BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Periodontite avançada, o que é? Tratamento, prevenção e recuperação.


Periodontia avançada: o que é, como é o tratamento, como recuperar gengivas retraídas, como prevenir e os procedimentos com enxerto de osso e enxerto de gengiva para tratar esta doença periodontal que traz riscos para perdas dentárias.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Periodontite avançada, o que é isso?

 

Para muitos indivíduos, pensar em periodontite já é motivo para perder o sono. E não é à toa, já que em tempos das transformações de impacto do sorriso com facetas de porcelana, sofrer com os danos estéticos e riscos para perdas dentárias que podem ser causados por esta doença periodontal é muito mais do que um pesadelo.

 

A periodontite comum – ou crônica – é uma doença infecciosa causada pelas bactérias que se acumulam junto às gengivas quando a higiene oral é precária. Diferente da gengivite, que pode ser considerada seu estado inicial, ela causa a destruição do ligamento e do osso que sustentam as raízes dos dentes – o que resulta na retração gengival.

 

A periodontite avançada é um termo popular dado à doença periodontal comum que já encontra-se em estado avançado. É quando as perdas ósseas já expõem boa parte das raízes de alguns dentes e também podem aparecer outros sinais como a mobilidade dos dentes e a perda de alguns dentes.

 

A periodontite avançada – ou em estágio avançado, a definição mais precisa para esta doença -, não refere-se, portanto, à velocidade como ocorre a destruição do osso e as gengivas retraem -, e sim à quantidade de danos já provocados pela doença periodontal.

 

 

Genética não é a única causa da periodontite avançada.

 

A genética desfavorável é uma das principais causas para a periodontite – mas não é a única. Para que a predisposição genética facilite o aparecimento e a progressão da doença periodontal, é necessário que exista placa bacteriana acumulada junto às gengivas – em outras palavras, ela só complica mesmo o problema quando a higiene oral é deficiente.

 

A maior causa para a periodontite, inicial ou avançada, é a higiene oral precária. Mas também existes os fatores de riscos, que também além de facilitar o aparecimento, também contribuem para que a doença periodontal avance de forma mais rápida.

 

Os principais fatores de risco são o consumo de cigarros e a diabete mellitus não controlada. Além deles, embora menos atuantes, também existem outros, como a obesidade ou uso de determinadas medicações.

 

 

Sinais e sintomas.

 

Os sinais e sintomas da periodontite avançada são fáceis de serem notados. Além das características inflamatórias como o sangramento gengival e o inchaço das gengivas, também costumam presentes:

 

sangramento gengival espontâneo ou que aparece ao usar a escova de dente e fio dental;

perda óssea severa;

exposição das raízes dentárias;

retração gengival;

mobilidade dos dentes (em alguns casos);

dor e sensibilidade.

 

 

Periodontite em estágio avançado não é uma doença distinta.

 

A periodontite avançada, ou periodontite em estágio avançado, não é uma doença distinta, com característica únicas. É preciso entender que ela refere-se mesmo apenas às sequelas das perdas ósseas e do ligamento periodontal – seja o resultado da doença periodontal de avanço crônico (devagar) ou que avança de forma rápida.

 

 

Periodontite agressiva e periodontite avançada: qual a diferença?

 

A periodontite agressiva é uma designação antiga e já fora de uso que descreve a doença periodontal que avança de forma mais rápida do que o esperado. Neste tipo rápido de progressão, o fator genético tem peso ainda maior – mas, tal como na periodontite avançada, não é o único responsável pela velocidade acelerada das perdas ósseas e da retração das gengivas.

 

Como já dissemos, a periodontite avançada não está relacionada com a velocidade de progressão da doença, referindo-se, portanto, apenas às sequelas da doença periodontal, que já estão avançadas.

 

A periodontite agressiva, por sua vez, pode estar presente mesmo nos indivíduos cujas sequelas, como a própria retração gengival, ainda estão no seu estágio inicial. Mais comum em jovens, o seu tratamento é basicamente semelhante à utilizada na versão lenta da doença – mas exige atenção com o diagnóstico rápido e tratamento com início imediato, divido em poucas e extensas consultas, dada a velocidade maior para sua progressão.

 

 

Periodontite avançada tem cura?

 

Sim. Apesar de preocupante devido às sequelas e riscos para perdas dentárias, a periodontite avançada tem cura, podendo ser estabilizada para impedir a progressão das perdas ósseas.

 

 

Tratamento da periodontite avançada.

 

O tratamento da periodontite avançada é semelhante ao utilizado na doença periodontal que ainda está no estágio inicial, seja ela de avanço rápido (peridontite agressiva) ou lenta (periodontite crônica). 

 

O objetivo do tratamento é eliminar a infecção bacteriana e os sinais e sintomas associados a ela, como o sangramento gengival e gengivas inchadas, e também estabelecer técnicas de higiene oral eficientes o suficiente para prevenir o reaparecimento da doença periodontal.

 

O tratamento da periodontite avançada consiste na remoção das bactérias (placa bacteriana e tártaro) que estão localizadas entre as gengivas e as superfícies dos dentes. Na maioria das vezes, e necessário anestesiar as gengivas, já que a placa bacteriana e o tártaro estão localizados em regiões profundas de difícil acesso.

 

O número de consultas depende do número de dentes afetados pela doença e também da dificuldade para remover as bactérias, que varia de dente para dente.

 

Concomitante à raspagem das raízes dentárias infeccionadas, são dadas instruções de higiene oral para evitar novo acúmulo de placa bacteriana. Como a periodontite avançada quase sempre resulta e, gengivas retraídas e perda óssea, são necessários instrumentos específicos de limpeza, como a escova interdental ou a escova unitufo.

 

 

O tratamento da periodontite avançada não recupera gengivas retraídas.

 

A retração gengival e as perdas ósseas, sequelas da periodontite avançada, não são recuperadas mesmo após o tratamento bem sucedido da doença – quando a infecção e os sinais inflamatórios são eliminados.

 

Em alguns casos, pode ocorrer a diminuição da mobilidade dos dentes – quando esta existe – e até mesmo alguma recuperação óssea, porém pequena e detectada apenas através de exames radiográficos.

 

 

Cirurgia gengival para periodontite em estágio avançado.

 

O tratamento da periodontite avançada pode exigir cirurgia gengival. É o caso, por exemplo, das infecções localizadas muito profundamente entre as gengivas e as raízes dentárias, que dificultam o acesso para a raspagem das bactérias (placa bacteriana e tártaro).

 

A cirurgia gengival também pode ser utilizada para construir uma arquitetura das gengivas mais favorável à remoção da placa bacteriana. Conhecida como gengivectomia, ela é indicada para remover as gengivas em excesso que costumam acompanhar as inflamações mais intensas, e que não voltam ao normal após o tratamento da periodontite.

 

 

Enxerto de gengiva na periodontite avançada.

 

O enxerto de gengiva é essencial à periodontia moderna. Indicado para corrigir desde problemas como a retração gengival às modificações estéticas e funcionais junto a próteses dentárias fixas e implantes dentários, ele traz um leque de possibilidades a diversos tratamento odontológicos.

 

Existem três tipos de enxertos de gengiva. O mais utilizado é o enxerto autógeno, que é coletado do próprio paciente – os outros tipos são fabricados a partir de matrizes animais ou 100% artificiais.

 

Apesar da sua diversidade de indicações, o enxerto de gengiva traz resultados limitados no tratamento da periodontite avançada. As tentativas para recuperar gengivas retraídas que aparecem como sequela da doença periodontal avançada ou quase nunca funcionam, ou trazem resultados pouco promissores.

 

O enxerto de gengiva na recuperação da retração gengival pós periodontite avançada é indicado apenas para situações específicas, como o fechamento de espaços entre as raízes dos dentes (lesão de furca) ou ganhos de volume gengival no tratamento com implantes dentários.

 

 

Enxerto de osso na periodontite avançada.

 

A recuperação do osso perdido por periodontite avançada é um dos maiores desafios à odontologia moderna. Até o momento, muito pouco pode ser feito neste sentido, mesmo apesar das inúmeras pesquisas científicas realizadas em universidades e empresas de tecnologia de ponta em todo o mundo.

 

O enxerto de osso na recuperação da periodontite avançada é pouco eficiente. Na maioria das vezes, técnicas simples que utilizam enxertos em pó, sejam eles naturais ou biossintéticos, são reabsorvidos e desaparecem com o tempo. Mas existem locais em que eles funcionam, como o fechamento de espaços entre as raízes dos dentes (furca).

 

Existem, entretanto, técnicas complexas para reconstrução do osso perdido por doença periodontal. Utilizando telas metálicas, são indicadas previamente à instalação de implantes dentários em áreas com perdas ósseas severas.

 

Atualmente, existem estudos científicos que utilizam enzimas para recuperar osso perdido, independente da causa. Ainda não disponíveis para comercialização, estão restritos, porém, a um número reduzido de universidades ao redor do mundo, em fase experimental – muito distante ainda de aplicação clínica no consultório do dentista.

 

 

Tratamento da periodontite avançada com laser.

 

O laser vem sendo utilizado no tratamento da periodontite avançada como o objetivo de aumentar a velocidade e resposta do organismo frente à remoção da infecção. 

 

Assim como outras medidas que podem ser utilizadas neste sentido, como uso de enzimas reparadoras e até antibióticos, o laser não tem, ao contrário do que se imagina, a função de estimular o crescimento do osso reaborvido após a periodontite avançada. Pequenos reparos, quando ocorrem, podem ser irrelevantes frente às perdas ósseas severas que são caraterística da doença periodontal em estágio avançado.

 

 

Retração gengival pós periodontite avançada: o que fazer?

 

Os danos estéticos provocados pela retração gengival pós periodontite avançada costumam ser devastadores. E quando acometem os dentes anteriores, frequentemente são motivos para a perda da autoestima. O que fazer?

 

Atualmente, são escassos os recursos para reverter os danos estéticos provocados pela retração gengival severa. Enquanto os procedimentos com enxerto de gengiva ou de osso trazem, no máximo, alívios estéticos, alternativas podem ser utilizadas para minimizar problemas como o black space, o espaço escuro que aparece entre os dentes.

 

Dependendo da severidade da retração gengival, procedimentos como a restauração dental em resina, faceta de porcelana e lente de contato dental também entram no rol de alternativas para minimizar os dentes estéticos. O objetivo destas técnicas é minimizar os espaços que aparecem entre os dentes, diminuir a retenção de placa bacteriana, evitar desgastes nas raízes dos dentes e eliminar a sensibilidade dental.

 

A dessensibilização das raízes dentárias expostas após retração gengival vem sendo utilizada para diminuir ou eliminar a dor e sensibilidade que aparecem ao ingerir alimentos frios – ou mesmo durante a escovação. O procedimento, rápido, exige até três consultas de aplicação para surtir os efeitos esperados.

 

 

Quem trata a periodontite avançada?

 

Qualquer dentista, como o clínico geral, está apto a tratar a periodontite avançada. Entretanto, existe o dentista periodontista, um especialista em gengivas treinado para tratar os casos mais complexos ou que exigem procedimentos como a cirurgia para recuperar gengivas retraídas, enxertos de gengiva e enxertos de osso.

 

 

Cigarros e diabetes são fatores de risco à periodontite avançada.

 

O consumo excessivo de cigarros e a diabetes são os dois maiores fatores de risco ambientais à periodontite, independente desta ser agressiva, em estágio inicial ou avançada. 

 

Eles são chamados ambientais porque, diferente do fator genético, podem ser evitados. As formas como eles favorecem a instalação e a progressão da periodontite são complexas, porém bem entendidas pelos dentistas. O mais importante mesmo é saber que o tratamento da doença periodontal neste indivíduos requer uma abordagem específica.

 

 

Prevenção da periodontite avançada: limpar (bem) os dentes e gengivas é tudo o que você precisa fazer.

 

Ainda que o fator genético, o consumo excesso de cigarros e a diabetes contribuam de forma expressiva para o aparecimento da doença periodontal, a higiene oral precária ainda é a grande causa da periodontite avançada.

 

Prevenir a progressão da periodontite avançada requer, acima de tudo, dedicação e assiduidade na limpeza das bordas das gengivas. Além da escova dentária e fio dental, que todo mundo conhece, também é preciso utilizar instrumentos de higienização específicos para áreas com retração de gengiva e perdas ósseas, como a escova interdental.

 

As consultas periódicas ao dentista também são essenciais para prevenir a progressão da periodontite em estado avançado. É através dela que o dentista procura possíveis pontos com infecção e sangramento das gengivas que, se não tratados, podem evoluir ainda mais para a retração gengival e perdas dentárias.

 

Ou aproveite para ler os posts relacionados: 

Voltar para o blog