BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Periodontite: próteses dentárias exigem formato fácil de limpar.

periodontite

Indivíduos acometidos por periodontite exigem próteses dentária com design focado na facilidade para limpar. Conheça as principais características de próteses dentárias fixas, do tipo coroa, pôntico fui prótese protocolo, que ajudam a prevenir a doença periodontal.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivas (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

A periodontite e sua relação com prótese dentárias.

 

A periodontite é uma infecção que acomete o periodonto, que é o nome dado às três estruturas que sustem os dentes: osso, gengiva e ligamentos periodontais. Causada por bactérias acumuladas junto às gengivas na forma de uma placa branca e pegajosa, ela é a principal causa para perdas dentárias.

 

Quando nos estágios iniciais, a periodontite recebe o nome de gengivite. Nesta fase, ela traz como principais sinais e sintomas o sangramento gengival, o inchaço e a vermelhidão das gengivas. A principal diferença entre estas duas doenças gengivais é que a periodontite causa reabsorções ósseas e retrações nas gengivas.

 

Além dos dentes naturais, a periodontite acomete, ainda com maior frequência, os dentes que sustentam próteses dentárias fixas. Nestes casos, além da higiene oral deficiente, a dificuldade para limpar e remover a placa bacteriana junto aos dispositivos protéticos também estão por trás das doenças gengivais associadas.

 

 

A facilidade para limpar a prótese dentária é, sim, mais importante do que a estética.

 

A exigência cada vez maior por resultados estéticos marcantes nos tratamentos odontológicos é cada vez maior. Puxados, principalmente, pelas transformações de impacto do sorriso com facetas de porcelana e lentes de contato dental, eles rapidamente estenderam-se às técnicas com próteses dentárias fixas, como as coroas em porcelana pura ou zircônia.

 

De fato, quanto mais próximos e extensos os contatos com as gengivas, mais estéticos são os resultados. O problema, entretanto, é que, na maioria das vezes, as próteses dentárias com foco restrito à estética estão por trás de problemas como gengivas inflamadas por contato excessivo, retrações gengivais e doenças causadas pela dificuldade de remoção da placa bacteriana.

 

O equilíbrio entre a estética e a facilidade para limpeza é complexo. Muitos pacientes em tratamentos com próteses dentárias não aceitam alterações que possam comprometer os resultados estéticos. Mas, o que mais importa, é mesmo a facilidade para limpar os dispositivos protéticos.

 

 

O design da prótese dentária em indivíduos suscetíveis à periodontite.

 

Indivíduos suscetíveis ao aparecimento e progressão da periodontite exigem designs de próteses dentárias que favoreçam, sobretudo, a limpeza dos dentes que suportam estes dispositivos. Entretanto, não basta apenas criar espaços amplos junto às gengivas. É preciso equilibrar a estética e a facilidade para a higiene oral.

 

O tipo de prótese dentária fixa que mais exige modificações no seu design é o pôntico dentário. Nestes, os espaços tem que facilitar a introdução fácil e rápida de escovas do tipo interdental, as mais eficientes para remover a placa bacteriana que está por trás da periodontite.

 

Outros tipos de próteses dentárias, como a dentadura fixa – ou prótese protocolo – exigem ainda mais modificações focadas na limpeza. Na maioria das vezes, seus portadores associam amplos espaços junto às gengivas com dificuldade para falar e facilidade para acumular restos de alimentos – o que, em alguns casos, podem de fato acontecer.

 

 

Cirurgia gengival pode ser importante na prevenção da periodontite.

 

A modificação na arquitetura das gengivas em contato com próteses dentárias pode ser necessária para prevenir a periodontite. Para isto, a cirurgia gengival pode ser utilizada para remover gengivas em excesso, que podem aparecer como o resultados de gengivites e periodontites, extrações dentárias ou traumas mecânicos.

 

Outros tratamento cirúrgicos também podem ser utilizados. Um deles é o enxerto de gengiva, muitas vezes necessário para melhorar o tecido gengival em contato com implantes dentários. Nestes casos, seu objetivo é reduzir ou eliminar áreas de retenção que dificultam a remoção de restos de alimentos e da placa bacteriana.

 

 

Limpando as gengivas junto às próteses dentárias.

 

Manter sempre limpas as gengivas abaixo de próteses dentárias requer o uso de instrumentos especiais para higiene oral. Além da escova de dentes e do fio dental, é preciso utilizar outros instrumentos para remover restos de alimentos e a placa bacteriana responsável pela gengivite e a periodontite.

 

Escova de dentes

Utilizada para limpar as partes externas das próteses dentárias e remover os restos de alimentos junto às gengivas, as escovas de dente smais indicadas são as que apresentam cerdas com flexibilidade regular (nem macias, nem duras). 

 

Fio dental

Utilizado para remover restos de alimentos junto aos implantes dentários e abaixo das próteses dentárias, o fio dental está disponível em versões simples, com pontas firmes que facilitam sua inserção em áreas estreitas, ou associados ao passa-fio, um instrumento plástico em forma de agulha que facilita a introdução do fio.

 

Escova interdental

Indispensável para remover a placa bacteriana junto aos implantes dentários e dentes que sustem próteses dentários do tipo pôntico ou protocolo, a escova dental é o dispositivo para limpeza dentária mais eficiente para remover restos de alimentos. Não à toa, é também a mais indicada para realização da higiene oral em áreas com retração gengival.

 

Escova unitufo

Outro instrumento eficiente para limpeza dentária, a escova unitufo pode ser encontrada em farmácias ou lojas especializadas. Semelhante a um pincel, também pode ser utilizada para uso conjunto com enxaguastes bucais como o gluconato de clorexidina a 0,12% (quando da recomendação do dentista).

 

Enxaguastes bucais

Enxanguantes bucais são pouco eficientes para remover restos de alimentos e placa bacteriana junto à próteses dentárias. Entretanto, proporcionam frescor oral que estimula, em muitos indivíduos, o hábito diário para limpeza dos dentes.

 

Jatos de água pressurizados

Equipamentos portáteis que produzem jatos pressurizados de água são cada vez mais comuns. As indicações para estes equipamentos é a remoção de restos de alimentos localizados abaixo de próteses dentárias, que pode ser feita antes do uso de escovas interdentais e outros instrumentos de higiene oral.

 

 

Trocando próteses dentárias associadas a gengivas inflamadas e sangramento gengival.

 

Sinais clínicos como o sangramento gengival ou gengivas inflamadas junto a próteses dentárias, que não regridem mesmo após tratamento periodontal, podem ser sinal de contato inadequados entre as bordas dos dispositivos protéticos com as gengivas.

 

A troca da prótese dentárias associada a gengivas inflamadas e periodontite pode ser necessária em várias situações. Desde a alergia ao metal de dispositivos protéticos ao design incorreto, a substituição pode ser a única forma para recuperar a saúde das gengivas e facilitar a limpeza adequada dos tecidos gengivais.

 

 

Implantes dentários também exigem planejamento diferenciado no paciente suscetível à periodontite.

 

Os indivíduos suscetíveis à periodontite também o são à peri-implantite, uma doença infecciosa também causada por placa bacterina cujas sequelas, também bastante semelhantes, são vistas através de perdas ósseas severas e, não raro, a perda dos implantes dentários.

 

O tratamento com próteses dentárias sobre implantes dentários em pacientes sucetíveis à periodontite exige ainda mais cuidados com relação ao design do dispositivo protético.  O fator facilidade para limpar e remover a placa bacteriana deve ser ainda mais importante que a estética final.

 

Para implantes dentários instalados em áreas estética (dentes anteriores), o tratamento prévio de condicionamento das gengivas auxilia na remoção da placa bacteriana, ajuda na prevenção da gengivite e periodontite. 

Voltar para o blog