BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente e faceta de porcelana: diferença está no desgaste do dente.

lente de contato dental e faceta de porcelana diferença desgaste post

Se você está pensando em transformar o visual do seu sorriso, conhecer a diferença entre lente de contato dental e faceta de porcelana é uma passo importante para entende que os desgastes realizados nos dentes é, sim, a única diferença entre elas – mas pode ter implicações no resultado final do seu tratamento.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especialista em facetas de porcelana e lentes de contato dental, pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Não é de hoje que as transformações de impacto do sorriso ocupam os primeiros lugares na lista de desejo de muita gente. Responsáveis por correções marcantes na cor e forma dos dentes, estas técnicas, cada vez mais duráveis e seguras aos dentes, são as ideais para quem não quer se preocupar com trocas constantes. E entre elas, a faceta de porcelana e lente de contato dental são as mais populares.

 

O tratamento com lente de contato dental e faceta de porcelana é rápido – o tempo de médio para realiza-lo é de 14 a 21 dias – mas exige cuidados que vão da seleção do dentista especializado a procedimentos como o clareamento dental, simulações e até mesmo a gengivoplastia, a cirurgia para alinhar e nivelar as gengivas. Apesar da simplicidade, a diferença entre estas duas técnicas com laminados cerâmicos, o desgaste dentário de adaptação, exige ao paciente conhecer também outros detalhes sobre o tratamento. E que tal conhecê-los um pouco mais a fundo?

 

 

Qual é a diferença entre lente de contato dental e faceta de porcelana?

 

Lente de contato dental e faceta de porcelana são a mesma coisa. A única diferença entre elas é que, quando o dentista precisa realizar desgastes nos dentes para melhorar o resultado estético final, o nome dado à técnica é faceta de porcelana. Já quando os dentes apresentam condições de cor e forma propícias à cimentação (colagem) direta, sem desgastes, o nome dado é lente de contato dental. Apenas isso.

 

 

Quer dizer que a lente de contato dental não é mais fina que a faceta de porcelana?

 

Exatamente. A diferença entre lente de contato e faceta de porcelana não é a espessura. Ao contrário do que se imagina, em alguns casos, como em pacientes com dentes pequenos, espaços entre eles (diastemas) ou que necessitam de aumento de volume, as lentes podem ser até mesmo mais espessas comparadas a outros tratamentos de transformação dos dentes com facetas dentárias laminadas.

 

 

Tem diferença na porcelana utilizada nas duas técnicas?

 

Não. A mesma porcelana utilizada na confecção das lentes de contato dental é a mesma utilizada na faceta de porcelana ou até mesmo na construção de restauração dental em porcelana. Entretanto, é preciso saber que existe diferença na composição das cerâmicas odontológicas disponíveis e que a seleção do material ideal depende de fatores como necessidade para aumento da resistência frente ao bruxismo ou mascarar dentes escurecidos após tratamento de canal, por exemplo.

 

 

O desgaste dos dentes traz algum risco?

 

O tratamento com faceta de porcelana é seguro aos dentes, apesar dos desgastes dentários exigidos à adaptação destes laminados. Problemas de redução da estrutura dentária decorrem de falhas de planejamento e execução do profissional, motivo pelo qual recomenda-se a realização deste tratamento com dentista especializado em prótese dentária ou dentística restauradora, as duas especialidades odontológicas responsáveis pela execução desta técnica.

 

 

Qual a diferença entre a lente e faceta de porcelana e os laminados cerâmicos?

 

Não. Na verdade, laminado cerâmico é o nome correto para qualquer técnica de revestimento dos dentes com facetas dentárias em porcelana, incluindo aí as lentes de contato dental.

 

 

A lente de contato dental é mais frágil e tem menor durabilidade?

 

Esta é mais uma ideia errada sobre as lentes de contato dental. Como já vimos, a diferença entre elas não é a espessura, fato que não implica na maior ou menor durabilidade ou resistência a fraturas e descolamentos. O que acontece é que, como na maioria dos casos as lentes são mais finas por não exigirem desgastes dentários, uma falsa noção de fragilidade destes laminados costuma estar associada a esta característica nem sempre presente.

 

 

Existe diferença de preço entre lente de contato dental e faceta de porcelana?

 

Questões como qualidade do laboratório de prótese dentária utilizado e experiência do dentista contam na composição do valor final de procedimentos odontológicos. Entretanto, na maioria das vezes, não existe diferença de preço entre faceta de porcelana e lente de contato dental, já que as duas técnicas para revestimento estético dos dentes são realizadas com o mesmo material e exigem tempos semelhantes de consulta.

 

 

Qual delas é mais bonita?

 

As duas. Quando as indicações para lentes de contato dental e facetas de porcelana são corretas, não espere ver diferença nos resultados estéticos entre elas. Entretanto, é preciso estar atento às restrições para correções mais severas na cor e forma das lentes, já que estas são indicadas para correções mais leves ou em dentes cujos espaçamentos e inclinações permitem o uso de laminados mais espessos, sem desgastes dentários.

 

 

Qual o risco para elas caírem?

 

Mínimo. Atualmente, cimentos adesivos especiais garantem uma união forte mais do que suficiente para você poder mastigar tudo o que quiser, sem receio para morder maçãs ou mesmo alimentos ainda mais rígidos.

 

 

Depois do tratamento, poderei comer qualquer coisa?

 

Sim. Além de resistentes, as lentes e facetas de porcelana permitem que você mastigue os mesmo alimentos realizados com dentes naturais. Mas é preciso, porém, estar atento aos hábitos nocivos de roer unhas ou à presença de bruxismo severo, condições que precisam estar de acordo com o tipo de laminado cerâmico selecionado.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento?

 

Em média, 14 dias. A diferença entre lentes de contato dental e facetas de porcelana não implicam no tempo de tratamento. Entretanto, leve em conta que diversos procedimentos prévios, como clareamento dental, simulação fotográfica e sobre os dentes (mockups) e tratamento das gengivas podem aumentar em até 14 dias o tempo final de tratamento.

 

 

A faceta dentária de resina é uma alternativa confiável?

 

Depende. O material utilizado na faceta de resina, apesar dos excelentes resultados estéticos desta técnica, traz como desvantagens a menor durabilidade – com o tempo, fica amarelado e sem brilho – e menor resistência a fraturas e desgastes. Por outro lado, indicações corretas para este tipo de faceta dentária laminada podem fazer dela uma opção interessante dado o preço mais em conta, o menor tempo de tratamento – podem ser executadas em apenas um dia – e a facilidade para reparos.

 

 

Quais problemas podem aparecer se o dentista selecionar a técnica errada?

 

Fraturas e, principalmente, resultados estéticos insatisfatórios. Bons exemplos destas situações são o uso das lentes de contato dental para correção de dentes tortos e girados, que exigem desgastes dentários para alinhá-los, ou sobre dentes severamente escurecidos após tratamento de canal ou ainda manchados por antibióticos.

 

 

Quais os cuidados com facetas de porcelana e lentes de contato dental?

 

Por serem realizadas com porcelanas odontológicas, ambas as técnicas são duráveis e resistentes à perda da cor e brilho frentes aos alimentos ingeridos no dia-a-dia. Entretanto, dá, sim, para aumentar o tempo de vida das lentes e facetas de porcelana com alguns cuidados simples. Evitar a ingestão de alimentos com alto poder de pigmentação, como vinhos e cigarros, eliminar hábitos nocivos como roer unhas e utilizar placas para bruxismo quando este distúrbio for de intensidade considerável podem adiar por vários anos a necessidade para trocar laminados cerâmicos que ficaram feios e sem brilho.

 

 

O bruxismo traz riscos para fraturas e descolamentos aos dentes?

 

Sim. Apesar disto, o bruxismo não é uma contraindicação absoluta para o tratamento com laminados cerâmicos. Quando a seleção do material e da técnica está correta, estes riscos são mínimos e não impedem a realização do procedimento. Por outro, outros tipos de dispositivos como coroas em porcelana pura, um tipo de prótese dentária fixa que tem como diferença da faceta de porcelana os desgastes dentários realizados nas partes não visíveis (estéticas) dos dentes.

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog