BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Odontologia Estética: guia de tratamentos do paciente em Porto Alegre.

odontologia estética em porto alegre

Um guia de odontologia estética em Porto Alegre com novos tratamentos e técnicas para transformar o seu sorriso. Da lente de contato dental a procedimentos mais sofisticados como a microabrasão estética ou restauração dental em porcelana, atualize-se sobre as técnicas em estética dental que podem mudar a sua vida.

 

 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em prótese dentária pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Odontologia estética, o que há de novo em Porto Alegre para transformar o seu sorriso.

 

Tratamentos estéticos de transformação do sorriso estão na lista de desejos de muita gente. Modificações intensas e radicias na cor e forma dos dentes e resultados precisos vem sendo utilizados por pacientes de todas as faixas etárias em busca de maior satisfação estética ou aumento de autoestima. Mas para que todas essas necessidades sejam atendidas, é preciso contar com técnicas e tratamentos em odontologia estética que satisfaçam a todos os quesitos de segurança, durabilidade e resolutividade.

 

O dentista dedicado à odontologia estética em Porto Alegre tem a sua disposição muito mais técnicas do que apenas a lente de contato dental, popularizada pelas transformações marcantes nos sorrisos de artistas e famosos. Facetas em resina ou porcelana, restaurações dentárias em porcelana, clareamento dentários mais eficientes ou até mesmo a pouco utilizada microabrasão estética dental estão cada vez mais eficientes para otimizar ainda mais a harmonia do sorriso. E para ajudar com tanta informação sobre estética dental, que tal aproveitar conhecer um pouco mais a fundo os tratamentos disponíveis? 

 

simulação dental segurança em estética dental
Simulação digital: maior precisão, previsibilidade e segurança em odontologia estética.

 

 

Novas técnicas para estética dental são mais seguras e duráveis – e deslumbrantes.

 

A cada ano, novos materiais para procedimentos em estética dental são introduzidos. Com propriedades ópticas e de resistência melhoradas, trazem resultados mais estéticos e duráveis. Um exemplo disso é a faceta de resina, uma versão mais prática e rápida da faceta dentária laminada que pode até mesmo substituir, em alguns casos, a faceta de porcelana.

 

A preocupação com a segurança de procedimentos em odontologia estética vem ganhando destaque. Enquanto o desenvolvimento de materiais mais precisos e estáveis são mais eficientes na prevenção de infiltrações por cárie dentária ou amarelamento precoce, o uso rotineiro de protocolos de segurança trazem mais confiança para procedimentos que exigem desgastes dentários de adaptação. Tudo depende da qualidade do material e da técnica utilizada pelo dentista.

 

faceta dentária laminada tipos
Faceta dentária laminada conta com diversas para transformações estéticas do sorriso.

 

 

Laminados cerâmicos: lente de contato dental e faceta de porcelana.

 

Sorrisos marcantes e cores deslumbrantes. Para quem se preocupa com todos os detalhes, os laminados cerâmicos são a técnica ideal. Utilizando-se de porcelanas (cerâmicas) desenvolvidas especialmente para uso odontógico, o procedimento recobre toda a parte externa dos dentes para corrigir e modificar a cor e forma dos dentes – transformações intensas que podem, em algumas ocasiões, substituir o alinhamento dentário com aparelho ortodôntico.

 

Os laminados cerâmicos são dividos em várias técnicas. As mais conhecidas são as lentes de contato dental, uma versão mais delicada da faceta de porcelana porém mais limitada quanto às indicações e potencial para corrigir alterações severas na cor e forma dos dentes. Conheça um pouco mais sobre as facetas dentárias laminadas com porcelana e veja como elas podem ajudá-lo a recompor a estética do seu sorriso:

 

lente de contato dental

A mais conhecida técnica para laminados cerâmicos também é, curiosamente, a menos utilizada. Aplicada diretamente sobre a superfície dentária, não necessita de desgastes adaptativos para ser utiliza, o que lhe garante mais segurança porém menor resolutividade estética. Indicada para pequenas correções na cor e forma dos dentes, são ideais para as modificações em dentes razovelmente alinhados e com problemas de cor pouco intensos.

 

faceta de porcelana

Responsável pelas transformação mais intensas do sorriso, é a técnica mais versátil e resolutiva. O segredo para tantas vantagens deve-se aos desgastes adaptativos na superfície dos dentes, um procedimento que permite ao dentista especializado em odontologia estética confeccionar lâminados cerâmicos mais espessos e mais eficientes.

 

fragmento cerâmico.

Derivado da lente de contato dental, é utilizado para o recobrimento parcial da superfície estética dos dentes. Pouco utilizada em Porto Alegre, é essencial à estética dental de impacto para procedimentos como fechamento de espaços entre dentes (diastemas) ou correção de manchas e escurecimentos locais.

 

faceta em porcelana desgastes dentários odontologia estética
Faceta de porcelana exige desgastes dentários superficiais para recuperar dentes com alterações dentárias profundas.

 

 

Fragmentos cerâmicos, sofisticação e delicadeza em estética dental.

 

Um tratamento sofisticado porém pouco utilizado pelo dentista dedicado à odontologia estética em Porto Alegre é o fragmento cerâmico. Derivado da lente de contato dental, situa-se entre a restauração dental em porcelana e a faceta dentária laminada confeccionada com o mesmo material e está indicado para correções na forma dos dentes – principalmente o fechamento de espaços entre dentes (diastemas).

 

A principal vantagem da técnica com fragmento cerâmico é a segurança aos dentes, já que, além de não utilizar desgastes dentários adaptativos, matém intactas as partes dos dentes que não necessitam de correções. O procedimento, simples, é realizado em duas consultas odontológicas sobre superfícies dentárias limpas e já submetidas ao clareamento dental. 

 

fragmento cerâmico para substituir lente de contato dental
Fragmento cerâmico: delicadeza e segurança para recuperações parciais em dentes anteriores e posteriores.

 

 

Faceta em resina, cada vez mais resolutiva.

 

Preço mais em conta e facilidade para reparos são caraterísticas da faceta em resina, a técnica mais utilizada em estética dental de impacto. E não faltam vantagens a este tratamento, como praticidade – o procedimento é realizado em consulta única – e múltiplas indicações para recuperar a cor e forma dos dentes. Sem dúvida, uma alternativa cada vez mais efetiva à lente de contato dental, a grande estrela da odontologia estética em Porto Alegre.

 

Apesar das inúmeras vantagens, a faceta de resina é o procedimento mais associado a pacientes frustrados entre as diversas técnicas disponíveis em estética dental. Os motivos, como as fraturas constantes, o amarelamento e a perda precoce do brilho, estão mais associadas ao uso de materiais de qualidade inferior do que à própria limitação da técnica. Atualmente, novas gerações de resinas dentárias reforçadas com cerâmica (porcelana) garantem maior durabilidade e facilidade para reprodução de detalhes presentes em dentes naturais.

 

 

faceta em resina estética dental
Faceta em resina é a técnica mais utilizada com facetas dentárias laminadas para estética dental.

 

 

Microabrasão estética como alternativa à lente de contato dental.

 

A microabrasão estética é uma técnica pouco lembrada para recuperar dentes manchados e escurecidos. Reintroduzida recentemente graças ao desenvovimento de agentes abrasivos mais efecientes, o procedimento consiste em remover as camadas mais superficiais do esmalte dentário, a estrutura externa que reveste a coroa dentária. Um procedimento que pode até mesmo substituir os laminados cerâmicos e a faceta de resina.

 

O tratamento com microabrasão do esmalte dentário pode ser essencial para otimizar os resultados de transformações mais radicais em odontologia estética. Idealizada para recuperar dentes escurecidos por antibióticos, fluoroses ou alterações dentárias de origem congênita, o procedimento, realizado em consulta única, é seguro aos dentes e pode ser indicado para o polimento de dentes ao retirar o aparelho ortodôntico. Conheça as principais indicações para esta técnica:

 

✓ dentes escurecidos por antibiótico ou fluorose;

 

✓ machas e riscos causados por aparelho ortodôntico;

 

✓ otimizar resultados estéticos com laminados cerâmicos;

 

✓ recuperar o brilho dos dentes;

 

 

microabrasão estética para dente manchado por antibiótico
Microabrasão estética é alternativa à lente de contato dental para recuperar dentes manchados por antibióticos.

 

 

Clareamento dental: a base da odontologia estética.

 

Nenhum procedimento em odontologia estética é tão essencial quanto o clareamento dental. E ao contrário do que se imagina, a principal indicação para clarear os dentes é prevenir que o escurecimento dental atinja níveis tão elevados que deixem os dentes não responsivos ao tratamento.

 

As técnicas para recuperar dentes amarelados e manchados vem modificando-se ao longo dos anos. Um exemplo disto é o clareamento dental a laser, um procedimento glamouroso que, na prática, apresenta resultados semelhantes a técnicas convencionais otimizadas por luz convencional (led ou halógena) – ou, ainda mais recente, sem necessidade de uso de fontes luminosas.

 

clareamento dental caseiro

Diversos estudos científicos apontam os resultados do clareamento dental caseiro como superiores a outras técnicas. Aplicado em casa pelo próprio paciente através de moldeiras transparentes e confortáveis, exige entre 14 a 21 dias de uso diário (2 horas por aplicação) e alguma paciência do paciente. Uma desvantagem da técnica é a sensibilidade dos dentes frente a alimentos frios, um problema que pode ser contornado pelo uso de agentes dessensibilizantes e diminuição na concentração dos agentes clareadores.

 

claremento dental ambulatorial

É o procedimento aplicado pelo dentista em consulta única ou múltipla. Indicado para otimizar outros procedimentos em odontologia estética como facetas dentárias laminadas e restaurações em resina. Os resultados costuma ser ligeriramente inferiores à técnica caseira, um diferença que vem caindo ano a ano devido ao lançamento de agentes clareadores mais eficientes. Por outro lado, traz diversas vantagens ao paciente como menor sensibilidade dentária e e rapidez do tratamento.

 

clareamento dental a laser

O uso de laser para clarear dentes é uma técnica e cada vez menos utilizado. Os motivos para sua decadência vão dos riscos aos dentes à discreta diferença de resultados comparados a procedimentos convencionais realizados em casa ou em consultório.

 

clareamento dental estético
Clareamento dental caseiro é essencial à dos procedimentos estéticos.

 

 

Cirurgia plástica gengival.

 

Gengivas alinhadas e niveladas otimizam os resultados de tratamentos em odontologia estética. Técnicas simples como a gengivoplastia permitem reconstruir a arquitetura dos tecidos gengivais em contato com dentes naturais ou próteses dentárias ou podem ser utilizadas para recuperar problemas comuns com gengivas retraídas.

 

O recobrimento de raízes dentárias exposta por retração gengival é, atualmente, a principal indicação para a cirurgia plástica gengival. Técnicas simples ou que utilizam enxertos coletados do próprio paciente (autógenos) ou obtidos de fontes externas (xenógenos ou halógenos) estão disponíveis para corrigir a recessão das gengivas de forma mais eficiente e com pós-operatório mais confortável.

 

Gengivoplastia

A gengivoplastia é a remodelação estética das gengivas através do recorte tecidual com ou sem a remoção óssea. Indicada para nivelar e alinhar as gengivas, tem múltiplas indicações com a correção cirúrgica do sorriso gengival, recobrimento de raízes dentárias por recessão ou simplesmente para a harmonização gengival.

 

Enxerto gengival:

Enxertos de gengivas são cada vez mais comuns nos consultórios de dentistas dedicados à odontologia estética em Porto Alegre. Inicialmente utilizados na reconstrução da arquitetura tecidual em áreas em contato com implantes dentários ósseointegrados, são essenciais na recuperação de gengivas retraídas em casos mais severos de exposição das raízes dentárias.

 

Preenchimento gengival:

O preenchimento de gengivas com ácido hialurônico é uma técnica recente e com poucos estudos sobre a segurança e efetividade do tratamento. A introdução na estética dental deste procedimento vem solucionar, para casos selecionados, o problema da formação de espaços escuros por recessão entre gengivas.

 

cirurgia plástica gengival e retração de gengivas
Cirurgia plástica gengival: recupere a estética do sorriso abalada por retração gengival.

 

 

Restauração dentária: novos materiais, novas possibilidades.

 

A restauração dentária é um dos procedimentos mais realizados em consultórios odontológicos. Acima dos 40 anos de idade, são raros os indivíduos que não possuem, ao menos, um dente recuperado com a técnica. A introdução recente de materiais mais resistentes e estéticos trouxe novas possibilidades à odontologia estética na recuperação de dentes cariados ou fraturados.

 

restauração dental em resina:

Resinas mais resistentes e estéticas deram novos ares à restauração dentária direta. Com baixa taxa de amarelamento e deformação, podem ser ideais para substituir restaurações antigas em amálgama de prata – desde que o procedimento seja restrito a pequenas cavidades em dentes posteriores. Já para dentes anteriores, as possibilidades estendem-se até à recuperação de dentes quebrados e fraturados ou recuperação de pequenos desgastes por bruxismo.

 

restauração dental em porcelana:

A restauração dental em porcelana é umas cerejas do bolo da odontologia estética. Pouco difundida em Porto Alegre, é uma técnica bastante popularizada na Europa e Estados Unidos. As vantagens das cerâmicas odontológicas na recuperação de dentes cariados e fraturados com este material são a elevada durabilidade, maior resistência à deformação e baixos índices de fraturas –  e isso sem falar nos resultados estéticos mais marcantes e naturais semelhantes a tratamentos com lentes de contato dental.

 

restauração dental em zircônia.

A zircônia é um material utilizado na construção de próteses dentárias do tipo coroa unitária (jaqueta), múltiplas (pôntico) ou ainda em dentaduras fixas (prótese dentária protocolo). Na técnica com restauração dentária em zircônia, graças à introdução de zircônias mais estéticas, naturais e transparentes, a restauração dentária nesta técnica traz custo reduzido e eleveda resistência ao recuperar dentes desgastados pelo bruxismo.

 

restauração dentária em resina em dentes anteriores
Restauração dentária em resina reforçada com cerâmica: resistência e estética superior para recuperar dentes quebrados.

 

 

Prótese dentária fixa em porcelana.

 

Acima dos 50 anos de idade, contam-se nos dedos os indivíduos que não possuem, ao menos, uma prótese dentária fixa instalada em porcelana. Antes associadas a resultados estéticos insatisfatórios como pouca naturalidade e gengivas escurecidas, atualmente estão disponíveis ao dentista especializado em odontologia estética em Porto Alegre diversas técnicas e materiais que dispensam o uso de metal e ainda trazem resultados estéticos tão marcantes como lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

prótese dentária em porcelana pura

A prótese dentária em porcelana pura (cerâmica sem subsestrutura metálica) conta com diversas composições deste material. Atualmente, é possível contruir coroas dentárias semelhantes às facetas de porcelana e lentes de contato dental – essenciais à odontologia estética de alto desempenho.

 

prótese dentária em zircônia

A introdução da zircônia na odontologia estética foi importante para eliminar o metal de tratamentos com próteses dentárias fixas em porcelana. As indicações para este material são múltiplas, indo da confecção de pinos protéticos para dentes ou implantes dentários a até dispositivos mais sofisticados como prótese dentária adesiva, prótese dentára protocolo (dentadura fixa) e restaurações dentárias.

 

dentadura fixa

A prótese dentária tipo protocolo é uma técnica para substituir dentaduras antigas por dispositivos protéticos fixos a implantes dentários. Entre os materiais disponíveis para este tratamento está a dentadura fixa em porcelana e zircônia, trazendo resultados mais estéticos, duráveis e higiênicos.

 

tipos de prótese dentária fixa para odontologia estética
Prótese dentária fixa: selecione a técnica ideal para você.

 

 

Harmonização facial: toxinas botulínicas e preenchimentos.

 

A harmonização facial é uma área recente da odontologia que engloba diversos procedimentos preventivos e estéticos na face e está disponível aos pacientes residentes em Porto Alegre. Da já popularizada bichectomia à aplicação da toxina botulínica, são tratamentos que podem ser utilizados concomitantes a tratamentos dentários como laminados cerâmicos.

 

 

A odontologia estética em Porto Alegre: uma referência nacional.

 

O dentista especialista em odontologia estética em Porto Alegre têm à sua disposição toda a ampla gama de materiais e técnicas de alto desempenho. A razão para isto são as excelentes universidades e cursos de especialização em prótese dentária e dentística, as duas especialidades dedicadas a tratamentos com lentes de contato dental, restaurações dentária e facetas em porcelana, três técnicas essenciais à estética dental de impacto.

 

Ainda em dúvida? Saiba mais sobre odontologia estética

Saiba mais sobre odontologia estética com estes posts:

Voltar para o blog