BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa de bruxismo: como cuidar e limpar adequadamente seu dispositivo.

placa de bruxismo como cuidar e limpar post

Descubra como cuidar e limpar adequadamente a sua placa de bruxismo e evitar problemas no encaixe ou na proliferação de bactérias e fungos que até mesmo trazer doenças orais.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especializado em periodontia e prótese dentária, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Placa de bruxismo, cada vez mais essencial ao dia-a-dia.

 

Poucos distúrbios de saúde representam tão bem a agenda apertada e o estresse do dia-a-dia como o bruxismo. Característico pelo apertar e ranger disfuncional dos dentes, este problema é uma das principais causas para desgastes dentários, fraturas de dentes e dores nos músculos da face e pescoço. Para controlar e prevenir o aparecimento destes o outros sinais e sintomas, o uso diário da placa para bruxismo é a parte mais importante do tratamento.

 

A placa para bruxismo é uma dispositivo preso a uma das arcadas dentárias que tem como principal função a desprogramação dos reflexos neuromusculares de apertamento e ranger dos dentes. Sua função secundária, a proteção dos dentes contra desgastes, ainda hoje é confundida como ação principal do dispositivo – uma das causas para o uso inadequado de placas de bruxismo do tipo macio (resiliente). 

 

Os efeitos benéficos do aparelho para bruxismo costumam ser sentidos já nas primeiras semanas de uso. Outra função importante da placa é a remissão das dores localizadas na articulação temporo-mandibular, no tratamento da síndrome que recebe o mesmo nome desta estrutura responsável pela movimentação da mandíbula (DATM). E é exatamente por estas indicações amplas que a placa miorrelaxante – outro nome comum ao dispositivo – é, junto com a readequação postural, mudanças de hábitos deletérios e correção de dentes através de restaurações dentárias, próteses dentárias ou movimentação ortodôntica, tão importante no controle do problema.

 

placa para bruxismo
Placa de bruxismo do tipo rígida (acrílico) é a mais apropriada ao tratamento do bruxismo.

 

 

Como limpar a placa para bruxismo.

 

As paredes acrílicas da placa para bruxismo do tipo rígido são porosas. Bastam alguns dias sem limpá-las para que fungos e bactérias adiram-se de forma resistente a elas. Além do mau cheiro, amarelamento e acúmulo de sedimentos sólidos nas partes internas e externas do dispositivo, também existe o risco elevado para doenças como a candidíase oral. 

 

Como limpar a placa para bruxismo? Veja os cuidados diários para mantê-la sempre limpa e brilhante, e que não exigem muito tempo para serem realizados:

 

separe uma escova com cerdas duras exclusivamente para limpar a placa;

 

não utilize creme dental para evitar a formação de odores;

 

após a escovação interna e externa, a placa precisa estar impecavelmente seca;

 

agentes químicos para limpeza de dentaduras, vendidos em farmácia, também ajudam.

 

durante a visita periódica ao dentista, solicite a limpeza ultrassônica.

 

como limpar a placa para bruxismo

 

 

Como cuidar e guardar a placa de bruxismo de forma apropriada.

 

Os cuidados com a placa para bruxismo exigem guardá-la em local apropriado. Após limpas e impecavelmente secas – a umidade é a responsável pelo acúmulo de bactérias e fungos -, utilize a caixinha de plástico colorido normalmente fornecida pelo dentista. Mas é preciso atenção: algumas delas não vem perfuradas e facilitam os acúmulos fúngicos e bacterianos. Neste caso, fazer pequenas perfurações ajudam a mantê-la seca e livre de odores.

 

Além do uso de uma caixinha de plástico, a placa para bruxismo também exige de um lugar apropriado. Armários secos e limpos são ideais para isto. E para quem costuma carregá-la junto ao trabalho ou viagens, acondicioná-la em pequenas bolsas para cosméticos é suficiente para mantê-la limpa e livre de bactérias.

 

 

Placa de bruxismo amarelada e com acúmulo de materiais exige substituição.

 

Com o passar dos meses e ausência de limpeza e cuidados eficientes, a placa de bruxismo fica amarelada e com acúmulos de detritos esbranquiçados. Quando isto acontece, a substituição do dispositivo é necessária para que a recuperação do acrílico contaminado não pode ser realizado – algo semelhante acontece com dentaduras e próteses dentárias removíveis. 

 

 

Quanto tempo dura a placa para bruxismo?

 

A durabilidade da placa para bruxismo depende da espessura da placa e dos cuidados diários realizados pelo paciente. Além disso, fatores como a qualidade do acrílico utilizado e a intensidade muscular do ranger dos dentes também influenciam no tempo de vida do dispositivo. Mas dá, sim, para saber quanto tempo dura a placa de bruxismo: 2 anos. Depois disso, as paredes acrílicas já estão muito porosas e as partes em contato com os dentes perdem o formato original estabelecido durante a confecção.

 

 

Consulta periódica ao dentista é importante para revisar o dispositivo oclusal.

 

O bruxismo não tem cura mas pode ter os ciclos e a intensidade muscular de apertamento e ranger dos dentes reduzidos. Dependendo da severidade dos sinais e sintomas, a visita regular ao dentista pode dar-se em tempo reduzido comparado aos indivíduos que ainda apresentam poucos desgastes dentários e estão livres de dores – incluíndo, aí, as articulares (ATM).

 

Saiba mais sobre placa de bruxismo clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog