BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa para bruxismo em silicone: uso prolongado pode trazer problemas.


A placa para bruxismo em silicone pode trazer problemas quando o seu uso é problema. Conheça as vantagens e desvantagens deste tipo de placa miorrelaxante essencial para proteger os dentes e tratar a dor nos músculos da mastigação, cabeça e pescoço.

 

Luís Gustavo Leite é dentista graduado e especializado em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Bruxismo, um problema associado ao estilo de vida moderno.

 

O estilo de vida moderno está por trás do bruxismo. Agenda apertada, compromissos urgentes e pressões sociais, tudo isso contribui para o aparecimento deste distúrbio muscular de apertamento e ranger quase involuntário dos dentes.  O problema é que, quando não tratado, ele pode trazer problemas como desgastes nos dentes, fraturas frequentes em restauração dentária, dor muscular, dor na cabeça e pescoço, retração da gengiva e distúrbios no sono.

 

As causas do bruxismo ainda não são completamente explicadas. Atualmente, admite-se que fatores como as desordens na mordida e a posição alterada dos dentes têm menos influência sobre o distúrbio do que fatores relacionados à depressão e ansiedade. O que se vê claramente é que o quadro emocional de cada indivíduo é quem realmente modula a intensidade e a frequência deste distúrbio.

 

Como, até o momento, não existe cura para o bruxismo, é preciso adotar algumas medidas para eliminar ou ao menos aliviar as dores, proteger os dentes e ainda diminuir a frequência e intensidade com que ele atua. Entre estas medidas está a placa miorrelaxante macia (resiliente ou “soft”), popularmente conhecida como placa de bruxismo em silicone. Mas será que ela é realmente capaz de promover uma vida mais saudável e um sono mais revigorante? 

 

bruxismo
Uma das classificações do bruxismo leva em conta a severidade dos desgastes dentários.

 

 

Como funciona a placa para bruxismo?

 

O mecanismo pelo qual a placa miorrelaxante ameniza o apertar e ranger dos dentes não é bem esclarecido. A princípio, ela atuaria desprogramando o reflexo neuromuscular responsável pela contração involuntária dos músculos mastigatórios. Mas o fato é que ninguém sabe mesmo como isso acontece.

 

A ideia por trás do uso do acrílico em placa para bruxismo é dar liberdade de movimentação à mandíbula, deixando-a livre da interferência dos dentes superiores a cada vez que os músculos da mastigação contraem-se de forma involuntária. É exatamente esta ausência de um ponto fixo de “encaixe”dos dentes que reduz, progressivamente, as contrações musculares – é o que os pesquisadores chamam de desprogramação do reflexo neuromuscular de apertamento.

 

A placa para bruxismo de silicone, apesar de não permitir a livre movimentação da mandíbula, é eficiente a curto e médio prazo no tratamento da dor e proteção dos dentes contras fraturas. Semelhante ao que ocorre com a versão acrílica, ela modifica a posição da mandíbula, o que permite descomprimir a articulação temporamandibular e também eliminar os impactos traumáticos entre os dentes que ocorrem principalmente `a noite (bruxismo noturno) ou, menos comum, durante o dia (bruxismo diurno).

 

Placa para bruxismo (miorrelaxante): dois tipos mais utilizados.

 

 

A placa de bruxismo em silicone requer atenção quanto ao seu uso prolongado.

 

O preço mais em conta e a facilidade para adaptação e uso fazem da placa para bruxismo de silicone um ótima opção para uso durante períodos dolorosos. Indicada no combate da dor proveniente seja da musculatura mastigatória ou da articulação temporomandibular (ATM), ela é tão eficiente quanto a placa acrílica no tratamento seja a médio ou longo prazo da dor.

 

Também popularizada para proteger os dentes em atividades esportivas, é preciso, entretanto, estar atento às poucas informações disponíveis sobre o tratamento prolongado com placa para bruxismo de silicone. Pelo que indicam as pesquisas já realizadas, o uso por longos períodos pode resultar no aumento da atividade muscular de apertamento e ranger dos dentes e ainda trazer riscos para alterações da mordida e movimentações dentárias do tipo extrusão (desalinhamento vertical dos dentes).

 

A placa de bruxismo em silicone tem como melhor recomendação o uso como dispositivo auxiliar no tratamento do bruxismo. Incluindo desde o tratamento de curto e médio prazos da dor muscular às correções da mordida com procedimentos com aparelho ortodôntico, restauração dentária e próteses dentárias, a placa miorrelaxante macia pode ser um dispositivo complementar a tradicional placa rígida em acrílico.

 

placa para bruxismo em silicone
Placa para bruxismo em silicone: adaptação rápida e fácil.

 

 

A placa para bruxismo de silicone: vantagens e desvantagens.

 

A ausência de pesquisas científicas para comparar, efetivamente, os resultados terapêuticos de diferentes tipos de placa de bruxismo com relação ao tratamento de dor e redução dos reflexos neuromusculares dificulta uma ampla discussão sobre o assunto. Enquanto alguns dentistas parecem selecionar o tipo de placa miorrelaxante pela praticidade de uso, para outros a placa de silicone parece só fazer sentido para uso nas etapas iniciais com dores fortes enquanto a placa acrílica, que exige alguns dias para ficar pronta, ainda não está disponível para uso.

 

Ainda assim, um quadro comparativo baseada em informações coletadas de artigos científicos permite avaliar as vantagens e desvantagens da placa de bruxismo de silicone.

 

Vantagens

preço mais em conta;

fácil para adaptar e usar;

eficaz para combater a dor muscular;

eficaz para combater a dor na articulação temporomandibular (ATM);

proteger os dentes contra fraturas.

 

Desvantagens

limitada no tratamento da dor a longo prazo;

não promove redução no reflexo neuromuscular de apertamento;

pode alterar a mordida e movimentação dentária vertical;

maior risco para o aparecimento de ronco e apnéia obstrutiva do sono;

difícil para higienizar;

menor durabilidade.

 

 

Placa de bruxismo de silicone ou acrílico. Qual é a melhor?

 

A pouca informação científica está disponível dificulta comparar qual delas é melhor: placa de bruxismo de silicone (macia) ou placa de bruxismo em acrílico (rígida). Até hoje, a maioria das pesquisas disponíveis abordam apenas a versão rígida, e que é o tipo mais utilizado de placa miorrelaxante para tratamento da dor e proteção dos dentes.

 

A princípio, as poucas pesquisas indicam haver resultados melhores para a placa de bruxismo acrílica a longo prazo. A médio prazo, pequenas diferenças com relação à diminuição da atividade dos músculos mastigatórios também são favoráveis à versão em acrílico. Entretanto, a curto prazo, ambas as versão são efetivas no tratamento da dor proveniente da musculatura mastigatória ou da articulação temporo-mandibular (ATM).

 

placa para bruxismo acrílico
Placa para bruxismo em acrílico: superfície plana e lisa de contato com dentes inferiores traz movimentação livre à mandíbula.

 

 

Ronco e apnéia podem aparecer ou intensificar-se durante o uso da placa miorrelaxante.

 

O risco elevado para causar ou intensificar o ronco e apnéia obstrutiva do sono é um problema associado ao uso de placa para bruxismo. Pouco lembrada, esta condição, que diminui a qualidade de vida do paciente, tem como causa o posicionamento (rotação) posterior da mandíbula durante o uso do dispositivo – o que diminui o espaço para posicionamento da língua e traz como consequência a redução da passagem de ar pelas vias aéreas.

 

Qualquer tipo de placa miorrelaxante pode causar ronco e apnéia obstrutiva. Entretanto, parece haver uma maior ocorrência para estes problemas com o uso da placa para bruxismo em silicone. A livre movimentação da mandíbula, possível apenas com a placa acrílica, permite à mandíbula posicionar-se em posição mais anterior – o que ocorre de forma inconsciente, durante o sono.

 

 

Compressas quentes, medicações e mudança no estilo de vida.

 

A evidente associação do bruxismo com a ansiedade e estresse evidenciam que o seu tratamento vai além do uso de placa miorrelaxante. Em casos mais severos, os ciclos de maior intensidade e dores musculares que incluem dor de cabeça e torcicolo frequentes, podem exigir o uso concomitante de medicações do tipo relaxante musculares – por períodos de até 3 dias, acompanhados de compressas quentes e úmidas.

 

Além disso, mudanças no estilo de vida, como adoção de hábitos mais saudáveis e eliminação de outros responsáveis pelo quadro emocional do paciente, precisam ser parte do tratamento do bruxismo. O entendimento da complexidade deste distúrbio precisa estar presente desde a seleção do tipo da placa miorrelaxante até procedimentos odontológicos mais complexos para corrigir a articulação dentária.

 

Saiba mais sobre o tratamento com placa para bruxismo. Clique aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog