BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa de bruxismo: o que é, como funciona e tudo o que é preciso saber.


Placa para bruxismo: o que é, como funciona, quem precisa usar, quanto tempo leva pra ficar pronta, tratamento da dor e disfunção da ATM, escolha entre os tipos macio (silicone) ou rígida (acrílica), quanto tempo dura e outras informações essenciais sobre o tratamento do bruxismo com este tipo de dispositivo.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Placa de bruxismo, o que é isto?

 

A placa para bruxismo é um dispositivo que auxilia no tratamento do bruxismo. Fabricada após as moldagens das arcadas dentárias no consultório do dentista, ela é encaixada aos dentes – na maioria das vezes, na arcada superior -, podendo ser colocada e retirada facilmente após os períodos de uso durante o dia.

 

 

Como a placa de bruxismo funciona?

 

Ao impossibilitar o contato traumático entre as arcadas dentárias, que ocorre de forma involuntária e mais intensa durante o sono, a placa para bruxismo reduz progressivamente os estímulos musculares de ranger e apertar os dentes – características do bruxismo. É o que se chama de desprogramação neuromuscular.

 

Para funcionar, a placa de bruxismo precisa ser utilizada todos os dias. A maioria dos bruxômanos, que é o nome correto de quem possui este distúrbio, obtém resultados satisfatórios utilizando-a apenas ao dormir. 

 

Já para aqueles que tem a forma mais severa do distúrbio, ou que estão nos períodos de surtos que costumam acompanhar os momentos de estresse psicológico, a placa é indicada para ser utilizada também durante o dia.

 

Os tipos de bruxismo, conforme a severidade do desgaste dentário

 

 

Quem precisa usar?

 

A placa para bruxismo é indicada a todos os bruxômanos cujos sinais e sintomas, como dores musculares na face e cabeça, são frequentes e reduzem a qualidade de vida, ou ainda quando trazem riscos para danos aos dentes – como nas fraturas e desgastes nos dentes.

 

 

A placa para bruxismo não cura o bruxismo.

 

A placa para bruxismo não cura o bruxismo. Sua função é aliviar ou eliminar os principais problemas associados ao distúrbio, como a dor e os desgastes ao dente – desde que utilizada na frequência e forma como recomendada pelo dentista, associada ou não a outros procedimentos para tratar o distúrbio.

 

 

Quanto tempo leva para ficar pronta?

 

São necessárias duas consultas odontológicas para que a placa para bruxismo fique pronta. Em média, são precisos entre 5 a 7 dias úteis – tempo exigido pelo laboratório de prótese dentária para fabricar o dispositivo.

 

bruxismo e recuperação de dentes desgastados #7
Bruxismo: causas são variadas e costumam estar por trás dos desgastes nos dentes.

 

 

 

Os tipos de placa para bruxismo.

 

Classificada de acordo com o material ou o formato, os tipos mais comuns são a placa para bruxismo macia, fabricada com um tipo de silicone flexível, e a placa para bruxismo rígida, esta fabricada com resinas acrílicas transparentes ou até mesmo coloridas.

 

 

O que é a placa miorrelaxante para bruxismo?

 

Placa miorrelaxante para bruxismo e placa para bruxismo são a mesma coisa. Assim como o termo placa oclusal ou férula de Michigan, todos estes nomes se referem a um mesmo dispositivo preso aos dentes para tratamento do distúrbio de apertar e ranger excessivos dos dentes, que inclui o relaxamento muscular como um dos mecanismos de funcionamento.

 

placaplaca para bruxismo macia e rígida miorrelaxante bruxismo infografico #1
A placa miorrelaxante, ou placa para bruxismo, comparada conforme o tipo.

 

 

Como utilizar a placa para bruxismo.

 

A placa para bruxismo deve ser utilizada todos os dias para que os efeitos de proteção dos dentes e redução dos estímulos musculares de apertamento e ranger dos dentes apareçam. O mais recomendável é que ela seja utilizada durante o sono. 

 

Entretanto, nos períodos de surto do distúrbio ou quando este é do tipo severo, a placa também pode ser utilizada durante o dia, concomitante ao seu uso noturno. 

 

 

Quanto tempo leva para a placa de bruxismo funcionar?

 

Não existe um tempo exato de aparecimento dos efeitos benéficos da placa de bruxismo. Enquanto para alguns estes efeitos, como a diminuição da dor e a melhora na qualidade do sono, podem ser percebidos já nos primeiros dias de uso, para outros podem ser necessárias algumas semanas até que os efeitos benéficos do uso de dispositivos oclusais para desprogramação do reflexo neuromuscular de apertar e ranger dos dentes sejam percebidos.

 

 

Quanto tempo dura a adaptação?

 

Nos primeiros dias de uso e adaptação à placa para bruxismo, pode ser difícil dormir a noite toda com ela. Neste período, pequenos desconfortos podem aparecer, o que é normal.

 

Para ajudar na adaptação à placa miorrelaxante, até duas consultas para ajuste e acompanhamento dos resultados podem ser necessárias. Mais o mais comum mesmo é que entre a segunda e terceira de semana de uso o paciente já esteja completamente adaptado.

 

 

Tratamento da dor e disfunção da ATM.

 

A articulação temporo-mandibular, também chamada de ATM, é composta por pequenas estruturas que articulam a mandíbula à cabeça (crânio). Quando ela apresenta problemas, como no deslocamento do disco articular causado pelo rompimento dos ligamentos locais, ou ainda nas artroses, é comum o aparecimento de dores próximas ao ouvido e dificuldades para abrir a boca.

 

A placa para bruxismo é frequentemente recomendada no tratamento da dor na ATM. Seja nas versões macias ou rígida, o dispositivo afasta as estruturas desta articulação, algo desejável para os períodos de inflamação e edema no local, e também evita os fortes impactos a estas articulações que ocorrem durante os ciclos noturnos de ranger e apertar dos dentes.

 

 

Placa para bruxismo macia em silicone.

 

Devido ao preço mais em conta, a placa para bruxismo em silicone (macia) costuma ser indicada de forma equivocada no tratamento do distúrbio. O problema é que são poucos os casos que podem beneficiar-se dela, a médio ou longo prazo. Sua indicação é mesmo a remissão da dor a curto prazo ou o tratamento do distúrbio do tipo cêntrico – este, restrito a menos de 5% dos casos de bruxismo.

 

A placa para bruxismo macia, por ser fácil para ser confeccionada, pode anteceder a placa rígida em acrílico até que o laboratório entregue a versão definitiva. Outra indicação é o tratamento da dor na disfunção da ATM – ainda assim, por intervalos curtos de utilização.

 

Placa para bruxismo macia, em silicone: funcionam bem para evitar os desgates dentários mas não são indicadas para uso a longo prazo.

 

 

Placa para bruxismo rígida em acrílico.

 

A placa para bruxismo rígida, confeccionada em acrílico, é a que oferece os melhores resultados a longo prazo, independente do tipo do distúrbio. E ao contrário do que se imagina, a adaptação a ela é rápida e fácil.

 

Bastante durável, ela é o único tipo realmente capaz de diminuir os reflexos neuromusculares de ranger e apertar os dentes, o que, além de prevenir fraturas e desgastes em dentes, proporciona uma noite de sono mais reparadora.

 

 

Dor ao utilizar a placa para bruxismo.

 

Dores nos dentes ou intensificação dolorosa nos músculos e articulações da ATM após o início do uso de placas para bruxismo exigem consulta imediata de retorno ao dentista. Entre as causas para estes problemas estão desde a mal adaptação do dispositivo aos dentes a até mesmo tumores ou outras patologias que não são responsivas ao tratamento com placas oclusais.

 

 

Placa para bruxismo em acrílico ou silicone. Qual é a melhor?

 

As diferenças de indicações não permitem uma comparação direta, do tipo qual é a melhor, entre a placa para bruxismo em silicone ou acrílico. O que é preciso saber é que, exceto para o tratamento da dor em curtíssimo prazo, ou ainda no tratamento de um tipo raro do distúrbio (cêntrico), a placa rígida (acrílica) é quase sempre a mais apropriada.

 

 

Dor na cabeça e no pescoço.

 

Bastante comuns, as dores na cabeça e no pescoço podem aparecer como resultado de lesões musculares causadas pelo bruxismo. O estiramento muscular é a lesão mais frequente, e os desconfortos dolorosos podem durar por dias até que os danos às fibras musculares sejam reparados.

 

A placa para bruxismo ajuda a prevenir a dor de cabeça e pescoço causadas pelo distúrbio. Seu uso, que pode ser associado a compressas quentes nos pontos dolorosos,  a relaxantes musculares e a dietas macias (pastosas) até a remissão das dores, é recomendado mesmo para os casos iniciais do distúrbio.

 

 

Placa para bruxismo solta e caindo à noite.

 

Relatos de placas de bruxismo soltas e que se desprendem dos dentes ao dormir sãos comuns. Esta situação, mais comuns nos primeiros de dias de adaptação, pode exigir correções realizadas pelo dentista quando o problema é permanente.

 

 

Placa para bruxismo apertando os dentes.

 

Placas para bruxismo que apertam os dentes é uma das reclamações mais comuns nos primeiros dias de adaptação ao dispositivo. Entretanto, quando o problema prolonga-se indefinidamente, é preciso ajustá-las, no consultório do dentista, para evitar desistências de uso devido às dores e desconfortos causadas pelo apertamento dos dentes.

 

 

Não consegue utilizar sua placa para bruxismo?

 

Embora incomum, alguns pacientes têm dificuldade para adaptar-se e utilizar a placa para bruxismo. As reclamações mais frequentes são os dispositivos excessivamente volumosos, mal adaptados aos dentes os ainda cujos contatos com os dentes da arcada oposta são assimétricos – só pegam de um lado ou em apenas poucos dentes.

 

Também existem os pacientes que naturalmente não conseguem adaptar-se à placa para bruxismo. É o caso, por exemplo, daqueles que ficam nauseados quando do contato do dispositivo com as bochechas e língua. Nestes casos, o uso de relaxantes musculares ou ansiolíticos administrados nos primeiros dias de uso acelera o processo de adaptação, mostrando-se até mesmo indispensáveis.

 

 

Preço da placa para bruxismo.

 

O preço da placa para bruxismo depende do material utilizado – a do tipo rígido quase sempre tem custo mais elevado -, da qualidade do laboratório de prótese dentária selecionado e dos honorários do dentista – variáveis que dificultam até mesmo estabelecer um preço médio para este dispositivo oclusal.

 

 

Uso de medicações concomitante à placa de bruxismo.

 

A placa para bruxismo não impede o aparecimento eventual de surtos de ranger e apertar os dentes – principalmente durante o dia, quando não está sendo usada. Em alguma situações, medicações para relaxamento muscular e analgésicos simples podem ser necessárias por alguns dias até a remissão das dores.

 

 

Como limpar a placa para bruxismo.

 

Após utilizar a placa para bruxismo, é preciso limpá-la com escovas de dentes reservadas exclusivamente para isto – algo que não pode ser feito com cremes dentários devido ao risco de retenção dos flavorizantes contidos nestes. Após escovada, ela deve ser cuidadosamente seca e acondicionada em recipientes arejados.

 

A remoção da saliva e da água utilizada para limpar a placa de bruxismo é importante para evitar o amarelamento e retenção permanente de detritos. Quando isto acontece, além do acúmulo de microorganismos, o mal cheiro pode ser um problema que exige a substituição por um dispositivo novo.

 

 

De quanto em quanto tempo é preciso trocar a placa de bruxismo?

 

A cada dois ou três anos é preciso trocar a placa de bruxismo. Isto é necessário porque, com o tempo, sua superfície vai ficando vez mais porosa e acumuladora de bactérias e detritos. Além disso, os desgastes que acompanham seu uso podem desadaptar ou perfurar a face de contato contra os dentes da arcada dentária oposta.

 

 

Prevenção de dentes desgastados e quebrados.

 

Entre os principais sinais do bruxismo, dentes desgastados e quebrados são os que mais preocupam. E com razão, já que as fraturas frequentemente levam a perdas dentárias. É por isso que a placa para bruxismo atua de forma a prevenir novos desgastes e danos aos dentes que costumam acompanhar a vida do bruxômano.

 

 

Tratamento combinado com faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

Um dos procedimentos mais utilizados para recuperar os desgastes provocados pelo bruxismo são os laminados cerâmicos, nas técnicas com faceta de porcelana e lente de contato dental. Eficazes, elas permitem reconstruir a forma e a estrutura dentária perdida.

 

O tratamento com faceta de porcelana e lente de contato recupera os desgates dentários provocado pelo bruxismo, porém não elimina os estímulos neuromusculares deletérios. Para eliminá-los, e também proteger estas delicadas facetas dentárias de fraturas, o uso da placa articular é essencial para prolongar a durabilidade dos laminados cerâmicos e minimizar o apertamento e ranger dos dentes – e os sintomas dolorosos associados ao problema.

 

 

A placa para bruxismo pode ser utilizada junto com o aparelho ortodôntico?

 

Se o tratamento com aparelho ortodôntico já realizou todas as movimentações dentárias necessárias e encontra-se já na etapa final de contenção, a placa para bruxismo já pode ser utilizada, caso necessária.

 

Aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog