BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Nivelamento gengival é cirurgia simples e com diversas indicações.

nivelamento gengival post blog

Descubra as vantagens, indicações e técnicas para o nivelamento gengival por cirurgia plástica, um procedimento essencial e com resultados estéticos marcantes.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Nivelamento gengival, uma cirurgia essencial e pouco utilizada para harmonizar sorrisos.

 

O apelo estético mesmo para tratamentos odontológicos convencionais é cada vez mais frequente. Transformações com lentes de contato dental, por exemplo, emprestam muitas de suas técnicas para procedimentos simples como restaurações em resina. Mas um procedimento tem chamado a atenção por suas múltiplas indicações. Trata-se do nivelamento gengival por gengivoplastia, uma cirurgia simples e essencial para harmonizar gengivas desalinhadas.

 

Apesar das inúmeras aplicações, o nivelamento de gengivas desalinhadas ainda é pouco utilizado. Equalizar altura e construir curvas gengivais delicadas são algumas das correções estéticas possíveis. Mas é preciso, antes, conhecer mais a fundo as indicações e detalhes deste procedimento simples para que os resultados sejam sempre marcantes, fazendo valer o uso desta técnica de cirurgia plástica gengival.

 

nivelamento gengival indicação
Indicação simples para o nivelamento de gengivas. (imagem/web)

 

 

Indicações da técnica são úteis aos tratamentos dentários do dia-a-dia.

 

O nivelamento cirúrgico de gengivas desalinhadas é um procedimento tão simples e com resultados tão marcantes que deixá-lo de lado é quase um pecado. Na maioria das vezes, apenas após a conclusão de tratamentos como restaurações em resina e próteses dentárias fixas em porcelana é que nos damos conta de que os resultados estéticos poderiam ser ainda melhores após a correção harmônica das gengivas. Veja algumas indicações para a técnica cirúrgica:

 

correção de hiperplasias gengivais (gengiva crescida) pós tratamento com aparelho ortodôntico;

 

correção de hiperplasias causadas pela respiração bucal;

 

harmonização estética para procedimentos com facetas em porcelana e lentes de contato dental;

 

recuperação estética para indivíduos com sorriso gengival alto;

 

compatibilização da gengiva com restaurações dentárias em resina, em dentes anteriores;

 

reconstrução da arquitetura gengival alterada por doenças gengivais crônicas (gengivite e periodontite) ou agudas;

 

melhora nos resultados estéticos para fechamentos de espaços entre dentes (diastemas).

 

nivelamento gengival alto
A correção do falso sorriso gengival alto pode ser feito através da gengivoplastia, técnica indiacada para correções rápidas para nivelamento gengival. (fonte/web)

 

 

Tipos de cirurgias plásticas para nivelamento e alinhamento gengival.

 

alinhamento gengival pode ser realizado por diversas técnicas cirúrgicas, sendo que cada uma delas traz resultados e pós-operatórios diferentes. A mais comum é a gengivoplastia, rápida, simples e eficiente para a maioria das situações. Mas é preciso entender que desalinhamentos mais graves podem exigir procedimentos mais complexos de cirurgia plástica gengival, em nível mais elevado para correções da arquitetura ósseo-gengival.

 

✓ gengivoplastia

Simples e de rápida cicatrização, é a técnica ideal para correções pontuais e do dia-a-dia clínico do dentista, para diversos tipos de procedimentos. A cirurgia remove apenas a gengiva que está em excesso. A ausência de pontos de sutura é outra vantagem para a correção estética gengival. É indicada para o nivelamento gengival em um ou até mesmo todos os dentes, de uma mesma arcada.

 

✓ gengivectomia

Há dúvidas se a gengivectomia é cirurgia própria para alinhamentos gengivais. Indicada para correções mais intensas e marcantes, como nos tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental, a técnica remove, além da gengiva problemática, o osso localizado abaixo dela. O procedimento exige planejamento e cuidados pós-operatórios intensos, além de alguns dias de repouso após a consulta. É a cirurgia plástica gengival por excelência.

 

✓ enxertos gengivais

A utilização de enxertos de gengivas coletados do próprio paciente não faz, a priori, parte do arsenal técnico cirúrgico para harmonização do sorriso. Indicado para corrir problemas como a retração de gengivas, também pode ser utilizado para correção de falhas estéticas em próteses dentárias fixas sobre implantes ósseointegrados.

 

nivelamento sorriso gengival alto
A cirurgia plástica gengival, na técnica com gengivectomia, é indicação para correção do sorriso gengival alto. (fonte/web)

 

 

Vantagens superam as desvantagens em quase todas as situações.

 

Devo ou não submeter-me à cirurgia gengival para nivelamento? Até mesmo para profissionais, a decisão por pequenos procedimentos dedicados à correção de detalhes pode ser tarefa difícil. Isso porque, ao envolver etapas de cicatrização de tecidos, o tratamento pode exigir acréscimo no número de consultas.

 

Mas não há dúvidas de que a correção traz inúmeras vantagens para os resultados finais de diversos tipos de tratamentos dentários. Veja porque é tão importante o alinhamento gengival cirúrgico:

 

facilidade e rapidez para ser realizada;

 

melhora dos resultados estéticos;

 

aumenta a compatibilidade biológica das gengivas com a saúde;

 

facilita a execução de restaurações em resina e próteses dentária fixa em porcelana;

 

diminui fatores retentivos para o acúmulo de placa bacteriana.

 

 

Como e o que nivelar?

 

Ao contrário do que se pode imaginar, o sorriso ideal não apresenta todas as bordas gengivais alinhadas em um único plano. Quando isso acontece, o resultado estético é o estranhamento pela dificuldade de diferenciar grupos distintos de dentes. Fica tudo tão parecido que a sensação é de que os dentes apresentam erros de proporção. Um problemão.

 

Um bom exemplo sobre o nivelamento gengival correto é o realizado entre dentes incisivos centrais e laterais. Neste caso, incisivos centrais apresentam gengivas alinhadas entre si, enquanto incisivos laterais possuem relação harmônica exclusiva para eles. Em outras palavras: existem linhas diferentes que percorrem a parte mais alta na gengiva destes grupos de dentes.

 

nivelamento da gengiva sorriso ideal
Grupos gengivais precisam estar alinhados, ainda que a relação entre eles esteja incorreta, como na imagem. (fonte/web)

 

 

Pós-operatório pode ser mais longo do que o imaginado.

 

O nivelamento gengival pode ser realizado em dois momentos: concomitante a procedimento odontológicos como restaurações dentárias em resina, ou prévio a procedimentos como clareamento dental ou próteses dentárias fixas. Tudo depende da localização e extensão das gengivas a serem niveladas. A cirurgia realizada simultaneamente a outros procedimentos tem pós-operatório mais vantajoso, mas nem sempre é possível fazê-lo junto a outros tratamentos.

 

Correções de hiperplasias gengivais após a remoção de aparelho ortodôntico são exemplos de situações que apresentam pós-operatório prolongado. É que o crescimento das gengivas nestas condições, e que tem como causa o descuido na remoção da placa bacteriana, pode ser tão exagerado que o procedimento cirúrgico exige recortes mais intensos e profundos na gengiva. Assim, preste atenção no tempo de cicatrização em  alinhamentos mais extensos.

 

 

Gengivoplastia versus Gengivectomia: qual é a mais indicada?

 

Para muitos profissionais, a gengivectomia não é uma técnica indicada para nivelamento gengival. Eo racionínio restritivo tem lá seus motivos. Isso porque, neste tipo de cirurgia plástica da gengiva, também ocorre a remoção de tecido ósseo, descaracterizando o nivelamento como técnica simples e rápida.

 

A indicação da gengivectomia para nivelamento da gengiva segue critérios mais rígidos do que a simples mas eficiente gengivoplastia. Assim, a diferença entre as técnicas não reside nas diferenças de resultados, e sim nas indicações do procedimento cirúrgico. Quando a gengivoplastia é suficiente para corrigir problemas estéticos e funcionais, o tratamento pode ser realizado com riscos mínimos aos dentes.

 

 

Exames tomográficos podem ser necessários para a seleção da técnica ideal.

 

Exames tomográficos exclusivos para diagnósticos odontológicos são ferrramentas indispensáveis em diversas situações. E, na hora de selecionar a melhor técnica cirúrgica para nivelamento gengival, nada melhor do que utilizar esta tecnologia tão precisa. Detalhes como a localização do tecido ósseo posicionado sob as gengivas permitem precisar, em milímetros, a quantidade de gengiva que pode ser removida sem necessidade de remoção de colar ósseo alveolar.

 

 

A saúde da gengiva operada deve ser levada em conta.

 

São comuns os casos de indivíduos à procura por cirurgia plástica gengival para corrigir hiperplasias gengivais decorrentes de doenças gengivais crônicas. É o caso, por exemplo, do crescimento gengival em pacientes em tratamento com aparelho ortodôntico. Nestes, a causa para o problema é a higiene oral deficiente, que culmina no acúmulo de placa bacteriana junto às gengivas.

 

Falhas no nivelamento gengival causado por doenças gengivais dão-se no pós-operatório, que pode ser prolongado e cheio de complicações, e também sobre os resultados finais, que podem ser imprevisíveis. Cirurgias plásticas em gengivas, exceto quando indicadas para indivíduos em estado avançado de hiperplasias dos tecidos orais por doenças agudas, necessitam de terapia gengival prévia para eliminar inflamações e diminuir, o tanto quanto possível, o crescimento exagerado do tecido gengival.

 

 

Riscos e problemas após a cirurgia não podem ser descartados.

 

A simplicidade cirúrgica do tratamento, na técnica por gengivoplastia, pode disfarçar os riscos e problemas do procedimento. Embora  poucos, os problemas incluem desde cicatrizações por tempo prolongado a até o aparecimento de retração gengival causado por recorte gengival muito próximo à borda óssea.

 

Técnicas mais complexas para nivelamento das gengivas, como a gengivectomia e uso de enxertos ósseos, embora não rotineiras e indicadas para modificações extremas, trazem pós-operatório mais complexo e sensível a problemas.

 

 

Nivelamento e alinhamento gengival: não confunda as duas coisas!

 

Para leigos no assunto, alinhamento e nivelamento gengival parecem apenas sinônimos para descrever uma mesma técnica de cirurgia plástica em gengivas. E, em alguns momentos, a confusão até faz-se verdadeira. É o caso dos procedimentos mais simples que tem como objetivo equalizar a altura (parte mais alta da gengiva) entre grupos de dentes.

 

Agora, quando o assunto é a cirurgia gengival complexa com enxerto de osso e gengiva, o nivelamento diz respeito à equalização do volume gengival. Um detalhe que pode não fazer diferença nos resultados estéticos finais, mas que, na prática, mostra-se bem diferente.

 

 

Leia mais sobre cirurgia plástica gengival e gengivoplastia:

Voltar para o blog