BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Placa para bruxismo: como limpar e usar corretamente seu aparelho.

placa para bruxismo como limpar e usar

Como limpar a placa para bruxismo? Como utilizar a placa para bruxismo? Estas e outras dúvidas sobre seu aparelho miorrelaxante respondidas de forma rápida e elucidativa.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Como utilizar a placa bruxismo.

 

Utilizar a placa para bruxismo de forma adequada é essencial para minimizar ou eliminar sintomas dolorosos e prevenir fraturas e desgastes dentários. Também conhecida como placa ou aparelho miorrelaxante, ela pode ser confeccionada em acrílico transparente e rígido ou em silicone flexível – este, correspondente a menos de 5% dos casos.

 

Como a maioira dos ciclos de ranger e apertar os dentes acontecem mais à noite (bruxismo noturno), a placa deve ser utilizada também durante este período. Indivíduos em períodos de surto do distúrbio (alta atividade muscular) ou que apresentam o problema de forma mais severa podem utilizar seu aparelho miorrelaxante também durante o dia.

 

A placa para bruxismo macia deve ser utilizada com precaução. Indicada apenas quando o distúrbio é do tipo que não produz desgastes dentários (cêntrico), este tipo de aparelho pode aumentar a severidade e ciclo de atividade muscular quando utilizada em pacientes cujo bruxismo provoca desgastes dentários.

 

A ressalva com relação ao uso do dispositivo macio é importante principalmente porque este tipo de material tem preço mais em conta, fato que pode servir como fator de escolha para pacientes sensíveis ao preço do tratamento para bruxismo.

 

O uso intermitente da placa para bruxismo é desaconselhado dada a elevada possibilidade para desadaptação dos dentes ao aparelho. Pequenas movimentações dentárias são comuns à maioria das pessoas, fato que exige o uso contínuo do dispositivo oclusal.

 

 

Como limpar a placa para bruxismo.

 

A placa para bruxismo deve ser limpa a cada vez que é utilizada. Para limpá-la, utilize uma escova dentária macia – com uso exclusivo para seu dispositivo – embebecida apenas em água corrente. Após, é só secá-la cuidadosamente com uma toalha para que ela esteja pronta novamente para uso. 

 

Secar a placa é ainda mais importante do que limpá-la. A presença constante de umidade no aparelho para bruxismo pode dar origem a colônias de fungo e bactérias, alterações na cor do dispositivo oclusal e formação de tártato – neste último caso, a placa mostra-se esbranquiçada ou até mesmo com crostas de placa bacteriana endurecida.

 

Para quem exige placas sempre limpas e transparentes, pastilhas efervecentes para limpeza de próteses dentárias removíveis do tipo dentadura ou ponte móvel, vendidas em farmácia, podem ser utilizadas a cada 15 dias para garantir superfícies livres de fungos e bactérias. Para isso, bastar mergulhar o aparelho para bruxismo em um copo preenchido com água e uma pastilha submersa por até 2 horas. 

 

 

Como guardar a placa para bruxismo.

 

O acrílico, o material utilizado na confecção da maioria das placas para bruxismo, precisa estar seco e guardado em espaço arejado quando não estiver em uso. Para isto, acondicioná-lo em pequenos ambientes plásticos perfurados é a melhor opção.

 

A maioria dos dentistas fornece a seus pacientes pequenas embalagens plásticas para o acondicionado adequado do dispositivo oclusal. Mas não é preciso uma caixa específica. Saboneteiras plásticas perfuradas são ótimas opções para manter sempre limpa e seca seu aparelho para bruxismo.

 

 

Como funciona a placa para bruxismo.

 

O funcionamento de uma placa de bruxismo é simples. Com o objetivo de desprogramar os reflexos neuromusculares de ranger e apertamento dos dentes, o aparelho impede o encaixe e contato excessivo dos dentes durante a manifestação do distúrbio.

 

Com o tempo, o organismo vai “desistindo” da repetição cíclica de apertamento e ranger dos dentes, aliviando os sintomas doloros, diminuindo a frequência e tempo dos apertamentos dos dentes e prevenindo fraturas e desgastes dentários pelo bruxismo.

 

 

Como ajustar a placa para bruxismo.

 

Placas para bruxismo desajustadas podem trazer complicações que vão da movimentação de dentes à dores durante o uso. Basicamente, são os dois os tipos de desadaptações. O primeiro, e mais importante, dá-se com relação à superfície do aparelho contra os dente opostos (arcada antagonista). Já o outro tipo, menos comum, é o excesso de apertamento dos dentes durante o uso.

 

Placas corretamente adaptadas contactam de forme uniforme com todos os dentes da arcada oposta. Relatos de paciente que sentem “a mordida diferente” após algumas horas de uso são frequentes e necessitam de consulta ao dentista para ajuste do aparelho miorrelaxante.

 

O excesso de apertamento dos dentes durante o uso é causado por placas excessivamente “justas”. Com o tempo, esse desconforto leva o paciente a desistir do tratamento com o aparelho, motico pelo qual a consulta de ajuste ao dentista é fundamental para facilitar a adaptação e uso do aparelho oclusal.

 

 

De quanto em quanto tempo trocar a placa para bruxismo.

 

Quanto tempo dura a placa para bruxismo? Não existem pesquisa a respeito da durabilidade dos dispositivos oclusais em acrílico. O que se sabe, entretanto, é que passados dois anos de uso diário do aparelho miorrelaxante a superfície mosta-se, na maioira das vezes, contaminada de forma permanente por bactérias. 

 

A troca sistemática da placa de bruxismo é importante para reconstruir a plataforma acrílica em contato com os dentes da arcada antagonista, evitando problemas de articulação dentária e eliminando superfícies acrílicas contaminadas e mal adaptadas aos dentes.

 

Saiba mais sobre placas de bruxismo clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog