BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de contato dental em resina: indicações, prós e contras.

lente de contato dental em resina post blog

A lente de contato dental em resina é uma alternativa com preço mais em conta para transformar o seu sorriso. Conheça as indicações, prós e contras desta técnica que pode corrigir falhas na cor e forma dos seus dentes e ser uma alternativa à faceta dentária laminada em porcelana.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lente de contato dental em resina, a estética de impacto a preço acessível.

 

A procura por procedimentos odontológicos de alto impacto estético com laminados cerâmicos quase sempre esbarra no preço mais elevado destes tratamentos. A principal causa para os custos elevados de técnicas como a lente de contato dental é o emprego da porcelana dentária (cerâmica) na sua confecção, exigindo equipamentos e laboratórios sofisticados e específicos. Mas será mesmo esta a única forma para reconstruir a cor e forma dos seus dentes?

 

A lente de contato dental em resina é uma alternativa rápida e com resultados estéticos próximos à versão em porcelana. Realizada em uma única consulta, é indicada na correção da cor e forma dos dentes em várias situações sem necessitar desgastar os dentes. Mas o melhor de tudo é mesmo seu preço, bem mais em conta comparado às facetas de porcelana ou outras técnicas de facetas dentárias em porcelana.

 

lente de contato dental laminada
Lente de contato dental: delicadeza para corrigir pequenos detalhes na cor e forma dos dentes.

 

 

Resina reforçada com porcelana é o segredo da técnica.

 

Os tratamentos com facetas dentárias laminadas exigem materiais que apresentem, ao mesmo tempo, propriedades estéticas semelhantes a dentes naturais e resistência suficiente para lidar com os desafios mastigatórios diários. Até pouco tempo atrás, o único material que trazia todas estas característica era a porcelana odontológica, uma cerâmica resistente especialmente desenvolvida para reproduzir cores, transparências e opalescências presentes em dentes naturais.

 

A recente introdução de resinas reforçadas por minúsculas partículas de cerâmica trouxe novas possibilidades ao dentista especialista durante a confecção de lentes de contato dental em dentes anteriores. Unindo a praticidade e versatilidade plástica das resina à maior resistência a fraturas e amarelamento das porcelana, estes materiais resinosos trazem ainda como vantagens a facilidade para reparo e recursos estéticos ilimitados para reconstruir a cor e forma dos dentes.

 

lente de contato dental resina ou porcelana
Resina reforçadas com cerâmica (porcelana) conferem maior durabilidade e estética à lente de contato dental em resina.

 

 

Como é feita a lente de contato dental em resina.

 

A lente de contato dental em resina é um tipo de faceta dentária que não necessita de um laboratório de prótese dentária para ser confeccionada, podendo, portanto, ser realizada em apenas uma única consulta. Aplicada camada a camada sobre a superfície estética e visível dos dentes, esta técnica conta com diversos recursos para alterar e reproduzir cores e transparências presentes em dentes naturais.

 

As etapas deste tratamento são fáceis de entender. Após a limpeza dos dentes, um agente químico aumenta a espereza da superfície dentária previamente à aplicação de adesivos sobre os quais são construídas as camadas de resina. Feito isso, um delicado polimento confere texturas e brilhos semelhantes aos dentes naturais, aumentando, assim, a resistência ao amarelamento ou escurecimento por alimentos presentes na dieta ou uso de escovas dentárias inapropriadas.

 

A técnica para confecção deste tipo de faceta dentária é semelhante à utilizada em restaurações dentárias em resina. As diferenças, entretanto, são vistas no uso de materiais resinosos mais sofisticados e específicos para o tratamento estético e uso de dispositivos de simulação e controle de forma durante a realização do tratamento. Fora isso, a maioria dos pacientes já estão familiarizados com a sequência de procedimentos da técnica.

 

lente de contato dental em resina dente anterior da frente
Início da aplicação das várias camadas de resina utilizadas na técnica.

 

 

Indicações e contraindicações.

 

Tratamentos estéticos em odontologia contam com uma gama cada vez maior de materiais e técnicas. Em diversas ocasiões, pode até mesmo ser difícil identificar qual deles é o mais indicado, restando ao paciente decidir entre fatores como comodidade, durabilidade e preço. Conheça as indicações e contra-indicações da lente de contato dental em resina:

 

indicações

 

fechamento de diastemas (espaços entre dentes);

 

correções na cor e forma dos dentes;

 

recuperar pequenos desgastes dentários;

 

harmonização do sorriso.

 

contraindicações

 

bruxismo severo;

 

dentes severamente escurecidos ou manchados;

 

dentes apinhados ou girados.

 

 

Prós e contras.

