passados alguns dias da microabrasão estética. 

 

microabrasão do esmalte e tratamento com lente de contato dental
Microabrasão estética do esmalte dentário: aplicação de agente abrasivo antes da ação de instrumentos rotatórios.

 

 

Indicações e contraindicações da técnica.

 

A microabrasão estética do esmalte dentário foi inicialmente introduzida para recuperar a cor de dentes manchados por antibióticos. Atualmente, diversos tipos de manchas podem ser parcialmente ou totalmente removidos em uma única consulta com a técnica – ou mesmo para otimizar ainda mais os resultados de procedimentos para clareamento dental. Veja as indicações mais importantes para esta técnica pouco lembrada na hora de recuperar a cor e superfície dentária:

 

Indicações:

melhorar resultados estéicos de lentes de contato dental e facetas em resina;

 

recuperar dentes manchados por antibióticos;

 

remover manchas escuras e riscos provocados por aparelho ortodôntico;

 

eliminar manchas brancas causadas por hipoplasia do esmalte ou fluorose;

 

recuperar o brilho de dentes opacos por excesso de porosidade do esmalte dentário;

 

corrigir a cor de dentes amarelados não associados à má formação do esmalte;

 

Contraindicações:

severidade de alteração das estruturas dentárias;

 

manchas que atingem camadas muito profundas;

 

multiplas restauções dentárias em resina;

 

exigências estéticas elevadas;

 

superfícies em contato com gengivas inflamadas.

 

dente manchado por antibiótico microabrasão estética
Manchamentos severos: a microabrasão tem limitações que precisam ser respeitadas.

 

 

Preço mais em conta também pesa na escolha da técnica.

 

Lentes de contato dental são conhecidas não apenas pelos resultados nas transformações do sorriso mas também pelo preço elevado do tratamento. Por outro lado, a microabrasão estética, um procedimento realizado em consulta única e que não demanda custos elevados ao remover manchas escuras ou amareladas dos dentes, pode ser uma excelente alternativa ao laminado cerâmico mesmo em face da menor previsibilidade dos resultados estéticos da técnica.

 

 

Resultados não são previsíveis.

Os resultados finais da microabrasão estética não são previsíveis e precisam ser levados em conta antes de iniciar o tratamento. As dificuldades para antever a resolutividade da remoção de manchas escuras ou amareladas da superfície de esmalte dentário decorre da impossibilidade para verificar a profundidade com que estas manchas atingem a estrutura dentária.

 

O manchamento e escurecimento dental por antibióticos, um problema comum, traz desafios ainda maiores para prever os resultados finais do tratamento. Este tipo de alteração da estrutura dental pode afetar até mesmo camada dental mais interna, a dentina, uma região que não responsiva ao procedimento abrasivo. Ainda assim, em procedimentos com facetas dentárias laminadas mais finas como a lente de contato dental e a faceta em resina, a microabrasão pode ser concomitante para otimizar os resultados esteticos finais.

 

 

manchas brancas e esbranquiçadas lente de contato dental
Dentes com manchas brancas: indicações como tratamento alternativa ou prévio so uso de lentes de contato dental.

 

 

Clareamento dental precisa acompanhar o tratamento.

 

Um dos procedimentos mais realizados em consultório dentário é o clareamento dental. Realizado através de moldeiras aplicada pelo próprio paciente em casa (técnica caseira) ou aplicados pelo dentista em consulta odontológica, é indispensável para melhorar os resultados de procedimentos até mesmo simples como a restauração dental em porcelana ou resina.

 

O clareamento dental é indicado para ser realizado antes da microabrasão estética do esmalte dentário. A vantagem ao clarear antecipadamente os dentes é fornecer ao dentista uma visão mais próxima dos resultados imediatos da remoção das camadas mais superficiais do dente, evidenciado a profundidade e dificuldade para continuidade do procedimento.

 

 

Riscos e problemas da microabrasão estética são mínimos aos dentes.

 

Riscos aos dentes são preocupações frequentes de pacientes em tratamentos dentários estéticos. Problemas com lentes de contato dental, por exemplo, frequentemente mostrados em veículos de comunicação como causas até mesmo para perdas dentárias e resultados de imprudência e imperícia técnica por parte de dentistas, são facilmente contornáveis adotando-se protocolos simples de tratamento – a técnica é a mais segura aos dentes entre as disponíveis para laminados cerâmicos. 

 

A microabrasão estética é segura aos dentes e não traz riscos para perdas dentárias quando aplicada em conformidade com a técnica. De consulta única, pode até mesmo ser aplicada por várias consultas até que o resultados finais satisfaçam às exigências do paciente.

 

 

Dentes manchados e opacos por antibióticos ou displasias.

 

A microabrasão estética do esmalte pode substituir a lente de contato dental em diversas ocasiões, mas é na recuperação de dentes manchados e escurecidos por antibióticos ou displasias do esmalte em que os resultados finais mostram-se mais eficientes.

 

Alguns antibióticos – a tetraciclina é o principal deles – e outras medicações, ingeridos durante a fase de formação dos dentes (infância) podem alterar a formação não apenas do esmalte dentário, mas também a dentina, a camada mais interna dos dentes. A eficácia da microabrasão estética dos dentes depende da severidade e, principalmente, da profundidade com que as manchas aparecem nestas camadas.

 

A hipolasia do esmalte é a falha na produção desta estrutura externa dos dentes. Casos mais severos podem levar à má formação anatômica dos dentes, incluindo aí a presença de diversas crateras superficiais – dentes opacos e sem brilho por porosidade excessiva. Entretanto, na maioria das vezes, a hipoplasia é vista como pequenas manchas esbranquiçadas sobre os dentes, muitas vezes o resultado de períodos febris em crianças durante o período de formação dos germes dentários. Nestes casos, a microabrasão estética pode ser uma alternativa eficiente às lentes de contato dental no tratamento para remover manchas esbranquiçadas superficiais.

 

 

Polimento dental ao remover aparelho ortodôntico.

 

A remoção dos braquetes utilizados na técnica com aparelho ortodôntico é um procedimento mais delicado do que se imagina. Além dos riscos para arranhados e resinas removidas de forma incompleta, manchas ao redor destes dispositivos podem trazer muita dor de cabeça ao remover o aparelho ortodôntico. Para estes casos, a microabrasão estética pode ser um tratamento mais do que necessário para recuperar a lisura e cor original dos dentes.

 

O revestimento estético com lente de contato dental associado à microabrasão estética tem sido preconizada após a remoção do aparelho ortodôntico. Dentes com manchamentos severos de origem congênita podem, sim, necessitar de terapias estéticas mais elelaboradas como única forma de construir sorrisos mais harmônicos e marcantes. Ainda assim, a análise cuidadosa do esmalte dentário é essencial para que o dentista defina as técnicas essenciais ao fim do tratamento ortodôntico.

 

microabrasão estética aparelho ortodôntico
Dentes manchados e riscados após aparelho ortodôntico: microabrasão pode ser necessária para remover manchas e resinas.

 

 

Lente de contato dental é alternativa para resultados frustrantes.

 

Os laminados cerâmicos, nas técnicas com lentes de contato dental, facetas de porcelana ou os ainda mais sofisticados fragmentos cerâmicos, são alternativas para corrigir diversos problemas de cor e forma dos dentes. Do fechamento de espaços entre dentes à recuperação de dentes manchados por antibióticos, podem ser utilizados para procedimentos mais sofisticados como a proteção de raízes dentárias expostas decorrentes da retração das gengivas.

 

A microabrasão estética como alternativa à lente de contato dental é indicada a rapidez, facilidade e preço mais baixo do procedimento compensarem o tratamento com lente de contato dental. Nestes casos, dentista e paciente precisam levar em consideração as limitações de resultados do procedimento frente às modificações possíveis com os laminados cerâmicos – uma situação simples e fácil de ser estabelecida. 

 

Ainda em dúvida? Leia aqui em nosso FAQ (perguntas frequentes).

Saiba mais sobre lentes de contato dental:

Voltar para o blog