BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Os melhores tipos de próteses dentárias para você acertar no sorriso.

melhor tipo de prótese dentária

Conheça os melhores tipos de próteses dentárias para brilhar o seu sorriso. Da técnica fixa com porcelana pura à zircônia, da prótese removível do tipo dentadura à versão parcial flexível ou em silicone, escolha a prótese dentária ideal para melhorar a cor e forma dos seus dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária: os novos materiais e novas técnicas para novos sorrisos.

 

Nenhum procedimento odontológico é tão dependente dos materiais utilizados como as próteses dentárias. Não à toa, escolhas que frequentemente são influenciadas por questões pessoais como condições financeiras e exigências estéticas, são envoltas em dúvidas. De fato, seleções equivocadas costumam resultar em frustrações, baixa autoestima e, dependendo do dispositivo protético utilizado, dificuldade para mastigação e até dores.

 

A cada ano, novos materiais para melhorar a estética e durabilidade dos tratamentos com prótese dentária, seja fixa ou removível, trazem novas possibilidades para recuperações mais funcionais e harmônicas de dentes fraturados ou perdidos. De porcelanas odontológicas com cores e transparências semelhantes a dentes naturais a coroas dentárias em zircônia cada vez mais naturais, já não é mais possível ver diferenças de resultados entre procedimentos sofisticados como lentes de contato dental e facetas de porcelana com jaquetas dentárias.

 

Mas se o tratamento com prótese dentária fixa recebe novos materiais e técnicas a cada ano, o mesmo não acontece com os dispositivos protéticos móveis. Dentaduras, ponte móvel e sistemas de encaixe recebem poucas atualizações técnicas. Ainda assim, independente da técnica utilizada, dá para aproveitar o melhor de cada material e dispositivo protético e selecionar o que mais se encaixa na sua necessidade estética, mastigatória e financeira.

 

faceta dentaria laminada combinada com prótese dentaria fixa
A combinação estética entre prótese dentária em porcelana e lente de contato dental é uma das vantagens das novos materiais odontológicos.

 

 

Escolher o melhor tipo de prótese dentária exige, sim, consulta ao dentista.

 

No consultório do dentista especialista, as explicações sobre as indicações, prós e contras de cada tipo de prótese dentária é parte considerável do tempo de tratamento. É bem verdade que todo paciente tem em mente utilizar o melhor material e técnica disponível, mas o fato é que as diferenças de valores entre técnicas mais simples e outras mais sofisticadas são bastante significantes. E para qualquer situação, a procura por informações mais precisas sobre o assunto é parte importante da escolha e adequação financeira.

 

E para complicar um pouco mais a seleção do melhor tipo de prótese dentária, também é preciso conhecer as diferenças existentes mesmo entre uma mesma técnica. É o caso, por exemplo, da coroa dentária em porcelana, também conhecida como jaqueta ou pivô dentário. De materiais mais simples aos mais estéticos como a porcelana pura, as escolhas vão ficando cada vez mais complexas. E para isso, a literatura escrita ao público leigo, exatamente como é esta matéria, tem como objetivo único facilitar a comunicação entre o dentista e o paciente em início de tratamento.

 

 

Prótese dentária fixa

 

Escolher o melhor tipo de prótese dentária fixa é mais fácil do que se imagina. Em primeiro lugar, porque nesta técnica os contratempos como dor e dificuldade para mastigação são inexistentes. Em segundo, porque as escolhas dão-se mais nos sentido de melhorar ainda mais os resultados estéticos, parte mais associada às exigências estéticas pessoais. Conheça as indicações, prós e contras de cada material e técnica:

 

– coroa dentária fixa

 

É a técnica para recuperar dentes severamente destruídos que não podem ser reconstruídos por restauração dental em resina ou porcelana. Também conhecida como jaqueta dentária ou pivô, a prótese dentária fixa em porcelana do tipo coroa dentária em porcelana conta com vários materiais, com indicações, vantagens e desvantagens próprias:

 

(1) porcelana convencional

Com preço mais em conta, a prótese dentária metalocerâmica – nome correta do técnica – é o dispositivo protético mais utilizado. Com múltiplas indicações, traz como desvantagem o uso de metal nas partes internas que, com o tempo, podem escurecer os dentes e gengivas e exigir a sua substituição após retração gengival. Outras desvantagens são a estética apenas razoável e elevada incidência para alergias inflamatórias em mulheres.

 

(2) porcelana pura

Para quem procura resultados estéticos naturais e marcantes, a técnica com porcelana pura é o melhor tipo de prótese dentária fixa. Com cores e transparências semelhantes a dentes naturais, trazem como vantagens a não necessidade para substituição frente ao aparecimento de gengivas retraídas, e ainda podem ser combinadas com lentes de contato dental e faceta de porcelana nas transformações estéticas do sorriso.

 

(3) porcelana e zircônia

Versão mais sofisticada da técnica convencional, a prótese dentária em zircônia e porcelana traz como vantagens a resistência mais elevada compara à porcelana pura. Suas principais indicações são os tratamentos realizados sobre pinos dentários em metal ou implantes dentários, que costumam exigir materiais com ótima capacidade para esconder os fundos escuros característicos destes dispositivos de retenção de coroa dentária fixa.

 

(4) zircônia pura

Com excelente resistência à fratura e desgaste, a prótese dentária em zircônia pura tem estética apenas razoável comparada às versões em porcelana pura. Entre duas indicações estão a recuperação de dentes posteriores severamente desgastados pelo bruxismo e coroas protéticas sobre implantes dentários.

 

protese dentaria fixa em zircônia com porcelana pura
Dois tipos: prótese dentária convencional (seta roxa) e em porcelana sobre zircônia (seta azul). Imagem evidenciando as estruturas internas de reforço nas duas técnicas.

 

– faceta de porcelana

 

A faceta de porcelana é, junto com a lente de contato dental, a principal técnica com laminados cerâmicos. Embora muitos dentistas especialistas em próteses dentárias não a vejam como um tipo de prótese dentária fixa, ela é um dispositivo fixo para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal ou antibióticos – ou outros problemas de cor e forma dos dentes. O mais interessante destas facetas dentárias laminadas é que elas são confeccionadas com os mesmos materiais utilizados na técnica com porcelana pura, o que lhes confere elevada capacidade para transformações estéticas de impacto em qualquer situação.

 

faceta de porcelana
Faceta de porcelana difere das próteses dentárias por recobrir apenas as áreas estéticas (visíveis).

 

– prótese dentária adesiva

 

Uma alternativa eficiente para recuperar um único dente perdido é a prótese dentária adesiva. Confeccionada na técnica com zircônia pura ou porcelana sobre zircônia, é ideal para quem não quer utilizar dispositivos protéticos removíveis tipo ponte móvel ou implantes dentários. Os resultados estéticos são favoráveis mas a técnica pode trazer como problemas e desvantagens descolagens frequentes – dependendo do local em que são instaladas.

 

prótese dentária adesiva em zirconia e porcelana
Prótese dentária adesiva: duas haletas em zircônia predem-se às partes não estéticas dos dentes e fazem desta uma alternativa à prótese removível ou implante dentário.

 

– prótese dentária sobre implante dentário

 

Coroas dentárias e pônticos protéticos sobre implantes dentários podem ser construídos na técnica convencional metalocerâmica, em zircônia pura ou zircônia sobre porcelana – esta última, a que melhores resultados oferece. Indicada para perdas dentárias em qualquer número ou localização, é um procedimento com preço mais elevado e tempo de tratamento elevado – mas ideal para resultados estéticos marcantes e naturais.

 

– dentadura fixa (prótese protocolo)

 

Indicada para eliminar as dores, dificuldades para mastigação e estética pouco natural das dentaduras convencionais (removível), a dentadura fixa sobre implantes dentários, também conhecida como prótese dentária protocolo, está disponível em três versões: com acrílico sobre estrutura interna em metal, em porcelana sobre estrutura em metal, em zircônia pura ou, para quem exige resultados estéticos mais marcantes, porcelana sobre zircônia.

 

protese dentaria protocolo em porcelana
Dentadura fixa: disponíveis em quatro versões (materiais) diferentes. Na imagem, em porcelana sobre zircônia.

 

 

Prótese dentária removível

 

Escolher o melhor tipo de prótese dentária removível (móvel), ao contrário das técnicas fixas, é difícil quando realizada unicamente pelo paciente. Questões como limitações mastigatórias e estéticas ou perdas ósseas exigem uma análise minuciosa, e até mesmo radiográfica, para selecionar o dispositivo protético ideal. 

 

Todas os tipos de próteses dentárias do tipo removível tem versões fixas, mais estéticas e duráveis. Ainda assim, questões como o preço mais em conta ou impossibilidade para tratamentos com implantes dentários, como uso de determinados medicamentos ou radioterapia, podem fazer da técnica que pode ser removida pelo próprio paciente a mais apropriada.

 

– dentadura

 

A dentadura é um dispositivo protético indispensável para recuperar a estética do sorriso e mastigação para indivíduos que perderam todos os dentes. Indicada para os casos em que o uso de implantes dentários não é possível, o emprego de dentes com sistema de três camadas de resina traz resultados mais naturais e harmônicos, com cores mais realistas. Este tipo de prótese dentária móvel é de difícil adaptação para pacientes com idade mais avançada – nestes, além das gengivas mais frágeis, a pequena quantidade de osso e pouco controle de motricidade exigem técnicas suportadas por dispositivos implantodôntico como a dentadura fixa ou dentadura móvel com encaixe.

 

– ponte móvel convencional

 

Perdas dentárias de três ou mais dentes são comuns e podem ser recuperadas pela prótese parcial removível (PPR). Popularmente conhecida por ponte móvel, é uma alternativa para quem não pode utilizar a técnica com prótese dentária fixa em porcelana. Confeccionada com dentes em acrílicos semelhantes aos utilizados em dentaduras, tem como desvantagens o emprego de grampos metálicos que, quando localizados em áreas visíveis, atingem em cheio a estética do sorriso. Outros problemas frequentes são o acúmulo de alimentos abaixo do dispositivo e necessidade para remoção durante a higienização oral.

 

– ponte móvel flexível (silicone)

 

Uma alternativa mais estética à ponte móvel convencional é a prótese dentária flexível. Erroneamente popularizada como prótese dentária em silicone – afinal, este tipo de material não é utilizado na técnica -, tem como vantagens os grampos estéticos que podem construídos em cores semelhantes às gengivas ou dentes, dependendo do local em que estarão posicionados. Apesar das vantagens estéticas, ela tem como desvantagens a eficiência mastigatória inferior à versão convencional e maior dificuldade para adaptação – alguns pacientes nem mesmo conseguem adptar-se a ela.

 

prótese dentária com grampo estético ou invisível
Grampos da técnica flexível podem ser confeccionados na cor das gengivas (foto) ou dos dentes.

 

– prótese dentária com encaixe

 

Eliminar grampos metálicos, melhorar a qualidade de mastigação e acabar com deslocamentos ao mastigar ou falar são as principais indicações e vantagens da prótese dentária com encaixe. Indicada tanto para tratamentos com dentaduras ou ponte móvel, são necessários ao menos dois dentes naturais transformados para coroa dentária com encaixe ou ainda dois implantes dentários para reter o dispositivo protético. Os contras ficam por conta do preço mais elevado e tempo de tratamento, que podem exigir até seis meses de espera do paciente. 

 

Saiba mais sobre o tratamento com prótese dentária clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

 

Voltar para o blog