 

Preço mais em conta, rapidez e resultados estéticos marcantes são características desta técnica que traz, por outro lado, desvantagens com relação às versões mais sofisticadas em porcelana. Conheça os prós e contras da lente de contato dental em resina:

 

prós

 

resultados estéticos marcantes;

 

preço mais em conta;

 

não necessita desgastar os dentes;

 

rapidez do tratamento;

 

facilidade para reparos;

 

reversibilidade.

 

contras

 

durabilidade inferior à versão em porcelana;

 

manutenção anual para polimento superficial;

 

bruxismo severo

 

lente de contato dental resina cor branco
Contraindicação: dentes severamente escurecidos trazem desafios a técnica.

 

 

Tempo de tratamento curto e resultados estéticos marcantes.

 

A escolha do melhor material para lente de contato dental depende de fatores que vão além do preço. Enquanto correções marcantes na cor e forma dos dentes exigem técnicas mais invasivas como a faceta de porcelana, a necessidade por modificações rápidas porém intensas pode ser suprida, por exemplo, pela facetas de resina, a versão em resina das facetas dentárias laminadas.

 

Em média, tratamentos realizados com porcelana exigem entre 10 a 14 dias de espera. Já as facetas e lentes de contato dental realizadas em resina são realizadas em um único dia, cujo tempo médio pode varia entre 1 a 4 horas, dependendo do número de dentes envolvidos. Outros fatores que alteram o tempo incluem a habilidade do dentista ou emprego de equipamentos para escaneamento e fresagem digital – estes, nos procedimentos com cerâmicas odontológicas.

 

 

Durabilidade: quanto tempo dura a lente de contato dental em resina.

 

A durabilidade das lentes de contato dental em resina depende de fatores como a qualidade do material utilizado e não observação das suas contra-indicações. Como exemplo desta últimas temos os procedimentos realizados sobre dentes severamente desgastados pelo bruxismo, uma situação em que os desafios mecânicos podem causar fraturas extensas e frequentes.

 

Os estudos científicos sobre durabilidade da técnica de faceta dentária laminada em resina são pequenos porém corroboram a ideia de que estes dispositivos tem duração semelhante à restauração dentária comum realizado com o mesmo material. Já com relação à durabilidade das facetas de porcelana, os dados são mais conclusivos e demonstram que, passados dez anos, 92 % dos laminados cerâmicos apresentam-se em excelentes condições de adaptação e manutenção do brilho e cor.

 

lente de contato dental ou faceta de resina qual é melhor
Lente de contato dental ou faceta de resina: qual é melhor?

 

 

Clareamento dental, tratamento gengival e simulação são essenciais.

 

Lentes de contato dental exigem dentes com superfícies limpas e clareadas e ainda gengivas sadias, livres de sangramento gengival ou outros sinais inflamatórios – mesmo que imperceptíveis – de gengivites ou periodontites. E para que nada estrague o dia da consulta para modificar a cor e forma dos seus dentes, é preciso organizar a agenda para os procedimentos de limpeza dental (profilaxia), clareamento e tratamento gengival.

 

O clareamento dental é essencial na técnica com lente de contato dental, cujos laminados cerâmicos finos e delicados trazem desafios ao mascaramento, por exemplo, de dentes escurecidos após tratamento de canal. Já a profilaxia (limpeza dental) tem como objetivo remover manchas e pigmentos escuros da superfície do esmalte dentário, com objetivo semelhante ao procedimento clareador.

 

A simulação de resultados para tratamentos odontológicos permite resultados mais harmônicos e próximos às necessidades – e desejos – do paciente em atendimento. Atualmente, as mais indicadas por dentistas especialistas em estética dental são realizadas diretamente sobre os dentes – mais eficiente, são conhecidas como mockups, sobre modelos em gesso ou ainda as fotográficas.

 

 

Diferenças entre lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

Apesar de toda a informação disponível sobre laminados cerâmicos, muitos pacientes têm dificuldades em entender as diferenças entre lente de contato dental e faceta de porcelana. Frustrações com os resultados finais ou preocupações com desgastes dentários de adaptação podem ser o resultado da confusão entre as técnicas, e entendê-las um pouco mais a fundo é parte importante do tratamento.

 

 As facetas dentárias englobam todas as técnicas que recobrem a parte estética e visível dos dentes. Enquanto as laminadas (cerâmicas) são construídas em laboratório e já vem prontas para a colagem sobre os dentes, outras são confeccionadas diretamente sobre o dente (resina).

 

Os desgastes dentários realizados pelo dentista para adaptação dos laminados cerâmicos é a principal diferença entre a faceta de porcelana e a lente de contato dental. O objetivo da alteração e redução da estrutura dentária é facilitar a correção de dentes mal posicionados (tortos e girados) ou promover camadas de laminados cerâmicos mais espessas e aptas para mudanças mais radicais de cor e forma dos dentes.

 

 Saiba mais sobre o tratamento com lente de contato dental.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog