BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Material de lentes de contato dental não é tudo igual. E agora?

tipo de material lente de contato dental

A qualidade do tratamento com lentes de contato dental depende, e muito, do tipo de material utilizado – e é hora de conhecer as vantagens, pró e contras de cada um deles.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lente de contato dental não é tudo igual.

 

Quase tudo já foi falado sobre o tratamento com lentes de contato dental. Afinal, a técnica mais famosa e glamourosa para construir sorrisos marcantes é rápida e segura. É quase irresistível não sucumbir à tentação para começar logo com a transformação. Mas o que ninguém sabe é que o tipo de material utilizado em lentes não é o mesmo para todos os casos. E ainda pior: selecioná-los incorretamente pode trazer diversas complicações.

 

Resultados estéticos desastrosos, infelizmente, não são os únicos problemas que resultam da seleção incorreta do tipo de material de lentes de contato dental. Danos até mesmo irreversíveis aos dentes também podem estar incluídos no pacote de problemas. Mas não entre em desespero. Tratamentos com laminados ultrafinos são confiáveis e dá, sim, para aprender a escolher o material ideal para o seu tratamento.

 

lente de contato dental material manual
A técnica de construção manual, camada a camada, entrega resutlados estéticos superiores comparada à confecção computadorizada em camada única. (imagem/web)

 

 

Tipos de lentes de contato dental, de acordo com o material utilizado.

 

Lente de contato dental é uma das variações técnicas dos laminados em porcelana, o nome genérico da lâmina de cerâmica para recobrimento estético dos dentes. Além das lentes, também existem os fragmentos e as facetas – estas, indicadas para correções mais complexas na cor e forma do sorriso. As 3 formas de revestimentos têm indicações diferentes e exclusivas. Só que tão importante quanto selecioná-las é escolher o tipo de material para confeccioná-las. Os mais comuns são estes:

 

cerâmica feldspática convencional;

 

cerâmica feldspática reforçada por leucia;

 

dissilicato de lítio;

 

silicato de lítio reforçado por zircônia;

 

zircônia pura translúcida;

 

 

Tipos de lentes de contato dental, de acordo com a forma como são feitas.

 

A técnica de confecção dos laminados cerâmicos está diretamente associada com os resultados estéticos. De maneira geral, lentes de contato dental com cores, transparências e detalhes anatômicos próximos a dentes naturais são construídos manualmente, reproduzindo camada a camada todas as estruturas dentárias, exatamente como elas são. Entenda como as lentes podem ser confeccionadas:

 

confecção totalmente manual;

 

confecção mista: fresagem computadorizada + aplicação manual de camadas externas;

 

confecção totalmente computadorizada (fresagem).

 

lente de contato dental material computador
No detalhe, procedimento para construção por fresagem computadorizada de material em bloco único para lente de contato dental.

 

 

Os materiais para lentes, um a um.

 

Entender o passo-a-passo, vantagens e problemas no tratamento com lentes de contato dental é apenas a primeira etapa para garantir resultados harmônicos. Antes de mais nada, é preciso estar atento aos principais tipos de materiais utilizados nesta técnica de revestimento estético dos dentes. Os principais estão listados abaixo:

 

✓ cerâmica feldspática (porcelana comum)

O material mais antigo para confecção de lentes de contato dental é a cerâmica feldspática. É a popular porcelana, que para uso em odontologia recebeu algumas modificações. Bastante comum nos tratamentos com prótese dentária fixa metalocerâmica, foi adaptada para uso com laminados sobre dentes. Apesar das excelentes propriedades estéticas, é menos durável que outras técnicas, e com riscos elevados para fraturas e infiltração por cárie dentária.

 

✓ vidro-cerâmico reforçada por leucita

A popularização dos tratamentos com lentes de contato dental deve-se, sem dúvidas, à introdução da cerâmica reforçada por leucita – material utilizado, até há poucos anos atrás, nos procedimentos com facetas em porcelana no sorriso de artistas e modelos. Capaz de imitar, com perfeição, detalhes ópticos como transparências, opalescências e fluorescências próprias aos dentes, é resistente e durável. Ainda bastante utilizada, é material com resultados previsíveis e duráveis.

 

✓ dissilicato de lítio 

A técnica com porcelana reforçada por dissilicato de lítio é a mais utilizada em transformações de impacto do sorriso com laminados. Facetas laminadas em porcelana, lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos obtém resultados estéticos delicados e ao mesmo tempo marcantes. Não à toa, é o material mais utilizado nos tratamentos atuais de artistas e famosos.

 

✓ silicato de lítio reforçado com zircônia

A incorporação de zircônia ao silicato de lítio trouxe resistência extra à técnica com dissilicato. Embora a ideia para o procedimento seja utilizar o material em jaquetas e coroas para prótese fixa em porcelana, é bastante comum a indicação do mesmo para tratamentos com laminados em porcelana.

 

✓ zircônia

Idealizada como estrutura resistente e estética para próteses dentárias fixas em porcelana, em aplicações que vão desde coroas até próteses dentárias sobre implantes, a introdução de óxidos de zircônia com transparências e características de dentes naturais trouxe mais uma alternativa para tratamentos com laminados. As limitações de resultados, entretanto, restringem as aplicações do material para pacientes com elevado nível de exigência estética.

 

 

Diferença na indicação entre lentes de contato dental e facetas também contam.

 

Erros na seleção do tipo de laminado para transformações de impacto do sorriso são o principal motivo para pacientes frustrados com os resultados. A diferença entre lentes de contato dental e facetas em porcelana não é apenas a espessura da lâminas, e erros na seleção do tratamentos têm impactos estéticos negativos ainda mais intensos do que falhas decorrentes do uso de materiais inadequados.

 

 

indicações ideiais para facetas em porcelana:

 

alinhamento de dentes mal posicionados;

 

harmonização estética de dentes escurecidos por falhas no tratamento de canal ou antibióticos;

 

substituição de restaurações extensas e múltiplas em um mesmo dentes;

 

 

indicações ideias para lentes de contato dental:

 

fechamento de espaços (diastemas);

 

restauração de raízes dentárias expostas por retração da gengiva;

 

correções pontuais na forma e cor dos dentes;

 

nivelamento de volume dentário;

 

tratamento combinado com facetas em porcelana e fragmentos cerâmicos.

 

 

As vantagens do toque humano na confecção das lentes.

 

Apesar da discussão entre dentistas sobre o tipo ideal de material para lentes de contato dental para tratamentos estéticos de impacto, todos são unânimes: a técnica de confecção manual ainda é a que traz resultados mais detalhados e naturais.

 

Diferente do processo computadorizado, na técnica manual aplicam-se, camadas a camada, porcelanas com cores, transparências e opalescências diferentes – é a chamada técnica estratificada. Esmalte, dentina e diversos detalhes que personalizam e importam nos resultados do tratamento são reproduzidos exatamente como aparecem em dentes naturais. Mas não se engane com as técnicas computadorizadas, que oferecem opções interessantes para algumas situações controladas.

 

 

Bruxismo é fator de risco que não pode ser esquecido.

 

O bruxismo, desordem neuromuscular que provoca o apertamento e ranger dos dentes, é um problema que afeta parcela considerável da população. Umas das principais consequências da distúrbio é o desgaste dos dentes que, com o tempo, causa fraturas até mesmo em dentes sem restaurações dentárias. E quando a ideia é utilizar laminados em pacientes com o problema, a seleção do material é mais do que essencial.

 

Diversas pesquisas científicos sobre o material de lentes de contato dental para indivíduos com bruxismo apontam que, exceto para as porcelanas feldspáticas, as demais técnicas são apresentam propriedades de resistência e durabilidade adequadas. Mas não dá para sair pensando que basta apenas revestir dentes desgastados com laminados cerâmicos para recuperar os desgastes provocados pelo bruxismo. Um protocolo com diversos procedimentos são necessários para evitar fraturas e quebras inesperadas.

 

 

O que você precisa levar em conta antes de iniciar o tratamento.

 

Existem fatores que interferem na qualidade estética e de adaptação no tratamento com laminados cerâmicos. E, embora o tipo de material de lentes de contato dental seja o mais importantes, os procedimentos utilizados são sensíveis a erros e podem frustrar pelos resultados finais. Assim, fique atento a outros detalhes que não podem passar despercebidos para que, ao sair do consultório do dentista, os resultados saiam exatamente como prometidos.

 

material utilizado;

 

técnica de contrução das lentes (manual, computadorizada ou mista);

 

 habilidade técnica e artística do laboratório de prótese dentária;

 

seleção do tipo de laminado (lentes de contato dental ou facetas em porcelana);

 

planejamento e simulações do tratamentos sobre dentes (mockup)e modelos em gesso;

 

utiliar mínimos desgastes de adaptação sobre dentes.

 

 

Leia mais sobre tratamentos com facetas, lentes e estética em odontologia:

Voltar para o blog